Radiohead e a morte do álbum

Lembra do álbum, CD, disco, o tradicional formato limitado a 10 ou 15 músicas por conta de problemas de capacidade de mídia (do CD, nos últimos anos)? Pois bem, a banda Radiohead anunciou que não vai mais lançar nenhum álbum, somente músicas avulsas para download e EPs. Eu acho que eles estão totalmente certos, sendo que meu último CD foi comprado possivelmente há mais de 10 anos, e com certeza o desaparecimento deste formato de distribuição de música não vai fazer a menor falta.

Não é muito melhor comprar as músicas que você realmente gosta, e não ter que levar o pacote todo por conta de duas ou três faixas?

Via Cris Dias.

4 comentários em “Radiohead e a morte do álbum

  1. Aí tu esqueces daquelas experiências (se é que vc já teve) de reouvir um disco que achavas ruim e descobrir pérolas arrasadoras. Ou de perceber que aquele disquinho que vc pensava ter apenas 2 ou 3 faixas legais na verdade tem bem mais. Essas coisas são bem relativas. Eu sou o ouvinte do disco, não ando preparando coletaneas ou faixas avulsas no meu Ipod. Adoro o conceito de Album e o acho importante enquanto obra artística e ainda de grande relevância mesmo nesses tempos onde tudo ganha uma aura de descartável.
    Sou admirador e acompanho há anos a carreira do Radiohead, vamos ver se eles seguem o que dizem, pois a banda Muse (tb inglesa) anunciou a mesma estratégia e este ano estará lançado um trabalho que ainda traz o conceito de Album (cheio) e tb será comercializado fisicamente (em CD e/ou Vinil).

  2. Descordo totalmente. Primeiramente que uma banda séria jamais lançaria um disco com 2 ou 3 faixas, todos os cds que comprei até hoje foi para ouvir o disco todo, e se a banda é boa você sempre encontra músicas de qualidades no resto do album, provavelmente melhores das que todo mundo conhecem, que pregam e ficam na cabeça e só sai com uma boa hora de música(Que são as musicas que as gravadoras/empresários divulgam). E outra coisa, a qualidade de um CD. A qualidade da música é perfeita em um CD, para se comparar um arquivo este teria que ter muitos mb’s.

  3. A questão de comprar só as músicas que gosta é uma questão não muito importante pra mim pq eu frequentemente gosto dos albuns inteiros, mas ainda assim eu concordo plenamente com a idéia de não lançar mais as músicas em CDs.

  4. É uma nova maneira de disponibilizar as músicas p’ros fãs.
    Estão no direito d’eles de o fazer, uma vez que as músicas os pertencem.
    Sempre comprei CD pela banda, se é uma banda que realmente vale os trocados, pode ter certeza que o disco todo vai fazer jus.

    Bandas novas tem mais é que explorar outras maneiras de vender música, principalmente nos dias de hoje, nos quais é muito fácil encontrar downloads de álbuns completos sem nenhum lucro ao artista.

    Sucesso ao Radiohead, que novos hits venham diretos ao topo, agora, dos downloads.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.