Nokia Disconnecting People

As empresas precisam entender que as suas marcas, produtos e serviços estão correndo em uma pista em que não existe mais nenhuma forma de controle chamada mídias sociais. Se no passado o Marketing das empresas definia onde as mídias iriam ser veiculadas, reforçando sua presença nos canais que julgassem mais importantes, hoje o consumidor produz o seu próprio conteúdo e tem uma forte influência sobre as próximas aquisições de equipamentos, produtos e serviços.

Com todo o respeito ao conteúdo editorial das grandes revistas como a Info ou a Veja, quando quero comprar algum produto sempre vou buscar a opinião dos editores dos blogs, comunidades e fóruns na internet. A mídia tradicional, mesmo em seus canais eletrônicos, muitas vezes é superficial para poder atingir um grande número de leitores com pouco ou nenhum conhecimento, deste modo, para chegar a uma decisão de compra preciso de mais detalhes sobre prós e contras de editores ou usuários que utilizam os aparelhos de forma exaustiva e publicam artigos com um alto nível técnico.

Há mais de 1 ano fui contratado por uma agência de mídias sociais para trabalhar como editor do Blog Corporativo da Nokia, e posteriormente do Blog Sem Limites, mas no início de 2010 o meu contrato ficou em negociação e até hoje não foi renovado. Alguns participantes do Nokia Guru estão comentando que o programa está praticamente parado e com atrasos na entrega dos prêmios, e nesta semana o Edmar Bulla, um dos grandes responsáveis por uma das maiores campanhas de parcerias com a Mídia Social, o Mídia Social Nokia, foi demitido da empresa. Será que a Nokia Brasil está desistindo das mídias sociais?

Acho que todas as empresas deveriam conhecer um pouco mais o potencial das mídias digitais com grandes profissionais como os meus amigos Wagner Fontoura do excelente Boombust, ou o próprio Edmar Bulla, que em uma frase resumiu toda esta história:

“O consumidor, que era receptor de informações, passa a ser responsável pela reputação do produto. [Edmar Bulla, ex-Nokia]”.

O único aparelho celular que ganhei na vida até hoje foi o Nokia N97, sendo que todos os aparelhos que utilizei até hoje foram comprados com o meu próprio dinheiro ou enviado para testes por algumas empresas, e mesmo assim sempre procuro adquirir os aparelhos mais recentes para poder escrever para os meus 14.000 leitores diários que consomem mais de 700.000 page views por mês, o que comprova as palavras da frase acima, pois de consumidor eu passei para a condição de responsável pela reputação de vários produtos e serviços. E com certeza o melhor de tudo é poder escrever sempre sobre os produtos que mais gosto.

Durante todo o tempo que escrevi nos blogs da Nokia, minhas principais motivações foram a paixão pelos Smartphones e tecnologia, as amizades que fiz com muitos funcionários da empresa, e a oportunidade de participar de um grande programa de mídias sociais. Ainda não tenho nenhuma ideia sobre a possibilidade de renovação de meu contrato e a continuidade do trabalho no blog Sem Limites, mas sinceramente espero que a Nokia não jogue fora um trabalho tão bonito e relevante desenvolvido por uma excelente equipe nos últimos anos com as mídias sociais.

Como disse no início deste post, na minha opinião as empresas precisam entender que as suas marcas, produtos e serviços estão nas mãos dos consumidores, e deste modo, cabe aos seus executivos  a decisão de participar do diálogo com as mídias sociais e consequentemente com os seus consumidores de forma ativa, e com a oportunidade de interferir para mudar conceitos e opiniões negativas, ganhando maior visibilidade, relevância e valor no mercado (que podem ser traduzidos em vendas), ou deixar esta “conversa” acontecer de forma independente e perder terreno para os concorrentes.

O que será que vale mais a pena? Acho que se eu fosse um executivo de uma grande empresa iria fazer o possível para participar deste diálogo!! Vamos esperar para ver qual será o caminho escolhido pela empresa Nokia, e por hora desejo toda a sorte para o meu amigo Edmar Bulla, que com certeza realizou um dos melhores trabalhos com mídias sociais dos últimos anos no Brasil!!

Fontes: RichardMax e Blog do Jaldomir.

45 comentários em “Nokia Disconnecting People

  1. Rodrigo, gosto muito de suas opiniões.

    Mas estou com a leve percepção que a Nokia não está gostando muito do fato que seus equipamentos top de linha não estão muito bem falados nas rede sociais.

    E ao invés de inovar, está retrucando…

    Caminho, na minha opinião, errado.

    Sempre defendi a marca, e devo ter comprado uns 14 aparelhos Nokia. Fora as pessoas que influenciei fazendo isso. Nunca ganhei uma caneta de brinde.

    Hoje, não indico a marca pra quem quer um aparelho top de linha. Se continuar assim, ela perde o mercado mid-end em breve.

    Boa sorte para o você e o blog sem limites e vamos torcer pra que a Nokia “se ligue” novamente.

    Curtir

  2. Pequena correção:

    ….Rodrigo, gosto muito de suas opiniões E estou com a leve percepção que a Nokia não está gostando muito do fato que seus equipamentos top de linha não estão muito bem falados nas rede sociais…..

    Curtir

  3. Concordo plenamente, meu campo de abastecimento de informações sobre qual aparelho adquirir, são exclusivamente os fóruns de discução e blogs de usuários do aparelho.

    Muito mais informais, eles nos trazem opiniões de usuários e não das empresas propriamente ditas.

    Principalmente seu blog Rodrigo, pois embora tenha muita informação sobre a Nokia e seus produtos, não faltam novidades sobre Android e Iphone por aqui, nunca de forma “fan-boy”, sempre descompromisada e sincera, e isso não tem preço.

    Parabéns para ti, e realmente, espero que a Nokia reveja sua posição sobre sua atuação nas mídias sociais, sem dúvidas o futuro de produção de conteúdo confiável aos consumidores….

    Curtir

  4. isso tá parecendo o seguinte
    “um erro não vai corrigir outro”

    se está fazendo isso pq causa da midia negativa da midia social, a nokia vai ter mais a perder

    alias nokia, estamos esperando melhorias, e quero ver como vai ser o novo symbyan ou ainda o maemo

    Curtir

  5. Ja um bom tempo a Nokia anda pisando na bola, na questao midias sociais, caso NokiaBR para nao esquecer, assim como no desenvolvimento de aparelhos top, oferecendo hardware mediano que aparecem tambem, com poucas modificacoes nos aparelhos medianos. Nao se pode ignorar a ascencao de empresas quase mortas que voltam com tudo, como a Motorola, o aparecimento e disciminacao de sistemas como o Android, e a entrada do Google para acirrar ainda mais a briga. Te liga Nokia, estamos de olho!
    Rodrigo, parabens pelo excelente trabalho no blog.

    Curtir

  6. “O consumidor, que era receptor de informações, passa a ser responsável pela reputação do produto. [Edmar Bulla, ex-Nokia]“
    Rodrigo,
    Só há uma razão para este “impasse social”, baseado no texto acima, o mesmo motivo pelo qual executivos disputam altos cargos de grandes empresas: STATUS!!!
    Continua…

    Curtir

  7. Realmente, concordo com você Rodrigo, mas você não era remunerado pra isso? Se não, putz!!
    É sei que muita gente ganhou um N97 no Nokia Camp de 2009. Espero que em 2010 tenha outro NOKIA CAMP.
    Eu sou um, que antes d comprar um eletronico, eu recorro ao Orkut, blogs, etc pra ver se o produto é realmente bom, as midias socias são de grande importâncias para empresas como a NOKIA.

    Sobre seu comentário com o NOKIA GURU é um projeto interessante, porém com muitas falhas, e sempre os mesmos estao ganhando, muitos se inscrevem e poucos participam e os que dedicam DIA TODO pra responder e quase deixando a vida com amigos, família de lado só pra responder as questoes e chega na hora o guru leva literalmente um chute na bunda, após de ter respondido centenas que questões e deixou sua vida pessoal de lado e aborrecer quando outro guru (mesmos de sempre) ganham e que do nada os pontos destes disparam.

    Curtir

  8. Devido ao Coronelismo (sem as aspas, não é uma alusão!) de grandes corporações, como a própria Nokia, a simples idéia de compartilhar seus altos conhecimentos às massas, seria algo inaceitável uma vez que, na condição de líderes do segmento, não passaria a idéia de domínio (controle) que lhes dá a segurança necessária em seus altos cargos dentro da empresa, pois “conhecimento é Poder”. Para eles, os celulares são só produtos mas, para nós, são aspectos da nossa cultura, da nossa identidade!!!
    Parabéns pelo seu Blog, e não se esqueça: vc é um formador de opiniões, vc tem o PODER!!!

    Curtir

  9. Infelizmente é uma pena ver uma empresa com tanta experiência e credibilidade desperdiçar todo este potencial. Pois evoluir (em todos os aspectos) é a tendência natural da maioria de nós, e, no que se trata de bens de consumo o correto também seria este. Lembro que meu primeiro Nokia foi um 6120i: muito legal, tinha sms, depois um 3320, depois um 6265, então um N81 e agora um 5800 XpressMusic (fora algum que devo ter esquecido). Mas confesso que infelizmente é o fim da minha parceria como cliente fiel à Nokia, sendo que nunca tive tantos problemas com um aparelho: já perdi músicas, fotos, arquivos, contatos… tudo por causa de um “bug” no aparelho que perde inexplicavelmente todos estes arquivos a qualquer momento. Já pesquisei e descobri que isso ocorre com vários usuários do 5800XM. Mesmo depois de várias atualizações este bug ainda não foi corrigido. “-Um dinheiro jogado fora eu penso!” O que posso dizer é: agora, mais do que nunca, vou pesquisar em blogs, sites, forums e comunidades tudo o que for possível antes de comprar um novo smartphone. Quero algo mais consistente, que não vá me deixar na mão. Espero realmente que o Android dê certo, pois tenho interesse em adquirir um NexusOne em breve, mas somente após as pesquisas me comprovarem que vale a pena o investimento. E informação nunca é demais, exemplo: antes de adquirir um TV nova, passei algumas semanas acompanhando um forum sobre o aparelho que desejava, até o dia em que concluí que realmente valia a pena. Resultado: não me arrependi e nem tive nenhum tipo de problema com minha compra. Estou satisfeito. Então, assim o farei antes de gastar meu dinheiro em uma novo smartphone.
    P.S.: Rodrigo,
    Sua opinião é extremamente relevante para mim e acredito que para todos. Muito obrigado por todo este esforço em sempre nos entregar um trabalho de qualidade. Obrigado.

    Curtir

  10. Sempre fui fã dos aparelhos da Nokia, desde meu primeiro aparelho um 5120, mas depois que comprei o meu ultimo e finado N97 que trazia grandes expectativas, mas uma infeliz satisfação, hoje tenho um Droid (depois da infelicidade/constrangimento com o N97 e sem motivação para comprar um N900), fico muito feliz de poder continuar acompanhando este magnífico blog trazendo um pouco da escassa informação sobre o aparelho no BR.

    Curtir

  11. Rodrigo, excelente reflexão e num clima “chutar o balde” de lord que só você faria mesmo.
    Vc sabe que, quando nos conhecemos em 2008 no Nokia Social Media Connections (o primeiro que foi o melhor evento de mídia social do qual participei, mediado por @lalgarra) eu era embaixadora da marca para o lançamento da loja conceito da Oscar Freire. Nunca escrevi para eles e hoje eu tenho certo “orgulho” porque nunca ganhei um aparelho da marca. Mas uso um N95 que comprei há quase um ano e gosto dele, mas até evito expor o celular em público para não parecer que estou sendo paga para usar.
    Acho que este meu constrangimento, assim como sua exposição do limite a que chegou em sua renovação da atuação como redator do blog, mostram que é tempo de renovar este mercado e reavaliar o formato do relacionamento de marcas e de mídia em tempos de “midia pessoal”.
    😉

    Curtir

  12. Era fã de carteirinha da Nokia desde meados de 1998 (meu primeiro celular foi um 6180). Tive um 6600, N91, N93, N95-1, N95 8Gb, e por fim o N97. E provavelmente é “fim” mesmo, porque não me vejo comprando um próximo aparelho da Nokia.

    A pouco tempo atras a Nokia vendeu suas fábricas de aparelhos para empresas chinesas. Lembro de ter lido que era uma brilhante estratégia para focar em serviços. Bom, os serviços da Nokia sem dúvida melhoraram (veja o Nokia Maps, e Nokia Music Store). Mas em compensação, o hardware estacionou no tempo. Depois do N95 8Gb, a Nokia não conseguiu lançar nenhum outro aparelho líder incontestável. Nenhum dos novos aparelhos conseguiu ser unânime como o N95 foi.

    Estou a poucos dias de ter uma grande dor de cabeça com a Nokia, pois após 6 meses com o N97 não aguento mais. Irei devolver e já imagino o embrolho jurídico que será.

    Para pessoas que como eu, compraram o aparelho brasileiro (pré-venda!), pagando mais do que o dobro que os americanos, e ainda esperam pelas atualizações que nunca chegam (estamos na 11, e o resto do mundo na 21); nos faz sentir feitos de bobo.

    No Natal minha sobrinha trouxe da Espanha um fone de ouvido BH-903 (não tem no Brasil). Depois de 1 semana de uso o aparelho passou de deixar de responder adequadamente aos comandos, mas nada que impedisse a utilização. Na semana passada ele simplesmente pifou. Mais um aparelho Nokia fabricado adivinha onde? Na China. Quanto custou? 95 Euros.

    De nada adianta um ótimo leque de serviços, se os aparelhos estão aquém do esperado por consumidores que se dispões a pagar por qualidade.

    Meu amor pela Nokia se tornou um profundo ódio. Seria poético, se não fosse patético.

    []s

    Curtir

  13. Já estava para te perguntar se havia saido no Sem Limites pois havia notado que não mais assinava os posts.
    O que mais mata as empresas é a falta de visão sobre seu mercado e sobre o que seus consumiores desejam.
    Muitas empresas nem ao menos sabem quem são seus consumidores e acabam lançando produtos que são fadados ao fracasso e depois demitem as pessoas por não abterem os resultados esperados.
    É sempre assim. Já que não conseguimos nos entender com nossos clientes que continuam insatisfeitos, vamos demitir o responsável pela comunicação da marca pois ele não está trabalhando bem.
    Trabalhar bem na visão da empresa é conseguir convencer os consumidores que os que eles lançam presta, não importando a realidade.
    Fazer o que? Aqui não é o blog da Nokia e por isso é que faz sucesso.
    Nokia é Nokia com seus acertos e erros. Aqui é algo maior e apesar de muitos dizerem que faz apologia aos produtos da marca finlandesa se a mesma não mudar em pouco tempo estaremos discutindo aqui somente Motorola e outras marcas que realmente impactem o mercado.
    Parafraseando o Rodrigo:

    “VIDA LONGA AO BLOG!!!!”

    Curtir

  14. Eu acho que esse tipo de leitura só deve ser feita daqui uns 2 meses. Em toda troca de comando existe um congelamento das ações vigentes, até para que a nova chefia entenda o que está acontecendo e saiba o que fazer. É normal. Acontece em todas as grandes corporações. Entendo sua frustração pela interrupção do trabalho com a Nokia, mas acho que os fatos relatados são pouco para indicar que isso não seria o fim do trabalho deles com mídias sociais. Talvez eles venham até com outra estratégia. Ninguém pode dizer isso a não ser a própria Nokia. IMHO.

    Curtir

    1. Oi Anderson!! Na verdade acredito que mesmo em uma situação de troca de comando as ações deveriam permanecer em pleno vapor para que a falta de continuidade do trabalho não fosse sentida pelos consumidores e parceiros. De qualquer forma, também estou aguardando para ver o que vai acontecer! Um abraço!!!

      Curtir

  15. O fato de a Nokia não renovar com você não quer dizer que ela está abandonando as mídias sociais, afinal até onde eu sei, acho que você não foi nomeado embaixador das mídias sociais ou coisa que o valha.

    No mais, boa sorte com a renovação. Acredito que os executivos da Nokia devem ter adorado seu post e vão ceder a qualquer exigência que você fizer. =)

    Curtir

    1. Oi Eric, tudo bem? Na verdade não tenho nenhuma preocupação com relação ao contrato, e sim com o trabalho como um todo, que estava sendo feito de forma muito profissional. Note que no texto a renovação com o blog é somente uma pequena parte da história. Não me vejo como embaixador de coisa alguma, e desde o começo eu uso o blog somente para falar dos assuntos que gosto, e compartilhar com os amigos, e com o tempo com os leitores. E poso garantir a você que durante todo o tempo em que escrevi para a empresa a diversão era muito maior do que qualquer retorno financeiro, pois eu nunca precisei deste tipo de contrato para ganhar a vida.
      No mais, não escrevi o texto para pressionar ninguém, pois somente passei minha opinião sobre o assunto, e minha indignação com a saída do Edmar Bulla da Nokia, que com certeza foi uma perda muito grande. Quem conhece os detalhes do trabalho como um todo sabe do que estou falando. Mas certamente não posso exigir um entendimento mais amplo de quem não acompanhou todo o projeto. Até mais!

      Curtir

  16. minha esperinecia com a NOKAI não é diferente das demais e com smartphones tive o N95 N82 (excelente aparelho)agora o N97 mas pra ser sincero ela devia ouvir seus clientes e corrigir as falhas ao invés de tentar controlar os cells com assinaturas de app e tem que melhorar e muito o conjunto hardware e software dela caso contrário migraremos pra outra fabricante N97 com 32g sendo que só tem 128 ram? ela deve tá brincando!os usuários de smartphones top são bem mais informados que eles imaginam e nos atualizamos diariamente e consumimos todo o tipo de app e usufluimos de praticamente tudo o que o smart oferece.Pra resumir “NÃO SOMOS APENAS POSSUÍDORES E SIM USUÁRIOS”espero que isso chegue ao conhecimento deles antes que seja tarde demais

    Curtir

  17. Rodrigo. Meu apoio, solidariedade e agradecimento pelo seu trabalho. Estou com meu último Nokia, o N97 (meu primeiro foi em 1999)e fico triste por ver como uma empresa não consegue atender aos seus clientes fiéis. Deve haver um curso de especialização na Nokia sobre como desconstruir uma imagem de uma empresa. Ou será que o Steve Jobs infiltrou um agente na diretoria finlandesa? Vida longa ao blog do Rodrigo.

    Curtir

  18. Façam como eu, depois de passar por uns 10 aparelhos da Nokia, morri com o N97. Uma porcaria de hardware que na semana passada pifou e eu levei para a ÚNICA assistência em SP capital. O orçamento ficou em R$ 1900,00 o que me obrigou a tornar o falecido em peso de papel. Agradeço a Nokia por ter fabricado a porcaria do N97 e ter me obrigado a conhecer o Milestone.
    Estou amando o Android.
    Obrigado Nokia.

    Curtir

  19. Sem falar que a NOKIA DEVIA rever seus conceitos com suas assistencias que deixa muito a desejar!

    —–
    Fabio, é Fods seu depoimento! Ainda se fosse um equipamento de até 500,00, mas é um eletrônico que custa mais de 2mil reais, e lógico que quem compra iria cuida-lo muito! O as assistencias sempre arranjam desculpas esfarrapadas pra não resolver o problema.

    Curtir

  20. Beleza Rodrigo? Estamos lhe aguardando no NGA!

    P.S.: “Blogador” é o pseudônimo de “Flávio Comin”, também conhecido como “HotComin”, e outros apelidozinhos que ele inventa pra atacar outros usuários. Na verdade, nós já o conhecemos como “Guru Chorão” 😀
    Abraço.

    Curtir

  21. Caro Rodrigo, tenho acompanhado seu trabalho a frente do blog há pouco mais de um ano. Todos os dias visito o blog para me manter informado. Sou usuário Nokia e meu primeiro aparelho foi o saudoso 6120i, passando pelo 6100, 6130, 6600, 6120c e atualmente e finalmente mesmo, o E71. Digo finalmente porque estava inclinado a trocá-lo pelo E72 mas, vou mudar para o BlackBerry Bold 9700 recém lançado pela operadora Claro no Brasil. Ignorar as mídias sociais e seus leitores, é a mesma coisa que ignorar seu mercado consumidor. Ignorar a opinião de usuários fiéis ao produto sem ao menos nos dar uma contra-partida em inovação tecnológica, é nos chamar de idiotas e achar que não utilizamos seus produtos ao extremo. Continue escrevendo de forma profissional e imparcial. Parabéns por seu post e seu posicionamento.

    Curtir

  22. boas
    pessoal eu comprei a dias um nokia N80 a um amigo que o troxe de inglaterra mas não tem idioma portugues.
    queria pedir a vossa ajuda como eu alterar ou encontrar um modo de colocar o meu idioma em portugues

    Curtir

  23. Acompanho esse blog há uns tempos e gosto muito. Porém no caso do n97, realmente o rodrigo tem sido muito paciente. É uma bomba, um tiro no pé. Um aparelho que já nasceu com um hardware defasado e que nem na quarta atualização de firmware para de travar e reiniciar. Opinião de quem tem o aparelho desde que ele saiu, atualizado e que até hoje tem que tirar a bateria pelo menos uma vez por dia depois dele travar… Estou estudando ainda qual será o meu próximo aparelho, mas nokia não vai ser ! E nem me venham dizer que o tijolão n900 é melhor, pq já vi vários reviews dizendo que também trava…

    Curtir

  24. Paulo, pois é! Ainda bem que não chega ao nível do Iphone e suas gerações que quando trava tem que esperar a bateria descarregar por completo, já que nele não tem como tirar a bateria!
    Pensando bem, acho o Sony Ercsson Satio melhor! Até a Motorola esta se dando muito bem com seus novos celulares com Android!!

    Curtir

  25. Pessoal,

    Concordo com as críticas ao aparelho, porém, após a última atualização, o meu não deu mais problema algum, não sou de instalar muitos apps, devo usar uns 4 ou 5 fora o que vem nele, pois os apps nativos suprem bem minhas necessidades…

    Não creio que seja possível que hajam 2 qualidades de aparelhos diferentes… então sinceramente não sei o que ocorre, porém, como tantos reclamam e vários não dão problema algum??

    Lembrando que não sou dono não, sou usuário e até hard user de certo modo…

    Alguma idéia do pode ocorrer??

    Curtir

  26. Infelizmente, NADA DISSO me espanta, vindo da Nokia… Lembram daquela promoção “Openatownrisk”, de 1 ano e meio atrás? Pois eu fui um dos “ganhadores”, e NUNCA recebi meu prêmio. A Nokia não me responde, pelos telefones ninguém resolve… E a vida vai seguindo assim. Eu, que SEMPRE tive Nokia, e SEMPRE os últimos modelos (agora tenho aqui em casa um 5800, um N95 e um N900), já acho que meu próximo celular NÃO será Nokia. Se cada fã da Nokia fizer a mesma coisa, o que será que vai acontecer?! Rodrigo, ao contrário do que um idiota insinuou nos comentários, sei que você tem CARÁTER, e não está reclamando para que a Nokia venha a “ceder a qualquer exigência que você fizer”. Lamento que a nossa ex-querida Nokia não venha demonstrando CARÁTER semelhante com os usuários…

    Curtir

  27. Ze luiz, o contra do NOKIA GURU É ISSO:
    http://tinyurl.com/yetf9lg
    e
    http://tinyurl.com/yeayoe9

    e quem comentou sobre guru choroes é que ele mesmo perdeu de mim um mês, o tão esperado Nokia 5800 ficou pra mim e depois eu que sou chorao hauhauah
    Alias, ele que vive protegendo uma empresa como a Nokia e evita e nem gosta que quando falam mal da empresa. Eu mesmo falo mal e que as assistencias são uma @!$!@#%$@#!% e que de 100 pessoas que necessitam das assistencias, 85 celulares são rejeitados e com desculpa de oxidação por parte do usuário.
    O ciberdry e sua turminha são paranóicos pela marca e não sei porque ele vive me agredindo, talves posso ser um chorrão, mas ainda bem que não tenho mentalidade tosca e contemporizada. Até porque, nem quero usar o blog pra agredir ninguém.
    ————
    Uso o N97, é um bom aparelho, mas mesmo mesmo assim, volta e meia aparece uns bug besta, mesmo com firmware V21.2.045 e olha que formatei ele e tenho programas básicos, não encho o celular com inutilidades, instalo apenas app que uso. Mas ele já esta meio que ultrapassado comparado aos novos celulares da Motorola e Sony Ericsson

    Curtir

  28. E com relaçao ao novo firmware do n97, posso dizer o seguinte :

    Justiça seja feita, melhorou bem, após o hard reset e a atualização. Desde que atualizei, o celular só reiniciou UMA vez, ontem, com as famosas linhas vermelhas.

    Mas não tem jeito : continua lento, com pouca memória livre e dando as habituais travadas de vez em quando.

    De qualquer forma, deu pra ver que uma boa parte dos problemas do n97 se deve ao software/os mal escrito. Infelizmente ,porém, chegará um ponto que a firmware pode até melhorar muito, mas a pouca memória e o processador ruim ainda vão limitar.

    Ah e um detalhe… comigo está rolando dois NOVOS bugs, que nao aconteciam antes :

    1 – As vezes quando recebo uma chamada de alguem que está na minha lista de contatos, não aparece o nome no celular, só o número.

    2 – O widget de wi-fi muitas simplesmente não funciona, ficando um retangulo branco que quando é clicado não acontece nada !

    Embora sejam bugs irritantes, ainda são menos irritanes que os frequentes boots que aconteciam antes da atualização.

    Curtir

  29. (sobre os comentarios) E ainda falam sobre Apple fanboys.. Hehee

    Blogador: precisa tirar bateria nao.. Experimenta segurar os botoes home e power por 5 segundos.. Funciona..

    Curtir

  30. Semana passada comprei um Milestone (depois de muita satisfação com um N95 e receio do N97).
    Antes da escolha, li e re-li uns 15 reviews e posts sobre o aparelho.
    Site exclusivo do Motorola Milestone??? Esse só descobri que existia porque vi no manual!

    Isso por si só demonstra meu entendimento sobre o valor das informações/julgamentos/reputações expostas pelas mídias sociais se comparada a mídia “oficial”.

    Rodrigo, será que isso não é um sinal pra você se voltar um pouco mais para o android? Sinceramente, não vejo nada que possa fazer frente a esse sistema operacional num futuro breve.

    Curtir

  31. Apple? Que Apple? Nós somos felizes e não sabemos. Imagina se os usuários do iPhone (vulgo: iPad Nano) descobrissem uma coisa que já existe há anos: multitarefa!!! Eles seriam como pintos no lixo (ou na maçã). hahahaha… É Nokia! Você não é tão ruim assim…

    Curtir

  32. Na minha opinião o ultimo aparelho de alto nível da Nokia foi o bom e velho n95, os lançamentos seguintes n96 e n97 foram um tiro no pe! Já usei um n97 por uns dias,porém após alguns travamentos e raivas abandonei e voltei ao n95 8gb, agora estou esperando chegar o htc hero p ver se vale a pena aposentar o n95.

    Curtir

  33. Não tenho o N97, não tive o N95, mas nunca deixei de acompanhar um texto escrito nos mais diversos blogs que tratam “dos nokias”.
    PAra mim são referencias sobre novos aparelhos…
    Tenho meu velho e fantástico E61.
    Trabalho exaustivo com ele, com muitos aplicativos instalados.
    Já me ajudou muito, e nunca me deixou na mão. (Sempre atualizando os Firmware…)
    Hoje, com toda esta leitura, meu novo aparelho, não será um Nokia.
    Infelizmente, pois fiz pelo menos, 3 (tres) amigos comprarem um Nokia.
    Era fã!!!
    PArabens Rodrigo…
    Leio seu blog, pelo meu Nokia!

    Curtir

  34. Heverton, pesquisa no google jailbreak + background, cara de qual caverna vc saiu, o multitask já tem a muito tempo no iPhone só deixar de ser noob…

    Curtir

  35. PRA GIL:
    auhauah, mas só programas auxiliares pra fazer isso, porque nativamente NEM PENSAR!! no primeiro iphone nem enviar e receber MMS fazia, onde qualquer celularzinho fazia, até o HIPHONE faz kkkkkkk (MP10…)
    Iphone = marketing como agora estão fazendo no ipad. Porque de resto, tem produtos melhores.

    Curtir

  36. Maravilhoso seu post! Eu tenho um nokia 5800 e simplesmente o celular sumiu do site da nokia. Não dá pra procurar acessórios para o aparelho! Afff… ninguém merece esses fabricantes!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.