20% das aplicações para Android roubam dados dos usuários

Todo cuidado é pouco na hora de fazer os downloads de aplicativos e games para o seu smartphone, mas pelo visto nos aparelhos com o sistema operacional Android as coisas estão um pouco mais complicadas.

De acordo com o relatório do SMobile Systems, publicado pelo site Red Write Web, o Google admite que 20% das aplicações para Android tem acesso a dados confidenciais que podem ser usados para fins maliciosos. Dos 48.694 aplicativos analisados, 29 foram identificados como spywares, 9 são capazes de fazer o aparelho com o Android “brickar”, 383 foram capazes de armazenar informações de autenticação de serviços, 3% permitem que um aplicativo envie mensagens SMS sem que o usuário sequer imagine.

O problema é muito preocupante, e acontece por conta do sistema totalmente aberto e sem qualquer filtragem de aplicativos no Android Market, o que acaba prejudicando muito os usuários da plataforma.

A melhor forma de escapar de problemas é ter muita cautela na hora de fazer o downloads de games e aplicativos, procurando sempre por títulos mais conhecidos e recomendados por sites e blogs especializados.

Fonte: Mundo Tecno.

23 comentários em “20% das aplicações para Android roubam dados dos usuários

  1. Este sinceramente e um dos motivos para que eu não utilize o sistema android. Prefiro ter limitações na utilização do sistema operacional do que ter que ficar preocupado com a segurança das minhas informações, e no mais como não sou um usuário avançado, tenho que ter “alguém” que simplifique os processos de utilização. Feliz e satisfeito com meu iPhone 3GS e no aguardo do próximo!

  2. Dário, no computador é mesma coisa, você sempre tem que ter cuidado na hora de instalar os aplicativos. Nem por isto ninguém te obriga a instalar todos programas de uma “Windows Store”, ou só aplicativos aprovados pelo Bill Gates.

    Cada um é livre e tem seu próprio critérios para instalar o que quiser.

  3. bahh
    fala sério…
    tenho meu nokia crackeado e nunca uso nada da ovi, uso tudo por minha conta e nunca tive problema…
    tem que ter noção do que tá fazendo…

  4. Nada mais normal para um sistema aberto. E é por isso que já é mais popular que o iOS, assim como o Windows domina sobre o MacOs. Prefiro correr riscos mas ter liberdade para instalar o que quiser do que ter um sistema truncado como o da maçã.

  5. Acho que a melhor solução seria um meio termo entre Apple e Android. Ou seja, a app store teria um grande controle de qualidade mas não seria a unica forma de se instalar aplicações.

  6. Prefiro Android, e para sair instalando qualquer aplicativo, sem antes saber do que se trata, é coisa de amador, te liga meu….
    Primeiro pesquise do que se trata tal aplicativo, depois instala. OK
    Outra, prefiro liberdade (android) do que ditadura (maçã e symbian).

  7. sinceramente, reclamam da liberdade de programas na App store, mas o que não falta é programas interessantes, sem falar em jogos, mesmo a Apple limitando a realidade é q vc tem muito mais na loja da maça, esses é um dos motivos de não querer migrar para o Android, agora depois de mais essa falha eu fico com a maça, quero ver vc encontrar jogos animais a 0,99 no Android Market…

  8. haa meo..fala serio..nego q sai instalando tudo q ve..tem q tomar mesmo..uso mt o Market e nunca tive problemas..mas antes d instalar eu futuco tudo q é lugar falando sobre ele..

  9. Ola Snake, foi o que eu disse acima, também tenho android e eh mmuito legal, nada de pane ainda, basta “pesquisar” antes de instalar.. é isso ai…

  10. Não adianta, não tem como agradar a todos;

    Alguns preferem liberdade, outros preferem que tenha sempre alguém que diga o que fazer e como fazer.

  11. Mané é aquele que acredita que algum sistema seja totalmente seguro… App store, ovi, market etc etc todos possuem falhas e consequentemente existe sim aplicativos maliciosos em todos sem exceção… Abram a mente e seja racionais!!!

    Para algo ser 100% seguro, para começar nem tem que existir ;-)!

  12. boa gil 😛
    depois de 1 ano e meio de iPhone 3G, fiz o jailbreak ontem do meu 3G com iOS4 usando o pwnage tools 4, já que a maçã não liberou wallpaper, nem a multitask e nem a porcentagem da bateria para o 3G ¬¬
    Ta rodando filé, assim esse vai aguentar até o iPhone 5 xP

  13. mano firewal tem pra todas as plataformas…e sobre o iOS ja tive iphone 3g e 3gs..sou moderador da comu do iphone brasil ocifial..so me procurar la entao nao fale oq vc nao sabe.. =P

  14. Acho graça tb Afonso. As pessoas ficam batendo boca como se um sistema fosse mais seguro que outro. Pura história pra boi dormir. A segurança quem faz é o próprio usuário, que deve se informar antes sobre o software que está instalando. E isso independe de ser OS para smartphone ou computador.

  15. Sidney Costa, desculpe a demora..

    Pois é, paa quem quizer se arriscar é só usar jailbreak e assumir os riscos. agora o que não pode é uma loja dita oficial vender aplicativos que podem lesar os usuários…

    ponto pra Apple!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.