O Nokia N8 é o novo N95?

nokia_n8_hands-on_10_0

Hoje eu encontrei um post no WomWorld/Nokia com a pergunta do título deste post, e tenho que dizer que a questão não é nada fácil de ser respondida.

Na época do lançamento do N95, apesar do sistema operacional não ser novo, lembrando muito o meu velho Nokia 6600, o hardware era matador, e a quantidade de bons recursos reunidos no aparelho deixou o mesmo em uma ~condição de produto inovador, sem nenhum grande concorrente no mercado.

Com o lançamento do iPhone a preferência dos usuários caminhou para a facilidade de uso, boa interface, estabilidade e telas touch capacitivas, provocando um grande aquecimento no mercado e uma evolução dos aparelhos e sistemas operacionais que há muito tempo não se via.

O tempo passou, e agora temos uma história semelhante sendo reeditada pela Nokia com o lançamento do N8, um smartphone com um hardware matador, mas com um sistema um pouco datado e antigo quando comparado com o Android ou o próprio iPhone. Se nos tempos do N95 não existiam fortes concorrentes a nível de hardware, agora a competição é outra, e as coisas estão muito mais difíceis.

É difícil opinar sem ter os aparelhos nas mãos, mas acompanhando alguns posts publicados na internet, é possível notar que o grande problema do N8 é o seu sistema operacional Symbian^3, que mantem as características do Nokia N97, que não agradou boa parte de seus consumidores.

Será que desta vez o hardware do Nokia N8 será suficiente para transformar este modelo em um grande sucesso de vendas como o N95? Deixe sua opinião nos comentários!

62 comentários em “O Nokia N8 é o novo N95?

  1. O problema maior do N8 não será o Sistema Operacional. Será a Ovi , a terrível loja da Nokia de aplicativos. A Ovi, até agora , não tem alcançado um crescimento razoável no número de aplicativos.
    Hardware por hardware o Iphone 4 , o novo, perde para muitos aparelhos antigos e ao ser comparado com o N8 , este ganha de lavada .
    Mas hardware não é tudo. Aliás, no Brasil ainda é , já que o fator preço ainda é importante . Mas nos EUA e Europa não. Lá o Iphone sai muito barato. O N8 no preço que vem vai vender muito pois há uma parcela significativa de usuários que não instalam nada no aparelho. Que não contam com a Ovi. E é bom não contar mesmo. Hoje, o iTunes vende mais jogos do que o Nintendo Dsi e o PSP . Hoje, o Iphone é uma plataforma de jogos e o Iphone 4 vai consolidar isso de vez. Enquanto isso, quais jogos sairão para o N8? E os aplicativos? Os preços de aplicativos Symbian custam muito mais do que os similares para iphone e android. A concorrencia do N8 será ferrenha com HTC Eris,Nexus one, Evo, Iphones . O preço será um grande aliado, mas não terá o mesmo impacto do N95. A Ovi não vai deixar …

  2. Não acredito que o N8 faça o mesmo que o N95 pois ele que “inventou” o mercado de smartfones, sendo que antes dele não havia nenhum que pudesse ser comparado … naquela época não se pensava em usar o celular como uma extensão do PC somente algo como um aparelho tudo em um, como uma boa câmera, um gps(que era mt raro em celulares), e o wireless … Naquela época nem se pensava direito em colocar Exchange num cel …

    Hj em dia quanto mais coisas ele fizer melhor e a cada 6 meses ele tem que se reinventar, e isso parece que eh o diferencial das outras marcas … por melhor que o N8 seja ele não vai recolocar a Nokia no mapa …

  3. @mauro. A Nokia a cada 6 meses não se reinventa.. ..Lança “Novos” Modelos e para diversos focos de Perfil/Usuários. A Apple, sim. Pois, focou num perfil (multimídia) e vai se reinventando e se completando, aos poucos, pois só tem um aparelho. Não é ruím. O sucesso do iPhone que o diga. Os outros Fabricantes, quando se trata de Smartphones, estão focando no Android. E quando o usuário não tem esse perfil. Colocam no mercado Aparelhos com seu próprio “Sistema”. Isso que muitos usuários Não compreendem. Querem modelos só TOP e por enquanto a grande maioria do Usurários teem um Perfil mais simples (isso que segura a Nokia no topo de venda de aparelhos). …acho que é mais ou menos isso. Uma Grande Líder de Mercado Não pode virar as costas para o Maior Perfil de Usuários e sem deixar os Modelos “TOP” pra trás.

  4. rsrsrs digo, “…a grande maioria de Usuários…”

    A Motorola estava focando “somente” no Perfil mais Simples e “quase” sumiu. E no caso a Motorola não poderia ser “menospresada” assim como a Nokia, pois são “Marcas” de muitos Modelos de Sucesso.

  5. Não acredito tb que o N8 é o novo “N95” da Nokia. Hoje em dia é preciso fazer mais para ter algo que seja equivalente, como já foi dito anteriormente. E no meu ponto de vista a Nokia anda meio Motorola, que apostou tudo num V3 da vida, e deixou de inovar. Foi preciso estar a beira da falência para começar a nadar. A Nokia talvez esteja começando a nadar. Mas ainda está bem longe de bater os concorrentes quando se fala em celulares top.

  6. OLha vivendo o presente momento e dele sim imaginando algo melhor em SO para smartphone, vindo de 2 nokias N73 e 5800 com symbian ja com um tempo rodado e hardware que não consegue supri-lo, partir definitivamente para o Android e HTC Desire, com a grana que gastei neste smart poderia ter aguentado as pontas para o N8, mas olhando o hardware dele não me convenceu a esperar e pagar para ver.
    Estou muito satisfeito com os 2 investimentos feitos, pague 1 e leve 2, estou supreendito com o Android e o seu companheiro.
    Visualmente o symbian ja cansou e tem de passar por reestruturação com urgencia, com o Android faço o download na market e automaticamente ja se instala o programa baixado, tudo muito simples.
    Bem minha visão, acho que o N95 foi um aparelho impar e não existira algo igual com tanto impacto, so não comprei pois na epoca era muito para mim.

  7. É fico imaginando com quantos bugs virá no aparelho e quantas firmwares serão necessarias para corrigi-los.
    Até haver totalmente a correção ja saiu varios modelos para chamar novamente sua atenção, no meu segundo nokia devido ao suporte demorado e falho, me prometi partir para outra marca e novo SO.
    Pena para nokia pois tinha muito apreço por ela.

  8. Rodrigo, não posso concordar que o hardware e matador, pois ele peca em tres pontos muito importantes para um novo lançamento. O processador e lento (seria bom se fosse o ano passado), a resolução do display é baixa e a memoria RAM é pequena. Se o OS fosse muito bom poderia até compensar a velocidade do processador e a RAM pequena, mas não parece ser o caso.

  9. Alguém poderia me mostrar no mercado atualmente que aparelho está revolucionando?, pois sinceramente vejo todos fazeren as mesmas coisas, agora sistema operacional móvel que permite o usuário ter uma experiência bem próxima a de um computador posso garantir que este é o Maemo 5 e possivelmente o Meego, fora isso gostaria realmente que me mostrassem inovação, ou seja, algo realmente novo que NENHUMA outra marca ou sistema faça.

  10. Eu acredito que o n8 com algumas inovações como o usb-to-go, pareamento com teclado e mouse bt e dolby digital 5.1, coisas que nenhum dos concorrentes têm e ainda uma saída hdmi são coisas que pra alguns como eu faça diferença mas não é tanta inovação em relação ao que foi o n95 na época! Não havia nada que chegasse nem perto! Por exemplo em 2006 é que foi lançado o n95 com uma ótima câmera de 5 mp enquanto agora é que veio o iphone com uma câmera semelhante só que com um sensor maior claro né! E em relação ao market que o colega Paulo Roberto disse o ovi store funciona da mesma forma! Agora em relação ao sistema mesmo tendo o visual arcaico ainda é o mais funcional! Com o symbian 4 a nokia promete mudar o visual que é o que mais chama a atenção para a maioria do público! Eu tenho o maemo 5 e depois o symbian como os mais funcionais e completos! Então vou aposentar meu n95 com o n8 mas esperando o symbian 4 e o meego! Abraços…

  11. Completando, o N8 pode até ser um sucesso. Isto dependará do preço. Classifico ele (baseado nas informações) como um bom celular, mas não “TOP”, com uma camara excelente. Mas se o preço não for bem abaixo dos smartphones TOPs, não acredito no sucesso. Por outro lado, se o preço for de um celular medio, venderá muito.

  12. Tive a oportunidade de ter por 10 dias um Nokia N900, um iphone 3gs e um Milestone e usei muito cada um deles, para meu perfil gostei muito do sistema Maemo 5, dá para perceber que é um linux mobile que anda bem de perto com os linux para desktop, a experiência é muito similar a um computador. Em relação ao IOS e o Android 2.1 achei útil para o usuário que não necessita ter uma experiência de computador, mas não vi realmente nenhuma, digo nenhuma revolução fenomenal como é constantemente postado aqui no blog.
    Ponto que achei muito positivo no IOS e Android é a facilidade de baixar e instalar aplicativos, mas dentre os 200.000 aplicativos da apple e os 50.000 aplicativos para android tem muita coisa repetida, muita coisa inútil e claro alguns bons aplicativos, provando que quntidade não é qualidade. Por isso fiz a pergunta acima e a repito, por favor, alguém me mostre o aparelho e o sitema que estão revolucionando tanto assim, para que eu possa separar uma grana e comprar.

  13. Oi Marcio Teixeira, quando cito a market do Android em comparação a OVI, tem diferença pois ja usei as duas e na market tem muita variadade, isso por se um sistema novo, tudo gratuito, não precisa logar, todos os apps que baixei consegui instalar sem nenhuma gambiarra, algusn apps ja se instala por si só, acho inteligente isso no sistema, pois ele simplifica sua vida, ele entende que se vc baixou tal app é pq vc quer testar e utilizar e outras apps é apos download, com 1 clique vc instala, muito simples.
    Tudo isso feito no proprio smartphone, sem logar, com uma barra simples de pesquisa vc localiza na hora, le comentarios e ja decide se vale apena ou não.
    Acho que por ser um novo SO para smartphone e ter suporte somente as novas tecnologias touch tudo ali é compativel com seu aparelho, ja enfretei esses problemas de compatibilidade na ovi, por a nokia ter muitos aparelhos, ai vc tem de ficar especificando e descobrindo que aquela app que tanto queria não da suporte ao seu aparelho.
    Mas respeito sua opnião é que ja usei os 2 aparelhos e com 5 dias de uso Android ja me habituei facilmente a ele, ao contrario do symbian e seus certificados…

  14. Correção acima é ao Alex que me referia referente comparação a OVI e Market Android, sorry Marcio Teixeira!

  15. Ok Roberto! Eu possuo um milestone 2.1 update1 e a ovi de hoje é muito semelhante em alguns quesitos ao market! Como fazer o download e a opção de abrir! E em relação as gambiarras são feitas geralmente porque as pessoas não querem pagar 45 reais por exemplo pra ter o Joikuspot! Espero ter compreendido o que disse! Tenho também o n95 e não troco ele por nenhum outro aparelho até porque tenho usado ele muito como roteador wifi!!! Valeu brother!!!

  16. Não acho que o N8 seja tão inovador como foi o N95 para sua época, contudo não tem como negar as especificações técnicas do aparelho, qualidade da lente, do som de alta definição, saída HDMI entre outras várias funções, mas realmente vamos esperar os primeiros reviews para montar uma opinição madura e realista, ainda acredito e muito no Symbian e torço para que este aparelho seja o inicio de um novo tempo para este “velho” sistema operacional.

  17. N8 com Hardware matador? Acho um Hardware bom, mas peca no processador, na memória ram. E ja que Hardware não é tudo… Peca no sistema operacional… lento, interface antiga.. Dai podem falar “mas o que importa não é a beleza”, sim, mas pq não fazer um sistema bonito, que facilite o uso e ao mesmo tempo seja bom? Pelo menos agora a Nokia esta fazendo sua propaganda e mostrando seus celulares em vídeo com a velocidade REAL do sistema. É só dar uma olhada nos vídeos que estão no blog sobre o N8, e da pra ver a demora pra abrir as fotos, o sistema não respondendo no ato… Na minha opinião, a Nokia tem tecnologia pra fazer coisa muito melhor! Em relação ao N95 ja tinha comentado antes, foi um celular que eu adorei na época. Agora se o Nokia N8 vai ser ótimo pra você, vai fundo que ruim ele não é!

  18. Axo q minha explicação pode pecar, mas sinceramente o n8 é um ótimo smart. Ele não fará o q o n95 fez mas é uma prova que a NOKIA compreendeu o erro do n97 q foi o celular q mais prometeu de todos os tempos (e menos cumpriu) se a NOkia lança um n8 com um hardware um pouco melhor, um sistema renovado e um teclado qwerty, e incentiva os desenvolvedores a fazer novos softwares e jogos definitivamente esse seria o novo sucesso de vendas. O symbian não é ruim. Digo porque uso e gosto do jeito intuitivo dele de ser, mas tem q ser atualizado porque ele atrasou demais ou até substituído. Espero q o Meego seja um sistema capaz de puxar desenvolvedores para ele e levante a nokia de novo.

  19. Prefiro mesmo que continue com um sistema operacional já conhecido. Os bons programas já foram feitos. Então é só usar. Tenho um n810 e foi um custo achar uma “suite” office para ele. Tenho um e71 e ele já veio com tudo isso.

  20. ” galera,tive a oportunidade de mexer no nokia n8 e ele não é um aparelho problematico como está sendo publicado em varios lugares dele, e tem mais o symbian 3 não é igual ao symbian no nokia n97 não ele é muito superior apesar de a principio ser parecida aparentemente ele é muito mais funcional que o symbian s60 9.5 que temos hoje e apesar de ele ter um procvessador de 600 mhz,ele é sim bem rapido e detalha “utilizei uma versão de prototipo” pois o symbian 3 quando for lançado vai vir pronto para o mercado, atualização sempre tem o proprio tão badalado iphone e o androide ja passaram por atualizações para melhorias, e não sera diferente com nenhum os. mas podem ter certeza que ele vai vir preparado para o mercado, e promete muitas surpresas. e quando tiverem oportunidade de utiliza-lo vcs vão sentir essa diferença. abraço a todos.

  21. Discordo com o posicionamento do N8 ter um hardware matador. Primeiramente, mesmo que ele possua 256mb ou 512mb(o que duvido muito que tenha) de RAM, ele vai estar igual ao iPhone 4, N1, e semelhantes. Seu processador não é de 1Ghz, que virou padrão, apenas tem uma tela capacitiva(qualquer android de 899-999 reais tem), uma câmera fotografica de 12mpx(que tem uma excelente qualidade mas… Não justifica o termo empregado), filma em HD 720p( o que já tava virando padrão, antes mesmo dele aparecer) que em modelos Japoneses, existe vários exemplos, com Symbian^2 são capazes de 1080p em HD.
    O que tem a Nokia em mãos? Um aparelho sem “capações” no BT, que é algo que MATA o iPhone, com uma Store ainda sendo construida, questão de compatibilidade de aplicativos e falta de outros, um sistema operacional que MUITOS estão abandodando pelo Android, e um preço chamativo LÁ FORA.

    Um aparelho desses deveria vir para o Brasil até R$1500 e olhe lá. Com a política de algumas operadoras de parar com o subsídio, devido ao desbloqueio, ele tem que vir aqui com o Menor preço possível para que a Nokia ganhe em volumes de vendas. Não é um ambiente propício para fracasso ou falhas. A Nokia tem que pensar e acertar. Até porque, por mais que outras pessoas não enxerguem, o N8 vai competir com o Motorola Droid 2, Motorola Droid X, HTC Evo 4G, iPhone 4, Samsung Galaxy S, e derivados. As opções são grandes e que vão atender à todos, mesmo que o N8 não existisse. A Nokia que se cuide…

  22. N95 foi a culminação de um modelo de smartphone que está morrendo. Uma lista cada vez maior de ‘especificações’ para competir no mercado mas uma falta de planejamento na implementação e na qualidade das funções, o que no fim fazia que os usuários só usassem um quinto do que o aparelho tinha a oferecer e ficassem comprando um smartphone, um computador portátil, por causa de um câmera digital básica. O aparelho tinha design de telefone mas tentava ser uma câmera mediana e pc ao mesmo tempo e no final das contas não fazia nada tão bem como um dispositivo dedicado. Era um ‘brinquedo’ avançado e caro. A nokia ainda não largou esse modelo totalmente. O N8 não é o novo N95, ele é uma ‘mistura’ entre um modelo velho da empresa e uma tentativa de se manter competitivo em um mercado que valoriza mais smartphones com interfaces mais fáceis e programas mais avançados. O N8 é a prova de que a nokia está tentando se segurar na ‘familiaridade’ que seus aparelhos já tem e a covardia da nokia em tentar algo realmente novo. O N8 é um aparelho com OS parecido com o symbian antigo mas com uns gestos novos ‘emprestados’ dos aparelhos atuais, mais nada. A câmera é ótima mas ainda é uma câmera de celular, o media player é bom mas ainda não é páreo para a apple, os programas são piores que a concorrência e o hardware mais ainda. A nokia ainda não aprendeu a lição do N97, não basta lançar uma lista maior de specs que as pessoas não se importam mais tanto com isso. O que importa é a implementação geral e o desempenho geral do produto, além claro dos apps.

  23. talves o N8 seja uma estrategia da nokia pra tentar apagar as mas impressoes que deixou com o N97. Gosto muito da nokia, não é atoa que até hoje uso o bom e velho N95-1.
    Ele numca me deixou na mão. É o GPS/media player no carro, na sala ligado a tv ele é o youtube e o email, quando necessario ele é a camera digital.
    O n95 foi revolucionario pra muitas pessoas.
    talves os fan-bboy da apple não gostem dele pois ele era mais barato e muito melhor que o primeiro iphone que eles pagarão uma nota.
    E sabe o motivo de eu não ter trocado ele até hoje?
    pq ele foi o e vai ser sempre o que mudou os olhos de todos.
    Ergue a mão ai quem teve um n95 o/!
    a maioria aqui comessou com ele.
    a nokia é muito boa mas ja passou da hora de tentar revolucionar de novo.
    eu estou esperando o iphone 4 chegou a hora de mudar um pouco. O n8 nem de longe vai ser oque um dia o n95 foi pra muitos de nos aki. fikadika

  24. Hardware matador? Só se câmera virou hardware, o n8 peca no processador e memória, a concorrência ( incluindo o iPhone ) esta vindo com o dobro de memória RAM e processador na casa dos 1ghz… Acorda Nokia!!! Não é atoa que é a empresa que mais perde mercado a cada dia…

  25. Pessoal, pense!
    Quanto ao hardware, o N8 tem o que o Symbian 3 precisa. Menos memória Ram, menos Mhz no processador, mais vida útil da bateria. Aliás, isso mostra como o SO mais poderoso, é também o mais maduro e precisa de menos hardware.
    No caso o termo “Matador” na verdade se refere aos recursos extras, como câmera 12Mp 28mm, HDMI, flash Xenon, GPS, FM transmiter, Rádio FM, bússola digital, bluetooth 3.0, GPU gráfico, USB-On-The-Go (aceita pen drive e outros celulares cia USB)… entenderam?
    Qual Smart tem todos esses recursos juntos no mesmo aparelho? Qual?
    Qual smart pode ser usado com controle remoto para assisir na TV? E usar com mouse e teclado? Qual?
    Ah! E tem até segunda câmera pra video-chamada “igual ao Iphone”, não é fantástico?

  26. Também gostaria de falar sobre a OVI Store. Com relação a ter Conta e senha, deve-se ao fato de que em breve, inclusive no Brasil teremos aplicativos pagos, e a conta possibilita associar os aplicativos que já foram baixados pelos usuário.
    Quanto a usabilidade, não sei o que o pessoal quer mais, tem filtros, tem pesquisa, os aplicaticativos estão agrupados e dentro dos grupos existem sub-grupos.
    O Aplicativo é baixado e instalado imediatamente no aparelho e ainda permite que se pesquise por outros aplicativos durante o download/instalação.
    Uso o OVI store com frequência, já baixei dezenas de aplicativos e pra mim tá ótimo, eu que inclusive sou harduser, desde antes do N95, que já tive, pois baixava aplicativos JAVA e trocava de temas com ferquência nos meus 6230 e 6131, que usava como dispositivos de armazenamento, há mais de 4 anos atrás e que já tinham cartão de memória e já permitiam a instalação de programas, via aplicativo “Downlods!”, alguém usava isso? E o “Widgets”, usaram?. E as Lojas do Handango e Getjar, conhecem? Existem há quase 10 anos.

  27. Acho que assim como eu, boa parte dos simpatizantes da Nokia vêm se decepcionando a cada anúncio de novos produtos da marca. Tem-se uma impressão que a Nokia está perdida, que não há uma direção clara nas suas ações. Há uma grande confusão de sistemas operacionais (Symbian V3, V5, Symbian^3, Maemo 2008, Maemo5, Meego, Windows7-booklet), uma falta de coerência entre hardwares e plataformas, versões específicas de aplicações, políticas específicas para lojas de aplicativos, ou seja, com as ótimas opções de smartphones que hoje existe no mercado, quais são aqueles que podem ou querem gastar seu dinheiro (muitas vezes suado) com um produto de futuro incerto. Lembro-me de ter guardado uma grana para comprar um N97, que prometia ser revolucionário também (sorte que não comprei) e olhem o conceito que este smartphone têm hoje. Alias, olhem o estrago que esse produto (N97) fez no conceito da Nokia.

  28. O N95 não era mais barato que o primeiro iPhone. O iPhone foi lançado depois e nessa época o N95 já tinha caído de preço, por isso a diferença. Depois, eram aparelhos completamente diferentes. O primeiro iphone eram ‘três’ aparelhos juntos que tentavam ser tão bons como dispositivos dedicados: um ipod widescreen, um celular e um navegador de internet portátil. Era só isso. A intenção era a colocar programas com qualidade de desktop num celular e com interface nova. O N95 foi feito para ser um canivete suiço, ter todas as funções possíveis no mercado, sem necessariamente ter uma implementação muito boa delas.

  29. so se for pra vc sloopjohnb, porque o meu N95 8GB fuciona bem ate hoje….e com certeza o N8 vai ser o meu proximo celular

  30. pessoal eu só gostaria que o pessoal que esta falando mal do nokia n8 nao comprasse ele, pois chega a ser um pouco de hipocresia. Sim a nokia pecou no n97 sim. Mas a qualidade de seus produtos são uma das melhores. Creio q a nokia vai vender igual ao nokia n97 q vendeu muito. Adorei o fato de ele ter uma camera de 12 mega com flas de xenon. Gente por favor aqui é um posto sobre o nokia n8. Nao façamos comparaçoes com outros smarts. Mas tenho certeza q esse n8 sera show de bola e eu irei comprar mas nao venderei o n97 pois um teclado qwerty faz toda diferença num aparelho ocelular. Abraçossss

  31. Rodrigo não estou te entendendo por acaso a Nokia esta te pagando pra defender ela? Eu tenho um N82 só não comprei um N95 na época por causa do xenon, e sim a Nokia está pecando em relação aos seus concorrentes, penso que se não fosse pelos nossos amigos críticos, jamais teríamos inovações que facilitassem nosso dia a dia. Dias atrás fui atualizar o Nokia maps no meu N82 e qual a surpresa não dão mai suporte, isso por que até este momento e o único aparelho da Nokia que tem fash de xenon, ou seja to sem opção em relação a empresa Nokia. A ta, está lançando o N8 segundo aparelho com xenon, câmera de 12mp e mesmo assim já vem defasado em relação a processamento e memória, agora você vem nos dizer pra não comparar??? Sim penso que a Nokia deve prestar atenção nos seus consumidores e quando eles falam ‘mal’ é por que deve haver algum motivo..? O que achei interessante neste novo aparelho foi a saída HDMI isso reflete uma tendência de usar os aparelhos nos novos televisores, para assistir filmes e talvez navegar na internet, já que ele aceita teclado e mouse ponto positivo por isso.

    1. Gildo, boa noite. Você deve ser um leitor mais novo do blog, pois se você acompanhar os meus textos verá que tenho minhas diferenças não só com a Nokia, mas com várias plataformas, pois acho que nenhuma é perfeita.

      Não entendo sua colocação sobre a Nokia me pagar algo, e acho que você deveria acompanhar com um pouco mais de atenção os meus posts antes de falar algo assim, tão desrespeitoso e ofensivo, sem qualquer fundamento. Lembre-se que um blog é um espaço de opinião das preferências de seu autor, logo, se gosto de um determinado produto ou serviço, vou comentar por aqui.

      Então é isso, leia um pouco mais e por favor, não fale mais sobre “receber para defender uma marca”, pois isso não existe por aqui. Já fui editor do Blog Corporativo da Nokia por mais de um ano e nunca me exigiram nada aqui no meu blog, sendo que mesmo durante este período pude fazer críticas aos aparelhos da marca sem qualquer interferência da empresa, que sempre respeitou muito este meu espaço.

      Um abraço.

  32. Concordo com você Rodrigo um teclado qwerty físico no aparelho é 100 vezes melhor que qualquer teclado virtual até mesmo o do ipad que bem maior! Mas não teremos problemas com o n8 pois ele faz sincronização com mouse e teclado via BT!

  33. @Alex…@Rodrigo… Concordo com vcs ainda digo que qq teclado físico bluetooth ainda é melhor que qq teclado qwerty..abs

  34. o problema é que o pessoal fala de mais. ninguem nem chegou a usar o symbian 3 e ja falam que é um mal sistema.ninguem nunca viu o aparalho em funcionamento e ja criticam,como se o iphone e o droide fosso tudo que precisam hoje, também falta muita coisa neles e isso ninguem comenta, aparelho para uso de internet sem abrir flash. é um otimo negocio né ?.agora estourar pipoca no celular sim é uma coisa muito util para um smart não é verdade. então vamos esperar pelo menos mexerem no aparelho ai sim tirarem conclusões.
    abs

  35. @Rodrigo (não o pita ou o toledo) eu vou comprar o N8 e no momento, falo a realidade que muitos deixam de enxergar por ver o aparelho em um angulo menos critico, alguns até ingenuos.

    Tá, mas porque eu devo comprar? Comprarei para comparar com modelos, extrair o máximo que posso para ajudar, vocês leitores, a terem uma base satisfatoria do que o aparelho pode ou não oferecer em relação ao mercado.

    Agora, existe uma diferença GRANDE entre comprar algo e usa-lo. Se o N8 surpreender, coisa que só depois do seu lançamento e testes pesados nele dirão, aí sim usarei ele como aparelho pessoal. Muitos escritores de blogs fazem isso.

    Mas é. Para mim, aparelho só ganha elogio depois de usado e testado. Especialmente Nokias. Fiquei frustrado desde o N96 com a marca que, para mim, apenas desenvolvia aparelhos muito bons na linha e-series(e71,e63,e72 que o digam).

    Abraço!

  36. Esse tópico rendeu! rs

    “Gente por favor aqui é um posto sobre o nokia n8. Nao façamos comparaçoes com outros smarts.”

    @Rodrigo (não o Toledo) =)
    Aqui é um blog aberto a opiniões e mesmo o título do post sendo “O Nokia N8 é o novo N95?”, vão acabar surgindo assuntos sobre comparações com outros celulares, sobre celulares da Nokia mas que não são o N8 ou o N95. Aqui é um lugar de trocar informaçãoes e de opiniões. E isto só adiciona em conhecimento!

    @kako – Corcordo que só usando o aparelho no dia-a-dia para ter uma base satisfatoria do que o aparelho pode ou não oferecer em relação ao mercado.

    Abraços

  37. ainda acredito que o N900 é o verdadeiro sucessor do N95 dentre todos os modelos da nokia.. é o único de fato inovador desde o N95.

  38. O N8 possui muitas novidades em relação ao smarts que estão no mercado, como a utilização de Mouse bluetooth, utilização de Pen Drive, Douby Digital 5.1, alguém viu isso em outros celulares?

    Fora os outros itens que poucos celulares possuem, câmera de 12mpx, gravação a 720p, flash xenon.

    Não podemos negar que é um ótimo aparelho, o SO não pode ser o melhor, mas é muito funcional e simples de usar, e pelos reviews deu uma boa melhorada.

    Acredito ainda que pelos rumores o N9 será a versão mais top da nokia, e que nem terá concorrentes no mercado, assim como o N900 não possui.

  39. O que eu não gosto são pessoas desinformadas e jornalistas que não sabem o que escrevem… vi numa revista falando sobre a era da video chamada, e mostrando este recurso como revolucioário do novo Iphone.

    É engraçado, a Nokia fabrica há mais de cinco anos aparelhos com video chamada, e diga-se de passagem, foi pioneira.

    Para o ano que vem a nokia irá lançar todos os seus smartphones com recurso de pagamento digital, aí, no próximo Iphone será um recurso revolucionário. rs

    Enfim… a Nokia deixou de ditar o mercado, mas ainda é lider em tecnologia, acredito que com o Meego isso irá mudar.

  40. @Marcio O modo como a Apple desenvolveu o recurso mencionado por você, é único. As pessoas enxergam apenas isso.

    Sobre o N8 vir com Flash Xenon(presente em outros modelos da fabricante), 12mpx de resolução(presente em modelo SE Saito) e gravação em 720p(presente em vários modelos) não o tornam especial.

    Já falei que há Symbian com 13mpx e gravação em 1080p? Quantos com o iOS tem capacidade maior que os 720p em 30fps do iPhone 4?

    E concordo que também exageram no entusiasmo sobre o iPhone 4 como muitos estão exagerando no N8. Entusiasmo sempre vai haver o problema é quando isso influência opinião e gera decepção.

    E Sobre o Meego, ele é outro sistema que vai precisar de outro hardware. Falamos da Nokia hoje, N8, X6, N97 e mini, n900 e etc. Se a Nokia der mais uma furada, como o N97, ela pode não ter uma “chance” com o Meego. O mercado tá assim, canibalesco.

    Abs

  41. Pelo que tudo indica. Os Usuários estão esperando sempre mais, mais e mais… …enquanto Não desenvolverem uma bateria “decente” para smartphones querer que cada lançamento tenha hardwares “matadores” é ilusão. O que importa é o Aparelho ser ágil e eficiente com o que tem. Cada Aparelho tem o seu Perfil de Usuário. Cada modelo é para um perfil. Se Não te agradou é porque este Modelo Não é para Você!!! …e Não que seja ruím!!! O tópico, aqui, é N8 x N95. Portanto, em relação ao N95. O N8 é inovador, sim, com sua câmera de 12Mp 28mm, flash Xenon, HDMI, FM transmiter, bússola digital, bluetooth 3.0, GPU gráfico, USB-On-The-Go (aceita pen drive e outros celulares via USB).

  42. @J3ff… Vc tocou no ponto nevrálgico de toda essa história, BATERIA !!!!! hardware matador já temos.. já temos processadores com clock altissimos mas para usar tudo isso precisamos de ENERGIA, precisamos de ESPAÇO para dissipar o calor gerado, a gente ve uma amostra disso em um notebook, uma amostra melhor em um desktop e o que tem de melhor está nos supercomputadores usados por orgãos governamentais, instituições de pesquisas… mas para mobile a historia é OUTRA, a industria tenta conciliar desempenho x bateria, quando muitos aqui criticam o velho ARM 11 esquecem que ele é um processador economico, versatil, galera não vamos esquecer que quanto maior o CLOCK MAIOR A ENERGIA NECESSÁRIA. Infelizmente a evolução das baterias não acompanha o ritmo da evolução dos processadores. É lógico que a industria é capaz de produzir processadores MATADORES para qq celular, o X da questão é a energia necessaria para coloca-lo em funcionamento, e uma outra questão e dissipar todo esse calor gerado, ja imaginaram um cooler ativo ou mesmo um passivo em um celular ?? complicado né…

  43. Alias se eu visse hj anunciado um ARM com 2 Gigas de clock eu ficaria temeroso com a autonomia que esse aparelho iria ter, será que ele aguentaria qtas horas de processamento intenso usando essas ions de litio atuais .. ??

  44. Todo mundo reclama, mas no final das contas acaba comprando.
    Vcs já ouviram aquele ditado “em time que está ganhando não se mexe” então enquanto a nokia não se incomodar com a concorrência ela não vai se dedicar em criar nada que revolucione novamente, é claro que tivemos boas mudanças no n8, mas é evidente que nada de absurdo tb, porém o que todo mundo está esquecendo é da funcionalidade dos aparelhos, ninguém aqui usa tudo que o aparelho pode oferecer, e nenhum fabricante tem um aparelho completo a ponto de satisfazer geral e como se resolve esse dilema? Escolha o mais funcional pra vc. Cada aparelho tem seu ponto forte e ao meu ver o n8 não vai revolucionar como o n95, mas dentro do que temos hoje está satisfatório, pois ele é voltado para foto, video, musica com uma interface um pouco melhor e isso ele deverá fazer bem, pois era a reclamação geral dos usuários symbiam com a decepção do nokia 5800 e do n97. Tomara que o n8 venha bem acabado e estável e sem lerdeza, mas que faltou um hardware mais poderoso para enfrentar o iphone nos jogos isso faltou.

  45. @beto em time que está ganhando não se mexe. Tá, a Nokia anda vendendo tanto por aí que preferiu abaixar os preços dos aparelhos, que eram evelados, o seu principal sistema operacional está dito, por muitos, que está morrendo.

    Realmente, a Nokia tá ganhando muito mesmo. Muito prejuízo.

  46. Rodrigo, que tal criar um novo artigo com esse tema?
    Falando do que o N95 representou em seu lançamento em 2007 com suas características exclusivas dificeis de se encontrar hoje em dia num smartphone. E o que o Nokia N8 possui.
    Mais o que será frustante será o excesso de comentários negativos por membros que detestam a Nokia e acham que o Iphone 4 é Deus!

  47. O contexto hoje é diferente de 2007. Se fosse lançado hoje o N95 não faria o mesmo sucesso que outrora, assim acredito que o N8 não terá o mesmo desempenho que o N95 teve em sua época, a quantidade de opções no mercado cresceu bastante em qualidade e quantidade nos mais variados preços. A menos que os compradores do N8 sejam fã boys da marca Nokia e se recusem a enxergar as inovações das concorrentes.

  48. Tive um N95-1 e agora estou com o N8, pesquisei antes de comprar e não me arrependo nem um pouco, a relação entre hardware e software é excelente, a duração da bateria também não deixa a desejar. O aparelho tem vários recursos como câmera 12Mp 28mm, HDMI, flash Xenon, GPS, FM transmiter, Rádio FM, bússola digital, bluetooth 3.0, GPU gráfico, USB-On-The-Go, que os outros concorrentes não tem.
    Sei que não se compara a ao mesmo sucesso do N95, mais a situação é outra hoje em dia.

  49. N95 foi um dos maiores sucessos da nokia, ainda tenho o meu pratiadinho, e nao vou deixar enquanto nao se acabar, apesar de ter o n95, comprei o n8 heheehe, agora nisso tenho certeza o n95 foi um dos campeoes da nokia e nunca sera esquecido, a nokia tem um problema que vai acabar com ela, a bateria, como podemos ter um celular animal se nao aguenta seu proprio peso (bateria). obs: estou num sgh-t459, ruim…

  50. olha eu acho assim falando em emuladores, o n8 he um otimo aparelho mais peka nisso emuladores. nao sei sr he mito mais ouvi dizer que vem ai o w7 e o w8 da nokia ,com o sistema operacional windows phone ,symbian e o maemo, se isso for verdade ! Esses aparelho vao vim pra acabar com todos os outros. Eu ainda axo a nokia suprema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.