Apple mostra que o Nokia N97 Mini também tem problemas com a antena

nokia_n97_mini

A Nokia não foi mencionada no evento da Apple sobre o problema da antena do iPhone 4, mas mesmo assim alguém teve a genial ideia de emitir uma declaração afirmando que o desempenho da antena sempre foi uma prioridade para a empresa, comentando ainda que  investiu milhares de horas em estudos sobre o comportamento humano, incluindo a forma como as pessoas seguram seus telefones para fazer as ligações, tocar músicas, navegar na Web e assim por diante.

Agora a Apple resolveu responder esta declaração da Nokia, acrescentando um vídeo que mostra que o Nokia N97 mini também pode apresentar uma perda de sinal significativa. Não seria melhor não ter comentado nada antes de ser mencionada pela Apple? Assista ao vídeo e responda, o seu N97 também conta com este problema?

 

Via Engadget.

55 comentários em “Apple mostra que o Nokia N97 Mini também tem problemas com a antena

  1. Rodrigo, por mais ridículo q possa parecer, venho aqui apresentar o resultado do teste em meu N97mini. ACONTECEU EXATAMENTE O QUE ESTA´ NO VIDEO. A Nokia vacilou feio nessa. E olha que sou fã incondicional da Nokia e do Symbian – e ainda continuo depois disso mas fiquei apavorado com o teste que fiz. No meu teste foi ainda pior: caíram TODAS as barras rapidamente. Só que o detalhe é que tem q apertar o aparelho pra isso acontecer e durante o dia-a-dia nunca preciso apertar o aparelho, então o problema não me incomoda. Mas que aconteceu aconteceu. Mais uma bolinha fora de nossa querida Nokia. Abraço Rodrigão.

  2. Fiz o teste com o meu N95 do mesmo jeito da foto e não mudou o sinal, parece que estes testes da Apple são forjados!!!

    E outra cair, o sinal é diferente de cair a ligação, como ocorre nos iphone 4.

    Só vou achar engraçado quando lançarem o novo iphone mudando a posição da antena! rs

  3. Marcio o N95 a antena do GSM fica encima envolta da câmera o que dificilmente você pegando embaixo vai ficar sem sinal, quando tinha o meu nunca tive problemas a não ser pegar gps que a antena fica embaixo ai tem que ficar com o slider aberto.

    Agora o meu 5800 a antena fica embaixo bem aonde costumamos pegar, fiz esse teste e o meu cai o sinal mas como se trata de um Nokia não cai o suficiente para reter uma chamada, só estando em locais com ERB`s distantes, vou ter que acostumar pegar encima ao fazer e receber ligações.

  4. “genial ideia”.. muito massa Rodrigo…

    Sério gente, não interessa quem está certo ou errado, esse foi um dos episódios mais engraçados da indústria dos celulares em anos…

  5. Concordo com o maicoalvim, isso já tá virando palhaçada… Cacete.. ao invés de concertar o próprio erro, a Apple fica mostrando o erro dos outro. Esse Mr. Jobs não se garante mesmo hein…

    Bom, testei com meu 5800 e fica normal o sinal… Na verdade fiz esse teste assim que essa bagaça começou a quase um mês atrás, nunca vi ninguém reclamar disso… Nem com Nokia, nem com Samsung, LG, Motorola, RIM… nada!

    A Apple realmente é pioneira em alguns casos. Tá ai, mais uma na conta dela.

  6. A Apple tá de sacanagem! acabei de fazer esse teste com o 5800, qual a antena é no mesmo local que a do N97 Mini.
    Adivinhem… NADA acontece! alias, esse video é uma idiotice, o iPhone chegava a ficar Off line quando apertado, esse ai ainda tá pegando sinal tranquilo.

  7. Caramba! Essa foi boa… essas empresas parecem duas crianças brigando… O Iphone 4 foi o produto mais aguardado (continua sendo aqui pro Brasil) e claro que todos tentam achar problemas, a Apple deu espaço e a concorrencia cai matando… é duro se manter na dianteira.
    Agora, a Nokia é bastante clara em seus manuais, o sinal pode reduzir e a qualidade mínima da ligação não é afetada, apenas aumenta o consumo de bateria pra suprir. Agora, fica a pergunta, se tocar no aparelho próximo da antena provoca interferência, que será que acontece no nosso corpo… será que isso não nos afeta também?

  8. olha o jeito que o cara precisa segurar para perder sinal (pelo menos eu não seguro um celular desse jeito para mexer na net ou pra ligar. E outra, a Apple está se comparando com esse aparelho??? Decadência hein. Vá se comparar com os HTC, Motorola e Sony Top de linha, ridículo!

  9. isso ai é conversa pra boi durmir testei aki um n97, um n95 e e72 e nenhum deles teve problema de queda de sinal e eu estou em uma parte da cidade distante das ERB’s em uma area onde so tem fabricas e nun aconteceu nada disso

  10. Que o N97 é um pato manco todo mundo já sabe… mas é MUITO FEIO uma empresa do porte da Apple justificar seus próprios erros apontando os erros dos outros… Shame on you Mr. Jobs !!!!

  11. Acho que a Nokia não tem moral para criticar a Apple.

    Muita gente aqui não leu a matéria inteira: A Apple está apenas respondendo a provocação da Nokia, e a Apple está certa nisso.

    Quem deveria ficar quieta é a Nokia. Se eu fosse dono da Apple e a Nokia ficasse provocando, teria feito muito mais.. é só citar N97 com suas propagandas falsas, reiniciamentos (se pra ligação não pudesse usar, o N97 nem como agenda poderia usar por causa dos bugs) e o resto de seus lançamentos ridículos.

    Fanboy é fogo!

  12. Ta virando palhaçada mesmo ! Ficar apertando os aparelhos para cair o sinal ! engraçado é que no video o nokia não perde completamente o sinal hahahahahahah!
    Chupa Steve Jobs!!!

  13. Quando é que a Apple e o Steve Jobs vão parar de se comportar como crianças mimadas que ficam chateadas pq o briquedo delas não é grandes coisa? Seria muito mais produtivo se concentrarem em resolver o problema de fato que ficar apontando problemas nos celulares dos outros. Gente besta!

  14. Ainda bem q o meu não da esses problemas com Sinal.

    Segurei ele de td quanto é jeito, até abafei ele de todos os lados e não caiu uma barrinha se quer. A não ser que a formula dele esteja errada.

    5800

  15. Bem, o melhor k consegui (5800) foi que ele fosse do 3.5G para o GSM normal com as 5 barras…optimizei usando as duas mãos!LoL

    Este é um falso problema, ou melhor, não existe!…e de acrescentar que o fiz durante uma chamada de voz (usei um earpiece Bluetooth) e nada…nem a qualidade da chamada ficou má…

    Mas vou pedir ao meu irmão k tem um N97 mini para testar da mesma forma…não sou o polvo Paul mas eu adivinho qual vai ser o resultado…

  16. É curioso, temos aqui varios resultados diferentes. Como no iPhone 4, muitos não tem problemas, mas alguns tem. Estamos esquecendo da variavel mais importante deste tipo de teste, a OPERADORA. Não vi nenhum teste que tenha rigores cientificos minimos. Não da para acreditar na Apple, como tb não da para acreditar na Nokia, RIM, Motorola, HTC, Samsung, etc… Precisamos é que uma entidade realmente independende faça testes comparativos entre os pricipais smartphones do mercado, para realmente entender o problema.

  17. Como alguns colegas citaram aqui a rede até muda e é algo quase que estantâneo diferente do que apresenta no vídeo! A barra vai diminuindo lentamente como se fosse programado pra isso! Tipo a cada 4 segundos uma barra diminui! Nunca vi isso! Parece fake! Como se vê no iphone a queda de sinal é estantânea! O cel recebe o sinal e calcula e dá o resultado nas barras! Muito estranho a forma com que as barras iam diminuindo e da forma que o cara segurou seria muito estranho o sinal diminuir!

  18. Fiz o teste no meu 5800, e o sinal caiu para 80%, e apertei com as duas mãos,, e o sinal voltou a encher. Quem entende??

    Mas é ótimo de sinal.

  19. Por favor… A apple nao tem q falar eos outros, tem q assumir a cagada q fez e deu. Todos os aparelhos nao so Apple ou Nokia mas todos tem antena, é certo q se vc segurar o telefone onde esta localizada a antena perde o sinal, ate ai tudo bem, mas a Apple colocou a antena onde qualquer pessoa coloca a mao, ou seja, culpa da Apple

  20. Quem que segura o N97 (mini ou não) desse jeito? Parece que o cara tá apertando tão forte que a mão dele até fica branca. Já tive o N97 grandão e sempre tive problemas de queda de sinal, mas aí era problema da operadora. Ficava 1min, as vezes 2 min. na ligação e depois caia.

  21. Bom… desde que as antenas passaram a ser internas, e nao externas como eram nos antigos aparelhos, 99,9% sofrem perda de sinal ao serem segurados. Claro, tem uns que isso é menos perceptivel, devido a localizaçao da antena.
    No meu caso, tenho/tinha um n81 que o sinal despencava quando a mao ficava em frente ao teclado. Tenho tbm aqui um SE W380i, que acontece o mesmo, basta segurar com a mao esquerda que o sinal cai. Isso com a operadora Oi, quando usava o chip da Vivo, isso ocorria bem menos, e/ou as vezes nao ocorria.
    Vale lembrar que nossa pele absorve radiação, então esse lance de perder barrinha de sinal acontece em qualquer aparelho, claro, que uma boa cobertura da operadora ajuda bastante a resolver o problema…
    NAO quero criar discussao, mas que esse lance da antena do Iphone foi um Fail historico, sem duvidas foi… Nao sei o que é pior, o projeto owned da antena ou a “solução” da apple para o problema…
    Antes que me chinguem e tal… Nao sou fan boy de nenhuma marca, critico todas, tanto nokia, que ja me sacaneou, quando a apple com seus produtos inovadores…
    Bom, Até mais povo e nao me chinguem.

  22. Fiz o teste no meu N97 e não tive problema algum, deve ser só no n97 mini mesmo como mostrado, e nokia é nokia não da pra comparar ne, e continuo sendo apaixonado pela nokia, pra mim não tem celulares melhor do que da nokia, tudo dela tem qualidade.

  23. A carruagem(leia-se Iphone4) está quase virando abóbora e o príncipe fanfarrão – que sempre teve o irrestrito apoio da mídia amestrada – está tomado de pavor ante a possibilidade de virar sapo. Isso explica o seu comportamento anfíbio pulando lá e cá, atacando um e outro, na tentativa de blindar A SUA FÁBRICA DE ILUSÃO das críticas que pipocam de tudo quanto é lado.

  24. Rodrigo, Anderson, na verdade quem começou isso foi a própria Apple. Não estou defendendo ninguém por gostar desta ou daquela empresa, mas se vocês assistirem ao vídeo da coletiva de imprensa verão que Steve Jobs cita sim a Nokia, ele só não havia mostrado algum aparelho dela, só das outras empresas. Por isso a Nokia liberou a tal nota.

    Mas concordo com os colegas aqui, isso está virando palhaçada. Ao inves de cuidar de seus problemas fica apontando os dos outros. Até achei a atitude dele boa, precisa ter peito pra dar a cara a tapa como Steve Jobs fez, só acho que errou ao ficar apontando para os outros e dizendo que é um problema para toda a indústria.

  25. Quando enfio meu N97 em um copo cheio de água ele para totalmente de receber o sinal!!!
    Assim não dá!
    Será que ocorre o mesmo com o Iphone????????????
    Tão de brincadeira mesmo…..kkkkkkkkkk

  26. Possuo um E72 e, ao segurá-lo bem próximo da antena, o sinal cai quase 50%; e isto debaixo de uma antena de uma operadora (Oi). Aliás, os problemas identificados com o Iphone 4 resumem-se a 0,55% dos aparelhos vendidos.

  27. E digo mais, finalmente consegui reproduzir a queda de sinal do meu iPhone3G que possuo a 2 anos. Mas pra isso, eu precisei segurar o telefone de uma maneira completamente diferente do meu uso diário. Eu sou canhoto, mas para o efeito acontecer foi preciso fazer uma certa pressao pra bloquear toda a parte inferior esquerda do aparelho.

    Nunca tive problema de sinal com o meu iPhone3G, assim como acredito q nao terei com o iPhone4. No meu uso diario o que determina a potencia do sinal nao é a minha mao, e sim a qualidade das operadoras.

    O problema existe em qualquer aparelho com antena interna e pelo visto ja existia nos modelos anteriores do iPhone.

    Esse negocio só estourou mesmo agora no lancamento do iPhone4… por que será hein?

  28. O que as pessoas ainda não se aperceberam (ou não querem acreditar) é que o problema do iPhone não é, especificamente, o de antenuação de sinal. Atenuação todo aparelho de radiofreqüência pode sofrer (tanto é assin que os manuais da Nokia e de outros fabricantes orientam o consumidor sobre o assunto). Atenuação é uma conseqüência de leis da física, que não podem ser revogadas pelos homens…. O iPhone (como qualquer outro aparelho de celular), também está sujeito ao problema da atenuação. Mas não é isso que está causando todos essas reclamações sobre o aparelho da Apple. O problema do iPhone 4 é curto-circuito das antenas externas. Se o problema da Apple fosse igual ao dos outros aparelhos (atenuação), então por que a Apple estaria disposta a gastar US$ 175 milhões em capinhas para dar às pessoas que já adquiriram o aparelho? Amor pelos consumidores? Faça-me o favor…Só se eu acreditasse em duendes…. Os vídeos só reforçam o erro de projeto do iPhone. Em primeiro lugar, tomando como exemplo o N97 mini, não se conseguiu fazer com que o telefone ficasse sem sinal, para começo de conversa, apenas diminuiu o nível (isso é a atenuação – normal em qualquer aparelho celular). E para isso, foi preciso segurar o aparelho de uma forma que, normalmente, as pessoas não seguram para realizar chamadas ou navegar na internet. No caso do iPhone 4, basta colocar UM DEDO na passagem de uma antena para outra que o aparelho pode ficar TOTALMENTE sem sinal. Em resumo, ATENUAÇÃO (fenômeno normal) ? CURTO-CIRCUITO NAS ANTENAS (erro de projeto). E a Cosumer Reports concorda totalmente com essa constatação…

  29. Depois da Apple ter inventado a capinha de borracha para o iPhone 4, está agora se dedicando a comprar todos os modelos da Nokia para testar suas antenas em busca de falhas na recepção.

    Estes caras da Apple estão realmente se tornando cômicos.

  30. O que as pessoas ainda não se aperceberam (ou não querem acreditar) é que o problema do iPhone não é, especificamente, o de antenuação de sinal. Atenuação todo aparelho de radiofreqüência pode sofrer (tanto é assin que os manuais da Nokia e de outros fabricantes orientam o consumidor sobre o assunto). Atenuação é uma conseqüência de leis da física, que não podem ser revogadas pelos homens…. O iPhone (como qualquer outro aparelho de celular), também está sujeito ao problema da atenuação. Mas não é isso que está causando todos essas reclamações sobre o aparelho da Apple. O problema do iPhone 4 é curto-circuito das antenas externas. Se o problema da Apple fosse igual ao dos outros aparelhos (atenuação), então por que ela estaria disposta a gastar US$ 175 milhões em capinhas para dar às pessoas que já adquiriram o aparelho? Amor pelos consumidores? Faça-me o favor… Só se eu acreditasse em duendes…. Os vídeos só reforçam o erro de projeto do iPhone. Em primeiro lugar, tomando como exemplo o N97 mini, não se conseguiu fazer com que o telefone ficasse sem sinal, para começo de conversa, apenas diminuiu o nível (isso é a atenuação – normal em qualquer aparelho celular). E para isso, foi preciso segurar o aparelho de uma forma que, normalmente, as pessoas não seguram para realizar chamadas ou navegar na internet. No caso do iPhone 4, basta colocar UM DEDO na passagem de uma antena para outra que o aparelho pode ficar TOTALMENTE sem sinal. Em resumo, ATENUAÇÃO (fenômeno normal) ? CURTO-CIRCUITO NAS ANTENAS (erro de projeto). E a Consumer Reports concorda totalmente com essa constatação…

  31. APF, sugiro que vc leia, na integra, os testes da Consumer Reports. Em nenhum momento ela chegou a sua conclusão (alias vc deveria descrever sua metodologia de testes para podermos avalia-lo). O corpo humano não é um bom condutor, exceto quando molhado. Não te sugiro segurar nenhum celular com a mão e o corpo molhado.

  32. Caro Márcio, não preciso seguir sua sugestão, pois já havia lido sobre os resultados dos exames tão logo foram noticiados (http://blogs.consumerreports.org/electronics/2010/07/apple-iphone-4-antenna-issue-iphone4-problems-dropped-calls-lab-test-confirmed-problem-issues-signal-strength-att-network-gsm.html). Tem até um vídeo produzido pelo pessoal do CR descrevendo os procedimentos e no qual se demonstra o efeito de se colocar o dedo sobre o “sweet spot”. O deveria dizer “bitter spot”?

  33. É Só o que resta á Apple, agora ficar comparando com outros Aparelhos, queda de sinal… ao invés de assumir o erro.
    Vamos aguardar as outras versões: Iphone 5, 6, 7 , 8, 9 10…..
    Iphone podia vir com Luva, pra nao cair o sinal!

    Da-lhe Markenting!

  34. Caro APF, este não é o teste na integra (só disponível para assinantes). Em nehum lugar fala-se de curto circuito. Se fosse curto-circuito, bastava segurar nos 2 elementos, da antena, simultaneamente, e não no ponto especifico.

  35. teste forjado! veja o teste de antena do iphone4, ele segura muito menos por muito menos tempo com a antena encoberta que os outros, eles nao esperam o sinal cair totalmente!

    aki está o endereço:

  36. Pessoal tenho um Nokia 5230 e sou cliente da Vivo, segundo o manual a antena do meu aparelho fica na mesma posição do N97 testado e simulei o teste do vídeo. Fiz uma ligação liguei o cronômetro de outro Nokia e segurei o primeiro por exatos 00:01:10 e o máximo que aconteceu foi sumir uma das 7 barras de sinal da minha antena. Conclusão a Apple que jogar areia na minha relação com a Nokia.

    Foi mal Mr. Jobs. Não foi desta vez…

  37. para o Patrick

    Patrick vc dizer que A NOKIA não e top de linha e brincadeira. pelo jeito vc não sabe nada de telefone..

  38. Tenho um N97 mini que curti muito desde a primeira vez que vi. Insisti em comprá-lo mesmo com todos os comentarios negativos sobre ele por achar que os problemas atribuidos seriam contornáveis. No entanto não foi bem assim que a coisa funcionou. Já mandei pra garantia uma vez por problemas de de perda de sinal e de travamento frequente do sistema e estarei enviando novamente na semana que vem, pois o problema de perda de sinal permanece firme e forte. Poderia achar que seria problemas de cobertura da operadora se não possuisse outro aparelho Nokia no qual isso nunca ocorreu e não houvesse testado em diversos outros locais proximos às antenas da operadora. Resumindo… gostaria muito que ele fosse tão bom quanto parece, mas infelizmente estou arrependido de tê-lo comprado.
    P.S. Na troca dele por um iPhone 4 ainda ofereço R$1000,00 de compensação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.