Overclock no Milestone com Android 2.1

Nesta semana o meu amigo Richard Max indicou um post do excelente blog Droid Brasil que ensinava a fazer um Overclock no Milestone da Motorola. Apesar dos riscos do procedimento, resolvi testar e gostei muito da performance do aparelho, que melhorou de forma notável!!

Mesmo os aplicativos mais pesados estão abrindo de forma praticamente instantânea, deixando o aparelho ainda mais agradável de usar! Estou utilizando este recurso com muita cautela, pois tenho um pouco de medo de causar problemas no aparelho, mas estou muito satisfeito com o Overclok!!

Apesar de estar testando o Overclok, não recomendo este procedimento, pois é muito perigoso e pode causar danos ao aparelho. Para os usuários mais avançados e corajosos, segue o post com um tutorial completo!!

 

Encontrei um processo simples para fazer o overclock do Milestone, sem precisar flashear a rom como alguns tutoriais ensinam.

Para aqueles que não sabem, overclock é um processo para fazer o processador rodar suas rotinas em mais ciclos do que o padrão definido pela rom do aparelho. Originalmente o Milestone roda em até 550mhz. Com esta aplicação é possível configurar o processador para rodar em até 1.200Mhz (mais que o dobro).

Qual a vantagem? Velocidade.

Qual a desvantagem? Um risco grande de torrar (queimar) o processador do telefone. Se isto acontece, você perde o aparelho. Sem contar que, mesmo que não queime de imediato, diminui a vida útil dele.

Nos fóruns internacionais o pessoal diz que o Droid (versão CDMA do Milestone) roda  de forma estável em até 900Mhz (este aplicativo pula de 800 p/ 1.000 em sua configuração, então a melhor opção é testá-lo em 800Mhz, acredito). Eu estou rodando com ele a 1.000Mhz há alguns dias e não travou nem rebootou nenhuma vez ainda . A 1.200 eu não arrisco. Testei por 5 min e a temperatura foi lá p/ cima. Muito perigoso arriscar uma velocidade tão alta aqui no Brasil, que é um país muito quente, o que dificulta a dissipação do calor do processador. Na Europa o pessoal abusa muito no overclock, mas temos que levar em consideração que o clima de lá é bem mais ameno que o nosso.

Bom, quem quiser testar o processo, aviso MAIS UMA VEZ que é PERIGOSO. Você pode queimar seu aparelho!

Faça por sua conta e risco!

Siga os seguintes passos:

  • Primeiro, é claro, você precisa ter acesso root liberado no seu Milestone e ter uma rom Android 2.1; 
  • Baixe o aplicativo MilestoneOverclock1.3.2.apk;
  • Copie para seu cartão de memória;
  • Adquira no Market uma versão do programa SetCPU, ou outro que gerencie o processamento do telefone;
  • Instale o SetCPU e abra o aplicativo (se ele pedir acesso root, clique no botão Always);
  • Clique no primeiro botão (Autodetect speeds – Recomendated);
  • Instale agora o aplicativo MilestoneOverclock.apk e abra (se ele pedir acesso root, clique em Always);
  • Clique em “Load module” (se ele pedir acesso root, clique em Always);
  • Reinicie o aparelho agora (importante);
  • Depois de reiniciado, abra seu menu de aplicativos e busque o app “Milestone Overclock”;
  • Clique em “Load module” mais uma vez e arraste a barrinha até 800mhz, clicando em seguida no botão Apply;
  • Saia deste programa e abra o SetCPU;
  • Arraste a barra da opção “Max” para o fim da linha (80000Mhz), mantendo a opção “Min” em 25000;
  • Marque a opção “Auto-refresh”; 

Pronto, agora você está com o telefone overclocka’do.

Uma informação. Mesmo você marcando a opção “Set on Boot” no SetCPU, toda vez que vc reiniciar seu aparelho ele perderá essas configurações de overclock. Vai ser necessário abrir o Milestone Overclock denovo, aumentar a frequência, dar o Apply e depois ir no SetCPU e aumentar a frequência máxima denovo. Toda vez. Mas como não é necessário reiniciar o aparelho tantas vezes assim, não é tão trabalhoso. Melhor que dar um flash na rom do aparelho, não é?

É isso. Mais uma vez, quem for realizar o processo, faça por sua conta e risco. É perigoso!”

16 comentários em “Overclock no Milestone com Android 2.1

  1. Gleyson
    em 800 MHz nao mudou em nada o consumo da bateria e os aplicativos, jogos e tela nao travam mais, principalmente a tela que tem uma rolagem ainda mais suave(tela lotada de app) e os jogos nenhuma travadinha irritante e tambem nao reiniciou nenhuma vez, ja a 1000 MHz (1GHz), o consumo aumenta muito pouco e esquenta um pouco mais (pouca coisa), mas realmente a velocidade fica bem perceptivel como o RicardoWateva comentou.

  2. deixava o meu com 800mhz,notei a diferença ficou rápido.. agora deixo com 1ghz,muito mais rápido,e não esquenta muito.
    queria saber se alguém usa 1,2ghz,e se não deu nenhum problema…

  3. estou deixando com 1.2ghz…
    esta muito bom,não esquenta muito,mais equenta rápido..
    e deixando ver se não acontece nada de errado..

  4. @edkaefer:

    Você colocou uma voltagem muito baixa pra 1200 ghz… agora fica tenso! Talvez se você reflashear com o próprio firmware original você consiga bootar. Ele pelo menos da sinal que o processador ta funcionando?

  5. Rodrigo, eu tinha visto esse post, mas só agora achei necessário fazer um over no meu celular. Mas eu tava pesquisando sobre os apps, e é realmente necessário usar o SetCPU pro nosso Milestone, quando o Milestone-Overclock já foi desenvolvido pra ele? Pelo q entendi, o que o SetCPU faz é modular velocidades e frequência, e pro nosso smart o Milestone-Overclock já vem com essa tabela gravada. Eu não cheguei a instalar o SetCPU, mas depois que vi teu post fiquei na dúvida se há necessidade. Sabe me dizer?

  6. tenho overclock no meu milestone á mais de um mês,com Milestone-Overcloc e nao instalei SetCPU nem se quer uma vez,nao vi motivo para isso,deixo em 1ghz.
    parece que servi só para ter que configura-lo sempre q é reiniciado o smart…

  7. Olá,
    O meu está belezinha funcionando a 1000 Mhz (sem esquentar nem nada) e o engraçado é que eu configurei prá auto iniciar e tá iniciando certinho!! Tanto o SetCPU quanto o Milestone Overclock estão iniciando no boot. Disseram que não dava certo, mas eu consegui e ele está iniciando certim.. Decerto pq eu recém formatei ele..hehehe.. Abraços.

  8. Fiz o overclock do meu milestone estou trabalhando com 800Mhz, com o froyo, porém quando utilizo o hotspot ele esquenta bastante, recomendo utilizar no máximo 800Mhz! está funcionando que é uma beleza.Flw

  9. Alguém pode me ajudar.
    fiz atualização para android froyo original brasileiro para o meu milestone.
    mais não funciona, ele reinicia com milestone overclok, instalo outras versões do milestone overclok, e aparece uma mensagem, escrita que meu milestone não suporta. alguém sabe o que eu faço.
    mandei uma mensagem para o desenvolvedor do milestone overclok, ele respondeu a ira arrumar para a nova versão do Kernel milestone com froyo brasileiro.

  10. Sinti uma diferença razoavel principalmente na rolagem do menu de aplicativos e na abertura dos mesmo…..Vlw..MileStone Overclockado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.