Segundo o IDEC, os serviços 3G não funcionam…

tartarugavoadora

Quem utiliza os serviços das redes 3G das operadoras no Brasil sabe que as coisas não são nada fáceis, e o funcionamento e performance geralmente estão muito distantes do que é apresentado pela mídia. Hoje eu encontrei um interessante post no Geoweb que comentava que o Idec – Instituto de defesa do consumidor, confirmou que os serviços de Banda Larga 3G não funcionam e as operadoras não trabalham de forma transparente mostrando ao consumidor maiores detalhes sobre os serviços contratados. Em resumo:

• O velocidade nunca chega no limite prometido.
• A conexão nunca é ilimitada conforme o prometido.
• A área de cobertura é muito menor do que a divulgada.
• O serviço de atendimento nunca resolve seus problemas.

Veja abaixo os detalhes da reportagem da info.

“O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) apresentou um estudo, hoje, sobre os serviços de banda larga 3G oferecidos por Vivo, TIM, Claro e Oi em São Paulo.

Segundo o Instituto, estes serviços apresentam diversos problemas, como velocidade irregular e falta de transparência nas negociações entre consumidor e prestador de serviço.

Ao analisar as vendas de 3G, o Idec apontou que as teles não fornecem com clareza informações sobre as instabilidades a que o 3G está exposto e informações importantes sobre a qualidade do serviço são informadas apenas no contrato de venda. Para o Instituto, falta transparência nestas negociações.

O Idec também apontou a ausência de regras claras para as operações 3G, que deveriam ser definidas pela Anatel. A falta de uma regulação mais objetiva deixaria os consumidores desprotegidos.

O instituto concentrou suas críticas, no entanto, nos problemas de velocidade que os produtos 3G apresentam, já que frequentemente os usuários têm acesso a uma velocidade real muito abaixo da velocidade contratada.

Para a advogada do instituto, Estela Guerrini, as teles se eximem de responsabilidade por meio de cláusulas contratuais que definem como velocidade mínima assegurada apenas 10% da banda contratada.  Segundo o Idec, estas cláusulas são abusivas e visam transferir para o consumidor a responsabilidade por não ter um bom serviço.

Na opinião de Estela, as empresas de telefonia vendem mais acessos do que são capazes de atender e, depois, justificam seus problemas alegando distância do usuário em relação à antena da operadora e número excessivo de usuários conectados ao mesmo tempo na mesma região.”

E você, está satisfeito com o serviço da rede 3G da sua operadora?

13 comentários em “Segundo o IDEC, os serviços 3G não funcionam…

  1. Olha, eu uso o 3g da Oi via N97 (como Modem) e por incrível que pareça, não estou insatisfeito!

    Ok, admito, a velocidade não é sempre AQUELA maravilha, mas uso como conexão BackUp.

    Outro dia atualizei meu N97 para a V20 usando ele mesmo como modem e, pasmem, o download da firmware inteira levou pouco mais de 40 minutos (lembre-se, mais de 130Mb)!

    Fora isso, deixo o celular sempre conectado e recebendo e-mails.

    Posso ser um caso a parte, mas não estou insatisfeito! =D

  2. Pelo menos aqui no RJ a VIVO promete o que foi contratado,é um serviço caro, limitado, mas está dentro do que foi acordado.

    Quanto a ANATEL, já falo isto a muito tempo: ela praticamente só fiscaliza os serviços de voz, todo o resto como dados, SMS e multimídia ela trata como serviços adicionais.

    Se entrar no site da Anatel e baixar todos os documentos e normas do SMP (Serviço Móvel Pessoal), vai descobrir que menciona poucas vezes o serviço de dados.

    O própria tarifação e contratação por PLANO DE MIINUTOS, estipulada pela Anatel, é uma coisa ultrapassada, que deixa praticamente todos os outros serviços (SMS, MMS, Dados) podendo ser cobrado a parte, a critério da operadora, com a tarifação livre.

  3. É uma questão de sorte. Meu pai comprou e só teve dor de cabeça pq o serviço não funcionava à contento (exatamente como descrito na reportagem). No entanto, um amigo meu comprou e navega com velocidades absurdas (250kb/s de taxa de download numa conexão 3G!!). Entenda…

  4. Caros leitores,

    Aqui onde mais tenho realizado os acessos em “2G” ainda, seja diretamente pelo meu próprio Nokia E71-3 ou como modem para meu notebook, as velocidades e taxa de transferência, comumente, estão na faixa de 30 a 40kbps/ 3.8 a 4.9kbps, respectivamente, abaixo da mínima velocidade contratada!!!

    Ligo pra Anatel, para reclamar, TODOS os dias!!! E a Operadora (Vivo MG 32) nem dá satisfação mais!!! Quando consigo falar com o suporte, abrem “um reparo” e tudo continua a mesma coisa e até pior pois, ultimamente, tenho que ficar insistindo muito para conseguir conexão, através dos diversos aplicativos que necessitam!!!

    E pago caro por isso, cerca de R$ 119,00!!! O mesmo que um cliente, que tem acesso em 3G paga!!! E a Operadora se defende alegando que eu pago pelo consumo ilimitado de dados e não pela velocidade!!!

    Ou seja, para esta Operadora (eficiente nas propagandas e na hora de enviar minha conta mensal), não importa se gasto 100 minutos (quase 2hs!) ou mais para realizar uma tarefa enquanto um outro cliente, em 3G, pode gastar apenas 10 minutos?!!

    Ahhh, mais essa pra encerrar esse resumo da minha sofrida relação com esta empresa: quando procurei tomar satisfações do suporte técnico, cheguei a esperar 118, 67, 56 minutos até ser atendido!!! Abri reclamações sobre isso também na Anatel e a Operadora enviou seguidas cartas, se explicando com o vasto uso daquelas “frases feitas” de sempre!!!

  5. Rodrigo, imagina aqui no nordeste que o preço é absurdo e o serviço ainda é mais podre que pelas bandas do sul…

    pior mesmo é o limite de trafégo.. ridículo para algo que se diz “plano ilimitado”.. ¬¬

    ps. pra usar no celular até que pode ser, mas pra substituir internet banda larga no pc, nem sonhando…

  6. Pois é, também estou satisfeito com o serviço prestado da Vivo aqui em Florianópolis. Como disseram, a velocidade as vezes não é aquela maravilha, mas com certeza chega bem próximo do contratado. Valeu !

  7. Meu primeiro comentário neste ótimo blog. Parabéns Rodrigo por tão profissional espaço virtual.

    Quanto ao assunto em questão, de fato é uma piada mesmo. Só no Brasil para empresas venderem um serviço “ILIMITADO” de internet que na verdade é limitado.

    Eu estava pensando em ter este serviço, mas quando li o que é o “ILIMITADO” que vendem, desisti.

    Sem contar que quem mora na “periferia do Brasil” (para mim, São Paulo é cidade, e o resto é periferia) tem poucos espaços com acesso 3G ainda.

    E esta de garantir APENAS 10% da banda contratada é uma P*** sacanagem.

    Falta a ANATEL justificar o fato de existir, mais morosa que esta internet 3G do Brasil, só mesmo a ANATEL.

    Desbloqueio de aparelhos, portabilidade, atendimento facilitado, etc, tudo foi demorado para entrar como norma regulamentadora.

  8. Aqui no Rio eu contratei o plano 3G da Claro e adivinha:
    Insatisfeito!!! Um plano caro (100 reais por 1 mega!!!) q raramente ultrapassa os 20 kbps. Tem pico de 400 kbps? Tem, mas são MUITO raros. Sem contar q de madrugada a internet cai. Religar só em EDGE e em alguns minutos.
    A unica parte boa é que o modem é portatil…

  9. Sou cliente VIVO e Claro 3G.
    Em recife, no inicio desse ano, a VIVO tinha velocidade máxima de 1mb e hoje, após ela fechar e reabrir por aqui, a velocidade está satisfatória média de 1mb e tem picos de até 3mb.

    Já a claro, eu possuo 3G Ilimitado nas duas operadoras, consegue tirar média de 100kb igualando-se ao VIVO Edge- tenho provas disso em meu twitpic.

    É uma vergonha de fato. Ambos os planos custam mais de 100 reais, VIVO 129,00 e CLARO 149,00- com desconto pago 129,00 para se ter tanta diferença em banda.

    O Brasil tem que criar políticas mais severas contra as operadoras, para que essas tenham um padrão de qualidade igual ou superior- sim, somos capazes- ao europeu.

    O que não pode é operadora infligir o CDC- Código de Defesa do Consumidor- e ficar por isso mesmo.

    Propaganda enganosa é crime e o Rodrigo sabe disso. Falta lembrar a justiça e as operadoras disso.

  10. Esse estudo só veio para mostrar óque eu sempre digo:) O Brasil não é um país sério e nos somos um bando de palhaços na mão das operadoras e a ANATEL só deve fazer algo perto de 2016 rsrs

  11. Ohhh pessoal!!!

    Brasil é o país das Olimpíadas e da Copa. Quero ver os gringos tendo que utilizar nossa rede celular. Vamos virar motivo de chacota.

    Abraços!

  12. Olha, eu estava satisfeito(depois de ter sofrido muuuito) com o 3G da Tim. Isto até meu modem quebrar…

    Aí a Tim empurrava o problema pra fabricante do modem, que dificultava pra fazer a manutenção. até q me cansei e cancelei o serviço…

    Depois te tentar assinar as internets a fixas, sem sucesso, assinei Hoje a internet da Vivo…

    Bom, o que posso dizer?
    Velocidade de internet discada rsrs… bem estavel… 3h sem cair… mas extremamente lento… sempre na rede EDGE, e estou a menos de 20Km do Centro de São Paulo… e dizem que essa cidade inteira esta coberta com 3G… Bah… rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.