Comparativo: Nokia 5800 x iPhone

566495d98f8ccd33

Com o lançamento do Nokia 5800 no mercado brasileiro, muitos usuários passaram a considerar a compra do aparelho. Apesar do foco totalmente diferente, muitos acabam comparando o 5800 com o iPhone por conta de sua tela touch, mas as diferenças entre os aparelhos são muito grandes, logo, para acertar na compra não existe nada melhor do que procurar por opiniões diferentes para poder entender os pontos fortes e fracos de cada modelo e realizar a melhor compra.

O excelente Vida Touch publicou um interessante comparativo onde podemos comparar as diferenças entre os dois modelos como por exemplo o tamanho, peso, resolução de tela, recursos, bateria, câmera, vídeo conferência, bluetooth e muito mais. Apesar de pertencer a série XpressMusic, o 5800 é um ótimo aparelho, e com o pacote de download de músicas fica ainda melhor!

Existe uma interessante discussão em outro post sobre o custo do aparelho, onde alguns entendem que o valor está dentro do esperado, e outros acharam o novo modelo caro. Eu achei que o valor está dentro do esperado, e acho que quando colocamos na conta o download de músicas com arquivos de qualidade, totalmente legais pelo prazo de 12 meses o preço fica muito bom!! Imagine o custo de somente um CD por mês e desconte do preço total do aparelho! Acho que pode valer muito a pena!

Para ler o comparativo visite o blog Vida Touch.

17 comentários em “Comparativo: Nokia 5800 x iPhone

  1. O comparativo do Diego foi totalmente parcial, ele colocou como qualidade do 5800 a tela resistiva contra a tela multitoque condutiva do iphone, só por aí já dá para ver que foi dentencioso… quando a gente vai avaliar um aparelho a gente tem que reconhecer as qualidades e os defeitos… sem falar que a maioria dos defeitos que ele apresentou já foram sanados com a ultima firmware que esta saindo do forno, no comparativo faltou ele falar da qualidade construtiva que no caso do iphone é muito superior, faltou falar do player de musica que o do iphone é melhor, faltou falar do acelerador grafico do iphone que é muito superior e que roda jogos fantasticos, enfim, são aparelhos para publicos diferentes, a grande vantagem do 5800 na minha opinião fica na camera, pq até a multitarefa é comum no iphone jailbrok…

  2. Eu achei o texto tendencioso, porém como é um texto opinativo, isto é normal e sim, todas as opiniões do Diego, na minha opinião, são válidas. Como os blogueiros, donos de iPhone, podem arrumar x vantagens e postar em seus blogs.

    Enfim, não sei daqui a uns meses, mas hoje, prefiro ficar com o E71 e o teclado físico a qualquer outro celular. Mas reconheço que, se fosse para eu ter somente um gadget, este seria o iPhone, pois este possui uma gama de softwares muito grande e completa, algo que, em vários anos de Symbian, nunca encontrei. Porém eu não sou alguém que conseguiria viver com um só gadget 😉

  3. Olá Gil!

    Como eu já disse em meu blog para alguns visitantes, a intenção do meu post realmente foi mostrar as qualidades do 5800 XM frente ao iPhone. Por isso o nome do post foi “21 motivos que fazem o 5800 XM ser melhor que o iPhone”.
    Se fosse para falar da qualidade e desvantagens dos dois celulares, eu teria feito um review. E se você passear um pouco pelo meu blog, verá que eu dediquei um post para mostrar algumas qualidades que eu vi no iPhone frente ao 5800 XM. Inclusive os jogos, onde eu ressaltei que os jogos são a enorme vantagem do iPhone em comparação com qualquer outro celular do mercado atualmente.

    Quanto a última versão do firmware, Não acho válido colocar em meu post algo que ainda não existe. O que eu fiz foi mostrar as vantagens do 5800 XM comparando com o iPhone nos dias de hoje. Como ainda não existe o firmware 3.0…, não posso falar sobre o mesmo. Depois que ele for lançado, talvez eu possa fazer uma outra lista, aí as vantagens do 5800 XM podem diminuir ou aumentar.

    E também não acho válido recorrer a aplicativos de terceiros (que não vem instalados no celular) para usar como vantagem ou desvantagem de qualquer aparelho em uma comparação (por exemplo, dizer que o iPhone faz vídeos ou “copia e cola” por causa dos aplicativos). Pois se fosse fazer isso, talvez a lista de 21 motivos subisse para 121 motivos (por exemplo). Pois como sabemos, a Symbian possuí um maior tempo no mercado, e devido a sua popularidade (o fato de várias marcas usarem o Symbian) podemos encontrar mais aplicativos para o Symbian que acrescentam várias funções ao 5800 XM. Além do que, nem todos tem acesso a esses aplicativos.
    Por esses motivos, não levei em consideração os aplicativos que podemos encontrar nos dois aparelhos.

    Então, como já disse, a ideia foi justamente mostrar as vantagens do 5800 XM frente ao iPhone. Tendo isto como base, tenho certeza que não fui imparcial ou tendencioso.

    Muito obrigado por visitar meu blog!

    Um grande abraço!!

    Até a próxima!!!

  4. Ola, gostei do comparativo, acho que mostra como o iPhone ficou velho, mesmo com um novo FW o hardware vai ser antigo.

    Abraços

  5. hardware antigo?

    iPhone: processador 412 mhz vs 5800: 369 mhz
    iphone 128mb ram 5800: 128 mb ram
    iphone: tela multitouch condutiva 5800: tela resistiva
    iPhone: acelerador grafico PowerVR 5800: ??
    iPhone: aGPS 5800: aGPS
    iPhone OS baseado no Unix 5800: Symbian

    o restante tem uma certa similaridade nas configurações, onde em algumas coisas o 5800 leva vantagem e em outras o iPhone, não acho q o hardware esteja antigo mas acho que o iPhone esteve muito tempo na frente de vários celulares, mas engana-se quem pensa que ela vai ficar parada, para junho está previsto um novo iphone, façam suas apostas… será que virá com a gpu multicore?

  6. Bom, Diego já respondi no seu blog e apesar do seu ponto de vista, acho que o titulo deveria ter sido acrescentado “para o meu uso”.

    Quanto aos 121 motivos, aí eu já acho que vc forçou a barra, eu tenho um N95-3 além do iphone e sempre pesquisei e instalei o que tinha de melhor no N95, e mesmo assim nunca encontrei um aplicativo que melhorasse a camera do N95, nenhum outro aplicativo que permitisse gravar video sem ser o gravador padrão do N95, então não sei se é bem por aí, pois no iphone vc realmente irá encontrar aplicativos que melhoram o funcionamento dele, alem do que se for parar para pensar com o pouco tempo no mercado o iphone já tem uma grande biblioteca de aplicativos e jogos, os jogos em especial já ultrapassou o que tinha de jogos para a plataforma symbian em questão de qualidade, poucos jogos realmente interessantes a gente encontra para os Symbian nos dias atuais, o Ngage por exemplo só tem jogos com gráficos e jogabilidade fraca… mas, cada um tem sua opinião. Respeito a sua.
    Abraço

  7. Bom dia Gil!

    Eu já respondi o seu recado em meu blog.
    Eis o mesmo na íntegra:

    “Bom dia Anônimo!

    Bom, continuo achando que o nome do post está certo. Vou lhe explicar o porque.
    Os motivos que listei para o 5800 XM ser melhor que o iPhone não são motivos vindos através do “meu uso”, eles são motivos reais e verdadeiros para qualquer pessoa que for comparar os dois celulares. Todos estes motivos são fatos e hoje não há nada que conteste nenhum desses motivos.

    E pelo seu comentário, posso concluir que você nunca usou um 5800 XM, não é? Pois, com certeza absoluta, o N95 não se assemelha em nada com o 5800 XM. A única coisa semelhante é o sistema operacional. Mas, se você já tiver usado um 5800 XM e ainda continuar com a mesma opinião, eu respeito ela e entendo o porque. Mas eu não irei concordar.

    E quanto a dupla iPhone/N800, realmente ela é excelente, e substituí completamente o 5800 XM.
    Mas, com o 5800 XM, posso fazer o mesmo trabalho que você faria com o iPhone/N800 (mas o meu rendimento será menor que o seu). Já o contrário, você com o seu iPhone contra eu com o meu 5800 XM / N800, com certeza você não faria metade do trabalho que eu poderia fazer com a dupla 5800 XM / N800.
    Mas enfim, esta é uma opinião minha, com o meu ponto de vista e minhas necessidades no aparelho. Com certeza suas necessidades são diferentes, por isso sua escolha é diferente da minha.

    Apesar de tudo isso, eu acho que o iPhone é tão bom quanto o 5800 XM, e vice-versa.
    Agora, se você viesse dizer que um MP9 é melhor… a história seria outra! kkkkkkkk

    Um grande abraço e um excelente fim de semana!!”

    Já sobre o Ngage, eu acho a jogabilidade melhor, mas isso se deve ao fato de que a jogabilidade do iPhone é feito através da tela e do acelerômetro. Mas, apesar disso, eu acho que os jogos do iPhone são melhores e superam qualquer outro jogo de celular disponível atualmente.

    Saiba que também respeito a sua opinião! =)

    Abraços e até a próxima!

  8. puts diego MP9 aí seria forçar a barra hehe… temos pontos de vista diferente mas a troca de idéias só tem a enriquecer, o Ngage que me refiro a jogabilidade é por causa do toque na tela que dá para usar como mouse em alguns jogos, o BIA por exemplo eu joguei bastante no N95 e agora no iphone, no iphone apesar dos controles serem na tela a facilidade em mirar no inimigo é melhor por vc poder deslizar o dedo na tela como se fosse um mouse entende? Acho q se o iphone tivesse um direcional físico realmente ficaria melhor… quanto as diferenças do N95 para o 5800 eu estava me referindo ao sistema que na esencia é o mesmo, ainda não pude mexer em um 5800 pessoalmente, mas espero que não me decepcione, pq o que mais me incomoda no N95 é a lerdeza para algumas tarefas, nisso o iphone consegue ser melhor, como por exemplo para localizar os satélites, vc abre o google maps e ele já localiza, no n95 a demora é maior, para entrar na galeria por exemplo… para entrar em algum menu de configuração no N95 vc tem que passar por varias janelas, enfim, para o meu uso achei o iphone mais pratico no dia a dia, para produtividade eu tenho que reconhecer que ele fica devendo, por enquanto, pois esta para sair o quickoffice para iphone…

  9. Concordo com o Diego, ja tive um iphone e troquei pelo 5800, nao da pra comparar, o 5800 é muito melhor. Quem usa o aparelho sabe o q estou falando……

  10. Engraçado que todo mundo que conheço que já mexeu com o 5800 não gostou, falam que a tela falha muitas vezes qdo vc usa os dedos e q só com a canetinha para funcionar direito, se for verdade não vejo muita vantagem nisso, além de alguns reclamarem da lentidão do sistema.

  11. Se a questão levantada pelo seal é a falta de sensibilidade do toque com os dedos, a nokia ja nos deu a solução que foi a canetinha, apesar q eu não tenho essa dificuldade. Pelo q entendi a tela foi a única reclamação, e o iphone q tem várias deficiencias e q não podem ser solucionadas(mms, camera com baixa resolução e sem flash, falta camera frontal, mms, gravação de videos etc……..

  12. Tenho o 5800 EM e muito sinceramente nao tenho problemas com o touch screen. Quando as teclas sao pequenas uso a caneta,mas isto apenas para sms ou joguitos. Nos menus em geral uso o dedo sem problemas. Portanto,se tens dedos asperos com o 5800, terás o mesmo resultado com o Iphone.

  13. tenho um 5800 e nunca que iria comparar ele com o iPhone,mais quando eu pensei em comprar outro celular (admito,queria um iPhone)pesquisei sobre celulares e apareceu essa luta e por comentarios eu acho que vou ficar com meu 5800
    obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.