Flash no celular: Será que realmente vale a pena?

Hoje ainda temos uma grande quantidade de sites com flash, sendo que o aplicativo ainda é necessário para termos acesso a um grande número de links na internet, mas será que a sua utilização ainda vale a pena?

Nesta semana foi publicado um vídeo com a demonstração do Flash no Nexus One com o sistema operacional Android 2.2, e o aparelho experimentou uma queda de performance notável, apesar do fato de que o mesmo conseguiu abrir uma grande quantidade de sites com flash sem grandes problemas.

Como comentou o Pedro do Gizmodo, “o plug-in do Flash ainda está em beta e pode ser ajustado para melhorar a performance, mas os primeiros testes dão suporte às justificativas da Apple contra o Flash em dispositivos móveis. A vantagem aqui é que é possível tanto desligar o Flash completamente quanto selecionar qual pedaço do site terá o Flash ativado.”

A possibilidade de desativar o recurso é excelente, mas o flash ativado certamente deve consumir muitos recursos e bateria do aparelho, o que não é uma boa notícia para um sistema operacional que consome tanta energia dos seus aparelhos.

No final das contas eu gostaria de levantar a seguinte questão, será que realmente vale a pena ter o flash no celular? Na minha opinião, se não resolverem os problemas com bugs e alto consumo de recursos do processador e memória, além da energia da bateria dos aparelhos, com o tempo a Adobe vai acabar perdendo a sua batalha para o HTML5.

Vamos esperar para ver o final desta briga!!

16 comentários em “Flash no celular: Será que realmente vale a pena?

  1. Rodrigo, vendo o código dessa página, achei seis type=”application/x-shockwave-flash” e boa parte desse conteúdo era realmente interessante e enriquecedor. Não sei, mas acho que não havia nada em Html5. Então penso que enquanto o conteúdo estiver em flash, haverá sim a necessidade de convivermos com ele. Quanto ao consumo de bateria, por melhor que seja a tecnologia do html5, será que não teremos uma performance muito parecida e um consumo de energia quase que equivalente? ou será que a Adobe é tão incompetente assim? Se a bateria de um smartphone navegando normalmente em sites com flash dura 10 ou 12 horas com html5 duraria quanto? quanto se ganharia em performance? Isso é que é relevante, o resto é por conta da rixa antiga entre a Apple e a Adobe.

  2. Ainda bem que o Nokia N95 “The King” tem Flash, HTML5 ainda é novidade, agora o Flash está há anos animando a nossa web.

  3. É incrível como algumas pessoas se enganam tão facilmente, n95 tem flash lite, vai tentar abrir um vídeo do tv Uol ou Globo para ver sr roda, flash lite não serve pra nada só abre youtube, quanto ao flash em celular muita gente não sabe mas daria muito bem para ter acesso a vídeos e outras interatividades usando o html5 sem precisar de tantos recursos do celular, no vídeo comparativo o nexus one q é um celular com processador de 1 ghz ficou lento como um n95 q tem apenas 330mhz, imagina um celular comum com processador de 400 a 500mhz… Muita gente fala sem ter ideia de como o flash é pesado, felizmente tudo caminha para a diminuição do flash em sites, o youtube já funciona em html5 vários outros sites estão seguindo essa tendência….

  4. Rodrigo, uso celulares com todos os sistemas operacionais para celulares (ainda não testei o Android 2.2), o pouco de flash que tentei rodar, engasgou muito. Tenho notebooks com MAC OS X, Win7 32 e 64 bits e linux. E comum os notebook (ou netbook), independente do sistema operacional, esquentar bastante, quando esqueço o browser aberto (uso IE, Firefox, Opera, Safari, Chrome) em uma pagina com flash pesada, independente de qual browser.
    Como, acredito, que mesmo se o Android passar o iPhone OS em utilização, a Apple ainda terá uma participação significativa, no mercado. Como já não morro de amores com o flash, e como queremos que nossas paginas sejam acessadas também por usuários de iPhone OS, decidimos parar de usa-lo. A não ser que acha uma justificativa muito consistente em alguma situação especial.

  5. ok… temos flash em quase tudo(sites) .. porque não havia algo.. digamos… fazendo o mesmo(e de fato melhor) … para o substituir… quando digo algo…são várias novas vertentes… html5 + WebM + Ogg Vorbis…etc

    R.I.P ..flash… mais um que já teve o prazo vencido.

    http://www.webmproject.org/

  6. O Flash é tecnologia muito mal utilizada, usar ela em sites é desafiar a inteligencia humana, para celular é absurdamente ruim. Não adianta com o tempo HTML5 vence o Flash. MAs ele não vai morrer, mas acho que pode ser aplicado em outras áreas.

  7. Falou tudo Dário, no iPhone as únicas partes da pagina do Rodrigo q nao aparecem sao animacoes em flash de propaganda, o youtube aparece normalmente… todo mundo critica o iPhone mas esquece que quase q 90% dos aparelhos nao rodam flash, ou rodam o capado flash lite… acredito que todos seriam muito proveito com sites menos dependentes do flash, o meu Mac acradeceria tb, flash alem de pesado é bugado!

  8. Eu não gosto de Flash, porém alguns clientes meus exigem trabalho nele pois acham legal animações no site.
    Não vejo necessidade nisso, mas fazer o quê né?
    Por´me pensamos em Flas apenas para vídeo, quando a principal questão de sites é menu e conteúdo. Vídeo é o de menos.

  9. E simples o motivo que eu apoio o flash.So com flash a navegacao nos smartphones vai ser full.pra min nao importa se lento ou nao que importa ter .isso por que vercao beta imagina normal fora os android com nvidia tegra 2

  10. Isso ainda é Beta, esperamos sair uma versão completa pelo menos pra julgar. Pelo menos Android dá opção de escolha, pois muita coisa na internet é em flash, muita mesmo, sem contar os jogos com bons gráficos disponíveis em FLASH.

    Se ficar lento desabilita, possibilidade de escolha é muito bom tê-la!

  11. demorou muito para aparecer o html na versao 5. Flash se atualiza de ano em ano. Html “nao pode” ter essa frequencia de atualização. Ou seja, sempre o flash vai estar na frente em novidades para a web. Logo logo, celular vira netbook, em termo de compatibilidade e hardware, e fica a criterio de cada um criar sua aplicação. Sem strees galera.

  12. Se vc fizer um site legal, cheio de animacoes em HTML5 vai ficar tao lento quanto. Quanto ao comparativo Flash vs HTML5 lembre-se sempre que o correto é SWF vs HTML5. O flash é a plataforma para gerrar arquivos, que podem ser compatíveis com HTML5, iPhone(se o tio gates noa tivesse embargado) e qqer outra plataforma que surgir.

    O HTML5 NUNCA vai matar o FLASH ele pode TALVEZ matar o SWF, o que por mim tanto faz, é como o PNG matar o GIF ninguém vai dar a mínima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.