Nokia N900: Problemas com a micro USB?

Hoje surgiram alguns relatos na internet sobre a porta micro USB do Nokia N900, que com o tempo estaria apresentando problemas de alinhamento, chegando muitas vezes a soltar completamente do aparelho. Acredito que usuários mais avançados devem exigir mais das conexões do aparelho em testes, instalações de aplicativos e até de periféricos, mas isso seria suficiente para causar fadiga nesta peça em tão pouco tempo?

Até hoje eu não ouvi falar de nenhum caso semelhante com usuários brasileiros ou portugueses, mas não custa ser um pouco mais cuidadoso para tentar evitar problemas!! E você, já ouviu falar de algum problema semelhante com o Nokia N900?

Via Engadget.

54 comentários em “Nokia N900: Problemas com a micro USB?

  1. Já vi alguns reclamando de reinicialização no orkut, uma pena mas parece que a Nokia baixou o padrão de qualidade que tinha, o meu N95 até hj funciona perfeito, o mesmo não posso dizer do meu N800 que já nem acende a tela… Nokia never more…

  2. O meu N95 tem um mal contato na porta USB. Mas eu até dou uma folga pra ele pois moro perto da praia (humidade relativa alta e muita marisia), além de andar com ele no bolso enquanto faço caminhadas/corridas/pedaladas (por causa do Sports Tracker), suando às bicas.
    Não há metal que aguente.

    Eu acho que deveriam estudar algum tipo de conexão ótica para esses aparelhos, como as usadas para áudio em HTs.

  3. Será que não é o efeito Made in China atacando os produtos Nokia?
    Vou receber meu N97 depois do carnaval (vem dos EUA) e ando muito preoupado com estes detalhes.
    Mesmo na Amazon os gringos estão metendo o pau na qualidade dos aparelhos.
    Espero dar sorte como tive com o N95. Quase 3 anos de uso e nenhum problema a relatar. Só agora que as teclas começaram a descascar.
    É realmente uma pena o que anda ocorrendo com os produtos excelentes da Nokia.
    Não bastasse os bugs de firmware agora vamos ter hardwares que se desmancham.
    Acho que eles se arrependeram de fazer o N95 tão durável. Assim ninguém compra os novos……rs

  4. Estas portas micro USB são muito frágeis… tem que se ter cuidado extremo com elas pois oxidam facilmente. Dae você adiciona o fato de ela ser usada para recarregar a bateria do aparelho e triplica o numero de vezes que se conecta o aparelho. Acho que isso nem é um problema exclusivo da nokia, mas sim de todos que usam a porta micro USB como padrão para trocar dados e carregar.

    Meu primeiro smartphone foi um motorola mpx220, ele também carregava e trocava dados pela mesma porta. O ponto fraco do aparelho é que seguidamente esta porta apresentava defeito. Quando a Nokia resolveu fazer o mesmo, eu pensei; -capaz que a nokia irá cometer o mesmo erro!
    Dito e feito, queimei a lingua e o meu N85 durou 1 ano e estragou a porta USB me impedindo de carregar a bateria e trocar dados pela bendita porta micro usb. Na assistência da nokia, me disseram que este tem sido o problema mais comum com o N85.

    Naqueles testes de stress em vídeo que vemos pela internet nunca ninguém pensou em testar essa fragilidade no aparelho?

  5. E eu pensando em segurar uns trocados pra comprar um N900. Acho melhor esperar pela versão Maemo 6. Ou esperar outro. Que venha HTC Scorpion!!

  6. O que virou a Nokia.
    N97 com problemas de arranhar a lente, N900 soltando micro-USB.
    Antes as reclamações era do SO, agora Hardware também.
    Não tem jeito, meu proximo celular é Motorola. rsrs
    Milestone!!!!

  7. Até entao sou feliz com a nokia. O 5530 ate hoje nao me deu problemas, apenas alguns travamentos por abrir muitos programas juntos. Pena que parece que a qualidade parece estar caindo.
    Que volte a resistencia do 1100!!

  8. A um bom tempo que a nokia vem fazendo telefones com qualidade de brinquedo chines.
    Meu n81 que o diga… trincou os botoes com 3 meses de uso, e foi pra assistencia 4x.
    E nao me deram outro hein… novamente esta com problemas, as teclas ficaram loucas, nem hardreset funciona. E da-lhe assistencia de novo. Estou lascado u.u
    Abraços!

  9. Possuo um Nokia N900, made in Korea, comprado nos EUA pelo Amazon ainda na pré venda. Provavelmente comprei um dos primeiros lotes entregues. Durante os 2 meses e meio em que estou com o aparelho ele só me deu satisfação. Rápido, fácil de usar, navegação na internet perfeita. Praticamente aposentei meu netbook. Ele executa tudo. Usei um Nokia N95 que sempre foi perfeito, porém o N900 consegui superá-lo com folga. Só na minha família possuímos 4 aparelhos, todos em perfeito funcionamento. Não devemos tomar as excessões como regra!

  10. Como ex usuário de N95, N97 e atual usuário do N900 posso afirmar categoricamente que não há comparação entre N97 e N900. O meu N97 está inteiro, não tenho o que reclamar da construção dele. Mas já em relação ao sistema operacional…. arrisco dizer que não houve um grande salto entre N95 e N97. Mas esse não é o foco, o que venho aqui dizer é que meu N900 está firme e forte, tem uma construção muito bem feita e com materiais que passam segurança.

    Um abraço a todos!

  11. Realmente é de preocupar pois desde o dia em que peguei meu N97 que observei que se não houver prevenção esta peça se solta como os LGs reclamo também que retiraram o conector de carga pra usar este microUSB deveria carregar em ambas conexôes pois se VC for usar ele como modem via usb o cell descarrega mesmo você sabendo que ele está carregando mas o consumo é maior que a carga que o pc envia e isso faz com que VC use a entrada microUSB mais que nos modelos anteriores como o N95 o certo é usar conexões sem fio pra conservar o máximo possível a única entrada de energia deste cell a não ser que queira usar carregador universal”QUE HUMILHAÇÃO”rsrs

  12. eu tinha em e51 que apos um ano soltou essa pecinha do mini usb. um pouco antes de cair estava com problema da mal contato, mas ai depois caiu mesmo

  13. Caraca, to com um problema parecido!
    Meu N97 ta com problema nesse conector de carga e USB.. fica com mal contato.. hora carrega, hora nem da sinal!
    Qdo vou recarrega-lo é uma briga! Qdo consigo contato (depois de mto sofrimento) e ele começa recarrega, não posso nem toca no aparelho! ta complicado!
    ja levei em 2 assistencia aqui da cidade de Maringá-Pr e ninguem resolve! Quanto à garantia, a nokia não dá por ser comprado pelo Ebay e não tenho nota!
    Se alguem tiver alguma ideia, por favor me ajudem! Ele ta encostado, nem to usando por esse motivo! Não sei o que faço! =//

    se alguem souber alguma solução pro meu problema, um help sera mto bem vindo!
    obrigado

    erick_1403@hotmail.com

    Parabens pelo blog Rodrigo! Acompanho diariamente =D

  14. Se isso acontece é porque a fixação do conector na placa é fraco, a camada aonde é soldado o conector é pequena ficando mal fixada e sem firmeza ele acaba soltando, isso acontece muito com os LG`s, agora Nokia acontecendo isso…mmmm complicado, erro de projeto.

    Alguns falam tanto de Iphone sei que é um equipamento muito bom mas pra mim isso é fanatismo, como podem gostar de um aparelho que é todo proprietario, sem utilidade para bluetooth e dependendo de tudo em cima de um itunes da vida, musicas e tudo mais….to fora.

  15. Fiz um contrato que dava mais 1 ano de garantia ao meu tel, e antes de 1 ano a nokia condenou afirmando “oxidaçao”.
    Quando fui em outra assistencia tecnica, o suposto “tecnico” disse que a placa estava em curto total, sendo que o problema era fw corrompido. Me cobraram 800,00 ou disseram para recorrer a garantia extendia apos 1 ano, tive que espera e fiz o que foi dito, entao se passaram 45 dias e recebi a noticia que minha placa tinha sido trocada na garantia extendida, pensei: Otimo!.
    Mas a placa estava com a etiqueta gasta e arranhada entao mandei de novo e disseram que isso foi por causa dos testes que o tecnico faz.
    Agora me aparece esse problema das teclas e nao tem como dar hard reset por que simplesmente as teclas estao LOUCAS.
    O botao vermelho ta excluindo as coisas e fazendo movimento pra cima e para baixo no menu, enquanto o botao central faz sair do menu quando clico em algo.
    Esta um verdadeiro inferno.

  16. Boa noite!Poxa,vejo tantos comentários ruins dos novos Nokias da vida q até me arrependo de ter vendido meu N95 pra investir num novo.O meu tinham 3 anos e nunca me deu problemas.Eu estava certa de comprar o N97 até q conheci o N900 e me apaixonei mas,agora é tanto comentário negativo q me desanima.Como o N900 ainda nao chegou aqui,nao tem NF,aí pago 2.000,00 e da problema??Putz!!!Difícil!!!

  17. Assim como o colega Daniel Teixeira, tenho um n900 desde o ano passado, logo após o lançamento e não tenho do que reclamar…até agora está perfeito. Ler tanto comentário negativo desanima, ainda mais quando tem gente que nunca nem chegou perto de um, viu um , dois ou três (ou 4..5.6. hehe) problemas através da internet (onde um fulado do outro lado do mundo teve o problema e todos ficam sabendo) e toma como regra que TODOS terão o mesmo problema, fazendo com que menos pessoas comprem o aparelho, matando assim seu desenvolvimento. Enfim, espero que o n900 continue como está ou melhore, pra mim está perfeito, já faz tudo que preciso.

  18. Tomo como minhas as palavras do amigo Marcelo Chaves!
    Também tenho um, tudo bem que há apenas um mes, mas também nao tenho do que reclamar.
    E também acredito que por causa de pessoas que difamam o aparelho sem sequer ter chegado perto de um, os desenvolvedores ainda estejam com o pé atraz para portar seus produtos para esta maravilhosa plataforma.

    Creio que é um dos únicos pontos fracos do aparelho ainda, mas que deve ser resolvido logo. Assim como é/foi para o Symbian v5.

    Maemo ownz!

  19. Olá, tenho um N900 e logo nos primeiros dias de uso começou a apresentar o problema de reboot loop, ou seja reinicia sozinho. Só que no meu caso ele nunca chega a carregar o sistema por completo e trava, depois de um tempo reinicializa sozinho e trava de novo. Alguém tem alguma dica ou conhece alguma assistência em SP que dê assistência para os N900?

  20. Olá Rodrigo,

    Eu comprei um N900 dos Estados Unidos e o meu soltou o USB. Não puxei com violência, o aparelho não teve queda e nem lembro ter conectado o usb de forma forçada ou invertida. Percebi quando esta deitado com o celular na mão e girei ele, aí o conector soltou. Alguém sabe como proceder para enviar o aparelho para a Nokia???

  21. Rafael, andei pesquisando e há uma modalidade de envio pelo correio chamada exportação temporária:
    http://www.correios.com.br/importaFacil/reimportacao/peticao.cfm
    No site da Nokia pede-se para que envie todos os acessórios e a caixa do aparelho. Utilizando esse método do correio não há incideência de impostos quando da devolução do aparelho.
    Outra forma é pedir uma RMA para a Nokia, só que não pesquisei o caminho a ser feito. De qualquer forma terá que entrar em contato com a Nokia para solicitar o reparo em garatia.

  22. O meu N900 está com problemas na porta microusb, o técnico comentou que é problema de trilha quebrada ou com ruptura.
    Assim, não consiguo para o carregamento da bateria com ela no celular mas somente de forma externa. Alguma sugestão dos leitores.

  23. IIdo, estou com o mesmo problema. Meu conector micro USB soltou. Nâo sei se a Nokia daqui do Brasil faz o reparo. 😦

  24. Infelizmente tive problema com o conector mini usb meu n900 tem 2 meses fiquei mto decepcionado com a fragilidade pois nunca forcei nem deixei cair nem nada simplesmente parou de funcionar. tive que comprar um carregar universal de bateria que foi a unica solucao que encontrei ate agora meu aparelho tem garantia mas nao sei como proceder pois veio dos EUA.

  25. PARA QUEM ESTA COM PROBLEMA NA PORTA MICRO-USB DO NOKIA N900:
    No meu caso não chegou a cair o conector mas começou a dar mal contato até não funcionar mais… tambem comprei dos EUA via eBay. Achei pelo Mercado Livre a empresa Luctel aqui em SP e expliquei o problema, o dono Luciano respondeu que seria tranquilo e deu a opção de buscar e trazer de volta por motoboy, ja que era muito longe do meu trabalho.

    Fizeram o conserto no mesmo dia e nem me cobraram nada antes de testar o aparelho, estou agora msm fazendo o DOC para conta da loja!! Se levar o aparelho no local fazem o reparo em 30 minutos e o preço é justo, recomendo a todos!! Segue o link do ML:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142185740-assistncia-tecnica-em-celulares-_JM

    Agora falando da Nokia em si… já tive diversos modelos e era um cliente fiel até o N900… uma decepção tanto na parte de software pelo hardware. Cada vez mais vão perder mercado pro Android e iPhone!

  26. boa noite… adquiri um n900 recentemente.. e eu não conssigo acesso a internet atraves de wireless…ja mudei varias veses a configuração e nada… alguem pode me ajudar?

  27. ola pessoal,tenho um n900 comprado nos EUA, excelente smartfone, nem preisso mais usar pc, so que deu um problema na porta usb, não consigo mais recarregar a bateria e nem conectalo ao pc pelo cabo, sera que sou o unico com esse problema?
    o que devo fazer

  28. Help! Comprei um N900 na Australia em fevereiro e num acidente derrubei liquido no aparelho que náo está mais ligando..tem alguma assistencia tecnica para o aparelho aqui no Brasil pois acho que perdi a garantia. O que fazer?

  29. O meu é um N85, não é um N900, mas utiliza exatamente o mesmo conector, o meu soltou hoje, 20 dias após o termino da garantia!! Levei a uma autorizada Nokia, R$70,00 pra trocar o conector, isso se não rompeu alguma trilha da placa, que aí eu ganho um belo peso para papel, e compro um android.

  30. Problema? Não… o que tive foi uma notícia péssima. Não só o conector micro usb do meu N900 começou a ficar frouxo (não cehgou a cair, mas pendeu para um lado) como um componente da placa, tal qual uma solda, se partiu. O resultado: não posso mais utilizar o conector micro usb do meu N900. Vou ter que comprar um carregador a parte para poder continuar usando o mesmo.
    O fato é que a Nokia Canada (país no qual moro) não oferece qualquer tipo de assitência a quem comprou o aparelho nos EUA (meu caso, adquiri o aparelho pela Amazon em Dezembro de 2009).
    Neste caso, ou encontro alguém para consertá-lo, ou terei que utilizar um carregador externo. Ponto para a Nokia, que está quase perdendo um cliente que utiliza seus telefones desde 1995.
    Se alguém souber como posso resolver tal problema, por favor, não hesite em entrar em contato.
    Abraços

  31. Eu estou com o mesmo problema de várias pessoas aqui e, pelo o que parece, é um problema inerente ao N900: o conector micro USB. Ele simplesmente soltou… saiu do aparelho. Conforme várias pessoas citaram aqui, aos poucos começou a dar mal contato ao tentar carregá-lo… o mal contato foi aumentando até o ponto em que o conector soltou-se por completo.

    Como eu comprei o aparelho pelo ML (na época, em Junho, ele ainda não estava disponível oficialmente pela Nokia Brasil), ele não tem garantia.

    Hoje eu o levei a uma assistência técnica em SP, o famoso “xing-ling” da Av. Paulista. Vamos ver em quanto vai ficar esta brincadeira. A princípio, eu descarto a possibilidade de utilizar um carregador externo, já que desta forma eu ficaria sem a possibilidade de sincronizar o aparelho com o PC. Essa á única falha que até hj o aparelho apresentou, mas na minha opnião muito grave, considerando que eu comprei o aparelho em Junho e sempre tive todo o cuidado possível com ele.

  32. Pois eh… o meu N900 também soltou o micro-USB, levei a uma assistência autorizada NOKIA, recebi a informação que a solução seria a substituição da placa e não ainda não teria esse componente no Brasil.

  33. Li os comentários acima e percebi que pertenço ao Clube dos “Sem Conectores da Nokia”.
    Adquiri um N85, após três meses o conector soltou.
    Ai comecei a participar da “Gincana Nokia para conserto do Conector” do N85.
    Fui na Loja que vendeu, informou que a garantia da loja era de uma semana.
    Fui na Assistencia Técnica, após quinze dias informaram que eu era o culpado, forcei o cabo e quebrei o conector.
    Fui ao PROCON, após muita papelada e reunião de conciliação, MANDARAM EU PROCURAR A JUSTIÇA.
    Só se for a justiça Divina, estou rezando até hoje para a Nokia Falir, Quebrar, Desaparecer do Mercado.Minhas preces serão ouvidas um dia.
    José Maria Saldanha

  34. Bem amigos…
    Mais um com problemas no conector do N900!!!
    Alguém aí com alguma solução???

    Teve alguém que conseguiu o reparo? Quanto custou?

  35. Só para constar outro cliente insatisfeito. Meu Nokia aguentou 11 Meses, mas não teve jeito. Outro Nokia N900 com o hub USB quebrado.

  36. Só para constar outro cliente insatisfeito. Meu Nokia aguentou 11 Meses, mas não teve jeito. Outro Nokia N900 com o hub USB quebrado…

  37. Tenho meu N97 há 3 semanas e não para de dar problemas, hora não carrega, hora trava, hora o visor não acende e agora a porta usb simplesmente não pega, para nada, estou usando um carregador externo de bateria mas agora nokia é um lixo

  38. Olá,

    Achei que essa poderia ser uma informação muito valiosa e por isso mando-te essa mensagem para que você possa criar um post.

    A grande maioria dos usuários desse aparelho mais cedo ou mais tarde deparam-se com um problema decorrente de erro de projeto do aparelho: A entrada USB se rompe, tornando impossível o carregamento e a passagem de dados via USB.
    Mando esta mensagem porque depois de sofrer muito encontrei uma assistência séria, eficiente, com preços bons e acima de tudo, que domina a engenharia do aparelho.
    Trata-se da Luctel, localizada em SP (mas recebe por Sedex celulares de todo o Brasil). Deixo os contatos:
    Luctel
    Av. Nagib Farah Maluf, 200 – Loja 5 – Itaquera
    São Paulo – SP
    Fone: +55 11 2527-1091 (Luciano – Proprietario)

    Agora à partir daqui colocarei outra informação:

    Usuários de N900, jamais levem seu celular a Consert-Cell do Shopping Eldorado! Quando o meu N900 começou com o mau contato no USB, lá foi onde levei o aparelho pela primeira vez (profundamente arrependido). Além de entregarem o celular pior do que havia deixado, afinal, antes era mal contato, eles me entregaram o celular com a porta usb nitidamente danificada (o carregador nem entrava mais) e pior ainda, ao demontá-lo rasgaram a manta eletroestática que ilumina as teclas do aparelho. Quando o rapaz da Luctel analisou o aparelho, também me informou que todas as trilhas haviam sido rompidas.

    Bom é isso! Espero que você ache que essas informações sejam dignas de um post, pois é fato que seu blog ajudou muito a comunidade N900 e essa informação não pode ficar de fora…

    Att,

    Diego Saavedra

  39. GAlera seguinte esses dias, eu desliguei meu N900 e quando cheguei em casa coloquei ele pra carregar, So que agora esta com um problema ele n aparece os aplicativos que ficam nas telas dele, so quando vai em menu, ai depoos de uns 25 segundos ele desliga so nada, de pois ligo so novamente e fica nessa ate que ele renicia liga umas 5 vezes ai para. Bom gostaria de saber O que eu posso fazer, ou so tenho que levar na assistencia? ABRAço !!!

  40. Eu tenho um nokia x3 e esse metal para o usb tambem caiu, mais eu preciso mtoo pra conecta e ja ta com mto mal contato, eu queria saber onde posso achar ajuda… D:

  41. O meu N900 com pouco mais de 10 meses de uso, coloquei ele para carregar e no outro dia não ligou mais. Levei na assistência no Brasil e me deram uma canseira de 30 dia para dizerem que não tinha conserto. Mandei pra NOKIA nos EUA com a nota (Amazon) e me mandaram outro aparelho novo. E demora foi o retorno, porque eles não enviam para o Brasil, mas quanto a porta USB eu tive este problema com meu Nokia 5800, mas resolvi o problema lixando as garrinhas do conector do cabo ate sumirem, assim elimina a pressão no conector para conectar o cabo.

  42. Tive esse maldito problema. Como não tenho paciência em entrar em contato com a loja para trocar, quebrei de vez. O celular ficou irreconhecível. lol
    Melhor assim do que ligar na loja e passar por todo o stress desnecessário.

  43. Senhores, baita aparelho o N900, mas se usam muito a usb, preparem-se. Tive esse exato problema ontem.
    Não sei se compro um igual (correndo o risco de ocorrer o mesmo) para aproveitar demais peças se necessário ou se busco a todo o custo o Galaxy S II com teclado (que nem começou a ser vendio nos esteitis ainda :S ).
    Então fica o aviso. Se ainda não ocorreu com você, abram ele e entupam a usbi com algum tipo de cola!
    Abraço!

  44. Tenho um nokector, em menia n85 e passei pelo mesmo problema.o conector simplesmente se soltou da placa na hora em que encaixava o cabo original do carregador de baterias.levado a assistencia, foi informado mal uso do aparelho, e que para conserto, somente trocando TODA a placa do mesmo, ou seja, a nokia agora esta fazendo aparelhos descartaveis e vendendo por preços estratosfericos?pois vi que nao foi um caso isolado, muitas pessoas reclamando deste conector mini usb em varios modelos.a nokia devia rever sua politica, e efetuar a troca dos aparelhos, haja visto que esta mais do que claro se tratar de uma falha tecnica da soldagen do componente na placa.fica aqui minha indignaçao com a nokia, empresa tao bem conceituada, hoje resumida a uma mera fabricante de descartaveis absurdamente caros, podendo ser comparados aos aparelhos made in taywan, china, etc…a vantagem de se comprar um destes eh o preço:absurdamente mais baratos que os nokia, e com um detalhe: o meu xing ling de R$90,00 ta durando muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais do que o famoso nokia n85 de R$1300,00.uma vergonha para a nokia!

  45. TEM UM CONECTOR USB NO ML.. EU IMPORTEI PQ TINHA QUEBRADO O MEU.. FUNCIONOU CERTINHO.. VOU IMPORTAR MAIS ALGUMAS UNIDADES.. GRANDE ABRAÇO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.