MeeGo no Nokia N900

Enquanto o Symbian perde a força, o Nokia N900 mostra ser um concorrente de peso, permitindo a instalação de muitos sistemas operacionais, tais como o Maemo (que vem no aparelho “de fábrica”), o Android e agora o MeeGo.

Apersar da falta da tela capacitiva, o N900 é um dos aparelhos mais interessantes que a Nokia desenvolveu nos últimos tempos, e esta liberdade de escolha do sistema operacional é um belo passo em direção do futuro!! Já imaginou um N900 um pouco mais fino, com processador um pouco mais veloz e uma tela capacitiva?

Enquanto este aparelho não vem, assista o vídeo abaixo para conferir o MeeGo rodando no Nokia N900.

 

Via N900.

9 comentários em “MeeGo no Nokia N900

  1. O N900 foi o aparelho que a nokia matou (com o anuncio de que ele não rodaria o meego) e depois ressuscitou.. (com o anuncio deque os próximos N seriam com o Meego)

  2. @Dário

    A nokia não voltou atrás, o suporte ao Meego para N900 não é oficial. Isso não quer dizer que o aparelho parou no tempo, Maemo com ou sem Nokia é uma comunidade excelente e em momento algum me arrependo de ter comprado o meu.

    @Rodrigão

    Algo que vale a pena ser mencionado, a turma agora está portando o wine (O emulador de aplicações windows que não é emulador, se é que isso faz sentido) para o N900. Muito conhecido pela turma do pinguim, o wine é usado para execução de aplicativos desenvolvidos para windows dentro do Linux. Aqui por exemplo, uso o wine para dois programas essenciais na vida de qualquer pessoa (rsrs): O dicionário Houaiss e o Plants vs Zombies.

    Ainda está começando, mas cheguei a assistir um vídeo com algumas demostrações.

    Sobre o MeeGo, quem sabe no futuro, estou tão satisfeito com o Maemo 5 PR1.2 que nem se o MeeGo fizesse café que sobrescreveria a memória do meu N900 agora. Se tivesse dois, aí sim,,, poderia testar rsrs.

  3. Marcelo,

    No exato momento eu estou sem memory card, nunca passei de 20GB por mais que baixe videos do youtube e baixe torrents com o Transmission. Como mantenho meu E71, e utilizo-o cada vez menos… fatalmente ele vai perder o cartãozinho. Mas pelo que vi de alguns vídeos no youtube essa versão está ainda muito prematura… mas enfim, são poucos os vídeos até o momento. Vamos ver os próximos capítulos dessa novela.

    Nota: A SuSE entrou no desenvolvimento do MeeGo também, podemos esperar um outro sistema, possivelmente chamado, SMeeGo – my precious. =]

  4. Joel, você poderia falar um pouco sobre o N900, é que quero pegar um novo aparelho, meu aparelho é o velho Nokia N73, mas muita gente diz que não tem quase aplicativo para ele, é verdade? Fala um pouco das funcionalidades, fotos e filmes, pois uso bastante este recurso, estabilidade do sistema, sensibilidade da tela, etc.

    Valeu

  5. Olha esses videos, penso que a Google fez um ótimo trabalho com o Android.
    Quero ver o que vai ser o Windows Phone 7.
    Porque o que vem por aí eu não ando acreditando muito não!!!

  6. Pro N900 ficar realmente bom faltou só uma tela capacitiva, um porte menos tijolar e um sistema operacional que não estivesse fadado ao fracasso. ‘Só’ isso.

  7. @neguinho

    Na verdade o plano da nokia é usar o MeeGo no N900, já que ele parte de uma fusão do maemo(NOKIA) e moblin(Intel) e que provavelmente veio para ficar e brigar com Androi e ate mesmo o Ubuntu, ja que a plataforma MeeGo tambem é desenvolvida para netbooks, mine tablets, televisores e etc. O fato é que o N900 é a menina dos olhos da NOKIA, considerado por muitos quase perfeito em termos de hardwere, e agora com o MeeGo vai dar o que falar.
    O unico problema é que ele custa em media R$2.000 e eu acho que vou ter que quebrar o meu porquinho! Enquanto isso vou continua com meu 5230 de plataforma Symbian mesmo…
    E perabéns pelo blog, ele é muito útil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.