Symbian-Guru.com: Mais uma perda para o sistema operacional Symbian

As coisas realmente não andam muito bem para o sistema operacional Symbian, pois nos últimos tempos aparelhos como o Nokia N97 causaram uma grande decepção aos seus usuários, que somada a fraca loja de aplicativos, falta de interesse dos desenvolvedores e a concorrência com o Android e o iPhone acabaram decretando o fim desta plataforma para muita gente.

Há alguns dias minha amiga Bia Kunze, a Garota sem fio aposentou o sistema operacional Symbian, que ainda era utilizado com o seu Nokia E75, mas acabou sendo substituído por um iPhone 3G S, e hoje quem abandonou o barco foi o Symbian-Guru, um dos maiores blogueiros do mundo que falava sobre o sistema operacional Symbian. Os motivos neste caso foram, entre outros, uma grande decepção com o N97 e a falta de novidades e apoio aos desenvolvedores, e o aparelho escolhido foi um Nexus One com o sistema operacional Android.

Outros blogueiros de grandes sites como o Carlos Cardoso do Meio Bit também estão comentando sobre alguns problemas com a Ovi Store, indicando alguns problemas com a utilização da mesma

Infelizmente o sistema operacional Symbian está passando por dificuldades, e o número de leitores que mudou para o Android e iPhone é cada dia maior. Espero que a Nokia coloque o MeeGo o mais cedo possível no mercado, e que o mesmo conte com uma boa loja de aplicativos e seja um ótimo exemplo de interface bem construída e fácil de usar, pois somente assim veremos a Nokia recuperando os usuários e blogueiros perdidos para o Android e o iPhone.

18 comentários em “Symbian-Guru.com: Mais uma perda para o sistema operacional Symbian

  1. Eu li hj a carta que foi postada no Symbian-Guru e eh mt triste, mas infelizmente eh verdade, a Nokia/Symbian estão na UTI prestes a morrer … a muito tempo ela perdeu o pique no seguimento que dominava e não vejo somento o Meego como uma saida … o N97 foi exemplo te tudo de ruim que eles tem, SO defasado e hardware morto e com vários problemas … eu me identifiquei mt com o texto e sou mais um dos que sairam do N97 e foi pro Android/Milestone e ficou extremamente feliz …

  2. sera que a Nokia nao esta dando outro tiro no pé como deu com o N97? o mercado ta voltando para o IOS e para o Android, e a Nokia vai lançar o MeeGo, sera que emplaca?
    A nao ser que a nokia tenha uma carta na manga com esse novo sistema operacional (o que eu acho dificil) ela esta dando outro tiro no pé… vamos ver o que vai acontecer, enquanto eu vejo a guerra pegar fogo eu to aqui esperando ansiosamente o N8 sair, a guerra ta ficando boa

  3. Um cara que vale a pena ser citado tambem é o steve litchfield que mantem um dos melhores video-podcasting do mundo ! Vale a pena assistir aos mais de 100 !!!! episodios que já estão no ar a anos.
    http://3lib.ukonline.co.uk/sshow/
    Sigo ele no twitter e ele bateu em primeira mão a noticia do update no N97 hoje nas primeiras horas do dia.

  4. Quero deixar claro.

    Não estou nem aí se tal blog funciona ou deixou de funcionar. Só sei que estou muito feliz com meu 5800 que nunca me deixou na mão, e tudo que preciso nele, eu tenho. Uso GPS, Wifi, MSN, Orkut, falo, mando e recebo SMS, e muito bom por sinal.. N97 é fracasso pra quem num sabe usar. Mas pra mim,, estou muito feliz.

    Ainda tem muitos usuários de Symbian felizes por aí. Exemplo é quando o blog anuncia novas firmwares para o 5800/N97. Logo já lota de gente deixando comentários e testando.

  5. @Douglas concordo em totalmente com vc, vemos muitos bloqueiros por falando muita baboseira, ou até mesmo apenas se limitando a re-postar em seu blog informações de terceiros, vemos por ai o Rodrigo fazendo um trabalho bonito, o Ramalho idem, Belinex entre tantos outros, até blog censurado já existe, o cidadão modera tudo e so libera o que ele “julgar” procedente… esses com certeza terão vida curta, o Rodrigo é um cara que corre atras da noticia, participa de lançamentos, se mantem atualizado, parabens pelo trabalho e espero que aqui pelo menos aida possamos expressar livremente nossas ideias e ter espaço para falar de symbian sim senhor.

  6. Isso mesmo. Agora neste momento eu estou no Opera Mobile postando essa mensagem no meu 5800. Olhem em http://www.youtube.com/douglascmartins123 e vejam alguns videos sobre experiencias com o 5800, como por exemplo, eu jogando jogos super nintendo ligado na tv e jogando pelo teclado bluetooth.

    Uso o meu 5800 intensamente pra tudo. Carrego todo dia.

    Deixo aki minha felicidade com o 5800.

  7. O assunto aqui Douglas, é eficiência e qualidade e não funcionalidades.

    Se o seu aparelho tem GPS Wi-Fi etc., claro que isso deve funcionar. Mas, esse não é o ponto. Estamos no ponto além desse que vc propôs.

    O ponto chave é: executar essas funcionalidades com eficiência e qualidades e ter uma loja de aplicativos atuais e os melhores desenvolvedores, que não é o caso do Symbian.

    Tem pessoas que se contentam com o suporte oferecido para Nokia, mas, a maioria e o melhores não estão contentes com essa situação. O Nexus One é achado no mesmo preço do N97 ou até mais barato, mas, o Nexus One oferece qualidade superior em conteúdo e suporte.

    O N97 você sabe que já foi aposentado, enquanto o Iphone, HTC você sabe que o aparelho terá vida longa, isso é fato, e não com as 500 atualizações de correção (que lota os tópicos, mas, isso só mostra que o aparelho é ruim, pois se fosse bom, muitas pessoas não procurariam), mas, sim com a atualização do proprio softaware.

    Tem gente que até hoje usa o Motorola Baby e está contente com ele, mas, isso não que dizer que seja o melhor aparelho para todos ou sua grande maioria. O 5800 e o N97 são aparelhos bons, pois cumpre a suas funcionalidades, mas, quando se compara com a concorrência, na minha opinião, deixam muita a desejar.

  8. Quando eu digo que estou desapontado com o Symbian apresentado pela Nokia, as pessoas vem com pedradas.
    Mas sério, se a Nokia colocasse no mercado aparelhos como o Omnia HD, duvido que estivesse nessa situação. Quantos blogueiros reclamaram do aparelho da Samsung?
    Até o All About Symbian, largou a maioria dos Nokias para usar apenas o Samsung.

    Sobre o MeeGo, não acredito em seu sucesso. As pessoas estão descontentes é com a NOKIA e não com o Symbian.

  9. O grande problema é a OVI Store, que já começou errada pelo nome (afinal de conta o que que dizer com “OVI”???). Só sei que uma “loja” para todos aparelhos da Nokia (Series 40, Series 60, Maemo), só que não tem quase nada. Para cada programa que tem lá, encontra-se 20 outros nos fóruns de graça; Só vale mesmo para os programas oficias da própria Nokia (Mapas, SportTraker, etc).

    Enquanto isto a Apple Store, vende qualquer joguinho vagabundo como água, veja o do Doogle-Jump abaixo, como alguém pode pagar por um negócio deste? (mesmo que seja US$0,99). Instalei no meu Nokia 5230 (grátis) e exclui logo (troço bobo);

    http://www.rodrigostoledo.com/2010/06/doodle-jump-para-iphone-passa-de-5-milhes-de-downloads/

    Agora engana-se quem acha que o Symbian está morrendo, só está mudando de segmento. Dentro em breve os celulares convencionais Series 40 é que morrerão, aos poucos estão sendo substituídos por Symbians de baixo custo.

  10. Os blogueiros abandonaram o navio… os fanboys afundaram abraçados aos seus n97 .. 5800 .. rsrs… é a Nokia dando uma banana para seus fieis seguidores…

    ps. ms.magoo..ops meego… só vinga se tiver funcionalidades ao estilo OS4.. G-A 2.2/3.0 … natimorto detected…

  11. Fato!
    A Nokia/Symbian andam mal das pernas…
    Eu estou realmente fascinado com os Android e com certeza vou pegar um DroidX assim que possivél, pois é um SO que anda com atualizações constantes, tem uma loja de aplicativos que cresce MUITO a cada dia, o hardware dos aparelhos são animais além da interface bem bacana. Estava quase para pegar um X6 ou N900 (mais provavel) mas ao ver o Android cada dia melhor, não tem nem o que falar… Android na cabeça até que a minha musa finlandesa se mexa e não ache que só porque tem 47% total do mercado é a bam-bam-bam para sempre.

  12. Concordo com o termo afundando com o N97/5800.
    Os caras do Symbian-Guru saem foram, e tem gente falando que todo mundo esta equivocado, chega a ser engraçado.
    Sai cada conclusão para essa lambança que a Nokia tem feito, tentando mostrar que ela esta no caminho certo.
    Symbian não vai durar nada, a Nokia mostra o N8, e nem terminado ainda esta o Symbian^3, enquanto o IOS4 ja era testado antes mesmo de aparecer os rumores do Iphone 4.
    Esse barco chamado Nokia, eu pulei depois do meu E71.

  13. Engrosso aqui o coro dos Ex-Nokia que mudaram pro Android e estão muito felizes. É o milagre da concorrência : um não fez direito, o outro toma o lugar.

  14. Essa eterna discussão sobre o Symbian. Ele está obsoleto. Não importa o quanto tecnicamente ele seja bom. A experiência do usuário com ele é desatualizada.

    O symbian 4 já nasce desatualizado. Vai nascer em 2011 já com cara de um sistema de 2009.

    Eu utilzei em minha vida mais de 10 aparelhos Nokia. Sempre fui fã. Mas não sou um talifã. As coisas tem limite.

    Para o “Douglas”… “O N97 é ruim pra quem não sabe usar…” Complicado hein… será que não é mais útil reconhecer os defeitos que a própria nokia reconheceu? Gostar de uma marca não é endeusa-la e acreditar que tudo que ela faz seja perfeito. Você compra o aparelho dela e não ganha salário pra isso. Eu penso que, hoje fui para o Android. Se a Nokia quiser ela pode me reconquistar. Se sob o capô vai ser Symbian ou Linux, pouco me importo. O que me importa é a experiência de uso..

  15. “Agora engana-se quem acha que o Symbian está morrendo, só está mudando de segmento. Dentro em breve os celulares convencionais Series 40 é que morrerão, aos poucos estão sendo substituídos por Symbians de baixo custo.”
    Sidney Costa.

    Concordo plenamente Sidney Costa.Hj aparelhos bem simples(R$250.00)estão perdendo grande espaço para xinglings de R$300.00 com wifi,TV,etc…Quando discutimos “atualidade” discutimos algo que a “grande maioria” nem sabe o que é! “OS Symbiam?Android? Isso morde?”…Realidade! A Nokia tem modelos com wifi,Touch,pequeno,fino,leve,bonito e cheio de apps e funções por $$$ bem baixo(vide 5530 R$ 599.00). O que á Nokia precisa fazer é um trabalho maior na midia mostrando isso! As novidades(Android,IOS4)estão ai explodindo a nossa frente e o OS Symbian já vem uma década nos(me) mantendo atualizados e contentes! E continua….EU não sinto tanta diferença em “milésimos de segundos” de rapidez em um processador,mas tbm não sou idiota de falar que não precisa melhorar! Mas resumindo….não acho que o simbian_guru está certo na decisão que tomou e logo ele volta a ter um Symbian!!

  16. Eu tenho um sony-ericsson vivaz, câmera maravilhosa filma hd e tal, mas o que não entendo é a sony se mantendo no symbian se nem um canal decente ela tem para a gente buscar uns programas, como a Nokia, a gente tem que ficar testando os aplicativos de nokia, além de encher o aparelho com demos que na hora de vender dizem que abre e edita office, pdf mas em questão de dias todas as fucionalidades do teu telefone expiraram (e o pior que não dá para desinstalar). Gosto de symbian, esse processador do vivaz de 720MHz com symbian que é leve voa, mas a gente está se restringindo cada vez mais a esses programinhas ridículos de jogo da moeda, jogo da velha, enquanto que a galera está se puxando para fazer uma porrada de coisas interessantes para android.

  17. Realmente, tenho um nokia 5530 e é um fiasco, decepcionante.
    Coloque no google, “problemas N900, N97, 5530, ou 5800” e vai aparecer muitos problemas. Não é exclusividade do Symbian, muitos problemas citados são relacionados ao hardware, infelizmente nãosabemos o que esta acontecendo com a Nokia,parece que estao fazendo aparelhos na China.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.