Veja porque eu ainda não uso um iPhone

Muitos leitores perguntam os motivos que me levaram a optar por aparelhos da Nokia como o E71 e o N810 no lugar do iPhone, e hoje respondendo um leitor acho que consegui resumir bem a coisa!!

Basicamente, sem entrar no mérito da câmera sem flash e filme (que pode ser resolvido facilmente), hoje eu preciso de um dispositivo móvel para trabalhar em trânsito que seja multi-tarefa pois sempre utilizo vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, com suporte para flash e ajax no navegador web, copiar e colar (tudo bem, este este já existe), uma bateria de longa duração e uma segunda de reserva para emergências, possibilidade de utilização com teclado externo bluetooth, fácil de usar como modem externo ou para gerenciar arquivos como HD externo e um slot para cartões de memória para poder publicar as fotos que estou tirando com a minha Canon nos eventos que participo.

Entendo perfeitamente quem gosta do aparelho, e sei que algumas destas minhas necessidades deverão ser atendidas no próximo firmware, mas sei que minhas necessidades são diferentes da maioria das pessoas, e se encaixam melhor em em um dispositivo como um Nokia com sisptema operacional Symbian ou Maemo. Meu uso é muito específico, e por este motivo ainda não consegui ser convencido de usar um iPhone. No futuro, quem sabe, mas agora ainda não é possível!

35 comentários em “Veja porque eu ainda não uso um iPhone

  1. Olá Rodrigo,

    e o que voce acha de equipamentos com Windows Mobile como o Sony Ericsson X1 ou HTC Touch Pro, por exemplo? São excelentes equipamentos com teclado fisico e com excelentes caracteristicas.

  2. Rodrigo, eu pessoalmente vivi o dilema iPhone x Nokia… Quanto ao telefone, como você optei pelo E71.
    Sempre me atraiu a idéia do N810… mas a Nokia peca, a meu ver, pela dificuldade de softwares – A Apple tem o iTunes.. e lá você resolve tudo. A Nokia não… se quiser colocar um filme, precsisa converter…

    Talvez por que eu seja um usuário comum… mas apesar do N810 ser um aparelho mais interessante, a Apple oferece os serviços de forma mais prática e melhor divulgada.

    Onde você recomenda que busquemos sotwares para nokia?

  3. Olá Rodrigo.
    Você pode não ter percebido, mas você não comprou ainda um IPhone porque já está usando um.
    É só lembrar que você utiliza bastante seu IPod Touch, que é basicamente a mesma coisa.
    Se você pensar bem, as funções câmera e telefone não são o motivo do sucesso do IPhone, não é mesmo?

    Forte abraço

  4. Rodrigão você fala tanto do iPhone que eu tenho certeza que assim que a versão 3.0 sair você vai comprar um heheheh, a vontade é cada vez maior e cedo ou tarde você vai ceder, mesmo por que com mais de 100 novidades nessa nova versão, ele vai fazer muita gente mudar de opinião, e quem sabe ate de aparelho.

  5. Oi Miguel, tudo bem? Acho um excelente aparelho, que só perde um pouco por não ser tão bom de usar, pois em algumas partes do sistema você pode usar somente os dedos e em outras não. Para quem tem foco no trabalho é um excelente aparelho. Um Abraço!

  6. É verdade Mauro! Gosto muito do meu iPod Touch, mas acho que o foco dele é mais para lazer do que para o trabalho, mas para áudio, vídeo e games ele é excelente!! Um grande Abraço!!

  7. Grande Cláudio, tudo bem meu amigo? Não posso negar de de certo modo eu já uso um iPhone com o meu iPod Touch, e gosto muito do aparelho, mas as funções que eu descrevo no post ainda são muito necessárias e por isto ainda não consegui comprar um.

    Mas no final das contas o iPod Touch já me ajuda bastante a ter em minhas mãos grande parte das melhores coisas do iPhone!! Quem sabe não compro o próximo modelo?? Um grande Abraço!!

  8. Ola, eu adoraria utilizar um iPhone, mas preciso de um aparelho completo para trabalhar, já testei com o ex-iPhone da minha esposa (hoje ela tem um N95 Clássico) mas para trabalhar ele deixa muitíssimo a desejar. Estou torcendo por um hardware melhor, adoro equipamentos Aplle.

    Abraços.

  9. QUANDO EU IREI COMPRAR UM IPHONE:

    – QUANDO FOR POSSÍVEL ENVIAR UM MMS;
    – QUANDO TIVER CÂMERA DE 5MB OU SUPERIOR;
    – QUANDO A CÂMERA TIVER FLASH;
    – QUANDO FIZER FILMAGENS;
    – QUANDO FIZER VÍDEO-CHAMADAS;
    – QUANDO FOR POSSÍVEL ENVIAR FOTOS E ARQUIVOS VIA BLUETOOTH (Alias pra que o iphone tem bluetooth?!);
    – QUANDO A PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO FOR LIVRE;
    – QUANDO TIVER UM RADIO;
    – QUANDO FOR POSSÍVEL RODAR MAIS DE UM APLICATIVO AO MESMO TEMPO;
    – TUDO ISSO DE GRAÇA E SEM GAMBIARRAS!!!

    A lista é extensa e eu preciso trabalhar mas vocês podem postar mais coisas!!

    Abraços!!

  10. Não acredito preceisar de uma razão para não ter o iPhone, mas uma razão para trozar a Nokia que é tão eficiente, estável, com uma variedade monstruosa de aplicativos BONS e free, código ABERTO, mais barato, menor…
    Com todo o respeito que a Apple merece, a única razão para ter um iPhone é a multitouch, mas como gosto de utilizar o celular com apenas uma das mãos, de que me serve o multitouch se tem que ser usado necessariamente com as duas mãos?
    Já tive um N73, já tive um N95, tenho um N95 8gb, já tive um Innov8, tenho um N82 e acabei de comprar um 5800, em nenhuma das vezes se quer me passou pela cabeça comprar um celular sem bluetooth estéreo e sem filmagem como o iPhone.

  11. Já fiz um comentário em outro post parecido, mas já que Rodrigo resolveu criar um post específico para este assunto, creio que possa fazer novamente um breve relato. Contudo é importante salientar que eu tinha um N95 e agora tenho um Iphone 3G. Vamos lá:

    – As funções que são comuns aos dois aparelhos, são INFINITAMENTE superiores no Iphone. Não tem nem como comparar;

    – A maioria das funções dependentes de software que não existem, ou melhor, existiam no Iphone, têm explicação na filosofia da Apple e não em limitação tecnológica. Acredito que todos saibam como funciona a política de negócios desta empresa. Como eles tinham que lançar o produto e, ao mesmo tempo, garantir que a “segurança proprietária” do aparelho fosse mantida, preferiram impedir certas funções e agora, com mais tempo, irão liberar com o Apple OS 3.0. Digo mais, na verdade a Apple deve ter tido muito trabalho para impedir certos recursos. Política é política. Há que se respeitar, mesmo que não concordemos.

    – A maior deficiência de software que existe no Iphone é o fato de não ser multitarefa. A Apple alega problemas com a durabilidade da bateria e processamento. Sobre processamento, creio que ela tenha razão, pois o processamento do Iphone é de “babar” e isso faz bastante diferença, ainda mais que o produto se propõe a rodar games pesados e o faz com maestria. Ter multitarefa e não ter processamento é pior que ser monotarefa. Sobre a bateria temos que entender que para ter um hardware com design “extra-hiper-super fino” um preço teve que ser pago e a bateria entrou neste pacote que será o meu próximo item.

    – Existem várias “limitações” de hardware, mas todas podem ser explicadas com a estória a seguir: A Apple tem como característica incontestável de sua marca o design e esmero no acabamento de seus produtos. Ela queria lançar um produto bonito, com materiais de qualidade e verdadeiramente portável, ou seja, teria que ser pequeno e, no caso específico de celulares, a profundidade é que define este quesito. Para tanto eles foram ao mercado e pesquisaram o que a grande maioria dos prováveis clientes esperavam de um celular Apple. Com certeza eles devem ter colhido este tipo de informação:

    – Câmera: A grande maioria usa este recurso esporadicamente, sem interesse em impressão e em caráter informal;

    – Flash: A maioria destas fotos é tirada em ambiente com iluminação;

    – Gravação de vídeo: Pouco uso;

    – O uso de Internet Radio ameniza esta falta, ainda mais em outros países, para onde aparelho foi “produtado”.

    Sendo assim a Apple concluiu o seguinte: Vamos fazer um produto perfeito no que ele se proporá a fazer, pois ganharemos a maioria esmagadora do mercado. Acho que eles acertaram, ou alguém tem coragem de contestar os números relativos às vendas? Além do mais, graças a Deus que Apple pensou diferente, pois deu uma “acelerada” na concorrência, que agora se preocupa um pouco mais com “usabilidade” e design de seus produtos.

    – Por último gostaria de falar sobre valores. Suponhamos que a Apple conseguisse colocar dentro do Iphone, do mesmo jeito que ele é hoje, tudo o que é apontado como deficiência. Deu pra imaginar o preço do “bicho”? Imaginem o Iphone com todas as qualidades do SE Xperia… Teria que ser mais caro que ele. Será que Apple conseguiria vender tanto? Acho que não.

    Concluo então que a Apple preferiu abrir mão do “pequeno” mercado corporativo para ganhar o “enorme” mercado “popular”.

    É claro que com o tempo a tecnologia ficará mais barata e os hardwares acessórios diminuirão de tamanho e preço. Aí a Apple lançará um Iphone Turbinado com preço aceitável e eu serei um comprador certo.

    Parabéns à Apple!!!

    Lembro que há pouco tempo atrás, por ler e não conhecer, odiava o Iphone. Eram tantos aparelhos melhores (Omnia, 5800, Touch HD, etc). Bastou testar o 5800, o Omnia e Iphone para concluir: Sem comparações.

    Espero que tenham entendido que este é o meu ponto de vista e que, em nenhum momento, quis ser ofensivo ou depreciativo. Inclusive eu adorei o meu N95 durante todo o tempo que me acompanhou. Este sim, na era pré-touch, foi o melhor disparado.

    Forte abraço!

    Paulo Márcio

  12. Só digo uma coisa, troquei o meu n95 pelo iphone, e não me arrependo, muita gente fala mal do iphone sem ao menos conhece-lo pessoalmente, não é só o multitoque q ele é fantastico, tá certo que perde em muita coisa para o N95, mas as pessoas se esquecem dos pontos fortes, para navegar ele é muito superior ao n95, ver videos do youtube, cliente de email muito intuitivo, sistema veloz, o n95 me irritava a lerdeza, de que adianta ter um monte de spec e ser uma lerdeza para abrir os aplicativos, de que adianta nokia maps se demora para sincronizar com os satélites, fora que eu achava os jogos Ngage incríveis coisa de outro mundo, depois que vc vê a qualidade grafica dos jogos do iphone eu fiquei até envergonhado, é como comparar um PSP com um DS, a TV out que eu achava otima no N95 no iphone simplesmente parece que vc plugou um DVD na TV, é aquele negocio, ganha-se aqui, perde-se ali, o audio por exemplo, no n95 os autofalantes são muito melhores, mas no fone de ouvido o iphone é um ipod com qualidade de audio muito melhor e mais forte… quanto a não filmar, não copiar e colar, não ter BT é tudo questão de saber hackear, quem fala que é gabiarra é pq não tem argumentos, os smartphones são como os PCs é tudo questão de instalar e configurar o software certo para cumprir determinada tarefa, o meu iphone filma legal, funciona bem o BT, até a multitarefa que é maior desculpa ele tem é só saber usar 🙂

  13. Eu insisto na minha tese…

    Seja um 1100, um N qualquer, um E71, Um Iphone, um Blackberry ou um Windows mobile, o que importa é o que te atende, o que você procura, o que você PRECISA.
    Sou prova disso, tive o N95, o Iphone e estacionei no N82 porque era, ou melhor é (ou seria pior???), o ÚNICO telefone no mercado que me atende perfeitamente! Dele critico as teclas e a tela, mas eu uso tela e tecla? Não! Eu uso câmera, MUITO! Eu saio à noite, vou para a rua fotografo sem luz e o GPS que quem tem sabe: é poderosíssimo! A ponto de eu vender o GPS Garmin Nuv 350 que tinha em mãos pois ele deixou de fazer sentido.
    Agora, se algum de vocês me falar de um celular que tem o conjunto do N82, tá na mão, troco na hora, por enquanto espero o boato do sony 12.1 megapixels, quem sabe não será ele?
    O que me irrita – e em tempos de crise capitalista e aquecimento global é válido se irritar – é o consumo exacerbado de produtos não adequáveis: ou que o usuário jamais vai precisar, ou mesmo um produto que a pessoa jamais vai extrair, sendo a compra efetuada pelo simples marketing, pela propaganda enganosa e sem compromisso com a humanidade.

  14. Quem defende o uso do IPhone é pq tem um e quer justificar sua (mal)compra. Já tive com um iphone pra teste durante uns 3 dias, realmente ele é bom pra internet, games e + alguma coisa, mais não me vejo usando este aparelho, nem se a vivo mandasse ele de graça pra mim. To usando um 5800 e o aparelho é simplesmente fantástico, faz tudo q o iphone e muito mais, a navegação dele é muito parecida para quem gosta de internet, sem contar o bluetooth estereo e a opçao de filmagem, camera com flash uma otima bateria e outras qualidades. Sinceramente aconselho aos usuários de iphone testarem outros aparelhos, inclusive esse q citei e deixarem de lado o esnobismo de ter um iphone………

  15. Esnobismo?? É incrível o que algumas pessoas falam na falta de argumentos, 3 dias com iphone não é suficiente, só quem tem ou teve pode realmente saber, provavelmente nem jailbreak vc deve ter feito… vc tem que dar graças a Deus a Apple ter feito tanto sucesso, só assim para a Nokia acordar e fazer o primeiro celular dela com tela grande e sensível ao toque, e mesmo assim não conseguiu imitar a interface e velocidade do iphone kkk… como vc mesmo disse, o iphone é melhor para navegar e jogar, acho que só isso já justifica a compra para muitas pessoas, mas esqueceu de citar outras coisas como o audio nos fones de ouvido que deixa qualquer nokia no chinelo, design que a Nokia tá tentando imitar, qualidade construtiva a tela não risca ao contrário dos Nokias que se não usar pelicula a tela já era, tv out com saída de video composto e muito mais, só não vê quem é fã boy da Nokia!! kkk

    1. Bom dia Seal! Acho que tudo é uma questão de gosto e necessidade pessoal de cada usuário. Uso e gosto muito de meu iPod Touch para música e games, mas para trabalhar, como necessito do multi tarefa acabo utilizando os aparelhos da Nokia. Por mais que cada um tenha suas preferências pessoais, acho que cada aparelho tem suas virtudes e defeitos, e como nenhum é absolutamente perfeito, a balança que decide á necessidade de cada um. Um Abraço!

  16. Prezado Rodrigo Toledo, concordo com sua resposta ao seal, porém a mesma deveria ter sido direcionada ao MARCELO VILAÇA, que literalmente “meteu o pau” no Iphone e em quem usa. Tenho um Iphone e não sou esnobe e muito menos estou arrependido de minha compra. Achei o “tom” dele um pouco agressivo, típico de quem “grita” por falta de argumentos em uma discussão. Será que somos 17.000.000 de insatisfeitos? “Briga” boa esta que você resolveu comprar não é mesmo Marcelo? Mas vamos esquecer os comentários infelizes dos outros e focar no que interessa. Como você bem disse Rodrigo, cada um deve escolher seu dispositivo de acordo com sua necessidade. Eu detestei o 5800. O material é de péssima qualidade (plástico). O formato da tela é horrível (muito estreita), pois impede uma boa navegação na Internet e as fotos ficam “EXATAMENTE” do tamanho da tela do N95 1 (2,6″). A câmera é pior que a do N95. Os auto-falantes não condizem com um aparelho denominado XpressMusic. O Touch, se comparado com o do Iphone, “no coments”. Eu sonhava em ter um 5800. Acompanhei todo o processo de lançamento mundial. Era uma compra certa, que, graças a Deus, não se concretizou. Atualmente se fosse pra escolher um Nokia, seria o N95 8gb ou N96 (apesar de ser muito caro). Quando o N97 sair, realmente acho que teremos um excelente aparelho, mas talvez já ultrapassado na época. O Xperia é o N97 da SE e já está no mercado faz muito tempo. Este é um grave erro da Nokia. Por exemplo, lançou o N96, quando já não se concebia um aparelho top sem ser touch. Acredito que, infelizmente, acontecerá o mesmo com o N97. Ressalto que gosto muito da fabricante Nokia, usei vários aparelhos dela e fui muito feliz. Mas passou. Pra que esperar o N97 se temos o Xperia? Acho que um outro bom exemplo da Apple a ser seguido é o foco. Seria muito melhor a Nokia e os outros fabricantes terem no máximo 10 modelos em linha. Ao invés disso lançam um modelo por dia e perdem em excelência. Esqueci de falar bem de outro Nokia, o E71, este também é excelente pra quem quer realmente trabalhar. Abraços,

  17. Mas é isso mesmo o que eu penso Rodrigo, o melhor celular é bastante subjetivo, como vc mesmo disse vai muito das necessidades pessoais, o iphone está longe de ser perfeito, assim como vários celulares da Nokia, o que fica dificel de aceitar são fanboys como o Marcelo, até de Jaca chamou o iphone kkk vai entender tanto odio assim, até parece que está falando de time de futebol… mas de qualquer forma, gostaria de parabenizar o seu blog, sempre trazendo otimas novidades para nós viciados em tecnologia, abraço!

  18. Prezado seal, eu tenho um Iphone 3g desbloqueado oficialmente pela TIM e, portanto, não consigo usar a AppStore sem ser no Brasil e não consigo instalar a maioria dos bons aplicativos. Vendo que você tem um com jailbreak e está satisfeito, gostaria de saber algumas coisas, antes de fazer algum procedimento deste tipo no meu aparelho. Você tem algum e-mail, msn ou coisa do tipo pra que eu possa tirar minhas dúvidas com você? Caso não queira passar algum dado seu aqui, gostaria de saber se você tem algum site/fórum/blog de referência sobre este assunto. Abraços,

  19. Sábado passado levei minha filha no circo e no momento q o elefante entrou em cena ela pediu q eu filmase. Tirei o celular do bolso e o fiz. Depois no intervalo do espetaculo o palhaço subiu ate a arquibancada pra tirar fotos com as crianças, minha filha pediu e tirei fotos dela com o palhaço, neste momento a criança ao lado falou com o pai, tira foto minha tb, ele logo disse, ta com a bateria descarregada, e com o insistir da filha ele tirou aquela jaca do bolso enrolada num lencinho e começou a tirar fotos, em seguida a filha pediu pra ver e ficou decepcionada pq nada tinha saido, afinal o ambiente era um pouco escuro e so saiu os dentes brancos do sorriso do palhaço. Mas sem mudar muito de assunto, nada contra o iphone, mais tb nada a favor, comprei o 5800 pq achei ele um aparelho com melhor custoxbeneficio do momento, ele tem quase tudo q preciso, diferente de outros modelos q nada tem e nem é pelo preço, pq posso pagar o preço q for se gostar do aparelho, mas posso pagar pq trabalho todo dia das 7 as 7, nao vai ser presente do papai. E ja estava esquecendo de disser q quase coloquei meu numero de celular para o Seal tirar alguma duvida, mas acabei de lembrar q o iphone(eca) nao tem camera frontal para video conferencia, ai não vai rolar aquela aula né…………

  20. Rodrigo meu amigo quanto tempo! polemizando né?? hehehe. Posso dizer o seguinte: tenho os dois Iphone 3G e nokia n95 8gb. Uso os dois e não tenho duvidas que cada um tem suas vantagens e desvantagens. Falar que o Iphone não tem isso ou aquilo é pura falta de conhecimento do que uma empresa com a Apple é capaz de fazer. Quem tem um imac, macbook ou mesmo um ipod sabe do que me refiro. Por isso adore o comentário do Paulo Márcio que foi perfeito em sua análise. A Apple queria lançar um produto que revolucionasse o mercado de celulares e conseguiu com seu Iphone. A prova maior disso é que nenhuma empresa séria do ramo (Nokia, SE, Motorola)pensa em lançar um novo celular sem a tecnologia presente nos Iphone.
    Assim como mudou a forma de ouvir musica (leia-se Ipod) a Apple tem mudado a telefonia celular no mundo o que é bom para todos nós.
    Quem é melhor ou pior? Isso são pequenos detalhes que não convém discutirmos, pois falar sobre BT, copiar e colar, etc e tal, multitarefa, etc é desconhecer totalmente o conceito por trás de uma empresa do porte da Apple e de uma mente brilhante de um Steve Jobs.

    1. Grande Antônio, tudo bem meu amigo? Sabe que se colocar na ponta do lápis eu uso mais produtos da Apple do que a maioria dos usuários de iPhone que eu conheço, e valorizo seus pontos positivos. Para games, música e uma navegação mais casual na web ele é imbatível, mas para trabalhar eu ainda prefiro o N810, apesar do tamanho e da falta da rede 3G (ele não é telefone).

      Na verdade, acho que apesar de encontrarmos uma ou outra limitação nos smartphones mais atuais, todos, de uma forma ou de outra acabam fazendo as mesmas coisas, e o que decide na hora da compra é o gosto pessoal e a necessidade de cada um. Quer uma boa interface com bons aplicativos, vai de iPhone! Prefere uma boa câmera, compre o N82, e assim vai….

      Veja que em casa hoje tenho da marca Nokia um E71, N810, N96 e um teclado bluetooth, e da Apple um iMac, um Macbook, um iPod Touch e um teclado e mouse bluetooth! As coisas estão muito equilibradas por aqui!! Um Abraço!!

  21. Marcelo, só para seu conhecimento, tenho 36 anos, sou administrador em TI e não preciso que o meu pai compre os aparelhos caros para mim pq tenho como compra-los, além do iphone 3G possuo o N95-3 conhece?? Que por sinal tem uma camera melhor que a do seu 5800, mas, para seu conhecimento quando quero tirar boas fotos eu levo minha camera dedicada, pq camera de celular é pra quebra galho mesmo… para uso pessoal o iphone me serviu muito mais que o N95 (afinal não fico tirando foto de tudo), mas se quiser fazer uma video chamada é só me ligar, (eu não tenho só o iphone) pra isso tenho o N95 e o N800 conhece? Ficarei muito feliz em lhe mostrar os gráficos animais dos jogos do iphone que o 5800 nunca irá rodar… kkk

  22. Rodrigo.. parabéns pelo blog e em especial pelo POST…
    Gerou mais “animação” que discussão de futebol.

    Em relação ao comentário o Antonio… concordo e acrescento algo que a Apple conseguiu modificar.

    No lançamento do iPhone o Stve Jobs mencionou que “ninguém gosta do seu celular” e por isso a apple entrou neste mercado.

    Este post mostra o que isso de fato mudou…

    Eu sigo com o meu E71 e a dúvida entre um iPod Touch e um N810. Com um pequeno favorecimento ao primeiro já que para o meu trabalho, não sei o quanto o N810 pode contribuir (mas isso é assunto de outro post)

  23. Rodrigo, de vez em quando é bom que você faça esse tipo de enquete no blog, pois serve de parâmetro para inúmeros leitores/usuários que ficam na duvida sobre ter esse ou aquele aparelho.
    Discutir quem é melhor é apenas ponto de vista. A Argentina acha que tem mais futebol que o Brasil e a Inglaterra tem certeza que pratica o melhor “soccer” do mundo, 🙂
    Por essas e por outras vale você repetir a mesma pergunta no próximo semestre quando já vai estar funcionado a nova versão do Iphone e o nokia n97 vai estar por aqui.
    Um grande abraço.

  24. Boa tarde amigos, sei que o iphone é um otimo aparelho, mais infelizmente os da Nokia são melhores. E nenhum de vocês possuiram mais celular do que eu . A maioria de vocês são crianças nesse assunto assim como a porcariada iplle que bloqueia tudo, nem parece que o telefone é nosso. Sem falar que a bateria não presta… A nokia é velha no mercado e você que compra um aparelho pela beleza, ou por jogos e outras bestice não sabe nada de celular. Beleza deixo com HTC, Jogos Play 3. Um mundo no celular NOKIAAAAA.

  25. Lendo os comentários com calma, da para ver que muita gente fala do assunto sem ter o menor conhecimento do iPhone, e com certeza não passou mais do que 10 min com ele na mão, isso os que chegaram a pegar nele, pois a maioria critica baseada no que leram em fóruns, sites e blogs espelhados na Internet, lamentável isso, porem a única coisa que é certa é que, se não fosse a Apple com o iPhone, a industria de celulares ainda estaria com aqueles modelos arcaicos sem os recursos tecnológicos que vemos hoje em dia.
    Eu comparo a chegada do iPhone com a gestão do ex: presidente Collor no Brasil, sem o iPhone a industria de celulares estaria na mesmice de sempre, e sem o Collor vocês já mais estaria discutindo isso aqui, pois se ele não tivesse aberto as portas para a importação, ainda estaríamos vivendo na época das cavernas, passando telegramas, andando de Brasília, chevette, fusca e opala.
    Não é o que o iPhone faz ou deixa de fazer, e sim o que ele fez pelo mercado como um todo, obrigou a industria a evoluir, isso é fato e já entrou para historia.

  26. Amigo falei do iphone porque tenho um. E se você quer saber eu fui um dos primeiros no Brasil a ter um aparelho da apple. A penas acho que a nokia é melhor, poi aplicativos no nokia já faz bastante anos. Sou louco pelo meu iphone mais não troco ele pelo meu N95 de 8g. Infelizmente a nokia não colocou tudo que ele é capaz de fazer… As pessoas que vão descubrindo aos poucos…

  27. Assim como você acha a Nokia melhor, existem milhares que acham o iPhone melhor, é uma questão de gosto e necessidades diferentes, e acho que devemos respeitar as opiniões de cada um. leia e reflita sobre o que escrevi, não se trata de melhor ou pior, e sim do antes e depois da chegada do iPhone ao mercado, ou você acha que ele não obrigou os fabricantes a se atualizarem?
    Ah eu não tenho um iPhone, mais meu sócio possui um a quase 1 ano, e eu tenho um N95 8GB, por isso posso emitir algum comentário com base em experiencia de uso diária, e não em relatos de terceiros, não que esse seja o seu caso.

  28. Felizes usuários de aparelhos nokia, sou um deles(5800), “somos eternamente agradecidos ao iphone”, ele serviu de degrau pra nokia chegar aonde chegou, líder mundial em celulares, e que funcionam de verdade. Essa de que senão fosse o iphone a Nokia não seria o q é, é a mais nova desculpa dos usuários de iphone………

  29. Antes do iPhone a Nokia já era lider meu filho, só não tinha tanta tecnologia com tem hoje, a chegada do iPhone só acelerou o processo de atualização das linhas de produção. Tudo quanto é midia especializada no assunto sabe disso, mas
    sem argumento fica dificil, vai pesquisar depois você volta e fala algo util.

  30. Verdade a Nokia sempre foi e vai ser líder. O 6600 é um celular antigo, porém quem já teve um sabe o que ele era capaz de fazer. Outra a Nokia nunca se preocupou com beleza e sim com qualidade. O iphone é moderno porém não Filma, não envia mídia através do bluetooth, não recebe MMS, não tem como colocar bateria pessoalmente e outras que é melhor ficar calado se não vai humilhar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.