Novo iPhone 3GS

wwdc2009-757

E a Apple lançou nesta tarde o seu novo iPhone 3GS, e como era esperado, não foram feitas alterações de design ou interface, entretanto, o aparelho ganhou velocidade, uma câmera melhor (mas ainda sem flash), e muitas funcionalidades interessantes! Veja um belo resumo do Gizmodo sobre as novidades deste novo aparelho:

“Velocidade
– Mais rápido que a geração anterior. Abrir mensagens é 2.1x mais rápido, abrir o NY Times no Safari: 2.9 x mais rápido.

Câmera
– Nova Câmera, com auto focos, auto exposição e auto nível de branco
– Seleção de foco e nível de branco pode ser ajustado clicando na parte dedo,
– Modos Macro e pouca luz.

– Suporta vídeo de 30 frames por segundo em VGA, com auto foco, auto nível de branco e auto exposição
– Dá para cortar o vídeo com um clique, e compartilhá-lo por MMS, e-mail, MobileMe e Youtube,

Conectividade
– Suporta o padrão 7.2 Mbps HSDPA

Gráfico
– Inclui hardware para suportar o padrão OpenGL|ES, para jogos 3D mais rápidos e complexos.

Design

– Mesmo design de antes
– Materiais mais “verdes”: vidro sem arsênico e LCD sem mercúrio

Funcionalidades Especiais
– Há uma aplicação com o compasso, que funciona com o manetômetro incluso. É integrado com o novo Maps, mostrando a orientação, junto com a latitude e longitude.
– Controle por voz. Você pode agora falar com o seu iPhone, no melhor estilo Enterprise. Dá para instruí-lo a tocar músicas parecidas com a que esteja tocando, ou ligar para as pessoas.
– Suporta ao Nike+
– Suporte para funções de acessibilidade, como dar um zoom note texto, inverter o vídeo e ler com um simples toque qualquer texto que esteja na tela.

Bateria

– Melhor tempo de vida da bateria.

Preço e disponibilidade
Nos EUA:
– US$ 199 para a versão 16GB
– US$ 299 para a versão 32GB
– Disponível dia 19 de junho – 9 de agosto no Brasil.”


Muitos criticaram a Nokia na ocasião do lançamento do N97, que foi divulgado há muitos meses, comentando que a concorrência teria tempo suficiente para surpreender e desenvolver um equipamento muito superior, mas agora com estas novas especificações em mãos, será que podemos dizer que a Apple aproveitou bem este tempo?

Eu ainda acredito que Apple foi conservadora e preferiu apostar no time que estava ganhando, implementando algumas  ótimas novidades no bom e velho iPhone, sem ser ousada e evitando correr riscos desnecessários. O que você achou deste lançamento? Mande sua opinião nos comentários!!!

35 comentários em “Novo iPhone 3GS

  1. Como eu esperava, nada de novo.
    Celulares bons de 2006/2007 (tecnologia de 2005/2006) já faziam isso, estamos chegando a 2010… Mas o pior que essa ladainha da Apple faz tanta grana… Pagar mais 200 doletas para ter um compasso digital? Tudo isso é bom pra Apple, e só pra Apple.

  2. Sinceramente eu esperava mais, mas, gostei da filmagem em 30fps e a velocidade na navegação, se for 2x mais rapido deve ser um canhão, pq o iphone 3g já se sai bem na navegação… minha curiosidade é se melhoraram a gpu dele, imgina jogos mais animalescos ainda hehe…

    PS. Rodrigo, o Real Racing já está na AppStore, eu instalei no meu iphone, é do nível do NFS se bobear até melhor…

  3. A maioria dessas “novidades” deveria ter vindo no lançamento do iPhone 3G a um ano atrás, e esse ano ter um aparelho matador. Mas agora como todo ano, vamos esperar para o ano que vem.

    A Apple vai entrar em 2010 com um aparelho que não tem nem video chamada. É pouco, para quem quer o melhor da tecnologia.

    Mas claro que vai vender MUUUUUUITO, apenas porque é da Apple.

  4. Ola, eu estava com esperança de um aparelho futurista, mas vieram configurações básicas e nenhuma novidade, a velocidade depende do bom humor da operadora, o resto já é comum em outros aparelhos; fui ontem numa loja da TIM em Curitiba, faltam Nokia 5800 e tem iPhone sobrando.

  5. Eu acho que deviam ter melhorado e ousado muito mais, a começar pela câmera que deveria ser de no mínimo 5m pixels, já que é quase padrão hoje, pra mim é um celular bonito e mediano que encanta pela sua interface e a maçãzinha desenhada, sinônimo de grife. Tem seus méritos, porque foi responsável pela grande reviravolta no mercado de celulares, fazendo seus concorrentes tremerem na base e começarem a trabalhar. Fora isso, esse celular esta totalmente defasado tecnologicamente falando.

  6. o pessoal fala da video chamada como se fosse algo tão util q todo mundo usa o tempo todo, nunca usei no meu N95 e nem tive vontade de usar, alias nunca fez falta… iphone vende não é só pq é Apple, nunca tive um ipod antes do iTouch, comprei pq gostei dos recursos, da tela, da qualidade do produto, de que adianta ser um canivete suiço como o N95 se no pouco que faz não faz com tanta maestria…

  7. Pouco? Simplesmente já o melhor em termos de jogos, a Apple vai comendo pelas beradas, o iphone ta longe da perfeição, mas tudo que ele se propoem a fazer, faz muito bem, quem tem sabe!!

  8. O iPhone pode ser o melhor, mas com certeza tem sido o mais copiado. Nokia, Palm, Rim todo mundo tem seu matador do iPhone. Será que é tão ruim assim mesmo? Tenho minhas dúvidas.
    Falar de iPhone aqui é como falar de Nokia no MacMagazine, cada um tem seus públicos e suas paixões.
    Como tenho E61 e iPhone leio os dois. 🙂

  9. *** Corrigindo o comentário anterior ***

    O iPhone pode não ser o melhor, mas com certeza tem sido o mais copiado. Nokia, Palm, Rim todo mundo tem seu matador do iPhone. Será que é tão ruim assim mesmo? Tenho minhas dúvidas.
    Falar de iPhone aqui é como falar de Nokia no MacMagazine, cada um tem seus públicos e suas paixões.
    Como tenho E61 e iPhone leio os dois.

  10. Marcelo, video-chamada é o recurso menos usado em qualquer celular. Ele é a culpa do 3G não ter emplacado no início lá na Europa, onde as operadoras achavam que as video-chamadas se tornariam um sucesso e gastaram os tubos em licenças.
    O bom do 3G é a velocidade pra acessar a internet – e o maior best-seller 3G (os modems) não tem camera nenhuma.
    A maior parte dos defeitos do iPhone foram sanados no OS 3.0, que inclui copiar e colar, suporte a Bluetooth nos aplicativos, GPS turn-by-turn, entre outros recursos.

    Ronie, o forte do iPhone é o sistema/a interface. Por mais que a Apple seja restritiva, o iPhone OS é simplesmente o SO móvel mais avançado do mercado. Pelo simples fato que ele não é nada mais do que o OS X “Desktop” diminuído.
    Claro, ele tem seus problemas, é bem pesado se comparado com o WinMobile ou Symbian, que foram baseados em sistemas arcaicos (Windows CE, feito para PDA bem limitados e o SO usado nos Psions)
    A única coisa realmente defasada no iPhone é a camera. E um dia desses vi a comparação do SonyE W995, com cam de 8MP, com o iPhone 3G, 2MP. A foto do iPhone ficou melhor… E olha que sou fanboy da SE.

  11. Não faz mais que uma semana, meu cunhado, dono de um iphone, estava comentando sobre o novo aparelho, a ser lançado no meio do ano. O discurso era idêntico aquele dos donos dos n96, omnias da vida: ‘esse aparelho vai destruir a concorrência’. Ainda nao o vi novamente, no entanto ja o imagino dizendo ‘e não é que eu tava certo quanto ao iphone?’. Em resumo, vamos valorizar a nossa marca e deixar de tanta exigência técnica, pessoal! Invés de críticas, que tal um feedback para a nossa querida marca d cel?

  12. que bom, agora o IPhone tem as mesmas funcionalidades de um celular comum … não quero mais.

    brincadeira. Acredito que a Apple está enxergando algo muito além do hardware para freiar a configuração basica dos iphones. por sempre estar focada na experiencia de uso, ela se referencia pelos serviços mais usados ou mais paparicados e deixa de lado os mais encostados. olhando dessa maneira faz sentido um iphone não oferecer video chamada ou enviar mms (considerando a % dos usuarios que utilizam esses serviços tidos como premium) para se focar em utilização casual, jogos, navegação e multimidia.

    ao contrario dos iphones killers, que muitas vezes sao aparelhos de criação de conteudo, o iphone continua incomodando sendo um simples reprodutor de conteudo

  13. so completando o comentario. mesmo com essa politica de “o foco é no o usual(rio)”, o aparelho não justifica o preço, nem o hype feito em cima dele, pois como smartphone ele se mostra um otimo ipod.

  14. Eu esperava um pouco mais, o que foi apresentado já é comum, nenhuma novidade, a velocidade vai depender do bom humor da operadora, ontem passei na TIM Curitiba e estava faltando Nokia 5800 e sobrando iPhone…

    Abraços

  15. “…pois como smartphone ele se mostra um otimo ipod…”

    x2

    e não pq meus ultimos 3 cel foram nokia, admito que já fiquei tentado por um iphone quando mexi em um… mas colocando na balança vejo que pra mim não seria útil. Concordo em partes com o Vinicius.. pra quem quer um player e tal, blz.. mas pra smartphone eu não o recomendaria…

  16. Eduardo, claro que sobravam iPhone e faltavam 5800s.
    Aqui no Brasil o 5800 é muito mais interessante que o iPhone. É mais barato, tem um bom custo/beneficio, vem com o Comes With Music e – mais importante – se confunde com um Nokia qualquer. Não é feio, mas não é chamativo como um iPhone – coisa muito importante aqui no Brasil, já que um iPhone atrai os amigos do aplheio.

    Adoro o iPhone e acho ele melhor que o 5800, mas compraria o 5800 simplesmente porque não é seguro andar em SP com um iPhone. Em alguns lugares não levo nem meu iPod…

  17. Pessoal frequento o blog algums anos e sou proprietário de um Nokia 95 Classico a 2 anos e faz 5 meses que também possuo um Iphone 3G. Estou usando os dois aparelhos no meu dia a dia e após esse tempo posso dar uma opinião baseada na evidência de quem possui os dois aparelhos: O Iphone 3G está ANOS LUZ a frente de qualquer NOKIA!! Desculpem a sinceridade, mas algumas pessoas postam comentários, sem ter a oportunidade de utilizar ambos aparelhos ao mesmo tempo. Com boa luz ambiente, as fotos do Iphone são melhores que as do N95. os jogos disponiveis para Iphone são simplesmente SENSACIONAIS!! A função IPOD supera qualquer telefone com tocador de MP3 do mercado. O design externo é superior e a tela de 3.5 Mult Touch é sem igual tornando a navegação na internet uma experiência maravilhosa. Deixem a paixão de lado e aceitem que a Nokia perdeu o bonde da história. Só resta fazer como as outras empresas… Copiar o Iphone.

  18. Não adianta pessoal, é como discutir religião ou time de futebol.

    Quem gosta da Apple gostam do status, de se mostrar, pouco ligam se o aparelho pode fazer mais por eles ou não. O que importa é a ostentação de se ter um iPhone, de ter gasto R$2.500,00 num aparelho que não faz metade do que um de R$1.500,00 faz.

    Eu, como gosto de algo realmente útil e não apenas bonitinho, caro e “da moda”, fico distante, por enquanto, dos iPhones.

    Obs.: dizer que o 5800 é pior que o iPhone… tsc tsc tsc.

  19. Acho que no Brasil, o iPhone ainda fica longe de ser o que é fora… basicamente pela falta do iTunes Store e do AppStore. Essas coisas são a extensão do iPhone.
    Ele foi feito para o usuário comum e como meio para que ele se aproximasse da apple. Quem não conhece alguém que comprou um iPhone e se interessou ou comprou um MacBook depois?

  20. Bom, eu não tenho muita base, mas analisando bem, que celualr se compra com 200 dólares? O N97 pelo que vi, vai custar no minimo o dobro. A Apple também foi inteligente, pois criou um mundo iphone onde qualquer um consegue entrar. Não apenas um expert em software ou um geek viciado. Pelo que vejo por ai, os aplicativos é que fizeram o nome do iphone. Com 2 cliques tu resolve muita coisa. Sempre fui fã da nokia, mas pela falta de tempo em aprender e fuçar, até estou achando o iphone bacana.

  21. Comfiabilidade…parece que o iPhone passa a impressão de ter uma confiabilidade maior, sem problemas de hard reset ou sei lah, pelo menos pra mim, que estou pesquisando um celular novo (ainda detentor de um 6230i, hehehe)

  22. O iPhone não é para usuário comum, o iPhone é um smartphone como outros que existem no mercado. Mas a escolha depende do gosto e dos objetivos de cada um.
    Os comentários de que o iPhone é umiPod e não tem recursos, na verdade não tem embasamento técnico, apenas uma paixão por marcas. Como tem os apaixonados pela Apple, tem os apaixonados pela NOKIA. Então estas opiniões não contam.
    Dizer que o iPhone é ruim é a mesma coisa que dizer que o N97 tem poucos recursos. Ou seja opinião de quem não entende nada de tecnologia.
    Cada um tem pontos fracos e fortes. A escolha? Vai depender do seu gosto e do seu bolso.
    Parecem usuários do Windows brincando com o Linux!!!

  23. eu vejo que muita gente aqui fala sem nem saber o q ta falando, sou usuário avançado de aparelhos Symbian e hoje em dia uso um iphone e um N95, são dois mundos diferentes… muita gente critica o iphone pelo simples fato de não ter condições de ter um, te garanto que se pudessem e tivessem saberia dar valor ao aparelho, ele pode até ter menos recursos que muito Nokia, mas pelo menos o que ele se propõe a fazer faz muito melhor que seus concorrentes, como: navegação, games e interface… esse novo iPhone vai dar muito trabalho para a concorrencia e vai calar a boca de muito usuário amador que só sabe falar em copy e past e bluetooth… a video chamada ainda não foi dessa vez, embora ache a coisa mais inútil…

  24. Edu, há quem goste da Apple pelo status sim, mas há quem goste dela porque ela é a única empresa de tecnologia realmente comprometida com usabilidade.
    Não que Nokias ou SonyEs sejam difíceis de usar – não são, de maneira alguma. Mas a Apple é uma das poucas empresas que não se contenta em entregar uma interface ruim (Mas há exceções: O iPod Shuffle 3G é péssimo nesse quesito)

    É muito mais prático usar o iPhone OS do que o S60 5th. Além de ter a interface muito bem acabada, é (como eu disse no meu primeiro comentário) o SO móvel mais avançado do mercado. É muito mais fácil fazer apps de alto nível pro iPhone, por ser igual ao primo desktop.
    É o mesmo do Windows Mobile, que é bem parecido com o Windows “desktop”, mas sofre de ter sido projetado para rodar num hardware bem mais modesto que o de hoje.
    É só ver para que plataformas móveis há alguma versão do Skype: Windows Mobile, Maemo e iPhone. Os irmãos mobile do Windows, Linux e Mac OS X. Há a versão em Java, mas ela não faz chamadas pela rede de dados, mas pela de voz. Uma versão Symbian é prometida há muitos anos – antes até do iPhone surgir. Mas cadê?

    Quanto a iPhone x 5800. O hardware do 5800 é mais poderoso em alguns aspectos (resolução da camera, camera secundária – que ninguém usa – e na resolução da tela). O iPhone ganha só no processador e na tecnologia da touchscreen, que é capacitiva enquanto o 5800 é resistivo.
    Agora, no sistema, por mais que o S60 tenha muito recursos a mais e o iPhone OS seja restrito em alguns pontos, o iPhone é superior. Não só nas tecnologias na “fundação” do sistema (o Symbian é o filho do ancião Psion, pouco evoluiu), como na usabilidade.
    Com o iPhone OS 3.0, muitas das lacunas do sistema (falta de C&P e bluetooth decente) vão sumir.

    Mal vejo a hora da Nokia anunciar um celular rodando Maemo. Esse sim vai poder peitar o iPhone. Até mesmo em usabilidade, o que tenho visto do Maemo 5 me tem animado. [Claro, dificilmente chegam no nível da Apple – mas tem muita coisa que não dá pra conseguir sem ser tão restritiva quanto ela e duvido que a Nokia trilhe esse caminho]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.