Nokia e o Software Livre

new-nokia-internet-tablet-mid-300x223

Nesta semana foi publicado este post no Unwired View a partir de fontes no The Street comentando sobre possíveis novidades para 2009/2010 na empresa Nokia, onde podemos ver as seguintes conclusões extraídas na íntegra da fonte deste post:

  • Um refresh do N810, com basicamente as mesmas características de tamanho de tela, e muito provavelmente com Maemo 5 poderá ser lançado ainda neste ano
  • Um telefone ultramoderno e fino com touchscreen e teclado aberto e fechado por sensor, para 2011 (criticado no Engadget)
  • O início da substituição do Symbian pelo Linux nos telefones high-end da Nokia

Será que teremos aparelhos na linha do N97 ou seguintes com sistema operacional Linux? Eu acredito que isto não faça muito sentido, até pela Symbian Fundation, mas em aparelhos na linha do N810 isso não só é possível, como esperado e pode ser considerado um passo natural. Você acredita que a Nokia deixará o sistema operacional Symbian nos aparelhos top de linha? Eu acho pouco provável.

Via Pinguins Móveis.

4 comentários em “Nokia e o Software Livre

  1. Não creio que a substituição de Symbian por Linux seja uma estrategia geral da nokia. Eles não teriam adquirido a Symbian Foundation à toa.

    Imagino que talvez seja uma tentativa de aproximar o licenciamento do Symbian à do linux, onde com certeza haveriam mais adeptos para desenvolvimento na plataforma, colocando-a em mesmo patamar com as plataformas Android e iPhoneOS…

    Nways…
    Deixemos os dados rolarem..

  2. Acho pouco provável, mas eu adoraria essa troca, o Maemo na minha opinião é muito melhor q o symbian, por se tratar de SO mais robusto, achei a multitarefa muito melhor no N810 do que no N95 e afins…

  3. Tambem acho pouco provavel,mas pelo menos acho que a nokia pode dar uma opção, como no PC… ex: Se vc quiser tenha um pc com windows ou o linux (ou os dois 🙂 ).
    No caso da Nokia talvez venha de fabrica celulares de mesmo modelo mas nas duas “versões”, isto seria até melhor pois atenderiam as necessidades e gostos de mais pessoas.

  4. hã?? Como assim??
    Também não acho isso provável, se não me engano ano passado a própria Nokia terminou a compra da Symbian Fundation e agora eles mudariam de OS?
    Meio estranho. Se fosse trocar pelo Android tudo bem ainda, acho ele bem interessante mas isso é pouco provável já que a Nokia não faz parte da Open Handset Alliance além do que ele não tem capacidades multimídia fortes o suficiente para um Nseries.
    Enfim, vamos esperar. Acredito na Nokia e não acho que ela faria alguma besteira principalmente agora que o market share da mesma vem caindo drasticamente, infelizmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.