Nokia N97: Breve comentário sobre o processador

thoughts_on_the_feature

Na última semana muitos artigos foram escritos sobre a velocidade do processador do novo Nokia N97, de 434MHz, que teoricamente seria um pouco fraco para todo o poder do equipamento, entretanto ao ler este post do Symbian – Guru cheguei nas mesmas conclusões do autor do mesmo. Em princípio, aparentemente em todos os vídeos que o N97 apareceu até o momento, mesmo em sua versão beta a velocidade de operação e transições de tela eram excelentes, o que afastaria a ideia de que a velocidade seria insuficiente para fazer o equipamento rodar de forma veloz. O segundo ponto que chamou a atenção foi a questão do consumo de energia, pois normalmente, quanto maior a velocidade, maior o consumo, logo o processador com uma velocidade mais baixa e um sistema operacional bem ajustado poderiam fazer o aparelho funcionar de forma adequada, com boa velocidade e baixo consumo de energia.

Vamos precisar esperar para ver, mas pela experiência de uso do Nokia 5800, acredito que o N97 será um ótimo aparelho!! E você, acha que vai faltar saúde para o novo N97 por conta da velocidade de seu processador? Mande sua opinião!!

33 comentários em “Nokia N97: Breve comentário sobre o processador

  1. Grande celular!!
    + ainda levanta duvidas sobre sua eficiência na plataforma n-gage, uma vez que for lançada para os aparelhos com o OS 5.0

    como já vimos o n96 já nao conseguiu bater o N95… acho preocupante que a nokia parece voltar atras ao invés de progredir.

  2. O celulares com Windows Mobile tem os processadores mais rápidos que existem, e nem por isto deixam de ser lentos.

    Aliais, é especialidade da Microsoft, deixar qualquer hardware lento.

  3. Eu tenho certeza que uma empresa como a Nokia não iria lançar o principal aparelho de sua linha de celulares com um processador que não fosse suficiente para realizar todas as operações. O principal com relação à velocidade é o ajuste do sistema operacional ao hardware. O Nokia N95 é um celular totalmente diferente com e sem o “demand paging” e para obter este ganho magnífico de performance, não foi preciso aumentar a memória, apenas ajustes no software. Desde os primeiros “live demo” do N97 vemos um ótimo desempenho em todas as aplicações. E este é um ótimo indicativo do poder do aparelho, já que é de se esperar que as primeiras versões tenham vários bugs e performance duvidosa. Sem contar que com o tempo serão lançados updates de firmware que o deixarão ainda melhor. O único problema dele, é que ainda vai demorar muito a chegar.

  4. Ola, concordo com o Sidney e com o Hugo, a Nokia não vai fazer feio numa serie N tendo a Apple lançando um novo iPhone. E realmente o Windows Mobile é muito esquisito, me esforço, mas não consigo gostar desse sistema operacional.

    Abraços

  5. eu acho que pior q o processador foi a tela, a Nokia sempre indo contra a maré, enquanto seus concorrentes tinham telas grandes ela teimava com as telas de 2.0, 2.4 e agora q resolveu crescer para 3.5 ainda amarra no tipo de tela, o N97 tinha tudo para ser o melhor, mas ainda acho q vai perder feio para o OMNIA HD e se bobear idem para o LG ARENA…

  6. tela capacitiva tem várias desvantagens, apesar de tudo. Vale lembrar que a nokia está situaada numa região fria, onde as pessoas tem que usar luvas.
    Clicar em coisas pequenas com os dedos, é uma tosqueira às vezes.
    O processador do n97 com certeza irá gastar mais bateria que o do o omniahd, porque é feito com um processo de fabricação maior que o arm cortex, que gasta mais energia por clock…
    Mas enfim, o decepcionante do n97 não é o proc, e sim a quantidade de ram! 128mb é muito pouco para s60v5. O nokia 5800 dispõe de muita pouca ram livre no boot(35mb), e com o tempo fica pior ainda, pra alguém que consegue praticamente esgotar os 90mb de ram livre no boot do n82, isso nunca será suficiente 😉

  7. o que é estranho é um celular da series E ter um processador de 600MHz e HSDPA, 10.2 Mbps, como o caso do novo E51 , alguém entende isso?

  8. Axo q a figura foi criativa N97 = Tartaruga. Mas méritos a parte o bendito teclado e a infinidade de aplicatios nokia ainda deixam esse celular como uma possível compra além de que um celular Touch sem multitouch é o mesmo que sorvete quente. na minha concepção o super teclado extreno é o diferencial q dá o q pensar pricinpalmente se tu pensa em games e internet.

    1. Na verdade o N97 seria o melhor de dois mundos, o teclado melhor do que o do E71 e a tela touch do 5800! Resolveria dois problemas com um único aparelho! Agora é esperar para ver! Um abraço!

  9. Acho que como o Rodrigo disse ele é a união de dois mundos, embora o Omnia HD, tenha melhor tela e processador falta um teclado, e um Smartphone para ser realmente completo é necessário um teclado, o Omnia e o Arena, assim como o iPhone, ainda foca multimidia, já o N97 mesclou potência em multimidia com potência para trabalho, eu ainda prefiro o N97.

  10. Ja usei o arena.. nao gostei muito, a unica coisa de diferente que ele tem eh akela tela que fica em formato de cubo. e ele tbm nao eh multitarefa, tava passando musica do arena para meu cel, nao tinha como fazer nada, enquanto no meu dava pra transferir dados, escutar musica e jogar.. Ainda axo que o n97 vai ser o melhor de todos os tempos..

  11. É interessante que todos não esperem um smartphone high-end com o lançamento do Nokia N97. As suas configurações são acima da média e o seu design é excelente (a existência de uma tela touchscreen é um charme a mais e o teclado físico se torna necessário em algumas ocasiões), mas na atual circunstância a Nokia customizou o aparelho, priorizando a usabilidade ao atualizar o seu sistema operacional e trabalhando melhor o consumo de sua bateria.

    1. Parece que estão tentando unir o útil ao agradável, criando um aparelho poderoso sem um gasto absurdo com câmeras muito melhores ou processadores ultra rápidos! Espero que a decisão seja acertada! Um abraço!

  12. Realmente todos os comentários tem os seus fundamentos… Porém foi como o John disse, a memória RAM que está um pouco baixa, seria interessante algo em torno dos 256 mb ou até mais se possível, possuo um N95 RM-159 e acho a memória dele extremamente baixa, pois vivo instalando app’s que necessitam de uma boa memória. Sem contar que a Nokia está disponibilizando o SDK para S60 V. 5, isto é um incentivo ao desenvolvimento de app’s, que as vezes necessitam de memória. O certo é esperar para ver, e torcer para vir com um hardware potente. Abs.

  13. provelmente a estratégia da nokia seja similar a da apple quando lançou os novos macbooks, para que não seja preciso aumentar a velocidade do processador, a placa de video GPU fazendo bem o seu papel, realmente o processador somente seria utilizado para tarefas comuns. vale lembrar que memoria RAM é fundamental para tarefas gráficas

  14. Mas com certeza, a superioridade do SO Symbian não deixa a desejar, utilizando de maneira inteligente e adequada o processador, diferente de outros SO que quando evoluem necessitam de super processadores mais velozes apenas para conseguir manter-se estável.
    A Nokia sabe o que faz, ótima observação esta de que quando menos poderoso o processador menor o consumo de bateria.

  15. uma coisa que me veio a cabeça hoje é que o n97 cada vez fica mais parecido com um “n810 plus”. se observarem bem alguns detalhes de construção e do proprio sistema podemos ver um que de tablet com todas funcionalidades de um smartfone como era o nokia 9500 communicator

  16. Não entendo como a Nokia conseguiu criar um celular mais caro que o Samsung Omnia HD tendo ao mesmo tempo um hardware consideravelmente mais pífio que ele (ARM ao invés de OMAP, nada de OLED, baixíssima quantidade de RAM contra o dobro do concorrente).

    Mais um elefante branco da Nokia… Tinha o potencial pra ser o melhor celular da marca, mas agora continuo com meu N95 até lançarem a segunda revisão desse com o dobro de memória e quem sabe um clock maior.

    Vai perder feio pros Samsungs da vida e pro novo Iphone.

    1. Oi Fenrir, tudo bem? Hoje eu acho que uma grande diferença da Nokia são os aplicativos e serviços agregados ao aparelho, que muitas vezes são gratuitos, as atualizações de firmware e a grande base de usuários, que ajuda muito na busca por soluções dos mais variados problemas. Vamos esperar para ver como eles vão se segurar nos próximos lançamentos!!! Adoro estas brigas entre as empresas, pois quem ganha é sempre o consumidor! Um abraço!

  17. Bom eu tenho um n76, com 192MHz, otimo aparelho.
    Ate hoje nao me deu problema algum,rodo videos em AVI, DIVX, MPEG, FLV, que pra um aparelho igual ao meu ja velhinho no mercado,
    isso ja é meio pesado.
    segundo a Idea de sistema operacional ajustado com hardware com menos consumo de energia funciona muito bem!!!!!
    vou adquirir meu N97.

  18. Nokia N97 é bom, mas o processador ARM 11 600 MHz do Nokia E72, faz dele um telemovel bem melhor na minha opinião, e para mais, touch só atrapalha.

  19. Na minha opinião o touch não atrapalha, desde que você saiba usar. A combinação perfeita é uma tela touch de 3.5 polegadas, ou mais, com um teclado físico confortável, como é o caso do N97.
    O processador poderia ser mais veloz sim, mas isso não atrapalha no dia a dia.
    Não é uma máquina de jogos, como um Iphone, porém serve muito bem para o trabalho.
    Poderia ser mais fino, ter o peso de um n97 mini, ter um processador Qualcomm Snapdragon QSD8250 1 GHz e o Adobe Flash Player 10.1 beta.
    Quando isso acontecer, não tenho dúvidas que troco meu n97 por outro n da nokia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.