Mercado de celulares em 2009

Hoje eu encontrei um ótimo resumo com os números do mercado de celulares no ano de 2009. Veja como ficaram as vendas de cada empresa:

Mobile phone sales:

1 – Nokia . . . . . . .   432 Million 38  %
2 – Samsung . . . .    227 Million 20  %
3 – LG . . . . . … . . . . 117 Million 10  %
4 – SonyEricsson . . . 57 Million   5  %
5 – Motorola . . . . . . . 55 Million   5  %
6 – ZTE . . . . . .. . . . .  50 Million   4.5%
7 – Kyocera . . . .. . . . 45 Million    4  %
8 – RIM  . . . . . .. . . .  35 Million    3.5%
9 – Sharp . . . . .. . . .  29 Million    2.6 %
10 – Apple . . . .. . . . . 25 Million    2.2 %
Others . . . . . . . …. . .  56 Million    5%
TOTAL . . . . . . . . 1,130 Million (1.13 Billion)

Smartphones sale:

1 – Nokia . . . .  68 Million    39%
2 – RIM . . . . .  35 Million    20%
3 – Apple . . . .  25 Milllion    15%
4 – HTC  . . . . .  8 Million    5%
5 – Others . . .  35 Million    21%
Total  . . . . . . 175 Million

Smartphones OS:

1 – Symbian . . . ….. . . .  45%
2 – RIM . . . . . . ….. . . . . 20%
3 – Apple . . . ..  . …. . . .  15%
4 – Windows Mobile . . .  6%
5 – Google Android . . . .  4%
Others . . . . . . . .. . . .  . . . 10%

Fonte: Biskero.

20 comentários em “Mercado de celulares em 2009

  1. Não meu caro Eduardo, a Apple domina mesmo é nos EUA, mercado esse que a Nokia não consegue abocanhar muito. Mas comparando com o mundo todo a coisa muda de figura.

  2. Só um detalhe. Não querendo defender, mas já defendendo, das marcas sitadas a Apple é a única que tem apenas um aparelho. Posso até estar errado, mas acho que a nokia vem perdendo mercado e não tem se esforçado muito para voltar a crescer. Ela já foi bem melhor do que é hoje, prova disso é os prejuízos que cada dia aumentam mais.

  3. Acredito que muitos blogs de tecnologia são pagos para escrever más opiniões sobre os celulares e “smartphones” Nokia.

    1. Adriano, boa tarde! Aqui não acontece isso. Pode acompanhar os posts e verá que realmente utilizo os aparelhos e aponto os prós e contras de cada um. Leia o blog com mais atenção antes de fazer qualquer julgamento. Até mais!!!

  4. @jbdf: prejuízo? Você tá doido, a Nokia anunciou crescimento dos lucros em 2009!

    De qualquer maneira, a Nokia vem perdendo bastante espaço sim, principalmente no seguimento de smartphones. Isso é efeito da concorrência, o que é uma coisa muito boa para nós consumidores. Quando mais concorrentes, mais inovação, melhor qualidade e preços melhores.

    Outro detalhe que eu acho interessante é que mesmo perdendo espaço, a Nokia ainda tem um vantagem boa sobre os concorrentes. Se ela reagir a tempo, pode conseguir se manter no topo. Vamos aguardar pra ver as próximas versões do Symbian.

  5. Eu fiquei mais curioso com os OSs. O Andriod com pouquissimo tempo de casa já tá quase desbancando o WinMO… esse ano vai ter briga boa.

  6. Adriano seu comentário foi bastante infeliz. Acompanho este blog a muito tempo, e o Rodrigo só coloca a opinião dele sobre aparelhos que ele recebeu e testou muito bem. Além disso, a nokia sempre foi a que recebeu melhores comentários nos blogs de tecnologia disponíveis.

  7. Até o 4 trimestre do ano de 2009, a venda de smartphones da Motorola devia ser uma piada de tão inexpressiva.

    O Droid/Milestone só foi lançado em novembro e antes dos aparelhos com Android todos os outros aparelhos da Motorola eram péssimos.

  8. Pessoal, não quero entrar em polêmica, mas o comentário do Adriano peca apenas por generalizar, pois em nenhum momento ele disse que entre os “muitos blogs de tecnologia são pagos para escrever más opiniões sobre os celulares e ‘smartphones’ Nokia” estava o do Rodrigo. Posto isso posso dizer como leitor diário do blog desde a época que o Rodrigo tinha o N80 (!) que este é um dos blogs mais confiáveis na área de tecnologia. Não só pela opinião isenta, como tb pelo fato do autor realmente testar os produtos que fala.

  9. Caro Rodrigo. Tenho uma dúvida e sugestão em relação ao teu ótimo blog.

    Acompanhando as matérias publicadas, percebe-se uma “cartelização dos assuntos” entre os produtos Nokia e Apple.

    Não sei se é a intenção deste blog, mas é possível a análise de outros “mobile phones / smartphones” além dos Nokia/Apple?

    Agradeço a atenção e parabenizo-o pelo excelente trabalho.

    Cordialmente.

  10. Bom dia, Rodrigo! Perdoe-me, por favor, por eu não ter me expressado corretamente: não me refiro ao seu blog de tecnologia, mas sim a outros. Aqui eu venho para ter informações avançadas sobre a Nokia, um marca que passei a adorar. Abraços e parabéns pelo seu site!

  11. Bom dia Adriano!!! Tranquilo! É que eu gosto de deixar sempre bem claro como as coisas funcionam para que ninguém fique com nenhuma dúvida! Um grande abraço e obrigado por ler o blog!!!

  12. Nokia’s fourth-quarter figures show an impressive 40% of the smartphone market share. U$16.7bn in profits, compared to Apple’s U$15.68bn.

    Ou seja, a Nokia não só cresceu no seu market share para smartphones como tb teve um lucro de U$1b a mais que a Apple. Não, a Apple não é maior que a Nokia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.