Banda larga 3G: Segundo o Procon, o usuário deve checar sinal antes de escolher o serviço

Segundo este post do IDG Now! o Procon-SP mandou esta dica para os consumidores de serviços de Banda Larga 3G:

“A dica do Procon-SP é que o consumidor faça uma checagem da qualidade do serviço nos locais onde pretende acessar a banda larga 3G com mais frequência, antes de fazer sua escolha. “É importante que ele se informe se nestes locais há sinal e verifique se a operadora recebeu muitas reclamações de outros consumidores”, recomenda Aur.”

Eu sinceramente acho um absurdo a Anatel permitir a comercialização de um serviço em regiões onde a própria operadora sabe que tem problemas! Temos uma bela inversão de papeis neste caso, pois o consumidor deve checar se o serviço oferecido realmente funciona antes de comprar!!! A empresa não deveria ser impedida de comercializar um serviço que não funciona de forma adequada pela Anatel? Coisas do Brasil….

10 comentários em “Banda larga 3G: Segundo o Procon, o usuário deve checar sinal antes de escolher o serviço

  1. Acho que nesse caso, a tentiva é diminuir aquele tipo de reclamações de usuários que querem usar a banta larga dentro da garagem do prédio…no terceiro subsolo!

    Eu entendo o alerta, com a popularização do serviço ele está sujeito a todo tipo de reclamaçoes esdruchulas, que podem inclusive afogar um judiciário prejudicando reclamantes pertinentes.

    Abraços.

    1. Grande Cláudio, tudo bem? É verdade, tem muitas reclamações absurdas, mas os caras estão sobrecarregando as redes de usuários sem qualquer investimento nas redes, e os serviços estão cada dia pior! Acho que com algumas perguntas na loja já daria para fazer uma venda bem mais consciente. Um abraço!

  2. Estamos no BR, meu caro…
    O que te espanta essa notícia?
    Eu sinceramente… por pior que seja, estou desacreditado nesse país. Resistir é inútil! A ANAL-TEL está aí comprovando isso… faz nada que preste e ainda vem com essas balelas…

  3. Não adianta muito.

    Pelo que sei a os Chips 3G de contas novas da Claro recebem uma prioridade mais alta, depois de 3 meses a prioridade desdes usuários cai.

    Com isto, no tempo de avaliação a conexão está sempre boa, depois, com o tempo que começam os problemas

  4. Gente,

    Eu trabalho atendendo chamados de Banda Larga 3G. E digo que uma grande parcela das reclamações são indevidas. O investimento para cobertura 3G de qualidade nos maiores focos de reclamação é inviavel.

    Sobre a falta de garantia de velociade. Digo que hoje é possivel ter um banda larga 3G móvel com franquia ilimitada de trafego por R$ 47,92.

    Invertendo os papéis, se a anatel obrigasse as empresas a entregar 90% da velocidade duvido que esse serviço custasse menos que 200 reais para velocidades de 100 ou 150Kbps.

    Imaginem que uma empresa precisa garantir velocidade em uma rede onde o numero de usuarios pode variar. Moro numa cidade com um balneario com 30 mil habitantes (no inverno) e que recebe durante a temporada de verão cerca de 1 milhão de turistas. Durante esse verão só a Claro tinha cobertura 3G no balneario. Oque vcs acham que aconteceu? Obviamente que o serviço não funcionava.

    Agora imagina que vcs são uma empresa de telecom que tem q iventir numa infra de um balneario preparando a rede para receber 1 milhão de pessoas durante apenas 3 meses por ano. Depois akela rede que custaria MILHÕES ficaria subaproveitada durante 75% do ano.

    Nesse caso essa localidade só tem 2 opções. Recebe a cobertura que tem (no proximo ano não deve se agravar tanto pois todas as operadoras já terão cobertura 3G) ou não recebe esse tipo de cobertura.

    A questão é delicada, mas o investimento no brasil para ter uma rede com a qualidade de uma operadora europeia eh mt maior pois aqui falta backbone disponivel.

    Onde eu moro simplesmente chega a faltar oferta de link para as operadoras que tem cobertura aki (provedores locais, BrT, GVT, NET).

    Mas apesar de tudo que eu falei acima “defendendo as operadoras” eu admito que falta investimento nas redes. Provavelmente por falta de cobrança da anatel e leis mais rigidas na prestação de serviços de telecom.

    1. Oi Rafael, tudo bem? Entendo o seu ponto de vista, mas estou em São Paulo, em um bairro com excelentes condições de implantação de rede, com poucos usuários durante o horário comercial, pois o bairro é residencial, mas mesmo assim a Claro não consegue acertar o sinal em minha casa. O pessoal da engenharia já esteve por aqui duas vezes e simplesmente não resolvem o problema. Cada caso é um caso, mas na situação que estou enfrentando não existem desculpas. Um abraço e obrigado por mandar sua opinião!!!

  5. Rodrigo,

    Eu realmente não conheço casos onde uma equipe tecnica da propria operadora vai até a casa do cliente para resolver um problema.

    Para mim é facil identificar um problema e conexão (area de sombra, bloqueio por algum motor eletrico, firmware com defeito, hardware com defeito). O problema na tua residencia deve ser bem atipico pros caras não conseguirem diagnosticar. Ou então o investimento nescessario para resolve-lo é muito grande e a operadora esta sendo negligente.

    São tantos casos diferentes e tantas soluções possiveis que provavelmente nunca estaremos isentos de problemas com conexão tanto de voz qto de dados.

    A ANATEL deveria ter sido mais rigida antes de liberar esse tipo de serviço agora arrumar essa bagunça toda vai ser muito mais complicado. O que ajudaria é a isençao de fidelidade e uma facilitação de de isenção de mensalidade por má qualidade ou ausencia de sinal. Quando uma empresa começa a perde dinheiro com alguma coisa é que ela vai procurar um meio de resolver. Enquanto as pessoas continuarem comprando o produto as empresas vão continuar vendendo.

    1. Oi Rafael, o que ajudou a conseguir este tratamento foi os posts no blog, mas a engenharia não conseguiu entender o que acontece. A conexão simplesmente cai subtamente, voz, dados, tudo trava!! Algum tempo depois volta! Vamos ver se conseguem resolver! Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.