Será o fim dos Blogs sobre o Symbian?

Atualmente eu assino mais de 500 feeds RSS dos mais variados assuntos, sendo que muitos deles são focados em mobilidade e celulares. Após o encerramento das atividades do Symbian-Guru e da aposentadoria do Symbian da Garota Sem Fio eu decidi fazer uma avaliação das minhas assinaturas de feed RSS e descobri que as coisas estão muito piores do que poderiam parecer.

Eu sempre fui muito seletivo na escolha dos blogs e sites que assino, pois não posso perder tempo de leitura com links ruins, e fiquei impressionado ao ver que nada menos que 50 excelentes blogs que publicavam um excelente conteúdo sobre o sistema operacional Symbian e celulares da Nokia encerraram suas atividades nos últimos 12 meses.

Eu acabei não sentindo a queda das visitas e interesse dos leitores por utilizar muitos sistemas e aparelhos diferentes como o Android e o iPhone, mas está cada dia mais difícil encontrar boas notícias para publicar sobre o Symbian. Será o fim dos blogs sobre o sistema operacional Symbian? Espero que a Nokia tenha força o suficiente para não deixar isso acontecer!!

25 comentários em “Será o fim dos Blogs sobre o Symbian?

  1. Uma coisa é um fabricante oferecer mais de um sistema como Android, Windows Mobile, Symbian. Outro é um fabricante como a Nokia oferecer vários sistemas que ela diz manter (apenas diz, pois não vemos esse manter faz tempo), como Symbian, Maemo, MeeGo. Quer fabricar software? Não fabrica hardware. Tenha foco e não deixe os consumidores na mão com um software e/ou hardwre ruim.

    Espero que cada vez mais a comunidade Nokia (seja ela Symbian ou não) veja o tipo de empresa que a Nokia se tornou e os deixe pra trás, talvez assim eles abram o olho de vez, e sinceramente, não sei como uma empresa com anos de existência/experiência não nota que algo está errado ou se nota não se importa.

    Reafirmando: estou cada vez mais feliz no mundo HTC + Android. Ótima experiência. Nokia nunca mais.

  2. Nokia já era… triste ver a empresa que fazia celulares como o N95, N90, n73 etc… agora nesse marasmo, parece que de lá pra cá eles pararam no tempo, sempre economizando no hardware, pouca memoria, processador fraco enquanto a concorrencia coloca 512 de ram e processador de 1ghz eles pegam e lancam só agora o n900 aqui com 256 de ram e 600mhz, fora a demora para fazer o lancamento, o n97 mesmo com o fiasco q foi continua la custando 1800 reais… pelo menos para mim, voltar a comprar um Nokia vai demorar muuuito…

  3. a nokia nao parece estar mto interessada em se manter competitiva, sempre fui um fiel defensor da finlandesa, mas ela realmente não está se ajudando, agora lança um aparelho top com symbian ja avisando que o symbian está “morto” o que ela pretende com isso?

  4. Apesar de meu blog ter o foco em aplicativos gratuito para Symbian, venho percebendo isso já. Agora só sai updates dos aplicativos que já existem. Novos aplicativos agora, é um ou outro.
    Quero só ver como o Symbian^3 vai se comportar com relação a aplicativos.

  5. Olá Rodrigo, e de quebra Belinex.
    A Nokia parou no tempo, na prepotência dos seus gestores e advogados, no desperdício de profissionais qualificados para a concorrência e, o que é pior, para outros mercados.

    Eu também reparei nisso pelos posts de vocês, cada vez mais ausentes sobre o tema. Sou usuário Nokia a muito tempo e, por falta de “novidades” e erros de arrogância como no caso do NokiaBR, tenho acompanhado mais noticias sobre Iphone e Android e – recentemente minha mulher adquiriu o Motorola Quench c/ Android e fiquei encantado – penso seriamente em mudar para uma dessas duas plataformas.

    Hoje, tenho um XM5800 que é utilizado a exaustão, são bugs recorrentes, comentados e, a cada versao de FW, eles continuam sendo relatados. Tô cansando.

    Até hoje não entendi porque não há a unificação do OVI com o NOKIA PC SUITE – para o PC – eles são conflitantes e ao mesmo tempo se completam. ???

    Pois é, uma marca que tinha “devotos” começa a ter devolta tudo o que plantou.

    Pelo pouco amor que ainda tenho pela marca, espero que eles se apressem na forma de entender o consumidor atual, interessado, presente, influenciador, que trabalha mais em resolver os problemas deles do que as suas assistências técnicas.

    É isso ai, uma pena.
    Parabéns pelo seu trabalho, com certeza você esta no caminho certo, abrindo nossas mentes em relação ao sentimento geral.

    Abs,

    FreiGuth

  6. Pessoal…

    Já vi esse filme…a PALM começou assim….lembram ?….e olhem oq aconteceu.

    Outra coisa….eu desisti de vez da Nokia qdo precisei da pífia assistência técnica em SP, que sendo uma das maiores cidades do mundo, tem apenas um local autorizado. Patético não é ?!?!?!?!

  7. eu desisti da Nokia quando comprei o n800 e depois de alguns meses de uso a tela pifou… alem de tudo o Brasil virou refugo deles…

  8. Tenho um 5800XM desde de março desde ano, contente e achando que fiz uma das melhores compras da vida num aprelho ‘TOP’ com muitos recursos interessantes, aos poucos, percebi a futilidade e desempenho fraco…de tudo (hardware, sofware e serviços OVI/MUSIC). Logo no começo percebi que o firmware estava defasado; havia muitos bugs: (perda de arquivos de musica e video, baixo processamento na reprodução de alguns videos e jogos e travas/reboots repentinos do sistema); só consegui fazer download no ‘Comes With Music’ uma única noite com o PIN que recebi e depois nuca mais foi aceito! fiquei muito decepcionado com as falhas do A-GPS que só melhorou depois do remédio do update… e ainda estou pagando pelo ap. que foi parcelado em 12x pela TIM em fidelização pra ter um mísero desconto de R$200,00 que hoje.. não valeu a pena. Mas aprendi a ser mais paciente e cauteloso e perceber o que é realmente essencial pra mim num aparelho. Devido aos blogs como o do Rodrigo, Ramalho entre tantos outros, bons é verdade, posso pesquisar qual melhor custo/beneficio, avaliar bem os prós e contras e então fazer uma boa escolha. E é lamentável que o SYMBIAN esteja sumindo dos blogs e esteja se perdendo no tempo, no caso da NOKIA, visto que há tantos aperelhos no mercado com esse sistema.

  9. Bom eu gosto muito do symbian mais uma coisa pior que os blogs fecharem e que os desenvolvedores estão se esquecendo do symbian o skyfire já deu adeus pro symbina

    Como eu não gosto da apple axo que vou acabar indo para o android se começar a não ter mais app pra symbian

  10. Symbian já era. Só defende o sistema quem é saudosista ou apaixonado por ele, mas não há critérios técnicos que justifiquem alguém comprar um aparelho NOVO hoje com Symbian. É defasado estetica e tecnologicamente e vai ser descontinuado em pouco tempo. Apostar no Symbian hoje seria como comprar um Lada… ainda funciona, mas já era :p

  11. Tenho um 5800XM e ele está funcionando redondo com a última atualização. Quanto ao symbian tá ficando difícil mesmo, mas por enquanto não vejo o android com os mesmos apps, ou equivalentes, aos do symbian.

  12. Discordo do Paulo Schilling. A Apple produz hardware e software e não é por isso (só isso) que faz a coisa acontecer. É a gestão, mania de controle e qualidade de Steve que fazem a diferença. A gestão é o destroi muitas empresas, veja a Palm, tinha tudo para dominar o mercado de smart phone e… O que falta a Nokia é foco, saber que faz um bom serviço e ouvir seus consumidores, quem sabe assim, volta a ser competitiva novamente?

  13. Pois é, até hoje eu e minha família sempre tivemos NOKIA,(com exceção de um LG viwety, que só deu dor de cabeça), mas agora chegou o momento de trocar, e os problemas que tive com o N95 (reiniciando aleatóriamente e a Nokia fugindo das suas obrigações) o 5800 ( tudo o que foi falado acima)um n800( tá esse só está ficando velhinho(?) mesmo 3anos de uso. A poucos dias um amigo me ofereceu o seu n97 desbloqueado por R$1.000,00 com apenas 3 meses de uso, e o que parecia um bom negócio a 1 ano atrás, hoje eu achei um dinheio mal empregado.Moral da estória: “Estou passando para Android.”

  14. pois é, eu era assiduo da Nokia, comprei um Milestone… nunca mais quero Nokia. Não vou dizer q Android é perfeito, tem bastante bug.. mas tem uma coisa Otima, que é o hardware…coisa q a Nokia deixa muito a desejar com seu celulares.
    Adeus Nokia.

  15. NAO ACHO QUE SEJA O FIM EU MESMO TENHO UM DESENVOLVIDO PARA SYMBIAN O suavidamaisconectada,blogspot.com onde discuto assuntos sobre o mesmo e tecnologia nokia, creio que o symbian ainda permanecera por muito tempo visto que e grande o numero de celulares nokia que o possui.

  16. A Nokia está com cara de que está quebrada e indo pra falência. A Nortel começou assim e acabou vendida por migalhas, apesar de ter milhares de patentes. Tanto a Nortel como a Nokia investiram muito dinheiro em tecnologias erradas, como a parceria com Siemens, Symbian, Ovi (que nome horrível para comercializar), além da demora pra lançar os aparelhos no mercado. A Apple anuncia no início do mês e no final do mesmo mês está entregando nas casas. Bye Nokia, você morreu sob a arrogância de seus administradores, coisa que afetou as quedas de outras grandes corporações do passado. Sabe que lembrei da queda do Dunga?! não lhe faltou arrogância também.

  17. VC mesmo é exemplo disso Rodrigo.

    Quando começou o blog falava muito de Nokias e Symbians…

    Agora os comentários são poucos…

    Acho que devemos assumir que o Symbian esta morrendo…. isso é fato.

  18. Eu tenho um milestone e um n95! Atualmente eu uso mais o n95 que o milestone na maioria das tarefas! Bug por bug eu prefiro o symbian que ainda é mais completo! Eu odeio quando estou navegando com o miles e a rede muda pra 2g, não fica fixa em 3g, ele também não reconhece o wifi do n95 e isso me deixa chateado e outras coisas mais que podem melhora com o froyo! Vou esperar mas eu ainda prefiro o symbian…

  19. Sabia que eu parei de vir mais no seu blog justamente pq vc põe muita informação sobre android? Ficou desinteressante pra mim seu blog! Prefiro visitar outros, como o ramalhoblog.com , o mynokiablog.com , symbianworld.org , worldsymbian.com.br , entre outros! Até no conversations.nokia.com eu entro mais, antigamente eu entrava todo dia no teu blog. Agora não mais! Tá meio down!

  20. Não mudei pra android pq não me passa pela cabeça comprar um smartphone 3G sem camera pra videochamada! Que tipo de SO é esse tão desenvolvido que não consegue fazer uma simples videochamada? E por aí vai…

  21. Beleza, concordo com muita coisa aqui. Eu mesmo já não sou mais usuário Nokia. Agora a imprensa e os blogs fazem uma festa pois o “agora aparelhos Android poderão servir como roteadores.”, ou “video chamada no Iphone”. Cá pra nós, coisas que o Symbian há muito faz. Concordo que é um sistema que está em queda, mas dizer que “já morreu”, uma empresa que é líder mundial em celulares? LÍDER. Tanto em aparelhos quanto em sistema operacional. Só acho que estão apressando muito a “morte” dela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.