Onde estão os blogs que falam sobre o sistema operacional Symbian?

Eu escrevo este blog desde janeiro de 2007, e acompanhei muita gente durante este tempo todo, e pude ver muitos blogs de fãs de algumas marcas nascendo e morrendo. Nos últimos meses eu notei que uma boa parte dos editores que escrevem sobre o sistema operacional Symbian começaram a diminuir o número de postagens ou até encerrando suas atividades.

Onde estão os blogs que falam sobre o sistema operacional Symbian? Hoje eu encontrei um post sobre o destino de um destino de um destes editores. O Mauikek do excelente Symbian Planet trocou o seu aparelho com sistema operacional Symbiam por um Blackberry. O site continuará existindo com outros editores, mas seu fundador acabou desistindo de utilizar os aparelhos da plataforma.

Agora fica a pergunta, será que o sistema operacional Symbian conseguirá se renovar antes de seus usuários migrarem para o iPhone, Android ou Maemo? Vamos esperar para ver!!

32 comentários em “Onde estão os blogs que falam sobre o sistema operacional Symbian?

  1. acho que todos precisamos nos renova e sistema symbian estar parado, exemplo e os aparelho nokia com symbian , eles chegam ao mercado e saem de linha e não deixam de trava ou aparece lentidam

  2. Os blogs sobre Symbian estão sumindo assim como os aparelhos que rodam Symbian.

    O sistema simplesmente parou no tempo e, apesar dos esforços da Nokia em adaptá-lo aos novos aparelhos touchscreen, o resultado foi tosco.

    Não dá mais pra remendar o Symbian, infelizmente a Nokia vai ter que encontrar outro caminho que talvez seja a plataforma Maemo.

  3. Acho que o n97 foi o último suspiro do nokia symbiam…. infelizmente terá o mesmo destino do Palm OS…

    E você Rodrigo, pretende mudar de plataforma após a epopéia com os travamentos do n97?

    Eu, pessoalmente depois do N97, estou muito satisfeito com meu Iphone 3gs… mas adoro a Nokia, queria muito um aparelho que rodasse o SO redondo sem travamentos ou bugs bestas…

    Meu irmão comprou sábado um e75, este sim parece bem robusto, até agora, nenhum travamento ou bug…

  4. Sou mais um q migrou do symbiam para o iphone OS… gostava muito do meu n95, tanto q ainda o tenho guardado, mas uma pena a Nokia parar no tempo, torço para q o N900 com o Maemo seja tudo que promete ser, quanto ao Symbiam eu acho que tá no caminho do Palm OS tb

  5. Eu acompanho as mudanças do Symbian no site oficial (http://www.symbian.org/) e as coisas estão acontecendo por lá. Talvez não na velocidade que queremos e/ou esperamos, mas estão acontecendo. Em 2010 vamos ver algumas mudanças significativas no Symbian.

    Espero que o Symbian não morra. Gosto muito do sistema e por enquanto me recuso a migrar para iPhone, pois não gosto das práticas de mercado exercidas pela Apple. Isso não quer dizer que eu ache o iPhone ruim, pelo contrário acho ele bem legal.

  6. A maioria tambem parou de produzir material devido ao copy past dos sangues sugas de comunidades de orkuts, fóruns e outros blogs, eu mesmo deixei de ser adm de fórum por cansar de ver conteúdo meu nas fontes citadas e sem o devido credito.

  7. Já tinha usado symbian na época do 6681 e fui para windows mobile. Gostei de algumas melhorias no 9.1 e voltei para o symbian, mas com algum tempo vi que a plataforma estava mesmo parada, sem ter evoluido tanto quanto eu achava a principio. Acabei voltando para o windows mobile. Parada por parada ele é mais robusto, mais customizavel e acaba me atendendo melhor. Continuo acompanhando alguns blogs sobre symbian principalmente para continuar informado pois fiz varios amigos migrarem para symbian continuo sendo a referencia deles em tecnologia, além disso tenho esperanças que a plataforma volte a evoluir e após resolvidos todos os problemas do N97 apareça alguma coisa melhor que me faça voltar.
    Por enquanto me recuso a pensar em iPhone, gosto do que tenho visto sobre o maemo, mas sequer cogito o N900 pelo tamanho. Estou esperando uma oportunidade de brincar com um Android pra ver se me adaptaria à plataforma.

  8. Concordo com o Claudio, muita gente pirateia apps symbiam sim, mas a culpa é em parte de quem?? Comprei o docs to go para o iphone por U$9.99… oficialmente e legalmente pela apple store e quando fui ver para symbiam… a bagatela de 49.99 doletas.. o mesmo app, jogos que comprei na apple store por 0,99 a no máximo 5.99 não saem por menos de 30 dólares para o symbiam…

    Eu teria continuado com o n97, não fossem os travamentos, os bugs e os valores dos aplicativos…mas sem condições.

    Não gosto muito das políticas da apple também, mas adoro os produtos e os preços deles… tá, o hardware é caro, mas quanto custa um vista por exemplo?? cerca de 400 reais… eu paguei 39 dólares pelo snow leopard…

    A okia poderia tomar como exemplo… um hardware poderoso aliado a apps baratos e principalmente, uma fácil integração ao pc e tudo de maneira fácil…

    Assim o symbiam continuaria por muito tempo… eu mesmo uso desde meu primeiro 6600 sabonetão… mas hoje?? Depois do n97 chega de symbiam para mim… a menos que mudem muito, tanto nos preços quanto no resto…

  9. Sinceramente eu não entendo o que Vocês querem dizer com:

    “O Symbian está desaparecendo”

    “O sistema simplesmente parou no tempo e, apesar dos esforços da Nokia em adaptá-lo aos novos aparelhos touchscreen, o resultado foi tosco”

    “Não dá mais pra remendar o Symbian”

    Luiz Lavos, para de usar o Windows ou o MacOs então, eu sei e entendo que eles renovam sua interface a cada dia e adicionam melhorias também.

    Todo sistema é melhorado e o que você chama de remendado é atualização (upgrade), ou você acha que a cada versão do MacOs eles reprogramam todo o Kernel do zero?

    Pelo amor de Deus quanta ignorância.

    Se o problema é renovar, aqui está as telas do novo Symbian para 2010:

    http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/smartphones/nokia-revela-telas-do-novo-symbian/

    Só falta você me dizer que a fonte info abril não é de confiança.

    Minha opnião e sem querer discutir é claro.

  10. Concordo que a plataforma Symbian parou no tempo por um longo período e está difícil de se adaptar aos novos tempos. Possuo um 5800XM, e de um tempo pra cá estou a analisar para que plataforma irei migrar no ano que vem – Iphone OS, Android ou Maemo 5. Apesar de funcional ela deixa muito a desejar, e acabei perdendo o gosto.

  11. sempre gostei muito do sistema symbian. a quantidades de programas disponiveis realmente tem grande contribuição na hora da minha escolha de smartfone. mas até quando?

  12. Muito curioso a galera reclamar que o “O sistema simplesmente parou no tempo”” quando pensão em mudar para um OS que só foi fazer coisas que os celulares produzidos no ano 2000 faziam no começo desse ano, ou trocar por um outro que é 80% java é por consequência é todo remendado mas vende porque é apadrinhado por uma grande multinacional, não que eu esteja defendendo o symbian, pelo contrario, eu quero mais que ele seja substituído pelo maemo e não me incomodo se as vendas da nokia caiam muito(eles tem mais que se ferrarem, assim melhoram o atendimento ao usuário e quem sabe parem de fazer venda casada junto com a microsoft, procedimento que é crime segundo as leis brasileiras).
    Só estou escrevendo para que a galera pense mais antes de escrever e não ficar pagando esse papelão “o meu é maior que o seu”.

  13. vou printar a tela pq ano q vem com o novo symbian oq vai ter d nego babando ovo da nokia vai ser brabo..nao troco sys por nenhum OS DA VIDA…abraços

  14. Comecei a usar Symbian no ano passado, com o N82, desde o começo achei um excelente SO, aparentemente obsoleto se comparado ao iPhoneOS ou mesmo ao WinMo6, mas bastante estável. Já havia brincado com N95 e outros Nokia, há 3 dias eu ainda era dono de um Samsung OmniaHD, e posso dizer que o problema do aparelho era o próprio SO, sei o que o hardware é capaz porque já brinquei com um iPhone 3GS e fiquei bastante desapontado com as limitações do aparelho, peguei alguns jogos “HD” exclusivos para o OmniaHD e pareciam jogos em JAVA com tela grande. Além disso há uma tremenda falta de aplicativos decentes para o 9.4 5th edition, tirando o Gravity, o Opera Mobile 10 e o gReader, nenhum outro possuia uma interface bonita e gostosa de se utilizar, alguns são excelentes, como o Explorer, o CorePlayer (que por sinal ainda não tem uma versão que funcione estavelmente no 9.4) e muitos outros.

    Enfim, vendi o OmniaHD por causa dessa falta de aplicativos e atualmente estou utilizando um E62 enquanto espero juntar mais uma grana pra comprar algum smart decente.

  15. seria “agradavel” comprar algum aparelho com symbian ou eh melhor esperar o symbian^2?estou pensando em comprar um X6 ou um jet
    ja q iphone num gostei (nem sei pq) e os q tem android são mto caros…
    aos q dizem q o symbian ta ficando “parado”
    digam…
    seria possivel atualizar o OS?
    tipo o nokia X6 eh symbian^1
    seria possivel atualizar para o Symbian ^2?

  16. Uso Symbian a 5 anos e aguardo uma renovação já que alguns problemas daquela época existem até hj.Sou mais um que se recusa a usar um Iphone pela política do fabricante que trata cliente como cachorro.Mas fiquei na dúvida ,porque os app para symbian são mais caros em relação ao Iphone?Symbian Forever desde que pare de travar rsrs:)

  17. Olá Rodrigo,
    Eu só gostaria que a Nokia atualizasse o meu N95 com os novos recursos e design do sistema, igual aos últimos S60 que foram lançados. tendo em vista que é um celular fora de linha, isso não seria problemas em relação a vendas. Não sou programador, mas vejo que o que mais interessa na escolha de um celular, além dos recursos, é claro, é a personalização e o visual do sistema. Isso pelo menos para mim. E o symbian está pecando no que diz respeito a efeitos e personalização. Ele está muito limitado. Está ficando quase um Windows mobile.
    Sei lá, é apenas a minha opinião.

    Obrigado pelo espaço.

    Diego.

  18. Ehh, realmente este mercado está ficando cada vez mais escasso…
    Creio que usuários comuns continuarão consumindo o Symbian, assim como o conteúdo de quem escreve sobre o mesmo. Mas, usuários mais “experientes” (que em sua grande maioria são os que escrevem em seus blogs), estão cada vez mais migrando para as outras opções existentes no mercado.

    Mas, espero que o Symbian dê uma arrancada em 2010 (com sua nova interface), e realmente venha com algo novo (ou pelo menos algo que se iguale aos seus concorrentes).
    Se isto não acontecer, vejo um caminho sem volta para o Symbian…

  19. Uma comparação que pode ser feita em relação ao que está acontecendo com mundo mobile é o que aconteceu com os browsers.

    Durante muito tempo o IE reinou praticamente sozinho no mercado, resultado disso: a Microsoft deixou de dar atenção para o programa. Ele ficou estagnado e sem nenhum tipo de inovação durante anos. Quando o Firefox chegou e começou a tomar espaço, eles foram obrigados tomar uma ação. Já estamos no IE8 e povo já começa a falar na internet sobre o IE9. E agora ainda tem Safari que é impulsionado pelo uso de computadores da Apple e o Chrome que tem nada menos que o Google por trás.

    A Nokia dominou o mercado com uma folga confortável durante um bom tempo. Agora que os concorrentes começaram a aparecer e incomodar de verdade ela está tentando reagir (investindo muito na disseminação Qt e abrindo o código do Symbian, este último eu enxergo como uma tentativa de trazer inovação para dentro da plataforma). Vamos ver se ela consegue reagir de maneira ágil e com uma resposta a altura de iPhone e Android.

    É como eu sempre digo, nada melhor que uma concorrência real para sacudir de verdade o mercado.

  20. Na verdade acompanho muitos blogs sobre Symbian e outros sobre a Nokia. Acho o S.O. Symbian fantástico e maduro, o problema é a Nokia colocá-lo em hardware aquem do que ele precisa, pouca RAM, custava colocar 256 MB? E o outro problema e a Iterface com o Usuário. Porém eu gosto muito do fato de eu organizar as coisas em pastas e nunca deixar mais ícones na tela do que o tamanho que ela suporta. Gosto muito do meu 5800 XM e estou muito afim de um X6 se ele chegar aqui. Acho o N97 mini muito legal também. Estou esperançoso com relação ao Symbian ^3 e ao Symbian ^4. Quanto ao Iphone… sem multitarefa… sem envio de arquivos via bluetooth… sem câmera para video chamada… sem flash… com aquele tamanho todo? Só com a apologia da mídia mesmo, para uma coisa dessa dar tão certo!

  21. Respondendo ao tema do tópico…

    Rodrigo, tenho certeza que no biênio 2010/2011 novos Blogs surgirão para falar (divulgar) sobre o Symbian^2, Symbian^3 e Symbian^4. Pode ter certeza!!!

    O atual OS Symbian, apesar de ainda agradar aos seus usuários, pela infinidade de aplicativos, realmente já está ultrapassado, mas o futuro do Symbian “está mais presente do que nunca”!!!

  22. é engraçado ver que ainda existem usuários fanáticos que não conseguem enxergar que o Symbiam parou no tempo, foi assim com o Palm OS tb, varios o defenderam até q a Palm parou de usa-lo para dar entrada no Palm Pre, acredito que o Symbian esteja indo para o mesmo fim, o maemo está entrando e como é um SO muito superior com certeza vai aposentar o Symbiam, muitos vão demorar muito para aceitar, mas, queira ou não queira o Symbiam não tem mais força para competir com o Android e nem com o iPhone OS que todo ano tem varias atualizações, quem tem um Mac sabe do que estou falando a Apple não brinca em serviço! E agora com o Android na briga a Nokia tem mais é que partir para o Maemo, vai ser uma briga de SOs baseados em Unix, briga boa!

  23. @Adam

    O que eu quis dizer é que o Symbiam como é hoje não foi concebido para touchscreen e sim adaptado (remendado) para tal. Por isso não explora esse recurso como outras plataformas que foram criadas em função dele como o iPhone OS e o próprio Maemo.

    E, concorde ou não, o Symbiam 5th é tosco sim. Deixa claro que a Nokia foi pega com as calças na mão e teve que correr pra apresentar algo com cara de gambiarra só pra não ficar de fora da brincadeira.

    Sempre fui fiel aos celulares Nokia e mais tarde a plataforma Symbian em seus smartphones mas não dá pra competir. Sou usuario de Macs a muitos anos e, depois de resistir o quanto pude, finalmente ontem peguei meu iPhone 3GS.

  24. Olá Rodrigo. O que vc falou é verdade. Eu vou falar por mim apenas. Tenho postado pouco durante os ultimos dias pois meu trabalho está consumindo quase todo o meu tempo. Mas sempre que sobra algum tempo, eu posto algum conteúdo lá. Não penso ao menos até o presente momento em parar com o blog, apesar de como o Cladio Martinez falou ocorrerem o copy/paste de conteúdo em foruns e orkut sem mencionar as fontes. Até o início de 2007 eu era dono de quase todas as comunidades com mais membros no orkut dos modelos N Series e E Series nacionais e internacionais. Infelizmente por conta disto, acabei ganhando desafetos que queriam tomar meu lugar e acabei sofrendo as consequencias das formas criminosas que alguns deles se utilizaram para tomar a força minhas ex-comunidades. Apartir deste momento fiquei distante do mundo symbian por quase 2 anos e resolvi voltar em abril deste ano criando o blog que vcs já conhecem. Um abraço

  25. Luiz, estou quase comprando um iphone também, sou usuário nokia symbian há muitos anos, mas não aguento mais todo lançamento ser tão demorado, os aparelhos virem com muitos problemas físicos e de software. Por isso estou pesquisando sobre o iphone 3gs e sobre alguns androids. Depois se puder me passa sua impressão do aparelho. Abraços

  26. Qual SO tem a quantidade de APPS como o Symbian? Nem Maemo nem Android. Iphone nem falo porque pra mim é mais moda do que utilidade. E um celular não é só SO…

  27. iphone moda??? Ah faça-me o favor, o sr Filipe é um fanfarrão… só faltou falar que o iphone tem menos aplicativos que o symbiam que cada versão tem incompatibilidade…

  28. Bom, eu criei a comunidade Symbian OS . X do Orkut, a comunidade N95 (essa é meio controversa)… Depois criei foruns de sucesso como o GaleraSymbian e depois o Blog GaleraMobile….

    O que aconteceu comigo?

    Peguei um Iphone 3GS 32GB, fiz o jailbreak, comprei um Lumix 12 MP… E não sinto falta nenhuma dos celulares symbian… Pelo contrário, acho todos hoje um tremenda tanqueira que parou no tempo, com interface antiga e aplicaçoes limitadas…

    É minha opinião/

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.