Ética em tudo: vamos dar o bom exemplo? Espalhe essa idéia!

Todos nós queremos um país melhor, políticos mais honestos e uma vida decente, mas infelizmente a Lei de Gérson ainda impera no Brasil, e esbarramos em péssimos exemplos todos os dias.

Há algum tempo comecei a fazer um estudo com um grupo de crianças da escola de minha filha para tentar descobrir qual era a visão dos pequenos sobre a internet, e pude perceber que para a maioria a grande rede servia somente para baixar arquivos de programas músicas, desenhos animados e filmes sem pagar nada e para jogar games. Ninguém em nenhum momento falou em conhecimento ou trabalho, o que indica uma imagem distorcida e limitada passada pelos familiares e orientadores, o que é realmente uma pena.

Hoje a minha amiga Sam publicou um excelente post em seu blog, que eu acredito que seja muito interessante passar adiante, para quem sabe no futuro termos um país com pessoas melhores!! Veja o texto abaixo e ajude a espalhar esta ideia!!

“Nesta segunda eu estarei em Brasília, em visita ao Senado, representando as mídias sociais (e as mulheres da social media, o que é mais significativo ainda!) e lembrei de um post que li aqui e que falava de várias posturas (espero não ter em minhas relações em que adote todas as posturas!) que eu concordo que poderiam ser melhores.

O autor dizia:

Brasileiro protesta e reclama dos políticos e da política… Por quê?

O brasileiro é assim:

1 – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2 – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3 – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4 – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
5 – Fala no celular enquanto dirige.
6 -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7 – Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
8 – Viola a lei do silêncio.
9 – Dirige após consumir bebida alcoólica.
10 – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
11 – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
12 – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
13 – Faz ” gato ” de luz, de água e de tv a cabo.
14 – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15 – Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
16 – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
17 – Quando viaja pela empresa, se o almoço custou R$10 pede nota fiscal de R$20
18 – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19 – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20 – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
21 – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
22 – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23 – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24 – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25 – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
27 – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe…
28 – Falsifica tudo, tudo mesmo…
29 – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30 – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não o devolve.

E quer que os políticos sejam honestos…

Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas…
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior!
Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo! Espalhe essa idéia!

“Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos…”

12 comentários em “Ética em tudo: vamos dar o bom exemplo? Espalhe essa idéia!

  1. Ótimo texto. O pior de tudo é que se alguém tenta fazer o que é correto, é chamado de otário. Conheço pessoas (eu inclusive em alguns casos) que querem fazer o que é correto, mas não o fazem para não parecerem otários. É algo lastimável.

  2. Buenas!
    Concordo plenamente,mas a moralização dos costumes e a ética deve partir principalmente por aqueles que tiveram a oportunidade de ter uma boa educação! Tanto familiar quanto cultural e sem duvida de quem esta no poder e faz as leis que regem nosso pais!

  3. Sempre achei engraçado esse hábito brasileiro de pensar que os políticos safados vêm de um planeta maligno e são colocados no poder pelo cylons para corromper a ética sociedade brasileira… Cada país tem os políticos que merece. Tudo bem que nem na Noruega os políticos são grande coisa, mas em geral são reflexos das sociedades que os elegem. O Brasil também é o paraíso do “sabe com quem está falando?”, pois onde se vêem os maiores desrespeitos à ética é justamente entre os oriundos das classes mais altas. Conheço pessoas que pisam em pessoas que delas dependem para ganhar o seu pão, simplesmente porque podem! Tive colegas filhos de juízes, deputados e grandes empresários que faziam o que queriam porque os pais lhe permitiam tudo. Por isso não pergunte de onde os políticos vêm, eles vêm do povo.

  4. Concordo com boa parte do que o texto diz, exceto com o fato de apontar o povo como causa da desonestidade dos políticos. Isso eu discordo totalmente. Os políticos tem que dar o exemplo e ponto final. Não interesa se o povo é corrupto ou não. Logo este discurso que a sua Amiga Sam prega de que a correção tem que começar nos povos, é falido e inflado já em seu início. O exemplo tem que vir de cima e não de baixo. Historicamente a corrupção sempre veio de cima e acredito que, o que o brasileiro faz é reflexo da experiência vivida apartir da observação de longa data das pessoas e líderes que deveriam ser honestos e não o são. Isso não vem apenas do iníciop do brasil. É muito mais antigo do que se imagina. Vem desde a época em que reis exploravam pequenos comerciantes com impostos absurdos para financiar o conforto e bem estar da realeza. Muda a época mas os corruptos sempre são os mesmos.

  5. Rodrigo,

    Mas o que veio primeiro, o ovo ou a galinha?

    Ou seja, o brasileiro perjorativo começou a ser assim por descaso do poder público, ou o poder público passou a ser assim por causa da população?

    Esses itens do texto, são ótimos e infelizmente retratam nossa sociedade. Mas para muda-la não adianta ler esse texto.

    Quem provê a educação? Ensino no Brasil está apto a te fazer passar numa prova de matemática (ainda que mal e porcamente) mas não te ensina pura educação civica. (nem estou dizendo moral, apenas civica).

    Não como um patriotismo idiota como vemos em alguns países, mas num puro e simples respeito ao próprio país e população.

    Uma idéia fixa de que ações indevidas podem trazer prejuizos aos outros.

    Na minha opinião, se o poder público abraçar a causa e mudar a educação do país, em 2 gerações teremos todos os tópicos desse texto resolvidos e ai a educação virá da familia e da escola. Hoje, infelizmente, não vem de nenhum dos dois.

  6. mais… e daí ???

    … lembro de um filme sobre um ‘time’ de alunos que participavam de uma maratona escolar… que ‘conseguiram’ o gabarito das provas.. e venceram a mesma… foram aclamados ..etc .. até um membro do grupo que fora de alguma forma excluído do grupo.. denunciar ‘a treta’ por inveja.

    a lição final do filme … se colou (trapaçeou) e não foi pego.. todas a glórias do mundo…..do contrário.. todas as pedras…

    não vivemos numa ‘bolha’ onde todos serão honestos…infelizmente os mais sacanas estarão sempre no poder… como já cansei de ouvir … “você quer fazer negócio ou ganhar $$$” … das necessidades demandam as escolhas… 😉 (e claro a consciência é sua) 😉

  7. Ótima perspectiva, exceto na parte de impostos, onde, na minha opinião, qualquer artifício para se pagar menos é válido. Não há como se tolerar tanta carga tributária. Entenda como quiser, mas acho que mudar o carro de domicílio pra pagar menos IPVA, mais que uma forma de burlar a lei, é uma forma de se tentar viver melhor, afroxar um pouco esse nó absurdo que fere a garganta!

  8. Concordo, mas discordo, acho sim que o bom exemplo deve vir de cima e nao de baixo.
    Nao sou eu quem da o bom exemplo para meu pai, mas sim ele que deu e continua dando para mim.
    Até hj nao vi uma viatura de policia em que os policiais utilizam o cinto de seguraça e quantas vezes vejos essas viaturas de noite sem estarem ao menos com o farol ligado.
    Quantos politicos vemos que nao declararam varios imoveis?!

  9. Bom .. uma pessoa que consegue marcar a maioria dos pontos da lista citada no texto deve-se sentir reprimida mesmo e ficar calada, ou então é um político mesmo. Mas … eu acredito na honestidade das pessoas, e se não for assim, que esperanças teremos de uma sociedade melhor? Portanto, quando vejo o contrário acontecendo, julgo ser coisa errada sim e tenho todo o direito de reclamar. Foi assim que aconteceram os maiores movimentos revolucionários sociais, coisa que não acontece a anos e acho que nunca mais vai acontecer justamente por culpa de formadores de opiniões que ficam sobre o muro. Se você acha que está sobre o muro, imagine-se na situação, você acaba de ser roubado, um valor relativamente alto, e ainda sabe quem foi. Você vai ficar calado só porque se sente reprimido e culpado por ter pego um clipes da empresa e não devolveu? Acho que todos os dias, nós somos roubados, e muitas vezes nem escolhemos nada de nossas vidas com mostrou uma matéria da Veja nesse ano, que cada brasileiro já nasce devendo cerca de 10 mil reais aos cofres públicos. Uma analogia à dívida do país. Enfim, essa coitado já foi roubado e ainda nem optou se vai fazer um gato na TV da casa dele ou sonegar impostos.

    []’s
    Leo

  10. O EXEMPLO DEVIR LÁ DE CIMA, LÁ DO ALTO, LÁ DE CASA, LÁ DE FORA, LÁ DE BAIXO, LÁ DO BAIXO, ETC.

    PREEMINENTE SENHOR, SENHORA,

    NÃO ESQUECER QUE O BRASILEIRO PARECE FOLGAR DE NÃO RESPEITAR A
    REGRA, GERAL, NUMA DEMOSTRAÇÃO, DEMONSTRAÇÃO DE FALTA DE PATRIOTISMO,
    DE FALTA DE CIVISMO, DE FALTA DE EDUCAÇÃO.

    COMPARTILHAR, USUFRUIR, DESFRUTAR A ELA 99-135 998/2009

    ATENCIOSAMENTE,

    VERLÂNDIO TRINDADE DE SOUSA
    INSCRITO 99-135 998/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.