A corrida das lojas de aplicativos

Eu venho acompanhando de perto os lançamentos de aplicativos e games das lojas da Apple e Android, e a quantidade de papeis de parede, e-books ou temas de áudio que são despejados no mercado todos os dias é realmente uma vergonha. Na luta para ter a maior loja de aplicativos, as empresas liberam um péssimo conteúdo, aplicativos e games idênticos somente para fazer número, e a busca por material de qualidade fica cada dia mais complicada.

Será que não está na hora das empresas deixarem suas lojas mais limpas, organizadas e com conteúdo de qualidade? Veja este post do excelente N900, que comenta o assunto e ainda faz um paralelo com os títulos disponíveis para os aparelhos com o sistema operacional Maemo:

Interessante artigo onde o autor analisa os números da App Store, demonstrando que o número de 200.000 aplicações é muito enganador, assim como o número de 50.000 na loja do Android.

A análise é apenas sobre a App Store, mas eu acredito que se estende a todas as outras lojas, inclusive à Ovi Store.

Ele começa dizendo que uma em cada seis aplicações da App Store é um eBook. Que um único título, “Jane Eyre”, está disponível na forma de centenas de aplicações. Ou seja, 36.000 aplicações (do universo de 200.000) são eBooks, que na prática deveriam ser apenas uma única aplicação: um leitor de eBooks!

Na comparação com o Maemo, este possui apenas 1 ou 2 leitores de eBook, mas uma biblioteca com mais de 30.000 títulos disponíveis através do Projeto Gutenberg, facilmente baixados em qualquer computador, ou melhor ainda: através do próprio aparelho.

Continuando a análise, ele diz que 1 em cada 6 aplicações é um jogo. Alguns são muito bons, mas muitos outros são imitações e variantes de jogos como Tetris ou Bejeweled. Ou então mini-jogos que você instala, executa uma vez, e nunca mais lembra da sua existência. E muitos estão em 3 versões: gratuita, lite e completa.

No Maemo, graças a tragicomédia da Ovi (quase que literalmente traduzido), não temos praticamente jogos comerciais, à exceção do Angry Birds (que não pode vender os níveis extras) e do Bounce Evolution (que até hoje não vi o jogo completo para venda). Mas em compensação há o Flash, com seus milhares de jogos espalhados pela internet, e os emuladores.

A seção de entretenimento, com 10% de todas as aplicações, também é uma piada. Ordenando por “popularidade”, o vencedor é um chamado “Boobs & Thongs Lite” (tradução livre: seios & calcinhas). Sem contar as dezenas (centenas?) de aplicações de flatulência.

No texto ele cita mais alguns exemplos, e serve para demonstrar que na prática a quantidade alta de aplicações não significa necessariamente qualidade. E que essa “guerra” de quem faz mais downloads ou quem tem mais aplicações é ridícula.

Assim como é ridícula a Ovi Store na parte para Maemo, onde grande parte do que está disponível são vídeos, traillers de filmes e papéis de parede.

Mas em compensação os repositórios estão repletos de bons programas. Claro que muitos ainda crus, pois não possuem uma empresa por trás, e quem o desenvolve precisa também garantir a comida na mesa (traduzindo: só trabalha no aplicativo nas horas vagas). Mas será mesmo que os repositórios estão como as lojas oficiais: cheias de porcarias?

Minha opinião: não! Tem MUITA coisa boa e útil por lá. Ainda mais se considerarmos que a comunidade do Maemo.org é pequena se comparada com as outras…”

8 comentários em “A corrida das lojas de aplicativos

  1. Falou e disse…
    venho acompanhando o blog do aguilarjr há mais ou menos um mes, blog com noticias interessantes, ele sabe escrever bem e os textos não são tediosos….

    Obrigado pelo update rodrigo

  2. Perfeito. Eu sempre digo: dos 100 mil programas disponivel, quantos mil você instala?

    E outra, imagina hoje, você desenvolver uma aplicação para a AppStore do iPhone. Imagina seu programa no meio de 200 mil. Imagina seu programa de entretenimento no meio de tantos seios e calinhas e flatulencias? Triste.

  3. Rodrigo, aproveitando este post sobre o Maemo, ano passado li que no final deste ano a Nokia lançaria o Maemo6, acho que com o projeto Meego, este é a evolução do Maemo 5, é isto?
    Outra coisa, li também que em abril de 2010 o Maemo 5 teria suporte a QT 4.6 assim como o Symbian 3 teria suporte a esta framework, você está sabendo de alguma coisa a respeito, pois se for verdade a tendência é que as aplicações aumentem bastante inclusive com mais facilidade para desenvolver.
    Ultima coisa, o symbian 4 assim como o Meego já irão possuir nativamente suporte a QT?

    oBRIGADO

  4. Realmente, chega um ponto onde ter mais apps se torna um defeito e não uma virtude. Fica difícil de achar algo que preste no meio de centenas de porcarias. No android market já tem coisa demais, quis instalar um Tetris mas cansei de testar vários que não prestavam.

  5. @Luiz Claudio
    O MeeGo não é exatamente uma evolução…é um sistema novo que tomou como base o Maemo 5 e o Moblin, sistema que a Intel utilizava. Já existe uma versão preliminar, apenas linha de comando, e há uma outra prometida para o final deste mês, talvez um pouco mais utilizável, com interface gráfica.

    Quanto ao Qt….o único aparelho que roda o Maemo 5 hoje ainda não usa a versão 4.6 oficialmente porque a Nokia ainda não liberou a última atualização do firmware (está em testes). Por enquanto ele usa a versão 4.5.

    E o MeeGo é capaz que já tenha suporte ao Qt 4.7, que está em versão beta.

  6. É por isso que sempre que eu quero algum app vou no meu N97 e baixo. Tem tudo lá. No iPhone tudo é repetido. Odeio buscar algo na AppStore! Lá não tem nada que eu procuro e os desenvolvedores sempre pensam por ultimo no iPhone (acho que porque não vende). Salve Nokia!

  7. Será que essas lojas tem acordo com as operadoras? Porque só consegui fazer download pelo computador uma única vez na Ovi Store, depois jamais. Tentei baixar pelo Internet Explorer e não dá nem pra selecionar meu aparelho porque o site tá desconfigurado… No Google Chrome seleciono meu aparelho e peço pra mandar o link, que nunca vem pra meu celular da Claro, só da Tim… Só baixo pelo celular, e aí vai consumo de dados num valor altíssimo!
    Resumindo, essas loja tem que melhorar e muito seu acesso! E vai uma dica pro seu site Rodrigo: sempre que postar um aplicativo, coloque o link direto pra download, porque na Ovi Store dá no que contei!
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.