Batalha Nokia: N97 x 5800

nokia-n97 nokia-5800-xpressmusic

Ontem eu publiquei um post com um vídeo onde era possível fazer uma comparação visual entre o tamanho do N97 e do 5800, e hoje lendo o resumo da semana sobre as especificações do N97 em vários sites, o texto do Nokia Br, e a comparação do GSMArena, fiquei com a impressão de que, apesar de ser um modesto XpressMusic, o 5800 não está muito distante do N97, e também possui um hardware respeitável.

De um lado o teclado físico, uma tela maior, uma memória interna de 32GB e uma câmera melhor, de outro um aparelho um pouco mais compacto com o excelente serviço Comes With Music e um preço mais baixo, o que em tempos de crise pode ser um grande diferencial! Como sempre, devemos avaliar o que é realmente mais importante antes de fazer a compra, pois os dois aparelhos apresentam interessantes vantagens para o usuário, e a escolha deverá ser baseada nas necessidades e no bolso de cada um. E para você, quem ganha esta briga?

21 comentários em “Batalha Nokia: N97 x 5800

  1. Você esqueceu de mencionar o peso que do 5800 é muito menor, além do fato de que o áudio é espetacular, será que o do N97 também é? Lembre que o áudio do N95 jamais bateu o do N73 ME.

  2. sem duvida alguma, eu trocarei meu 5800 pelo N97 no fim do ano… pela memória, pela camera, pela possivel placa 3D de video e não tanto pelo teclado, já que o 5800 tem o FullQWERTY na tela =D

  3. Eu ainda vou continuar um bom tempo com meu 5800, até o frenesi em cima do N97 acabar e o preço dele cair um pouco. afinal as vantagens dele não são tão grande assim… pelo menos para meu uso, o 5800 supri todas as necessidades.

  4. boa noticia.. n 97 já aparece com o n86 no site da nokia USA.. primeiro passo, quem sabe ainda esse ano nao chega por aqui..

    abraco..

  5. Rodrigo, ouvi falar que o 5800 tem pouca memória RAM disponível, por volta de 45MB. Isso é verdade?
    A pouca memória RAM atrapalha a navegação de internet?
    Quero trocar meu bom e velho N95-3 que tem 88MB de RAM disponível por um nokia touch. Estava pensando no 5800. Mas estou com receio da memória RAM e quase estou pra esperar o n97 por isso.
    A propósito: o dicionário do 5800 funciona bem, traduzindo de uma língua pra outra e falando a pronúncia?

  6. São mundos diferentes. Um celular leve para usuários que procuram música, touch e pouco mais. O outro é realmente uma máquina completa para usuários que fazem realmente uso das configurações. Mas só um aviso: Clássico pressupõe uma existência anterior cheia de êxitos. Algo que não existe não pode ser clássico.

  7. A memória RAM do 5800 bem administrada (sem temas pesados, aplicativos que processam escondido como QuickOffice ou CorePlayer) chega a 57 ou 58 MB disponível após a inicialização, assim como os S60 3rd fp2, não pense que o N97 terá mais, pelo contrário terá muito menos, pois terá muitos adds on. Os S60 3rd fp1 têm mais disponível após a inicialização (92 MB no N82 e 89 MB no N95 8gb), porém os S60 5th têm um firmware muito mais eficiente e, portanto, mais rápido. Dá uma olhada no meu blog em http://nokia-tube5800.blogspot.com/ que é voltado para o 5800 e você vai conhecer mais detalhes.

  8. Boa noite!
    Francamente nenhum dos dois me despertou interesse!
    Vou adquirir o E71 e continuar com o the king N95-1!

  9. verei … o suposto “novo” Iphone que dizem sair este ano… se tiver teclado … “câmera” … N97 Loser.. caso contrário …Welcome n97

  10. Alan, o meu aqui fica 48,5mb livre, dos 120mb disponiveis… enquanto o N95-3 fica com 78,8mb livres, dos 120mb disponiveis…ambos medidos com o HandyTaskman.
    mas não atrapalha na navegação não.. pelo menos não notei algo significativo… já para execução de alguns programas e tal ele realmente eh um pouco pior, pricipalmente nos jogos, já que não tem placa 3D e não roda n-gage…

    quanto ao dicionario, funciona perfeitamente sim… vc baixa os pacotes de linguas no site da nokia.. aqui estou com português e inglês. Além de falar e mostrar o significado, ele também traduz a palavra para o outro idioma.

    Espero ter ajudado,
    abraço

  11. Marcio, to na mesma que você….

    to aguardando o N97, mas o que vai me ajudar a decidir mesmo o meu próximo aparelho, é quando começarem a sair aqueles videos de usuários sobre o N97, foi assim que comprei meus dois últimos aparelhos, hoje possuo um N95-1, agora só nos resta esperara pra ver….

    mas é isso ae galera, um camarada compro um 5800, o aparelho é show de bola… valew.

  12. Com certeza eu fico com o meu 5800 XM.
    Pelo o que eu tenho visto nos vídeos, o N97 não parece ser muito diferente do 5800 XM. Então, acho que seria trocar 6 por meia dúzia (já que eu não usaria o teclado físico e a memória de 32GB).

    Quanto as especificações do aparelho, é muito arriscado se orientar por números. O que irá valer mesmo é o desempenho do aparelho ao vivo. E por enquanto, o meu 5800 XM vem dando conta do trabalho (e muito bem!).

  13. Então o 5800 tem 128MB de RAM igual os demais. Só tem menos disponível por causa do sistema novo, com vários widsets rodando em segundo plano, etc. Mas compensa esse consumo maior de RAM administrando melhor a sobra disponível. Ao invés de ter um monte de RAM disponível sem necessidade (como o n95-3), ele aproveita melhor essa sobra. Se é isso, não vi tanta vantagem no n97 em face do 5800.

    1. É verdade Alan, apresar de ser um XpressMusic o 5800 tem um desempenho muito bom e até o momento não apresentou nenhum travamento de sistema ou erro por falta de memória. Um Abraço!

  14. Meu 5800 já está chegando. Só resolvi mesmo largar o HTC Kaiser e voltar para o Symbian com o 5800 pelo preço e pela semelhança entre os recursos dele e do N97.

    Minha preocupação com relação às diferenças entre 5800 e N97 é com relação a interface. O N97 tem uma interface diferente ou mais personalizável do que o 5800? Nas especificações completas dos dois notei que existem APIs para um que não estão disponíveis para o outro.

    A falta do teclado físico e o armazenamento não farão muita falta pra mim. O que acho que vou sentir falta é da câmera melhor, apesar de minha única câmera até hoje ter sido a do Kaiser, que não é grande coisa, e o processador.

    1. Oi Vegetando, tudo bem? Acho que a principal diferença é a tela inicial mais personalizada do N97, o teclado e a câmera. Acho que o sistema deve ser praticamente o mesmo, tanto que quando testei um N97 no evento de Porto de Galinhas sobre Maemo e software livre o aparelho estava com o sistema operacional do 5800. O 5800 é um bom aperitivo para o N97!!! Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.