Internet 3G já supera banda larga fixa no Brasil

A Internet 3G está crescendo de forma muito mais veloz do que poderíamos esperar, e segundo um estudo divulgado pelo IDG Now está superando a banda larga fixa no Brasil.

O número de usuários de Internet 3G no Brasil já supera os de assinantes de banda larga fixa. As informações partem do estudo “O Balanço Huawei da Banda Larga Móvel”, feito a partir de uma parceria entre a Huawei, fabricante de infra-estrutura de rede e a consultoria Teleco.

Segundo o relatório, o número de usuários de 3G no País já chega a 11,9 milhões, contra 11,8 milhões de assinantes da banda larga fixa. Tal crescimento ganha destaque entre o primeiro trimestre de 2009 e o primeiro tri deste ano, quando a quantidade de pessoas que passou a utilizar esta modalidade de Internet móvel pulou de 1,5 milhão para 8,7 milhões de usuários. Apenas no primeiro tri deste ano, 4,9 milhões de acessos foram registrados. No caso dos modems 3G, o crescimento foi superior a 100% em um ano e registrou-se o número de 3,2 milhões de conexões banda larga móvel via este dispositivo no país.

Durante mais de um ano e meio eu utilizei a rede 3G como forma de conexão principal com a internet, pois passava praticamente o dia todo fora de casa conectado, logo, precisava de uma boa rede móvel e não via a menor necessidade de utilizar uma banda larga fixa para algumas horas durante os finais de semana.

Foram tempos difíceis pois a rede era lenta e não funcionava bem em muitos lugares onde era necessária, mas quase sempre a mobilidade compensava estes problemas. Quando comecei a trabalhar em Home Office voltei para a banda larga fixa, mas assinei um plano de internet para o celular, que ajuda muito nos eventos, trabalhos externos e no caso de viagem, e hoje também funciona como uma espécie de backup da banda larga fixa.

Como trabalho 100% do tempo conectado à internet, preciso ter uma solução na manga para não correr o risco de ficar sem acesso à web. Usando como backup da conexão principal ou em trabalhos externos, a rede 3G ilimitada com redução de velocidade após 2GB me atende muito bem, mas se existisse um plano de conexão sem qualquer limitação de uso eu até pensaria em assinar somente uma internet móvel no lugar da fixa, mas acredito que isso não aconteça tão cedo.

De uma forma geral eu tenho notado que os consumidores que optaram pela rede 3G como meio de acesso principal à internet estão insatisfeitos, enquanto que os usuários que utilizam a conexão móvel como backup da banda larga fixa e acesso remoto estão um pouco mais satisfeitos.

E você, utiliza a internet móvel como conexão principal? Conte sua experiência com a rede 3G da sua operadora!

22 comentários em “Internet 3G já supera banda larga fixa no Brasil

  1. Isto é ruim.

    Mostra que não temos um serviço de banda larga fixa de verdade, igual existe nos países desenvolvidos, com 20, 40, 60 Mbits/seg.

    Com isto o 3G fica sobrecarregado, com um volume de dados para o qual não foi projetado.

  2. Em casa uso o NET Virtua de 6 MB (que trocarei por GVT 15 MB após a Copa) e possuo um celular Milestone com Vivo 3G ilimitado (pero no mucho) que uso para trabalhar (Google Maps principalmente). Mas o 3G brasileiro é como um 1.5G pois é lento demais e não pega em vários lugares. Eu deveria ter uma velocidade de 1MB mas normalmente ela não chega a um décimo disso.

  3. “…enquanto que os usuários que utilizam a conexão móvel como backup da banda larga fixa e acesso remoto estão um pouco mais satisfeitos…”

    Sou um deles! 🙂

  4. Lembrando que a NET alterou seu sistema de planos. Agora conta com 5, 10 e 20 mb. Quem assinava o plano 6mb sem o combo, como eu, agora tem 10mb pelo mesmo valor.
    <:o)

    Até que enfim alguma coisa boa! hahahaa

  5. Pois é, Fu, o que me irrita é que só oferecem esses pacotes se alguém tentar cancelar. E além disso, com o que pago por 6MB na NET, consigo 15MB + telefone na GVT.

  6. Opa Rainor, aqui foi tranquilo. Como o preço da 6mb que eu tinha é o mesmo da 10mb, liguei e pedi alteração. Em 5 min, sem burocracia, eu já estava com os 10mb no modem!
    O ruim do NET Virtua é o limite de tráfego (80gb no 10mb), mas ele nem sempre é praticado.

  7. E aqui na minha cidade (Manaus/AM) que se paga uma nota pra se ter no máximo 1MB (Net) ou 600K (Jet) e o serviço ainda é uma porcaria? :S

  8. Nossa!!! Fiquei impressionado com a notícia. Isso para mim só mostra uma coisa: A precariedade do oferecimento da Banda Larga fixa. Só consigo conceber a idéia de “3G” para profissionais que necessitem estar conectados. Óbvio que é necessária além de útil, mas não compreendo como usuários de 3G já ultrapassam banda larga fixa. Particularmente só conheço usuários de 3G que optaram por isso depois de tentarem ter a fixa e não conseguirem. Ao menos no estado de São Paulo isso acontece muito . Haja vista a intervençao nas vendas desse serviço(SPeedy em SP) por vários problemas apresentados. Enfim. Creio que grande parte desses usuários 3G são do tipo “por falta de opção”. Superam os profissionais que necessitam estar conectados o tempo todo e superam os “viciados” que “necessitam” o tempo todo bater papo em MSN, redes sociais,jogos online, etc. rsrsrs Enfim, triste realidade a da Banda Larga fixa.

  9. Mudei para 10MB, liguei para a NET e eles mudaram pelo mesmo preço (R$ 119,90). O chato é saber que por esse preço eu poderia ter uma conexão de uns 100MB no Japão ou Coréia.

  10. Na tecnologia atual qualquer REDE cabeada é anos luz melhor que QUALQUER rede sem fio, em termos de 3G Brasil então nem se fala… internet cabeada é MUITO melhor que QUALQUER internet sem fio por N fatores, 3G como ponto principal somente como ULTIMA OPÇÃO.

  11. Atenção tambem a estas pesquisas divulgadas pelas operadoras com o intuito de dar números extraordinarios, vide algumas pesquisas que divulgam números dizendo que o número de celulares é infinitamente superior ao da telefonia fixa, realmente é…mas o que eles omitem são os celulares INATIVOS aqueles pré-pagos que estão fora de operação. Vide São Paulo onde já começam a faltar combinações numericas para novos números, simplesmente pq as operadoras não fazem uma “faxina” em sua base para eliminar os numeros inativos com o único intuito de dizer que tem um número expressivo de clientes.

  12. Falando em pesquisa. http://www.teleco.com.br/ncel_usu.asp

    O perfil dos usuários de celular feita anualmente pelo CETIC mostra estagnação da internet móvel em 2009. Dos usuários pesquisados apenas 5% utilizaram seus aparelhos para acessar internet. Para quem , como eu , gosta de estatísticas o site do CETIC é o “paraíso”. haha

  13. Sinceridade? 3G nunca mais. Ainda mais da VIVO. Ficava dias e dias sem conexão, assim que deu 1 ano voltei pra velox, mesmo aqui sendo 1 mbps… É bem melhor.

  14. A internet banda larga no Brasil é uma piada.

    Na banda larga fixa se salva só a GVT.

    Na internet 3G, nenhuma presta.

    Já são 10, 12 anos de serviços privatizados, altos lucros e serviço de PÉSSIMA qualidade.

    E a ANATEL que deveria proteger os consumidores, demora muito para punir e regulamentar.

  15. Internet 3G no Brasil é um retrocesso!

    Contratos absurdos e tudo mais, mas vejam só, acho até tudo muito engraçado, pois naturalmente uso esse lixo por necessidade da mobilidade.

    Hj minha net bateu o recorde do absurdo, durante o período de pagamento (quando normalmente volta o tráfico) ela ficou com a velocidade contratada por apenas 2 horas..kkk

    Depois voltou para o 128kpbs de costume.. ¬¬

  16. OLA
    EU TENHO O PLANO OI VELOX 3G EM CURITIBA
    De 600 KBS
    RARAMENTE CAI O SINAL
    O SINAL AQUI E MUITO BOM
    QUANDO FUI NO BAIRRO DO CABRAL, CHEGOU A PICOS DE 700 A 865 KBS
    O PROBLEMA QUE OS PLANOS DA OI
    TEM ACRÉSCIMOS DE R$0.10 POR KBS
    CASO VC ESTORE O LIMITE DA SUA CONTA
    E CHATO QUE NAO DA PRA ABUSAR
    MAIS APESAR DISSO
    EU RECOMENDO A OI

  17. Vivo 3g é uma porcaria, só uso porque não tem outro jeito.
    Quem deveria fiscalizar essas coisas e não o faz, Anatel.

    Parabéns Vivo e Anatel.

    Ps. Não ter grana é foda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.