Nokia N900 não receberá sistema MeeGo

nmeego

Hoje eu encontrei no NPossibilidades uma notícia não muito boa para os proprietários do Nokia N900. A Nokia se pronunciou sobre a possibilidade do N900 receber futuramente o sistema Meego. Mesmo utilizando o N900 como plataforma para desenvolvimento deste sistema, a empresa não têm planos para lançar uma atualização completa em escala comercial para o Nokia N900.

O motivo seria a garantia de que o N900 tenha a melhor experiência possível no que foi projetado em suas características. Eu acredito que os usuários encontrem uma forma de resolver este problema, mas temos que lembrar que uma alteração deste porte no sistema operacional do aparelho com certeza iria acabar com a garantia do mesmo, o que para o usuário comum com certeza não é uma boa.

Eu tenho certeza que o hardware do aparelho vai dar conta do novo sistema, e acredito que seria uma ótima ideia a Nokia reconsiderar esta questão e levar o MeeGo de forma oficial ao N900. Quem sabe isto não acontece? A esperança é a última que morre!!

15 comentários em “Nokia N900 não receberá sistema MeeGo

  1. Uma coisa é não haver atualização “oficial”, outra é não ser possível instalar! O que a Nokia diz é que o Maemo não será atualizável para o MeeGo “por si”…afinal, seria como atualizar o MacOS para o Ubuntu ao clicar de um botão (ambos são baseados em GNU/Linux, mas são sistemas completamente diferentes).

    Isso de forma alguma significa que o MeeGo não vá poder ser instalado no N900 manualmente pelo usuário (como é hoje a instalação de novos núcleos – kernel -, easyDebian, e até o porte do Android 2.1 que está sendo feito).

    É até bom que não ocorra atualização automática, assim o usuário decide qual sistema usar.

  2. Exato, Jorge!

    A Nokia disse apenas que não haverá atualização AUTOMÁTICA, dando a entender que será uma atualização opcional.

    Agora sinceramente… eu ainda não me convenci que seria vantagem colocar esse MeeGo no meu N900.

  3. Na boa…. como a Nokia cria um OS que seria instalado em APENAS um aparelho ?
    Quem gastou uma grana preta em um N900 deve ter ficado irado com isso. Um aparelho que nem popular foi não atrai desenvelvedores, logo ficou algo perdido. Espero que com o Meego a nokia se ache. Pq ela se perdeu tem um BOM tempo!

  4. Não conheço nenhuma marca de celular que tenha mudado o sistema operacional de um aparelho lançado anteriormente.

    Sistemas novos só vem pré-instalados em aparelhos novos.
    Tecnicamente até é possível, mas comercialmente falando não faria sentido.

  5. Até concordo com os fatos apresentados com relação a viabilidade comercial do sistema. O que eu acho muito estranho e discordo, é o fato da Nokia lançar um aparelho da qualidade do N900 para logo em seguida abandonar a plataforma e direcionar a atenção para outra. Mais uma vez, como vem acontecendo ultimamente, a Nokia demonstra que não sabe direito o que quer!

  6. A Nokia realmente tá pisando na bola! Até concordo com ela em não lançar oficialmente o MeeGo para o N900, pois creio q o MeeGo será voltado para o Moorestown(eu QUERO acreditar nisso) que terá uma performance muito melhor(2x~3x) comparado a qualquer processador de smartphone de hoje. Então seria um grande trabalho para fazer um SO em paralelo para rodar em um ARM Cortex A8, uma versão “capada” do MeeGo para rodar em um ARM, já que ele seria otimizado para o Moorestown.
    Mas, mesmo assim a Nokia continua pisando na bola, já que vai fazer um ano do lançamento oficial do N900 e ser o único com Maemo, que tem um grande potencial, assim como o WebOS, mas não foi divulgado e nem lançou vários aparelhos com ele.
    Creio q se a Nokia fizesse uma linha Maemo(3 a 5 aparelhos) outras marcas(samsung, LG, HTC) se interessariam. Produzindo assim mais apps.

  7. @Victor Hugo

    A Nokia não investe no maemo por uma coisinha bem simples, a “AppStore” do Maemo tem q ser opensource (motivos legais), portanto não gera receita pra empresa…

  8. Mais um indício que esse aparelho está fadado ao fracasso, com sua tela resistiva de péssima sensibilidade e seu sistema operacional exclusivo. Já era um mico e agora virou um mico-dourado…

  9. Só pra responder p comentario feito pelo “neguinho”, não entendi seu cometario …mais um indicio… pois só estamos vendo (na realidade de quem tem interesse em pesquisar) trabalho pelo pessoal da MEEGO de criar mais um sistema operacional(não só para o N900 como para outros produtos)tipo: TV(s), Notebbok(s), é só você se interessar realmente pelo assunto que irá ver que não tem nada a ver com fracasso e sim com trabalho e muito trabalho pelos desenvolvedores, só que não é mágica a coisa, se bem que a mais ou menos um mês e meio atrás que foi divulgado o MEEGO e já temos um repositório para testar Notebbok(s)compreocessadores ATOM e o próprio N900 (sem a interface gráfica por enquanto), e você acha que esta fadado ao fracasso???LEIA MAIS e SE INFORME MAIS, quanto a tela resistiva no meu modo de ver é uma boa tela, não fica devendo nada a navegação na internet nem tão pouco ao manusear aplicativos.

  10. Inveja ? Desde que aposentei meu bugado N97 não quero saber de Nokia tão cedo. Já usei um N900 de um amigo por algumas horas e sei que o aparelho é muito veloz, mas o tamanho tijolo, aliado à sua tela resistiva (leia-se atole o dedo senão não funciona), aliado ao seu OS exclusivo com certeza vão fadá-lo ao fracasso e à um posto cativo na galeria de micos da Nokia. Prova disso é o N8 chegando aí com Symbian chapeuzinho 3, e não Meego ou Maemo. N900 já era. Só não enxerga quem é cego ou não quer ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.