Cuidado nas vendas pela Internet no Mercado Livre!

Nesta semana eu recebi um e-mail do meu amigo Cláudio Martinez do excelente All GSM com uma informação sobre um novo golpe onde alguns usuários utilizam o serviço do Mercado Livre para aplicar golpes nos vendedores. Segundo o post, o golpe funciona mais ou menos assim:

1º. alguém compra seu N95 e você recebe o comunicado do Mercado Livre e entra em contato com o comprador.
2º. você negocia o valor do frete e pega os dados para o envio da mercadoria como de costume.
3º. o comprador ou LADRÃO diz que vai pagar com Cartão de Credito via MERCADO PAGO.
4º. você recebe um email de confirmação do Mercado Pago informando que recebeu o valor X pelo produto e que ele estará a sua disposição assim que o comprador ou LADRÃO acusar recebimento.
5º. o comprador recebe seu N95 e DESAPARECE
6º. o Mercado Livre e Mercado Pago negam o e-mail @mercadolivre.com e @mercadopago.com.br, pois os e-mails são falsos, o mercado livre não envia emails avisando sobre depósitos, só o Mercado Pago e mesmo assim você é obrigado a se logar na sua conta do mercado pago para checar o andamento da transação.

Como podemos notar, o comprador se aproveita de uma pequena falta de cuidado do vendedor para aplicar o golpe, e pode ser evitado quando somente o login e senha na conta do usuário do Mercado Livre for utilizado para checar as informações sobre as vendas realizadas. Vale a pena ficar atento na hora de vender, e também na compra, pois muitas vezes o barato acaba saindo muito caro!!

13 comentários em “Cuidado nas vendas pela Internet no Mercado Livre!

  1. Das 3 vezes q anunciei um n81 no mercadolivre as 3 eu sofri esse golpe!!!
    Se eu não fosse tão desconfiado eu teria perdido meu n81!!

  2. Um amigo meu caiu nesse golpe e enviou um N95 8GB…a sorte é que ele conseguiu falar com o pai do garoto que tinha aplicado o golpe e disse que ia denunciar o filho a polícia….daí o pai pegou o celular e devolveu…

  3. Rodrigo, mas se existe o usuario no ML, e ele teve acesso ao site e ao produto graças ao ML, ela tem responsabilidade SIM!

    Já que a criação, manutenção dos mesmos é feita pela empresa. Se ela tivesse um criterio mais rigoroso de cadastro, possivelmente não existiria mais golpes. Sendo assim, o ML age como facilitadora de fraude. E acredito que pegando um bom advogado, é causa ganha, com indenização paga pelo ML pelo dando causado e a perda. Ela ( ML) que corra atrás da pessoa que aplicou o golpe.
    Outra coisa que me chama atenção é que o ML não faz nada além de suspender o cadastro em casos de fraude. Não presta denúncia, não encaminha os dados como IP da pessoa, à polícia federal. Aí ainda se pode aplicar omissão por parte da prestadora.
    Eu perdi o meu e71 semana passada por causa desse golpe, o ML Não me notificou que o usuario estava aplicando golpes no site( ele ja tinha sido até removido da comunidade, tinha outras pessoas o denunciando,e ela ja tinha recebido 6 negativações seguidas, após a minha foi 7.)
    E outro usuario que perdeu o aparelho e63.

    O mercado Livre se preocupa muito com os vendedores, mas esquece que a nova onda de golpe é de possiveis compradores que utilizam do golpe do Mercado Pago. Se eu voltar a negociar no ML, tenha certeza que eu não vou mais utilizar Mercado Pago.

  4. Prezado senhor:

    estou com o mesmo problema. Vendi e nao recebi, sao 1.800,00. Acabo de entrar da Justica. Vamos ver. Informarei os detalhes da transacao.
    Temos picaretas demais no Brasil, vamos tentar evitar que entre mais um.

    Rai

  5. Isso acontece faz tempo, mas é muito simples, é só verificar no site, se o pagamento foi feito, e não em um e-mail, coisa que é fraudulenta faz tempo. Vendo no ML desde 2005. Nunca aconteceu comigo, pois quando recebo o e-mail, confirmo no painel de controle do ML. Estando lá a confirmação, está tudo ok. Não estando, é 100% certeza que é e-mail falso. E não adianta serem mais rígidos, ou aumentar a burocracia, nem no site, e nem em nada, (governo, lojas, etc…) Sempre o ser humano vai encontrar um meio de aproveitar da inocência dos outros.

  6. Graças a deus até hoje nunca tomei nenhum calote no ML.

    Ja vendi muitas coisas la, inclusive usando o mercado pago, e ate agora sempre recebi corretamente.

    Acho que pra comprar/vender pela internet tem que ter sorte, e muito cuidado.

  7. Modelo de petição? Pelo amor de Deus… Cada caso é caso, mesmo infligindo as mesmas normas. Converse com seu advogado e espere que ele seja bom.
    Se não tiver um advogado bom e poder se representar, melhor ainda.

  8. Olá pessoal, olha estou pedindo a Deus q eu não tenha caido nesse golpe, pq vendi meu w580 por 450.00 + frete, e o recebi todos os email do mercado livre então enviei o cel o cara liberou e nada de cair a grana, então entrei em contato com o mercado livre e eles falaram q eram email falsos e estão verificando, porém o mercado livre já me cobrou a comição de venda do cel e eu já paguei, como pode ser falson. Pessoal estou com Muito medo, alguém pode me ajudar nisso ou me dar alguma idéia do q fazer?
    Aguardo.

  9. Olá, sou Gabriel Prado, repórter da Rádio Bandeirantes. Estou fazendo uma série de reportagens especiais sobre os 15 anos da internet no Brasil para 2010. Em uma das reportagens falarei justamente dos golpes preticados na internet. Precisa entrevistar personagens, gente que já sofreu golpe online. Alguém toparia participar? Prometo sigilo absoluto. Lembrem que é rádio, ou seja, não tem imagem! Meu e-mail: gperoni@band.com.br

  10. Olá
    Em poucos dias, mas preciso no mês de setembro/2010, eu anunciei um NOTEBOOK NO ML,em dois dias depois alguém da Bahia deu 0 lance, logo depois pediu para calcular o valor do frete. E depois de ter mandado o valor do frete a ele, chegou um email confirmando o pagamento.
    Eu, como todo mundo, queria dinheiro para pagar uma conta e cuidei de enviar o produto, pois, se o comprador recebesse rápido, eu também pegaria logo no dinheiro.

    Passaram-se 5 dias depois do envio e achei estranho que ele não respondia mais meus emails.
    Então procurei fóruns que falam sobre esse tal de Mercado Ladrão.

    Infelizmente, perdi R$ 1.350,00 do notebook

    E aconselho a quem for vender que não fique com pressa de enviar o produto.

    Atenciosamente
    ozzy

    Pedrinhas-Macapá-Amapá
    Mais informações
    bbs_family@hotmail.com

  11. Pior ainda.!

    O comprado tentou aplicar o golpe… depois que qualifiquei negativamente… anunciei o produto novamente… o comprador criou outro usuário onde a diferença era um hífen no “-” nome do usuário e ainda debochou nos perguntas e resposta dizendo “tomou calote, tomou calote” infelizmente o ML não se pronuncia por essas coisas.

    Não existe um fale conosco, uma central de atendimento.! Sempre ganha por taxas de anúncio e não se responsabilizam.!

    Nós vendedores deveríamos ter uma “proteção” como vendedor assim como “compradores e vendedores” tem no ebay americano etc etc

    Infelizmente nós que temos que tomar cuidado ao Comprar e também ao Vender.

    Não vamos generalizar, já vendi e recebi de muitos pagamento via Mercado Pago, Cartão de crédito etc, porém o número de laranjas querendo aplicar golpes é muito grande.!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.