Você escreve textos no celular enquanto dirige?

Screen-shot-2010-06-18-at-8.29.49-PM

Até hoje eu não encontrei nenhuma pesquisa realizada no Brasil sobre a utilização de celulares nos veículos, mas em um breve passeio pela cidade é possível ver uma grande quantidade de pessoas dirigindo com o aparelho nas mãos.

Prestando um pouco mais de atenção, ontem encontrei os mais variados tipos usando o celular sem o viva voz ao volante, tais como policiais (inclusive de trânsito), motoristas de taxi e ônibus e pessoas das mais variadas idades, mas o que mais me preocupou foi a quantidade de usuários digitando mensagens de texto com o carro em movimento.

Fora do Brasil já foram relatados inúmeros acidentes causados por motoristas que estavam  digitando mensagens de textos ao dirigir seus veículos, mas por aqui dificilmente um acidente grave é atribuído ao uso inadequado dos celulares.

Nesta semana eu encontrei uma interessante pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Pew Internet e American Life Project que levantou números realmente preocupantes, que indicavam que 47% dos adultos afirmaram que utilizavam os celulares ao volante para o envio e leitura de textos, sendo que este número quando comparado a população em geral era correspondente a 27%, e 75% usam o celular para falar enquanto dirigem.

Vale a pena conferir a pesquisa completa no link da Pew Internet e American Life Project.

No Brasil as coisas não são diferentes, mas raramente são noticiados pela mídia acidentes onde o condutor estava utilizando o telefone celular, mas com a popularização dos Smartphones no país as coisas devem piorar bastante.

Apesar de gostar muito de celulares, sei que preciso desviar minha atenção durante o uso dos aparelhos, deste modo procuro sempre encostar o veículo para atender as chamadas, sempre com o Viva Voz e somente para conversas mais rápidas e necessárias. Agora eu sinceramente não consigo imaginar como alguém consegue digitar um texto no celular com o carro em movimento!! São atividades totalmente incompatíveis, e a chance de tudo dar errado é gigante!

E você, escreve textos no celular enquanto dirige? Já viu algum acidente de usuários de celulares?

10 comentários em “Você escreve textos no celular enquanto dirige?

  1. Não faço com muita frenquencia, mas confesso que digito sim msg enquanto estou no trânsito. Quando a msg é muito grande, eu paro o carro em algum posto ou local seguro para escrever.

    Sei que é perigoso e que estou colocando a vida de outras pessoas em risco, por isso evito ao máximo.

  2. Já li varias vezes e geralmente respondo quando o carro estiver parado, mas já digitei em movimento sim, acho arriscado esse procedimento mesmo, o bom é não o fazer!

  3. Já li notícias de acidentes causando por o motorista está digitando um SMS, quando falei da notícia no trabalho(todos da área de tecnologia) ficaram espantados, juntamente comigo, se perguntando como alguém seria capaz de realizar as duas coisas ao mesmo tempo, e simplesmente não tem condições.

    Se pegar um CD no porta-luvas já causa um bocado de acidentes imagine digitar SMS.

  4. mesmo com viva voz, já vi um monte de acidentes por distração dos motoristas (uso diariamente a rodovia Presidente Dutra, Marginal, Castelo Branco, Rodoanel e Br-116)

    No meu carro é simples, nunca coloquei nem rádio, que dirá usar celular?? deixo no vibrar e quando paro em algum local 9geralmente posto de gasolina) dou uma olhada nas ligações, sms,etc… se for urgente, aí respondo ou retorno enquanto tomo um café no posto)

    Pode parecer meio radical, mas coincidência ou não, nunca sofri acidentes graves com essas condutas…. querem para os acidentes? Simples, basta proibir qualquer equipamento sonoros em veículos automotores no Brasil… carro é feito para te locomover, para entretenimento use um media center em casa ou ande de ônibus / metrô… só critica essa postura quem nunca perdeu um ente querido no trânsito por descuido dos outros…

  5. Cabe lembrar que já uso tudo isto deste 2008 conforme data do post, e pelas fotos vão ver lá o Iphone que já possuia…que na época nem sonhava em fazer essa proeza que um velho N73 já fazia…

  6. Não me orgulho, mas quase que diariamente eu ia a faculdade digitando ao celular, o mais terrível era que muitas vezes eu nem lembrava do caminho que tinha feito, total a falta de atenção que eu estava do transito.

  7. É um absurdo o abuso das pessoas no Brasil!
    Sou muito crítico deste assunto, porque:
    1) Trabalho numa região onde existe a maior concentração de riqueza e carros importados e NINGUÉM usa bluetooth, todo dirigem seus caríssimos carros importados falando ao celular;
    2) Nâo respeitam ou não tem educação para com os demais (Pedestres e outros motoristas)

    Estive recentemente no Canadá e observei muito isso e lá, NINGUÉM estava falando ao celular com o aparelho no ouvido e sim usando Bluetooth.

    É um péssimo hábito que o brasileiro não larga, então, a solução é a mesma para o cinto de segurança: campanhas na tv, fiscalização e multas pesadíssimas!

    Hoje ninguém lembra mais que tem colocar o cinto, já é automático, você faz sem pensar. Temos que fazer o mesmo!

  8. Quando preciso uso o bluetooth para ligações, mas para teclar, ainda não consegui tal habilidade, e acho humanamente impossível teclar e olhar o transito ao mesmo tempo. Acidêntes acontencem por questão de segundos de falta de atenção, então, é certo que eu pare se precisar teclar! Já cheguei a pedir a quem estava comigo no carro para digitar por mim enquanto dirigia, mas estou certa que tudo pode esperar um pouco em troca de riscos desnecessários .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.