N8 será o último smartphone topo de linha da Nokia com Symbian

n900-meego

Nos últimos anos o sistema operacional Symbian começou a apresentar alguns sinais de cansaço, e com a concorrência com o iPhone e o Android os problemas ficaram ainda mais evidentes. O software é bom, multi tarefa e robusto, mas e experiência do usuário é um grande problema.

Segundo muitos posts espalhados pela internet, representantes da Nokia disseram hoje ao Engadget que o sistema operacional Symbian S^3 e o S^4 estarão presentes em celulares mais baratos, e a série N ganharia o novo MeeGo.

A estratégia aparentemente é uma aposta no mercado de celulares de baixo custo, que ganhariam um Symbian mais robusto, deixando estes modelos mais atraentes para os mercados emergentes.

Os celulares top de linha da Nokia serão inicialmente um ambiente de experimentação com o novo MeeGo, o que pode acabar levando a marca Finlandesa a uma estratégia vencedora e inovadora ou ao abandono deste competitivo mercado.

E agora fica a dúvida, será que vale a pena comprar o N900 e o N8 sabendo que o MeeGo será a grande aposta dos novos modelos?

Via Gizmodo.

32 comentários em “N8 será o último smartphone topo de linha da Nokia com Symbian

  1. Pra mim, não. Essa notícia sepultou de vez qualquer possibilidade de sucesso do N8. Eu, particularmente, não compraria um celular que já sai com um OS defasado. Como muitos já falaram por ai, a Nokia acaba de dar um tiro no pé. Enquanto o MeeGo não vem, eu vou de Iphone 4 (mas só em setembro).

  2. Mais uma vez a Nokia da um tiro no pé …
    Foi a mesma coisa com o N97, mataram ele antes do lançamento …
    Não vai adiantar nada lançar o N8 já que ele vai ser o ultimo com o Symbian … a estratégia da Nokia esta cada vez pior, se já sabia que ia usar o MeeGo pra que lançar o N8 ?? burrice …
    Vale mais apena esperar um pouco e comprar um possível N9 …

  3. bah…qual a fonte?
    não acredito…a nokia não ia ser estupida a esse ponto…vai lança um dispositivo morto??ngm vai querer criar programas pra ele…
    bom eu não acredito…

  4. Bom amigos,
    Fiz à alguns dias atrás um comentário que não compraria mais por um bom tempo um NOKIA, pois é… já voltei atrás e comprei um N900 novamente, porque???
    Porque até o final desde mês vai sair o MEEGO para N900, e como comentei anteriormente pra mim (veja bem ,uma opnião minha) o N900 é muito bom para suprir minhas necessidades, tem um bom GPS, MP3, tela RESISTIVA mais pra mim funciona para o que quero principalmente com o MY PAINT pois sou desenhista e tela capacitiva não funciona com stilus(caneta), som BOM, teclado bom e etc. descobri que telefone perfeito é aquele que serve pra o que você usa e não para o que o outro usa, ou seja: o IPHONE é bom para que gosta do IPHONE e ninguém vai mudar isto na cabeça dele, o HTC NEXUS ONE é bom para o cara que usa ele e gosta de usar, o Windows Mobile pra quem usa e gosta e assim por diante.
    SYMBIAM, OS4, WM, MAEMO, e etc…se você se dá bem com eles parabéns você encontrou o melhor telefone, ou seja aquele que foi de encontro com o que precisa, não adianta ter um HTC HD2 e não desfrutar de suas funcionabilidades, conheço várias pessoas que tem “maquinão” e usa só como telefone, não sabe nem usar o GPS, só por uma questào de Status.
    Sobre o N8 , continuarão fazer jogos e aplicativos para symbiam, como farão para o MAEMO, e WM6 pois para você mudar de uma plataforma para outra o desenvolvedor de aplicativos também tem que mudar seu jeito de escrever e isto leva tempo os programas não vão sumir da noite para o dia, pense nisto quando for “torrar seu aparelho para comprar um mais moderno

  5. Será que a Nokia é tão burra assim a ponto de colocar um produto no mercado sem uma planilha de metas e resultados, ta parecendo fabricantes chineses….

  6. Sinceramente, a Nokia já matou o N8 com esta notícia. Mas, tem uma vantagem (q já postei no Ramalho) – Celular Nokia c/ MeeGo = um hack futuro pra instalar o Android. 😛

  7. Não, além do N8, haverá uns 3 ou 4 dispositivos usando o Symbian^3. Mas mesmo assim… Acho que a Nokia deveria ter enterrado o Symbian faz tempo. Pq será que ela ainda dá murro em ponta de faca? Será que ela não vê que mesmo a geração ^3 é fraca perto dos outros S.O.?

    Eu torço pra que ela adote ou o MeeGo ou o Maemo, só não entendi pq lançar celulares com o Symbian se ele já está se despedindo da galera…

  8. Não to acreditando muito nisso não!
    Mas pensando de certo modo, isso não seria tão. Um celular barato vende mais, assim teria masi gente pra comprar aplicativos e assim mais desenvolvedores para fazer aplicativos, fortalecendo o SO.
    Acredito mesmo muito masi no potencial do meego do que no symbian na questão top de linha, de um geito ou de outro os aplicativos vaõ ser feito em QT ou seja serce pros dois!

  9. tem certeza que a NOKIA não ITALIANA OU FRANCESA porque para por em campo o N8 ja derrotado, só pertencendo a um desses Paises mesmo …kkkkk

  10. O N8 será o último NSeries com Symbian. Não quer dizer que o Symbian estará morto ou não terá desenvolvimento. Ele só não aparecerá nos smartphones e celulares top, como os da NSeries, que receberão MeeGo. Acredito que com o MeeGo é que de fato a Nokia consiga competir com a concorrência. Lembrando sempre que os erros até agora já deixaram ela com uma grande defasagem com relação aos demais.

  11. tenho um super n900 desde 3 dias depois do lançamento dele e digo q eh o melhor celular ja feito pela nokia e por muitas outras empresas … mas acho q nam vale a pena comprar agora q querendo ou não o prox. lançamentos tera um hardware um pouco melhor q do n900, não estou falando q o n900 nam eh fudidão mais sim falando q podem melhora-lo daqui uns dias, então compensa espera mais alguns dias e dai comprar um novo lançamento com meego !

  12. Nokia, depois do N95 não deu um tiro certo, o N900 era pra ser um grande aparelho, mas de que adianta um aparelho com bom SO se a Nokia não se interessa nele e não lança quase nada de aplicativos e jogos… sinceramente, ultimamente aposto mais na Motorola q na Nokia q ironia do destino….

  13. É a Nokia se repetindo. Ela matou N900, que é um excelente aparelho, anunciando a morte de seu sistema operacional. Por causa disto, um bom produto teve vendas muito abaixo de sua possibilidade.

  14. O N-Series é apenas una linha de uma gama muito maior de aparelhos. Para cada modelo N-Series tem 5 outros Symbians diferentes.

  15. A Nokia tá parecendo o Silvio Santos poxa !! Será que um dia vou poder comprar um aparelho da Nokia novamente? Sei não… depois do Milestone, vai ser difícil..

  16. Como o @Braz Moura Locateli disse, se eles passarem para o povão o symbian, então ai que o symbian vai ganhar força!!

    Agora o N8 se eles não colocarem um preço bem atrativo, vão ter matado ele tbm!! Isso é fato, se é pra ser um topo de linha então tem que ter o SO da vez tbm.

  17. Escrevo em alguns outros blogs e vou tentar dar uma luz para algumas pessoas.
    1- O Symbian 3 será compatível com todos os aplicativos criados para symbian 1 e além disso aceita aplicativos desenvolvidos em QT, um framework que a Nokia está investindo pesado e que para queles que não sabem é multiplataforma, ou seja, aplicativos criados em QT rodam em sistemas que tenham suporte a QT sem a necessidade de modificação do aplicativo, ou seja, aplicativos criados em QT rodaram no Meego, no Symbian 3 e 4, no windows phone 7 e também no Maemo 5, pois para os que não sabem, o Maemo 5 irá ganhar suporte a QT. Logo, a princípio, nenhum destes SO é morto.

    2- O Meego é um sistema que trará a experiência daquilo que deu certo tanto no Maemo como no Moblin, e para aqueles que não sabem, são os ÚNICOS sistemas móveis baseados em Linux que mais se aproximam dos Linux USADOS EM DESKTOPS, isto significa que para quem já usou um N900 como é o meu caso, Android e IOS são realmente sistemas de CELULARES, pois o Maemo te fornece uma experiência muito parecida com a de um computador.

    3- Até o final do ano provavelmente a versão 2.0 da OVI Store já estará no ar e teremos já muitas coisas desenvolvidads em QT.

    4- Não entendo neste e em nenhum blog o porque a maioria dos frequentadores que nem sequer usaram o Meego ou mesmo o symbian 4 já falam que o sistema não dará certo, é um tiro no pé, etc. Como posso julgar algo que nem disponível está, por isso estou aqui tentando ajudar a começarmos a ter críticas respaldades em informações reais ou experiência de usuários.

    5- Agora informo as fontes oficiais das minhas informações, pois não irei jogar palavras sem fundamentar. http://www.symbian.org http://www.meego.com http://www.guiadohardare.net

    6- No próximo post colocarei os links mais específicos para que leiam as informações técnicas reais e não fictícias como muitos acabam criando.

  18. Pessoal, conforme o prometido no primeiro post, trago os links para que leiam as informações que postei.
    http://www.guiadohardware.net/artigos/meego/ – explica exatamente o que é o Moblin e o Maemo e explica qual o objetivo do Meego. Para quem não conhece, Carlos Morimoto é autor de vários livros de hardware, linux, redes e smartphones e é juntamente com Gabriel Torres e Laércio Vasconcelos um dos maiores nomes em conhecimento de hardware no Brasil.
    http://www.symbian.org/symbian-feature-set/symbia… – Este é o site oficial da Symbian Foundation e explica exatamente as características técnicas do Symbian 1 até o Symbian 4, inclusive cada data de finalização do projeto e previsão de dispositivos rodando o sistema. Se vocês observarem, verão que desde que a Nokia criou a Symbian Foundation, todo o cronograma do sistema está sendo desenvolvido e entregue de forma correta. Vocês lerão também que o symbian 4 será o symbian que rompe com todos os anteriores e terá uma UI totalmente redesenhada.
    http://meego.com/developers – Aqui vocês terão informações técnicas sobre o Meego, inclusive as datas para término das versões, poderão observar que o Meego terá 5 UI diferentes, ou seja, a base do sistema e as APIs são as mesmas, mas existirá uma User Interface para Netbook (já está disponível para baixar e instalar), uma para Tablet, uma para Smartphone, uma para Internet TV, uma para Media Phone e uma para computadores veiculares, ou seja, desenvolve-se em QT o aplicativo e este poderá rodar em tudo.

    Espero poder ter dado uma contribuição com fundamentação para aqueles que estão com dúvidas em relação aos sistemas.

  19. É amigos o Sr. Doug Dawson porta voz da Nokia, deu um grande banho de água fria em consumidores do MUNDO TODO com relação ao tão esperado N8, os comentarios geral no mundo todo são unanimes em afirmar que ninguem vai querer comprar um aparelho com um sistema que ficara para a “segunda linha” da empresa. Inegavelmente em termos de marketing foi pessimo para o N8, por ter QT e o escambau que a cagada ja foi feita.

  20. Como disse uma das pessoas que postou um comentário no proprio site da Reuters:
    “As pessoas não compram smartphones como brinquedos caros para uma criança que joga fora os brinquedos uma semana depois do Natal !”

  21. Se a Nokia não pretende disponibilizar atualização do N8 com MeeGo, será um baita tiro no pé esse N8.
    Um natimorto, kkkkkkk!

  22. Como Nokia é a marca mais usada no mundo, é claro que os problemas e as qualidades são sempre mais divulgados, mas se vocês pesquisarem, irão encontar um problema de hardware do nexus one, onde o mesmo apresenta péssimo sinal nas redes 3G e o tão falado iphone 4 apresentando todos estes problemas. Gostaria agora de escutar as mesmas pessoas que endeusaram o iphone 4 o que elas têm a declarar, pois a pergunta é simples, como o iphone 4 poderia ser perfeito se ainda não tinha sido lançado e testado? E como o meego e o n8 podem ser uma porcaria se ainda não foram lançados?
    A resposta é que infelizmente quem quiser ter informações para saber qual smartphone comprar não pode ler mais o que os usuários postam nos blogs, pois só colocam “achismos”, pois ninguém testou ainda nenhum destes aparelhos e falam uma série de informações falsas e burras, pois não lêem nenhuma informação técnica sobre aquilo que colocam no blog.
    Por isso aconselho a quem pretende comprar um smartphone a seguir os reviews do rodrigo, ramalho, zumo, etc., somente dos blogueiros oficiais, nunca escolham seus aparelhos baseados nas informações do pessoal que posta no blog, pois ultimamente é guerrinha de marca e só postam informações sem procedência.

  23. pessoal deixei esse relato meu na central de relacionamento da nokia:

    Olá Boa noite, sou consumidor da marca Nokia e atualmente tenho um N97. Mas o que gostaria de saber é o por que do atraso da marca em lançar o Nokia N8, pois os ultimos lançamentos em smartphones como Motorola e Iphone já estão ai e a Nokia uma empresa tão grande assim ficar atraz e ainda decepcionar os fãs.
    Tenho certeza que eu não sou o unico a reclamar. Acho que vcs deveriam ler os blogs de tecnologia movel e ver o que o pessoal pensa, pois mesmo pensando apenas em vendas a nokia não conseguirá atingir o que precisa e pode acabar se afundando.
    Acho que se deveria ter mais carinho com os consumidores e lançar aparelhos concretos e que de uma experiencia legal ao consumidor.
    Fico muito chateado de ver uma empresa e que não pensa nas pessoas que utilizam suas tecnologias. Eu ainda assim irei comprar o Nokia N8 apesar de estar muito insatisfeito com o N97. Talvez aqui não seja o caminho certo pra minha mensagem ser vista. Mas não serei apenas eu que farei a diferença. Muitas pessoas estão caindo fora da Nokia e sim, está caindo muito por que as pessoas estão começando a entender mais sobre tecnologias moveis pois faz parte da vidas delas.
    E a Nokia há muito tempo existe. Seria bom se viesse com celulares bom de verdade e que não deixassem o consumidor na mão.
    Dou minha opinião desta maneira pois fiquei muito chateado depois que comprei o N97 pois achei que seria top. Só não venderei pois sei que vou pegar por menos da metade do que paguei e isso não é justo. O consumidor perdendo e a Nokia ganhando. Não deveria ser assim, deveria ser igual!

    Sei que não vai mudar nada, mesmo assim comprarei o N8, mas é mais pra desabafo mesmo.

    Obs: mesmo assim não mudarei pra iphone nem droid, pois ja testei os dois e não gostei. Pra mim nokia basta e faz tudo o que preciso!

  24. Luiz Claudio, o problema não é técnico e sim de market. A Nokia é a que mais vende, mas tb é a que mais tem perdito participação no mercado de smartphones. Anunciar que o sistema operacional do celular de ponta que ainda não foi lançado, será utilizado somente em celulares mais simples após este ultimo lançamento É UM TIRO NO PÉ.

  25. @Luciano: parabéns pelo comentário!
    Sigo exatamente a mesma linha de raciocínio!
    N900 é perfeito para o meu dia-a-dia, só sinto falta do java para acessar os bancos e mais um ou outro aplicativo que tinha no N95.
    N900 é um baita aparelho e quem condena é pq nao conhece, ou, como voce mesmo disse, encontrou mais funcinalidade em outro sistema. Isso é algo muito subjetivo, por isso não entro nessa disputa de quem é o melhor!

    Abraço a todos!

  26. Como já comentado anteriormente, essa notícia é um BANHO DE AGUA FRIA nos consumidores da Nokia que aguardavam o lançamento do N8…

    Eu sou um deles, e depois dessa noticia, com certeza não irei comprar o N8, inclusive já estou pesquisando para comprar um outro aparelho, quem sabe depois do lançamento do Meego eu compre um N-series com o sistema novo…

  27. O que a Nokia está fazendo é somente atrapalhando a vida dela e dos seus consumidores. Se ela vai começar a utilizar o Meego como sistema operacional para os aparelhos topo de linha,então deveriam utilizar em todos os modelos, pois isso de dois sistemas complica para quem desenvolve aplicativos.

  28. olá! eu vir alguns videos do n8 achei ecepcional, eu não stou ai pro q ele vai rodar. Eu só sei q ele é o celular. Tem um n97 e acho o maximo. Mas o n8 e d+… Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.