Claro 3G: Verdades e mentiras sobre o serviço

claro012.jpg

O leitor Fábio enviou um interessante comentário sobre a rede 3G da Claro que mereceu ser publicado na íntegra para abrir um pequeno espaço para debater a qualidade das conexões da internet móvel. Este espaço pode ser muito bom inclusive para a operadora se manifestar e explicar um pouco mais sobre o serviço da rede 3G, sua implantação e falhas crônicas sem solução, como a que acontece em minha residência e que me levou ao cancelamento do contrato. Vale lembrar que após o cancelamento a operadora concedeu 2 meses de internet móvel de graça e enviou um técnico em minha residência em duas oportunidades e mesmo assim o problema não foi resolvido e ainda não consegui nenhum retorno!

Agora veja a transcrição, na íntegra do comentário do leitor Fábio neste post, sendo que a posição deste leitor retrata o sentimento e insatisfação de uma grande quantidade de clientes espalhados pelo Brasil. Não seria hora de rever a operação e colocar no mercado algo realmente bom e com preço justo? Agora leia os comentários e deixe sua opinião sobre o posicionamento do autor!

“SAIBA O QUE É VERDADE E O QUE É MENTIRA:

1. Modem com problemas de configuração?

MENTIRA. Se o Modem funcionava normalmente e atualmente não conecta, o problema não é de hardware nem software. O problema é de sinal.

2. BANDA LARGA 3G ESTÁ EM MANUTENÇÃO EM SUA REGIÃO?

MENTIRA. Essa é a desculpa para todos que ligam para o “1052?, pois o termo “região” é amplo (pode ser na torre mais próxima, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado e por aí vai). A “verdade” é que a CLARO 3G está com problemas em todo o Brasil. A falha não está nos modems e computadores e sim no PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA REDE 3G CLARO (que subestimou a quantidade de assinantes, além de utilizar tecnologia ultrapassada, banida dos Estados Unidos, Europa e Japão). Em países com leis severas, as indenizações pagas aos assinantes chegam a valores tão altos que as operadoras de lá decidem PAGAR MAIS CARO e oferecer um serviço “estável”, sob pena de fecharem as portas e ter seus diretores presos.

3. Está acontecendo apenas com alguns usuários?

MENTIRA. Todos estão enfrentando problemas similares, pois o projeto no sistema irradiante das torres é idêntico em todo o país. Como é instável, ocorrem diversos “lances” de pura sorte. Ou seja, você entra em contato com o “1052″ e o atendente diz que está enviando um “pacote de configuração para seu modem e você deve esperar cerca de 4 horas”; algum tempo depois sua rede volta ao normal e você pensa: puxa, quanta tecnologia? Não fique surpreso. Nada foi feito. É uma questão de metodologia científica bem simples de entender: segundo pesquisas, como um turno comercial tem 4 horas (8 às 12h; 14 às 18h; etc.), combinando com o tempo médio de 3 horas ininterruptas de navegação para cada modem conectado, haverá mais de 80% de probabilidade daquela conexão que foi reclamada voltar ao normal.

4. Seu modem deixa de “capturar” a rede 3G da CLARO. Reconfigurando o modem o problema será resolvido?

MENTIRA. Se seu modem não “enxerga” a rede CLARO 3G, não poderia informar que redes 3G de outras operadoras possam ser captadas. Em suma: nem seu PC, nem as portas USB, nem o modem está com qualquer problema.

5. Quando aderi ao plano da CLARO 3G minha conexão era muito boa. Piorou após alguns dias. Acontece com TODOS?

VERDADE. Como a Claro subestimou a quantidade de assinantes ou foi displicente ao montar seu projeto BANDA LARGA 3G (ou as duas coisas ao mesmo tempo), para ECONOMIZAR, o barato (pra eles) saiu caro (pra gente).

Apesar de sequer atender os clientes que já possui, a CLARO não para de vender sua Banda Larga para novos assinantes.

O Motivo: Razões puramente financeiras ( os vendedores são obrigados a cumprir metas, senão perdem o emprego) e “share” de mercado (bons números animam acionistas e aumenta os bônus dos diretores da empresa).

A Estratégia: Bem simples do que imaginamos. Apesar de milhares de ações na Justiça e milhões de clientes insatisfeitos, em nenhum momento é oferecida como solução a “troca do chip” e do número do telefone do modem.

Sabe por quê? É aí que está a estratégia para, nos primeiros dias, o novo assinante ter um serviço compatível com o que lhe foi oferecido. Como fazer isso? Simples. Quando um vendedor da CLARO faz “imput” em uma nova venda, o sistema já está programado para colocar esse cliente na “PRIORIDADE ZERO”. E como fazer isso se o sistema irradiante das torres já está além da capacidade? Fácil. O próprio software analisa qual o “chip” mais antigo com acesso a rede 3G e limita seu acesso a rede 2G (EDGE, GSM, GRPS, etc.).

Pronto: o novo cliente vai ter um canal 3G disponível pra ele, até que outro “otário” assine contrato com a CLARO e “tome a vaga” dele.

E o pior: se você está conectado via CLARO 2G (como estou agora – navegando a 23 Kbps) e alguém mais “novo na rede que você” é rebaixado para a Banda 2G e ela estiver “lotada”, você não conecta mais.

VANTAGENS PARA A CLARO

Até chegar ao estágio de assinante “sem rede”, demora entre 4 e 6 meses. Enquanto você negocia descontos com eles na sua fatura ou aguarda resultado final do PROCON ou Juizado de Pequenas Causas, já serão mais 2 a 4 meses. E aí, independentemente do resultado, será sempre “vantajoso” para a CLARO, pois ela “recebeu por um serviço que não prestou” e você ainda terá que devolver o modem (que por contrato pertence a CLARO, a menos que já tenha se passado 12 meses) com todos os acessórios, para que eles mandem para ser “remanufaturado” (refabricado) e revendido ao próximo “trouxa” que aceitar ser assinante da CLARO.

Espero ter prestado um serviço de utilidade pública com esses esclarecimentos.”

26 comentários em “Claro 3G: Verdades e mentiras sobre o serviço

  1. Fala Rodrigo, tudo bem?

    eu nunca comentei isso aqui, mas meu irmao trabalha na area de treinamento da claro, e ele me conta historia horriveis!

    Tipo essa que o amigo falou de mandar pocotes com reforço… ou refazer configurações. Essas baboseiras ocorrem pq na Claro o operador nao tem NENHUMA outonomia, ou seja ele nao pode fazer nada no sistema a nao ser olhar e solicitar algo para o famoso back office. Entao vc solita manutenção a unica coisa que eles podem fazer é te enrolar com esse papinho de configuração e no maximo enviar uma menssagem atraves do sistema para o Back Office falar com a area tecnica.

    Entao confirmo todos os procedimentos relatados acima…

    Uma pena… estamos ficando sem opções… a TIM só esqueceu de baixar as portas, a AEIOU coitada, nem nasceu direito já esta a caminho da morte, a OI, bom a oi de SP nem merece meu comentario….

    Acho que a unica que ta salvando (um pouquinho) é a VIVO o qual fiquei com um modem 3G por 1 mes e achei muito bom o serviço…

    é isso ai, quem sabe um dia a bagaça melhora…

  2. Oi galera
    Eu sou mais um otário de Novo Hamburgo RS, que paga R$ 99,90 por mês e não uso, porque,é pior que discada.
    O que me salva é a VIVO ZAP que pega uns 200 Kbps em media.

  3. e a historia das apn da claro ?
    qual elhor ?
    bandalarga.claro.com.br ou apenas claro.com.br ??

    Demais empresas tem apenas uma pq a claro tem 2 ? so para enganar o user ou uma tentativa frustada de melhorar um serviço que ta ruim ?

  4. Bem interessante o texto, porém tem algumas questões técnicas que precisam ser levantadas para ver se são verdadeiras.
    Como não sou especialista no assunto não posso afirmar.
    E também tem muitas informações de bastidores, onde estas foram conseguidas?

    Mas de qualquer forma alguém precisa tomar uma providência, porque infelizmente aqui no Brasil, as coisas só funcionam na base da “porrada” ou da reclamação.

  5. Isso é a mais pura verdade!

    Ainda bem que aqui no Rio poucas pessoas tem telefone a TIM e a rede aqui fica menos congestionada, assim o TIM WEB vai funcionando bem, mesmo a cobertura 3G sendo minima!

    P.s.: A vivo faz a mesma coisa!

    @Daniel Taiguara
    A segunda apn da Claro foi uma tentativa de desafogar a primeira.

  6. 1. Modem com problemas de configuração?

    MENTIRA? Modens Huawei E226 geralmente não sofrem problemas de configuração mas precisam estar setados para SOMENTE WCDMA para não ocilarem entre as redes 2G e 3G (que inclusive são em freqüências diferentes) pois isso pode gerar instabilidade e quedas na conexão e também a APN correta para planos banda larga que é “bandalarga.claro.com.br” sem as aspas. Mas os modelos SONY MD300 onde é possivel gravar arquivos com um pendrive sofrem influência de virus e antivirus (que removem arquivos infectados) e também spywares e outras pragas que infectam o aparelho. O ideal é ter a versão mais atual do software do aparelho no computador para substituir quando apresentar problemas. Então SIM CONFIGURAÇÃO NO MODEM É PROBLEMA!

    2. BANDA LARGA 3G ESTÁ EM MANUTENÇÃO EM SUA REGIÃO?

    MENTIRA? Alguém aqui sabe quanto tempo leva a manutenção se um site com defeito? Não! Na maioria das vezes o cliente nem nota que a “antena” que cobre a sua região (bairo, zona da cidade e etc) “caiu” pois outro site próximo assume a região mas a qualidade do serviço de dados cai pois o QOS da sempre preferencia para o serviço de voz.

    3. Está acontecendo apenas com alguns usuários?

    MENTIRA? Assim como muitos usuários estão descontentes com o serviço outros não vivem sem. Depende da contratação. Aparelho que usam. Ambiente em que é utilizado o serviço (as vezes a construção do predio, uma mesa de metal que cobre o aparelho, um outro equipamento próximo ao dispositivo e outros fatores) influencia em muito na qualidade do serviço. O ideal é um teste “in loco” para saber se o serviço vai funcionar bem. O modem do agente autorizado (vide NÃO É DA CLARO, É DO AGENTE QUE VENDE E NÃO É NADA DA CLARO APENAS PARCEIRO E TEM UM PLANO BANDA LARGA COMUM COMO O DOS CLIENTES) vai servir muito bem para os propósitos de teste e em muitos casos o cliente pode até ficar com o modem fazendo um teste por 24hs para conferir a qualidade em diferentes horarios. Eu tenho clientes satisfeitos com o serviço e não são poucos!

    4. Seu modem deixa de “capturar” a rede 3G da CLARO. Reconfigurando o modem o problema será resolvido?

    MENTIRA? A maioria dos aparelhos de diferentes fabricantes vem configurados para recerber PREFERENCIALMENTE o sinal WCDMA (que é o 3G) mas por alguma razão ocilam entre as redes ou recebem sinal GSM. Setando a configuração do modem para SOMENTE WCDMA pode resolver sim alguns casos.

    5. Quando aderi ao plano da CLARO 3G minha conexão era muito boa. Piorou após alguns dias. Acontece com TODOS?

    VERDADE? O QOS de dados nunca vai superar a voz. O cliente de voz para por minuto para falar e o plano banda larga tem mensalidade fixa. A operadora nunca vai abrir mão da voz em uma rede cheia por causa de um plano de dados. O que acontece é que cada plano tem um LIMITE de transferência de dados na velocidade contratada e quando esse limite é excedido a operado PODE (NÃO QUER DIZER QUE ELA VAI COM CERTEZA) reduzir a velocidade do cliente para 150kbps (ainda sem garantia de velocidade).

    ==========

    Sobre atender os cliente que já tem e a ESTRATÉGIA: A empresa não presta um serviço ruim de proposito. Mas um novo link, um novo site e toda a estrutura para atender a demanda crescente de usuários (obvio que a empresa não para de vender porque quer lucrar e é OBVIO que o usuário continua comprando mesmo sabendo da existencia de problemas pq precisa do serviço) são investimentos pesados (pra ter uma ideia uma “antena” nova custa em torno de 1 milhão de reais) e precisa de um projeto da área de engenharia da regional da claro, aprovação da engenharia da nacional, aprovação do financeiro, aluguel ou compra e um terreno para a instalação, liberação do Ibama e etc. Essa burocracia leva meses e a demanda cresce durante esses meses.

    Concluindo: O que esse rapaz falou tem muita verdade principalmente nos problemas de conexão. Mas varios fatores tem que ser considerados. Se você quer um plano banda larga e não quer ter problemas peça um teste in loco e depois fique atento no uso dos primeiros 7 dias. Se mesmo assim o modem só apresentar problemas muito tempo depois abra uma reclamação no 1052 e anote o protocolo. Aguarde o prazo máximo de 5 dias e caso não seja resolvido va na opção de cancelamento e informe o protocolo da reclamação e cancele sem pagar nenhuma multa.

    Dica: Se você mora em uma área afastada onde nenhuma operadora (ou somente 1 de telefonia fixa que é obrigada pro lei) presta serviço de acesso rápido não pense que o banda larga 3G é sua salvação. As operadoras de telecom não fizeram esse serviço para acabar com seus problemas. A cobertura da sua área provavelmente será boa só para voz (mesmo com 5 barras de sinal no modem ou no celular). Atender áreas afastadas com população de baixa renda não da lucro e empresas de telecom não são ONGs eles não vão investir uma estrutura de banda larga (fixa ou movel) em uma área com baixo retorno e nivel de inadimplencia alto. Assim como eles os grandes shoppings, supermercados e etc querem distancia do seu bairro.

    Empresas de telecom não são vilãs. O caso é que a lei é boazinha demais com elas e a demanda pelos serviços no brasil cresce em uma velocidade em que NENHUMA empresa consegue acompanhar. O problema não é a Claro ou a BRT ou a VIVO ou a OI e etc. O serviço de banda larga móvel é ainda uma novidade e vai demorar para se estabilizar e ter uma qualidade superior. Lembre que o foco do serviço é mobilidade e não fornecer um serviço de banda larga livre de venda casada com tv a cabo ou telefone fixo, levar acesso rápido pro favelado que não tem ou ser mais rápido que seu ADSL que trafega por meio de cabos onde é muito mais estavel. A própria banda larga fixa (cabo ou adsl) ainda tem muitos problemas pra resolver e isso que ela está aí a anos. A culpa não é só da empresa. É do gorverno que da mole e do consumidor que compra sem se informar e fomenta esse mercado.

    Uma boa venda e uma boa compra resolvem/evitam 95% dos problemas acima.

  7. @Daniel Taiguara

    A claro tem apns diferentes para cara serviço (uma para mensagens multimidia mms.claro.com.br outra para serviços de dados telefones celulares claro.com.br e uma que foi criada posteriormente para planos banda larga bandalarga.claro.com.br. Existem também apns para telemetria e outros serviços. As APNs ajudam a operadora a regular o tráfego, fazer QOS e também na tarifação de serviços tipo voip.

  8. Gostaria de deixar claro que os meus comentarios não são a opinião da Claro mas sim de um consultor de telecom que tem esperiência em planos de internet atravez de treinamento adequado em telefonia fixa e movel.

  9. Empresas como a CLARO só estão no mercado, porque um monte de trouxas ficam lá pagando.

    Muita gente se empolgou com 3G e ficou pagando um serviço caro e deficiente. Sempre falei para o Rodrigo que ele tava pagando para testar o sistema dos outros.

    Eu moro em Portugal, aqui a coisa é bem diferente. Tenho duas conexões 3G, da TMN e da VODAFONE, ambas são estáveis e rápidas, e na minha casa funcionam com o sinal mínimo. As que eu uso são de 7,2Mbs, e na maioria do tempo funciona a isso mesmo.

    Já está anunciado para o proximo trimestre o 3G HSUPA+ com 24Mbps.

    Só tem um detalhe: 7,2Mbps aqui custa em media 50 a 60 euros por mes, coisa de 150 a 180 reais.

    É caro, mas funciona.

  10. Bom dia!
    Acredito que a solução para esse problema seria uma ação conjunta na justiça contra a operadora!
    E não ficar dependendo somente do procon!
    Se cada cliente acionar a operadora e fizer o depósito em juízo dos valores até o fim da causa começa a doer no bolso da operadora!
    Um abraço!

  11. Uma curiosidade…

    A Vivo, em Campo Grande, MS, quando você vai comprar o Modem e assinar algum pacote 3G, eles te informam que estão sem modem, só que eu sei que ainda tem modem no estoque, mas eles não passam, justamente para não existir o excesso de usuários sobrecarregando a rede, reclamando e entrando na justiça.

    Enquanto que se você for na loja da Claro, os caras só não te dão um Notebook de brinde, porque se ficaria inviável, mas devem ter um projeto nesse sentido…hehehe…temos que rir para não chorar!!

    Em resumo, a Vivo esta surpreendendo nesse aspecto de viabilizar tecnologia com responsabilidade.

    Abraços.

  12. “1. Modem com problemas de configuração?

    MENTIRA. Se o Modem funcionava normalmente e atualmente não conecta, o problema não é de hardware nem software. O problema é de sinal.”

    Sinceramente?!?

    Há uma semana, meu computador começou a ficar muito lento na inicialização (tempo de boot). detectei que o problema era no driver de audio, e o reinstalei. Ele voltou ao normal. Não sei qual era a relação, mas deu certo.

    Um SOFTWARE nao poder ser modificado??? Por Favor… Acho que essa avaliação começou radical demais…

    Apesar de não ter lido o resto das colocações, confesso que nem sempre meu modem está bom. varia do local/hora que uso…
    Diria que estou 50% satisfeito com o serviço da claro. Mas creio que no quesito ESTABILIDADE, uma internet a cabo ainda mostra-se superior.

  13. Devo ter sido sorteado então. Sou um dos primeiros clientes 3g da claro e aqui em casa (são paulo / saúde) funciona de forma extraordinária. Já baixei até filme usando a conexão da claro. Porém, tenho problemas com conexão na zona leste (região do metro patriarca) e em Mogi das Cruzes. Uso o N95 8gb e a conexão oscila entre 500 e 1000 kbps na saúde.

  14. O português falou tudo! O problema é que estamos no brasil. Empresas vendem um serviço mais ou menos para consumidores que comprar um serviço mais ou menos e não reclamam (a maioria não reclama gente) pois o governo que deveria ter uma policita mais rígida e menos burocrática não cumpre seu papel. Mas aqui a discução é tecnologia e não politica.

  15. A verdade mesmo é que a Claro não tem prestado um bom serviço e acredito que a Vivo irá pelo mesmo caminho (começa com a infraestrutura dando conta do recado e com o aumento do número de usuários, a vaca vai pro brejo).
    Fui cliente do Claro 3G por mais de uma ano e acompanhei a derrocada do serviço. Peguei um modem da Vivo para testes de uma semana e verifiquei que nenhuma das duas cumpria o prometido, mas a Vivo tinha o desempenho até 3 vezes melhor (dependendo do horário). Resultado: mudei para a Vivo, mesmo sabendo que em breve deverei passar pelos mesmos problemas (minha casa não é atendida por banda larga via telefone fixo).
    Os resultados dos testes que eu fiz estão no meu blog, se eu puder indicar: http://elerson.blogspot.com/2009/03/comparacao-entre-os-servicos-de-banda.html, http://elerson.blogspot.com/2009/03/sai-o-claro-3g-entra-o-vivo-zap-3g.html.

  16. Utilizo 3G da claro a pouco mais de um mês. Onde moro, um local afastado funciona razoavelmente bem (+ pra -). A uma semana estava em casa e parecia “mágica”: videos no youtube carregavam quase que instantaneamente.
    Mas foi só naquele dia, no outro já foi dificil pacas permanecer conectado.

  17. Galera… possuo um plano da claro 3G de 250kbps e na região onde moro a internet da claro simplesmente quase não existe.. é simplesmente horrível. É totalmente instável e creio que só funciona a 2G. Andei pesquisando na internet e olhando por outros blogs e realmente muitos comentários coincidem, como por exemplo o do atendimento da claro. Eu mesmo já liguei quase umas 15 vezes e sempre falaram que estavam fazendo atualizações na rede, que iriam encaminhar para o setor responsável, mas enfim, continua a mesma coisa. Eu creio que na verdade exista um pouco de tudo, tanto dos atendimentos com procedimentos de atualizações fictícios quanto ao próprio da infraestrutura. O problema é como foi postado anteriormente, como somos um país de 3° mundo e o Brasil é o país do “oba-oba” realmente as operadoras não investem o suficiente nessa tecnologia porque a legislação brasileira~, creio eu, não é severa o suficiente. E outra questão é que realmente o número de usuário vem crescendo bastante pois, afinal de contas, laptops e notebooks estão bem mais baratos e quem possui um aparelho desses vem uma enorme vantagem na mobilidade da internet então pode ser devido a isso o aumento neh. Enfim creio eu que a situação só vá melhorar alguns anos aí pra frente, afinal de contas a própria internet soh foi começar a ser liberada para uso doméstico no Brasil em 1995 masi ou menos, enquanto outros países já se deleitavam com o serviço. Mas enquanto isso nunca deixem de reclamar.. mesmo que não resolva o problema, porque a omissão e o silencio só contribui pra situação permanecer como está.. porque vender eles querem vender (óbvio) mas o que vem depois…

  18. Galera… possuo um plano da claro 3G de 250kbps e na região onde moro a internet da claro simplesmente quase não existe.. é simplesmente horrível. É totalmente instável e creio que só funciona a 2G. Andei pesquisando na internet e olhando por outros blogs e realmente muitos comentários coincidem, como por exemplo o do atendimento da claro. Eu mesmo já liguei quase umas 15 vezes e sempre falaram que estavam fazendo atualizações na rede, que iriam encaminhar para o setor responsável, mas enfim, continua a mesma coisa. Eu creio que na verdade exista um pouco de tudo, tanto dos atendimentos com procedimentos de atualizações fictícios quanto ao próprio da infraestrutura. O problema é como foi postado anteriormente, como somos um país de 3° mundo e o Brasil é o país do “oba-oba” realmente as operadoras não investem o suficiente nessa tecnologia porque a legislação brasileira~, creio eu, não é severa o suficiente. E outra questão é que realmente o número de usuário vem crescendo bastante pois, afinal de contas, laptops e notebooks estão bem mais baratos e quem possui um Galera… possuo um plano da claro 3G de 250kbps e na região onde moro a internet da claro simplesmente quase não existe.. é simplesmente horrível. É totalmente instável e creio que só funciona a 2G. Andei pesquisando na internet e olhando por outros blogs e realmente muitos comentários coincidem, como por exemplo o do atendimento da claro. Eu mesmo já liguei quase umas 15 vezes e sempre falaram que estavam fazendo atualizações na rede, que iriam encaminhar para o setor responsável, mas enfim, continua a mesma coisa. Eu creio que na verdade exista um pouco de tudo, tanto dos atendimentos com procedimentos de atualizações fictícios quanto ao próprio da infraestrutura. O problema é como foi postado anteriormente, como somos um país de 3° mundo e o Brasil é o país do “oba-oba” realmente as operadoras não investem o suficiente nessa tecnologia porque a legislação brasileira~, creio eu, não é severa o suficiente. E outra questão é que realmente o número de usuário vem crescendo bastante pois, afinal de contas, laptops e notebooks estão bem mais baratos e quem possui um aparelho desses vem uma enorme vantagem na mobilidade da internet então pode ser devido a isso o aumento neh. Enfim creio eu que a situação só vá melhorar alguns anos aí pra frente, afinal de contas a própria internet soh foi começar a ser liberada para uso doméstico no Brasil em 1995 masi ou menos, enquanto outros países já se deleitavam com o serviço. Mas enquanto isso nunca deixem de reclamar.. mesmo que não resolva o problema, porque a omissão e o silencio só contribui pra situação permanecer como está.. porque vender eles querem vender (óbvio) mas o que vem depois… aparelho desses vem uma enorme vantagem na mobilidade da internet então pode ser devido a isso o aumento neh. Enfim creio eu que a situação só vá melhorar alguns anos aí pra frente, afinal de contas a própria internet soh foi começar a ser liberada para uso doméstico no Brasil em 1995 masi ou menos, enquanto outros países já se deleitavam com o serviço. Mas enquanto isso nunca deixem de reclamar.. mesmo que não resolva o problema, porque a omissão e o silencio só contribui pra situação permanecer como está.. porque vender eles querem vender (óbvio) mas o que vem depois…

  19. Todas as vezes… vou repetir: TODAS AS VEZES que entrei em contato com a Claro para reclamar de queda na qualidade do sinal, foi-me dito “Senhor, a Claro estará realizando manutenção em sua área a partir das 0h de hoje até as 6h do dia seguinte. A conexão não estará disponível, volte a tentar após este período”. Eheheh Liguei na segunda-feira passada e não aguentei. Quando o atendente começou a falar isso, eu completei o resto da frase toda. Ele ficou muito sem jeito, mas não pude me conter. E mais: afirmo que não houve manutenção alguma! O sinal continuou muito ruim, mas também não foi desligado neste período. O engraçado é que antes de haver este sumiço de sinal, a conexão estava razoavelmente boa. Uma atendente quis insinuar que havia uma sombra no meu bairro. Eu perguntei a ela se sombra de nuvem contava, pois nenhuma montanha tinha surgido, nenhum acidente geográfico ocorrido e nenhum Empire State Building estava em construção. Aliás, foi-me dito que os protocolos de minhas três últimas reclamações seriam enviadas pelo SMS. Até hoje espero por eles. Estou aguardando a “engenharia” da Claro entrar em contato para tentarem me engabelar. O prazo está acabando. Estou só esperando para colocar a Dona Anatel no circuito novamente. E desta vez vou contestar a conta, pois passei 6 semanas com picos de velocidade de 30kbps! Ridículo! Nem na minha discada consigo algo tão baixo…

  20. A mais pura verdade os relatos do leitor Fábio. Nós brasileiros, CLARO que em “minúsculo”. Compactuamos com a sobrevivência de empresas medíocres como essa em questão, Juntos poderíamos destruir rapidamente esse império desgraçado dessa droga de, CLARO que não podemos chamar de empresa, enquanto mantivermos “VIVO”s nosso comodismo aceitando tudo isso, elas continuarão formando esse TIMe de vencedores as nossas custas . Estou na décima quinta tentativa de cancelar meu contrato com essa CLARO que fui enganado, sou brasileiro e moro em um pais tropical abençoado por DEUS fazer o que se eu não posso lutar sozinho.

  21. sinto muito mas e melhor fazer uma facu… de sistemas de redes para ver se aprendem alguma coisa ao inves de ficarem supondo problemas de empresas grandes como a claro e a vivo… se nao gostam dos serviços é so ficar com a coneção discada mano, vc deve adora ela!!!.hoje ainda até ta boazinha por nao ter a quantidade de usuarios que tinha qd foi lançada.td hoje possui problemas até vc tem problemas em vez de procurarem fazer algo de bom parecem o leão lobo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Depois da Claro e Da Oi/Brasil Telecom eu constatei Vivo Conexão Como Nenhuma outra!!!
    Pelo menos em Brasília os serviços 3G não são tão caoticos ao ponto de ficar com a velocidade de internet Discada, tal vez seja por que aqui tem muitas ERBs espalhada o Serviço da Vivo funciona em 90% do Distrito Federal com qualidade de conexão Dsl .

  23. Simplesmente oriento que a CLARO não é uma empresa séria, e só tenho ouvido reclamações contra a mesma. Aconteceu comigo muitas situações acima descritas, e realmente somos
    considerados idiotas completos por esta empresa.

  24. se deve haver moderação maior que esta, visto os incomodos trazidos pela CLARO, peço que retirem meu comentário.

  25. Acredito sim na existência de problemas técnicos.
    Lembro que existe também o fator ausência do poder público, no papel de legislador e fiscalizador.
    A ausência crônica do poder público em todos os setores da economia, acaba no resultado pratico em que vivemos.
    Falta de infra estrutura basica, saude, educação, transporte publico e por fim serviços de primeira necessidade como os de telecom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.