O outro lado da moeda: Teste de recepção do iPhone 4 com as operadoras brasileiras

O Blog do iPhone publicou um interessante teste que procura demonstrar que o problema da antena do aparelho não é tão grave quanto se imagina no Brasil, e para tanto publicaram um vídeo com as operadoras disponíveis na cidade de Porto Alegre. Assista ao vídeo:

 

Agora veja as conclusões do blog do iPhone:

– É preciso apertar bem o aparelho na mão para conseguir provocar o fenômeno. Segurando naturalmente, ele não acontece;
– mesmo aparelho, chips diferentes, resultados diferentes: isso por si só prova que o fenômeno está ligado à força do sinal e não diretamente a um suposto “defeito” no aparelho;
– na Vivo, Claro e TIM, apenas uma barra caiu. Ou seja, a mão realmente interfere no sinal, mas não a ponto de cair nenhuma ligação como muitos afirmam sem testar;
– na Oi (Brasil Telecom), as barras caíram de 4 para 1, mas o sinal não desapareceu. Em testes posteriores, constatou-se que uma chamada normal também não cai e nem perde qualidade. Mais uma vez, o teste foi feito em uma região específica, não significando que a operadora tenha sinal fraco em outras localidades;
– no iPhone 3GS também o fenômeno se repete, perde uma barra e depois volta quando a mão não toca na lateral. Mas estranhamente ninguém nunca reclamou disso no passado.

 

Apesar de ser um vídeo criado por fãs da marca Apple, acredito que seja interessante termos estas comparações para avaliarmos melhor a situação do novo iPhone 4. Será que vale a pena arriscar? Acho que eu ainda prefiro esperar por novos testes para ter certeza!!

19 comentários em “O outro lado da moeda: Teste de recepção do iPhone 4 com as operadoras brasileiras

  1. O problema do aconteceu na rede da Oi. Será q ela é tão ruim qt a da AT&T?

    Isso explicaria porque a maioria dos supostos problemas com a antenado iPhone aconteceram nos EUA.

    E eu não vejo porque desacreditar um teste como esse só pq o site é “fã da Apple”. Seria o mesmo q desqualificar qq opinião sobre a Nokia neste blog só pq o autor é fã declarado da empresa finlandesa.

  2. O iLex do blog do iPhone é um cara fantástico na dedicação que ele tem às coisas que posta lá. Tudo é profissional, e esse vídeo não é exceção. Uma pena que se trata de um cara bastante parcial e intolerante com a opinião alheia, o que é uma surpresa considerando o tom completamente isento desse vídeo.

    Resumindo: sim, quem fez o vídeo pode não ser isento, mas o teste do blog do iPhone é completamente verdadeiro na minha opinião.

  3. Isso só reforça o que eu já imaginava, um certo exagero por partes de alguns blogs q queriam ganhar algum destaque…

  4. O video é muito bom e esclarecedor. Eu ja nao tinha duvidas de que o iPhone4 seria o meu proximo smartphone, agora entao…

    Assistam o video e tiram suas proprias conclusoes. Nao fiquem apenas repetindo o que vem de fora. Existe muita atencao da midia para qualquer coisa que a Apple lance, é natural que qualquer “problema” seja acompanhado com uma lente de aumento (e histeria por parte dos blogs avidos por pageviews).

    Simpatizo muito com os Androids tb, mas a falta de uma padronizacao nos modelos e a celeuma das atualizacoes de firmaware nos aparelhos de terceiros (Motorola, Samsung, SonyEricsson, etc) ainda me afastam do robozinho.

    Mas de todos os concorrentes que ja peitaram a apple e se deram mal, o Android é o mais promissor…de longe!!

  5. Na pressa acabei escrevendo “tiram” em vez de “tirem”…enfim, uma outra coisa que me chamou a atencao no video foi o teste feito com um iPhone antigo. Aparentemente as barras caíram quando o cara fez o “Death Grip”. O que é bizarro pq eu nao consigo reproduzir o fenomeno aqui. A minha operadora é a Rogers e o sinal nao cai nem um pouco.

  6. Não dá para confiar afinal foi feito por fans da maçã, por isso melhor esperar até o Rodrigo por as mãos em um, acho que seria mais imparcial…

  7. eheheh… claro, pq só é imparcial quem mostra o defeito acontecento tipo o…Gizmodo? eheheheheh

    O melhor video sobre o caso é este aqui:

    there’s an awful lot of hoopla
    around the iphone 4 anttenna
    when you grip it with the death grip
    and you’re call slips away

    the media loves a failure
    in a string of success
    the facts won’t ever matter
    if they can make bigger messes

    sure i can make it happen
    but in terms of daily usage
    i’ve yet to drop a call
    so this whole damn thing is stupid

    and you can call me a fanboy
    i’ve been called worse things
    but gizmodo just ridiculous
    pulling their anti-apple strings

    you bought a stolen prototype
    get over it and move on
    or hey even better
    let’s all sing this song

    If you don’t want an iphone 4, don’t buy it

    if you bought one and you don’t like it, bring it back!

  8. O fato do bloquedoiphone ser exclusivo sobre iPhone, não tira sua credibilidade. Não verdade, sobre este assunto, não podemos confiar na Apple, RIM, Nokia, Motorola, Samsung, LG, HTC, Sony, etc… O que precisamos, é algum instituto independente, testar comparativamente, todos os principais celulares do mercado. Ai saberemos qual é a real situação.

  9. Nunca vi treinador de um time de futebol apitar partidas realizadas pelo seu próprio time.

    Não acredito que imparcialidade e paixão andem lado a lado.

    A responsabilidade de publicar testes é grande e espero que tenham avaliado corretamente.

  10. Infelizmente meu comentario com a letra da musica sobre a antena do iPhone foi excluido. Nao creio ter desrespeitado ninguem ou coisa parecida, e pelo visto vou ficar sem saber o motivo da censura, mas é uma pena q tenha ocorrido.

  11. Ops, retiro o q disse… Olha ele la. Desculpa, Rodrigo. Esse Opera Mini pro iPhone é uma porcaria. Ele nao carregou todos os comentarios.

    Pode apagar o meu mimimi heheheeheh

  12. Nunca vi treinador de um time de futebol apitar partidas realizadas pelo seu próprio time.

    Não acredito que imparcialidade e paixão andem lado a lado. (2).

    Leia os artigos que eles colocam sobre o iPhone e veja se é imparcial ou não. Pq é claro que há problema no iPhone e não é na rede americana pois só deu no iPhone e aqui no Brasil seria diferente? putz Eles querem é mais usúarios pro blog deles kk

  13. Finalmente consegui reproduzir a queda de sinal no meu iPhone3G. Tenho o aparelho a quase 2 anos e nunca tive problemas de sinal com ele.

    Consegui fazer o sinal cair segurando o aparelho de uma forma totalmente nao convencional, fazendo muita força e fechando completamente o lado esquerdo do aparelho (mesma posicao de antena do iPhone4).

    A conclusao que chego é que vc precisa querer MUITO fazer o sinal cair,e que no uso diário isso simplesmente nao acontece.

    Fiz o mesmo teste no NOKIA e65 da minha esposa e o sinal caiu na mesma velocidade. A diferenca é que neste aparelhinho da NOKIA o local da antena é mais em cima, o que deixa o DeathGrip ainda mais surreal que no iPhone, uma vez que ninguem segura o celular pelo topo para falar.

    É isso, se vc quiser fazer, acredito que é possivel reproduzir o suposto problema em todos os aparelhos. Mas o que fica é que no uso real, a menos que vc segure o telefone com a mao fechada, sua ligacao nunca vai cair.

    Repito: tenho o aparelho a quase 2 anos e nunca tive problemas. Engracado como isso ja existia mas foi explodir justo agora no lancamento do novo iPhone4… ou nao.. 😛

  14. Galera, para quem me conhece, atualmente ando escrevendo muito sobre a Apple (mais pelo fato de não haver tantas notícias em outros sistemas) e pelo que li, vi, o teste procede como verdadeiro no mundo todo.
    Itália, (iPhone Itália) já fez testes, tanto de navegação 3G como de recepção de sinal e é fato que com uso normal, o aparelho é usável como qualquer outro mas quando pegam na área da antena com força e pressionam, dá o problema.
    Isso também acontece com outras marcas como já foi provado por milhares de blogs por aí.
    Essa “novela” da recepção de sinal é mais um exagero por parte da “mídia” e da concorrência a fim de promoverem seus produtos.

    @Tiago Alburqueque cara eu até hoje lembro de um comentário seu no blog do iLex sobre o caso com a Consumer Reports. Nunca ri tanto na minha vida. o Blog do iPhone é um ótimo blog, com um “rico” suporte mas eles esquecem que o iPhone, assim como outros aparelhos, tem falhas e que a opinião alheia deve ser calada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.