Rumor: Nokia estaria considerando a compra da Palm

big

Hoje um rumor muito interessante foi publicado por muitos sites e blogs espalhados pelo mundo, o fato de que a Nokia estaria considerando a aquisição da Palm, que mesmo com seu excelente modelo Pre, não está conseguindo bons resultados financeiros nos últimos trimestres. Por um lado eu vejo com bons olhos esta possibilidade, ainda mais quando pensamos no grande acerto que foi o lançamento do Palm Pre, mas por outro eu fico pensando nos rumos da empresa Finlandesa, que estaria apostando em um terceiro sistema operacional (Symbian, Maemo e Palm – WebOS) que concorreria com os seus próprios produtos.

Será que o rumor é verdadeiro? O que fazer com tantos sistemas operacionais focados em smartphones e concorrentes entre si? Na sua opinião, existe espaço para tantos sistemas operacionais para celulares de uma única empresa? Mande sua opinião sobre este rumor nos comentários!!

22 comentários em “Rumor: Nokia estaria considerando a compra da Palm

  1. A nokia sempre concorreu contra si mesmo, prova disso é a quantidade de celulares e smartphones q ela lança, e tem que ser assim mesmo, pra ser grande pense grande, pra quem é gigante, pense maior ainda pra ser maior ainda…

    Curtir

  2. Em termos de mercado seria muito bom para a Nokia pois abocanharia uma fatia maior. Em termos de sistemas, seria complicado manter os três. Se bem que o Symbiam não pertence mais a Nokia.

    Curtir

  3. assim vamos ter mais disponibilidade, se a nokia focar cada um dos seu sitemas e dividir qual sistema e dado a q tipo de publoco ate acho possivel, caso ela fassa tudo igualzinho em cada um, ela vai ficara meio q sobrecarregada ( mas n acredito nisso pela competencia da nokia ) ou ela pode se destruirn as parter setor por dsetor, mas pela competencia da nokia caso isso aconteca ela vai arrajar jeito, agente n pode esquecer da qualidade nokia

    Curtir

  4. Que louco.
    Por uma lado ela ganharia mais mercado e concorreria ainda mais com ela própria… muitas empresas fazem isso… compram as menores para se fortalecer e ganhar mercado…. Ela pode se dar ao luxo de comprar só para fechar as portas e pegar algumas patentes…

    Curtir

  5. Talvez ela utilizasse o webos como uma camada intermediaria nos so, assim como a ms faz com o .net…
    Pelo que vi dizerem desenvolver em webos é facil.. assim como montar paginas.. é uma boa infra estrutura para os widgets que ela ja tem, e para o navegador, assim poderia concorrer com o safari no iphone e o do android.

    Curtir

  6. Se for verdade, só consigo pensar nisso como uma forma dela ingressar no mercado americano com mais força….
    Porque a Finlandesa domina na Europa e no terceiro mundo… mas lá….

    Curtir

  7. Rodrigo,

    Primeiramente quero parabenizar pelo seu blog, que com certeza é o melhor blog de celular e mobilidade que conheço!
    Já me tirou várias dúvidas e estou todos os dias me atualizando por ele.

    Eu acho que se essa noticia vier a ser verdade, eu vejo que o futuro dos smartphones e celulares será cada vez menor em concorrencia pois as empresas mais fortes vão acabar comprando as mais fracas. É verdade tambem que um nokia com palm OS seria bem interessante!

    abraço!

    Curtir

  8. Olha, isso pode ser bom para a Nokia, pois a Palm pode (PODE…) possuir patentes que sejam interessantes para a ind finlandeza… Fora isso, estaria tbm entrando um pocuo mais forte em mercados corporativos… Mas isso ela tem que saber diferenciar criteriosamente… Ainda bem que a Nokia consegue fazer isso bem, vide a diferenciação das linhas N, E, ExpressMusic… Apesar de ser muito parecidos, eles atraem perfil de usuários bem diferentes…

    Agora é esperar para ver o que vai acontecer…

    PS: disseram a alguns meses atrás que a HP queria comprar a Palm, ainda mais depois do fracasso dos seus “palms”, hehehe. Acho que a Nokia não vai estar sozinha na briga para comprar a palm não…

    Curtir

  9. A Nokia há muito tempo vem em um modelo antigo: inovando hardware conforme a demanda do mercado e vendendo através do subsídio das operadoras. O iPhone mostrou que este sistema é obsoleto… com app Store, iPhone SDK…
    Agora a Nokia parece querer mudar de rumo… OVI, ainda patético se comparado com os serviços do Google e com o sistema de música/video/software do itunes. Resolveu ainda falar “grosso” com as operadoras, com o lançamento do N900 dizendo que não haveria customização das operadoras… mas parece que já vai afinar.
    Aí resolve comprar a Palm… que foi extremamente inovadora… parou no tempo… e agora corre atrás do prejuízo, na trilha do iPhone (inclusive com o Jon Rubintein).
    Não me parece muito esperto… mas para uma empresa que perdeu sua agilidade de inovação pelo modelo comprometido com operadoras de telefonia e pelo narcisismo que insiste em dizer que é líder em telefonia celular (ao invés de reconhecer a constante perda de mercado), tudo pode acontecer.

    Curtir

  10. Acho difícil, a Palm é melhor que a Nokia acho no mercado corporativo pois o WebOS é exelente em e-mail, agenda e office.
    Fariam isso so se for pra concorrer diretamente com a RIM com o Blackberry, mas teriam que levantar a empresa e mostrar seu potencial.
    Pelo visto a Nokia já está investindo, pelas noticias em negociação com a Microsoft para colocar um Office em seu Maemo5 e o Messenger da Nokia com seu sistema de e-mail e por ai vai, será que ela precisa da Palm pra isso???

    Curtir

  11. Ontem eu e um amigo já comentávamos as possibilidades da Nokia se adiquirisse esta empresa.A palm vem perdendo mercado,e assim como foi bom pra Ericsson a fusão com a Sony seria muito melhor pra Nokia pois não seria apenas fusão mas a aquisição da outra empresa e se além disso se aliar a outros parceiros como: intel e microsoft mas vejo com bons olhos as atitudes sa Nokia e com uma visão aguçada pois observa o presente e o futuro mas desejo que não seja apenas boatos pois aguardo muitos bons resultados da empresa com atitude como essa

    Curtir

  12. Rodrigo,
    Eu penso que justamente é para evitar a concorrência. Eu lembro quando o dono da Viação Cometa comprou a Viação Impala que era concorrente direto. No entanto, pelo menos durante anos ele manteve o nome Impala. A explicação que foi me dada na época pelo diretor da Cometa foi que com tal procedimento inibia a concorrência, ou seja, já que existia duas empresas fortes, não iria outra se arriscar a entrar no mercado. Agora eu não sei mais, pois tenho muito tempo que não ando em ônibus interestadual e nem tenho mais contato com a Cometa, mas creio depois que saiu o nome Impala entrou a Gontijo para fazer concorrência. Não sei se este é o verdadeiro motivo da Nokia, mas bem que pode ser um deles.
    Essa é minha opinião.
    Abraços.

    Curtir

  13. concordo com o danilo.
    Vamos pensar nisto : o Maemo está cada vez mais desenvolvido e o symbian terá cara nova em 2010. Se a nokia comprar a Palm, com certeza ela vai matar o webos. Mas por que seria isto algo inteligente?
    Não por questões de competitividade ou mercado mais sim por tecnologia.

    Como já foi dito acima, o webos é de fácil desenvolvimento e tem uma experiência muito boa com widgets, aplicativos, web, que a symbian ainda não tem e o Maemo está caminhando para isso.
    Se uma empresa tem acesso aos arquivos de desenvolvimento de um OS, facilita e muito o aperfeiçoamento de outro. Podemos ver que o symbian em si já é “meio” compatível com o sistema da palm. Vemos isto em emuladores de sistemas operacionais instáveis no próprio symbian.
    Como a nokia vai precisar se focar em IphoneOS e Android- pois está em parceria com a MS- com os dados da palm poderia desenvolver algo que competisse e até fosse melhor que os concorrentes.

    É o que eu acho, baseando nas minhas “fuçadas” e análises!
    abraço!

    Curtir

  14. Uhn, acho que espaço tem sim. Um bom exemplo é a HTC que atualmente tem aparelhos com Windows Mobile e Android. É uma forma de “agradar a todos os gostos”.
    Só o que não dá é pra deixar um de lado em favor do outro.

    Um abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.