Nokia pode adicionar o touchscreen capacitivo aos 5800 XpressMusic

nokia5800xpressmusic-nam-1

Um novo rumor surgiu em vários sites indicando que a Nokia estaria se preparando para liberar uma nova versão do 5800 XpressMusic com um touch screen capacitivo. De acordo com fontes de fornecedores de componentes do aparelho, a Nokia teria requisitado dois milhões de touch screens capacitivos para a nova versão do aparelho que seria lançada até o meio deste ano.

Não existe confirmação destes rumores, mas certamente este novo display irá derrubar mais uma vantagem existente nos aparelhos da Apple, deixando a operação dos novos modelos da Nokia ainda melhor, pois a resposta do display ficaria tão rápida quanto a do iPhone. Eu adoro a concorrência!!!

Fonte: Into Mobile.

23 comentários em “Nokia pode adicionar o touchscreen capacitivo aos 5800 XpressMusic

  1. Po agora vou ter que esperaar ainda mais para comprar o aparelho, estava esperando para copmpra mês que vem agora já não sei mas se compro ele ou espero o rumor se confirmar.

  2. Com certeza com o display capacitivo a Nokia avança para ter uma interface fácil de mecher, assim como acontece com o iPhone, e que a do Symbian Omnia HD que a Samsung irá lançar, o melhor de tudo isso, é que se for verdadeiro esse rumor, o Nokia N97 também terá esse upgrade na sua tela, imaginem o Nokia N97, Omnia HD e o idou no mercado? a Apple será obrigada a se atualizar para não perder mercado…

  3. Smicelato,

    Existem dois tipos de display de toque: os resistivos e os capacitivos.

    No resistivo, a posição do toque é determinada pela variação da resistência do display. Existe uma matriz que, com o display em repouso, está em equilíbrio (o diferencial da resistividade é zero). Conforme ele é pressionado, a resistência do conjunto muda, e pela mudança na matriz, é feito o posicionamento do display.

    Já no display capacitivo, o processo é diferente. A matriz lê a capacitância presente nos dedos. O nosso dedo acumula uma pequena quantidade de elétrons, (efeito chamado capacitância), e, através desta carga, a tela sabe onde está sendo tocada. A maior vantagem é que a tela não precisa ser pressionada, somente tocada. (Em todos os aparelhos, você precisa pressionar a tela, nem que for um pouco. No iphone / ipod, não). A desvantagem é que requer o uso de canetas especiais. Um iPhone não reconhece uma Stylus normal, mas, ao contrário do que muitos pensam, existe uma Stylus adaptada para o mesmo.

    Espero que ajude.

  4. Touch screen resistivo (nokia 5800)

    O touch resistivo tem uma camada fina de condutor elétrico e camada de metal resistivo. Quando pressionada, a mudança na corrente elétrica pode ser medida à entrada e processados pelo celular. Apesar de muito acessíveis, oferecem apenas cerca 75% clareza, eles também podem ser facilmente danificados por substancias liquidas, é preciso pressionar para funcionar.

    Touch capacitivo (iPhone)

    Telas Capacitivos são revestidas com óxido de estanho. Este material fornece uma corrente elétrica contínua em toda a tela. Quando tocado, a tela é capaz de enviar as coordenadas para o celular com as informações. Apenas objetos específicos podem ser utilizados para tocalá, você não pode usar uma caneta ou um lápis, vai precisar do dedo. Telas capacitivas têm alta clareza e não são afetadas por poeira ou líquidos e são mais sensiveis porque não precisa pressionar como na resistiva.

  5. seria interessante… mas sinceramente eu acho que tá mais para um rumor, pq pensa bem, a nokia teria que mexer no SO do 5800, pq ele não é totalmente desenvolvido para usar o dedo… bom, é esperar para ver…

  6. De certo modo daria para usar, porquê já existe no mercado caneta stylus fabricadas especialmente para o iPhone que são condutivas, assim funcionam em telas capacitivas, a Nokia poderia fornecer uma stylus dessas.

  7. TekiMobile, já vi que você conhece bem os modelos de tela touch tanto capacitiva quanto resistiva. As duas vantagens que sempre achei da resistiva são a possibilidade de uso da Stylus e do problema alegado com a temperatura. Essa Stylus condutiva resolveria o primeiro problema, mas quanto à temperatura, o que você sabe a respeito? Não é necessário uso de algum acessório em locais quentes demais, por exemplo, onde a temperatura ambiente e, por conseqüência, do aparelho está acima da temperatura dos nossos dedos (36,5°C)?

  8. E ai Alexandre, conheço um pouco porque sou técnico,quanto a temperatura o único conselho é manter em local arejado, mais fica dificil fazer isso com um celular, rsrsr, porém a carcaça do iPhone dissipa muito calor mesmo…

  9. Eu gosto muito da versatilidade, outro dia estava usando a caneta e fui acessae o iphone de um aluno meu, tive largar a caneta e usar o dedo, no meu posso usar o que estiver à minha frente.
    Ou seja…será assim tão melhor?
    Abs

  10. será que não é pro novo xpress music?? ou mesmo pro N97? Afinal, nem o processador certo do N97 foi divulgado, não acredito que seja um 369 já que a Nokia já lançou outros cel mais potentes, como o Nokia E55 que é um ARM 11 600 MHz.

    Vamos esperar!!! Por mim tanto faz eu quero o N97! Abraços

  11. eu não entendo como ainda tem gente que teima em ver vantagens no uso da caneta, eu uso palm desde a epoca que telas sensíveis ao toque não são comuns e vou ser bem franco, ter que ficar tirando a canetinha para usar é um borre… se for falar em versatilidade eu acho muito mais versátil celular q não precise de canetinha, vc tira do bolso e usa, enquanto que celulares com tela resistiva vc tem que ficar tirando a caneta para usar… a minha experiencia com aparelhos com tela resistiva me mostram que não tem mais pq ensistirem em talas resistiva, o ganho no uso da condutiva é muito maior, sem falar que a durabilidade tb é maior, além de não precisar ter q ficar calibrando com o tempo…

  12. Eu não sei qto a vocês, eu consigo usar perfeitamente com meus dedos…uso a caneta qdo sei que vou usar por muito tempo, ou qdo estou com o dedo engordurado ou sujo. Mas a versatilidade é sempre melhor do que a limitação ou não?

    Abraços

  13. Ola, eu concordo com o Gil, eu não utilizaria um aparelho com uma canetinha, precisa ser com o dedo mesmo, se tiver que usar a horrorosa canetinha no N97, vou ficar com meu N95 8GB…

  14. O ruim disso tudo é que sempre Temos que Esperar.. Esperar. Esperar… dai quando sai… surgi alguma coisa que terá no proximo.. dai bota pra Esperar.. Esperar…

  15. legal 1ª vez que comento, alguem tem a informação se o nokia 5800 ja saiu com touch capacitivo e se tem o firmware com rolagem cinetica?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.