O Symbian^3 está pronto!

E Finalmente a versão final do Symbian^3 foi liberada após o término de sua fase de desenvolvimento. Será que a versão final realmente vai fazer a diferença? Veja o post abaixo para conhecer alguns detalhes do novo Symbian!!

“O novo Symbian conta com mais de 250 novas funcionalidades, dentre elas, algumas estão abaixo:

Melhores gráficos
Os gráficos do novo Symbian foram turbinados com uma nova arquitetura, onde foi incorporada a aceleração de hardware e software. Isto significa que a interface será rápida e ágil. Claro, contará também com animações e floreios interessantes. A interface agora é toda programável e por isso é esperada uma grande variedade de temas e aplicativos que permitam uma personalização ainda maior.

Multi-Touch
Ele conta agora também com alguns recursos comuns em outros sistemas, como rolagem mais suave e zoom com pinça. A nova interface também suporta multi-touch, o que permite também a melhor digitação em um teclado virtual, ou executar ações mais complexas como, por exemplo, segurar uma tecla “shift” virtual e a digitar uma letra. Isso também trará opções interessantes para desenvolvedores de jogos.

Multimídia
O Symbian^3, como sabem, tem suporte à saída HDMI (High-Definition Multimedia Interface) para mostrar fotos ou vídeos em televisores. Além de ter suporte também ao Dolby Digital Audio. O antigo player de música foi substituído por um mais moderno que conta também com widget na tela inicial. Ele permite controlar sua lista de músicas de forma mais fácil. No lugar do antigo, vem o Fusion Player o qual substitui também os aplicativos Video Center para os vídeos armazenados e/ou via streaming.

Melhor multitarefa
O Symbian tem um dos melhores sistemas reais de multitarefa. Nesta nova versão isso ficou ainda mais completo. O gerenciador de memória foi melhorado, fazendo que mais aplicativos sejam executados sem travamentos. Também foi criado um “Alt-Tab” novo para alternar entra aplicativos abertos.

Localização
Foi introduzida uma série de novos protocolos técnicos para o melhor uso da informação de localização. O antigo aplicativo “Aqui e Agora” foi incorporado como serviço, isso irá oferecer uma maneira mais fácil de utilizar os serviços web relacionados à localização atual do usuário. Isso irá permitir o desenvolvimento de aplicações avançadas que irão fornecer informações relevantes de localização, sem a necessidade de fornecer informações adicionais.

Melhor Networking
O Symbian OS tem agora uma nova arquitetura de rede que melhora significativamente o desempenho do fluxo de dados e torna mais fácil para os prestadores de serviços de rede criarem novas aplicações como firewalls e aplicativos de login em hotspots. Com isso a conexão “por um click” será facilitada.

Evolução para desenvolvedores
O Symbian^3 vem com o Qt instalado e será um ambiente de desenvolvimento padrão para os lançamentos do Symbian daqui para frente. Isto torna mais fácil escrever aplicações que funcionarão em todos os dispositivos da família. Ele traz um instalador inteligente que carrega todas as bibliotecas necessárias para os telefones dos usuários, reduzindo o tamanho do arquivo e problemas de instalação. Além disso, o Web Runtime do Symbian permite aos desenvolvedores criarem aplicações estilo Web 2.0 que interajam com as funções dos aparelhos, como câmera e agenda de endereços.

Como eu disse no começo da matéria, existem 250 novas funcionalidades, estas foram apenas algumas delas. Todas podem ser conferidas na biblioteca do Forum Nokia.”

Fonte: N Possibilidades.

39 comentários em “O Symbian^3 está pronto!

  1. Se a Nokia quiser se salvar e se houver possibilidade de implantação, deveria popularizar o Symbian ^3 para os aparelhos mais antigos, como o 5800, 5530. Aí eles voltam a ficarem digamos “Populares novamente (Literalmente)”

  2. Impressão minha ou as ‘novidades’ do Symbian chapeuzinho 3 já são triviais no Iphone e Android há alguns anos ?

  3. Agora que mudei pra um Xperia X10 será meio dificil eu voltar ao Symbian.

    Se eu fosse ter o Nokia N8, seria mais por causa da camera de 12 megapixel com Carl Zeiss que será o maximo. Só mesmo por isso.

    Pois o experia que eu estou está funcionando 100% jogos maneiros e aplicativos. Tudo nele funciona muito bem e a memoria para aplicativos é maior 400 mega contra uns 180 mb do Nokia N8.

    Abraçosss

  4. Só para esclarecer algumas coisas aqui! Neguinho, o que há de novidade realmente no symbian que havia no android e iphone é o multitouch e pra quem não sabe isso se deve ao QT, e neguinho ao contrário o multitarefa que agora que é novidade pro iphone (limitado a aplicativos nativos) foi melhorado no symbian, não há nem como comparar essa função do symbian com o do iOS ou o do android, pois até os symbian’s de 2005 já eram superiores! O resto não são novidades são apenas melhorias devido ao suporte a QT! Rodrigo amigao você se equivocou ao dizer que a memória do n8 pra aplicativos é de apenas 180 mega pois o symbian você tem a opção de de instalar na memória externa, algo que possivelmente virá no froyo, é uma das coisas que eu mais aguardo pro meu milestone! O n8 é o aparelho que fará eu aposentar o n95 pois com uma câmera de alta densidade com flash xenon, sincronização via bluetooth com mouse e teclado, saída HDMI com Dolby Digital, e ainda o surpreendente USB OTG, tem um review no youtube com o cara conectando vários aparelhos via usb no n8 inclusive um HD de um 1.5 tera e o acesso foi super rápido, além do conjunto sistema/bateria do symbian é bem superior! O symbian ainda é o mais funcional, os que mais se aproximam são o atual android froyo, o Black Berry 6, o WM e claro o Maemo que supera o próprio symbian devido a ser um sistema muito completo!

  5. Sinceramente creio que o Symbian^3 é um avanço,mas eu particularmente não pegaria esse N8.Vai ser o primeiro com o “novo” OS,que sem dúvidas é mais robusto que o atual Symbian.Mas o processador ARM 680,que pelo que dizem é inferior ao ARM Cortex 8 600 que equipa o N900 e o iphone 3GS,acho que vai engasgar no multitask.A Nokia podia ter colocado um processador melhor,sei lá…mas enfim,quando for lançado é que realmente veremos nos reviews o poder de fogo dessa nova aposta da Nokia.

  6. Prezado Neguinho. Que vc detesta a NOKIA é evidente, ninguém discute e é um direito seu. Porém preste atenção para não falar besteiras pois vc corre o risco de fazer papel de bobo. Não que eu me importe com isso, afinal, fazer papel de bobo também é um direito seu. Mas, vou deixar vc se explicar: o que exatamente o Symbian 3 trouxe que já havia a anos nos outros SO?

  7. O Nokia N8 tem 256MB de Ram, o que deve ser suficiente para rodar uns 10 ou 15 programas simultâneos sem surgir a famigerada mensagem de falta de memória para abrir aplicativo, alem do que tem uma característica que permite que você conecte uma memória USB e usá-lo como memória RAM virtual, algo como Windows ReadyBoost USB que ele usava como memória virtual para desviar processos não-críticos..

  8. Eu só não entendo a Nokia. Faz um produto, melhora o OS e diz para a imprensa que não vai dar continuidade…antes de vender o produto! Qualquer consumidor não quer saber se low-end, high-end, se maemo vai ser meego, se touch ou aparelhos não touch: o ^3 NÃO VAI SER CONTINUADO. Se vai ter o symbian 4 (que obviamente um comprador de ^3 não poderá fazer upgrade) também não interessa SE VOCÊ SOUBER QUE NÃO HAVERÁ MAIS ^3!
    Neste ponto, não sei se serão relevantes as melhorias que o n8+symbian^3 trarão, pois eu não compraria. Imagino que esse produto seja para alguém que se satisfaça em trocar de aparelho todo ano, deliberadamente e não sinta falta do dinheiro que gastou.
    À cúpula da NOKIA: O PEIXE MORRE PELA BOCA!

  9. Não tem novidades mas tem melhorias significativas para um sistema que estava (está) parado no tempo. A cada vídeo gosto mais do N8 e suas possibilidades, mesmo com um milestone nas mãos recem tirado da caixa.

  10. Verdade, depois que troquei o Symbian, pelo Android (milestone) Nokia virou peça de museu…. e olha que passei por todos os nokia (N80, N95, N96 e por último N97) lamentável…. mas android ainda vai ser o futuro….

  11. É snake, esse será a única opção mesmo! A menos que com o froyo diminua os bugs e melhore o que falta no miles, o que acho bem difícil, pois o droi(americano) já será capado, então acredito que no mles não será diferente! De qualquer forma terei o n8 pelas características que falei e por outras a mais…

  12. Será que só eu não gosto do Milestone e não achei o Android lá essas coisas?

    Sempre usei Nokia (6120, 6600, 6680, n80, n95, n95 8GB e n900), mas há cerca de 3 meses estou com um Milestone nas mãos. Acho o aparelho fraco.

    Além da câmera que é como se não existisse, não gostei muito da usabilidade do Android. Ainda mais depois de ter o n900 com seu poderoso maemo nas mãos. Não gosto da disposição dos contatos, o bluetooth buga direto, o sinal também é instável e a multitarefa é puro charlatanismo.

    Viajo no final do ano e tô bem propenso a voltar ao Symbian com o N8. Mas o fato de esse ser o último top da nokia com S60 me preocupa.

    Meu sonho é que os aparelhos com MeeGo já estejam disponíveis até dezembro, e que o OS mantenha tudo o que o Maemo tem. Daí sim poderei partir pra uma plataforma definitiva.

  13. Alex, na verdade o multitask do iphone não é apenas pra aplicativos nativos (antes realmente era assim). Agora cabe ao desenvolvedor utilizar as api’s especificas para habilitar essa funcionalidade em seu app. Entao basicamente o multitask do Iphone depende do desenvolvedor e não do sistema.

    Mesmo symbian aceitando a instalação de app em memorias externas, o processo não é 100% confiável. Digo isso pelos problemas que enfrentei com meu N81 e 6710 Navigator onde o sistema duplicava a instalação (o que no final não adiantava nada), claro que espero que tenham resolvido isso nesse S^3

    em relação a hardware so fico com pé atrás em relação ao ARM11 que a nokia ainda insiste em utilizar

  14. é duro ver uma empresa como a nokia ainda batendo na mesma tecla, é o mesmo sistema symbian que todos nós já usamos com alguns recursos implantados, coisa que pode ser instalada no sistema antigo, um aparelho com um processador ridiculo, a nokia deve ter estoque dessa porcaria nao é possivel e ainda contar com apenas 256 de memoria ram? quer voltar ao topo do mercado como? enquanto a apple com o iphone 4 rodando um processamento de 1ghz com 512 mega de ram, a sony com seu xperia x10 tbem com processamento de 1ghz, em questao de hardware ja deixou a desejar, no quesito software piorou… o jeito é esperar o tal meego em um aparelho com um hardware descente, acorda nokia!

  15. Paulo Victor, eu tenho a mesma sensação. Tive um milestone e não gostei. Pior: troquei o excelente N900 por ele – arrependimento em pouco mais de um mês! Adquiri um Xperia X10 e minhas suspeitas vão se confirmando a cada dia – o Android é um tanto burocrático e bastante fragmentado. Tudo isso me impediu de vender o N97, até porque o meu funciona redondinho. Apesar de ser um bom SO, falta ao Android ser funcional como o Symbian. Por isto, o N8 vai ser meu próximo smartphone. Estava conversando com um amigo que possui um HTC DESIRE e ele concorda comigo quanto a imaturidade do Android. Fiquei impressionado com o DESIRE e mais ainda com o Galaxy S, mas por enquanto não vou investir tão alto no Android que apesar de muito bom, peca por muitas “infantilidades”

  16. agora que esta chegando o W7 mobile…Android 3.0 … e já temos o Android 2.2 / iOS4.x … esse ‘remendo’ da Nokia só pega Newbie… lembrei a Nokia não ‘roda’ Android… rsrsrs

    vislumbro no horizonte ‘smart’ multiOS (o usuário vai instalar (ou teremos dual boot..hehe) o OS que melhor lhe atender) … 😉

  17. Pois é, Wander. O Android peca em coisas primárias. Como vc não pode “fuçar” nos aspectos de conectividade, ou relógio, ou qualquer info do topo simplesmente tocando na aba superior?
    E esses quatro botões nativos não servem pra muita coisa. O único nativo interessante, de função telefone, o aparelho não tem.

    É incrível como o n900 conseguiu resolver os “problemas” dos botões. Com apenas dois pontos de toque variáveis na tela vc consegue navegar intuitivamente no aparelho, se maneira extremamente simples. E se quiser “criar” botões, até o sensor de movimento dele vira um, na personalização completa que o aparelho possibilita.

    A Nokia já deixou de me encantar há algum tempo, mas serei “eterna viúva” do n900 e de seu OS fenomenal.

  18. Concordo com vocês Paulo Victor e Wander! Meu milestone agora é dá minha noiva, pra falar a verdade a muito tempo ele é, fiquei com ele apenas 3 semanas o que foi suficiente para não gostar muito do android por suas limitações e seus bugs! Victor em relação ao multitarefa isso vai depender dos aplicativos que você abrir, no bom e velho n95 8g já abri 23 aplicativos pra fazer um teste sobrando apenas 6 mega de ram, aplicativos do symbian não são muito pesados menos no Opera que chega a usar 20 mega de ram, até o n-gage usa menos! Então acredito que dependendo dos aplicativos ele conseguirá abrir até uns 60 sem tratamentos!

  19. Estou apostando na Nokia ainda e no Symbian, como desenvolvedor e usuário não tem melhor mesmo. E com o hardware do N8 vai ser excelente! Tenho um Ipod que comprei por causa do hardware e dos gráficos dos Jogos… pq o restante é muito limitador.
    E espero que esses tempos ruins da nokia acabem agora que mudaram o CEO dela… Talvez ela volte ao normal e se recupere!

  20. Olá amigos, gostaria de tirar uma dúvida, possuo um N97, gostaria de saber se poderei colocar Sybien^3 nele?
    Abraços a todos…

  21. Rodrigo Toledo, peço sua ajuda!!!

    Recentemente meu aparelho 5800 está apresentando defeito no touch screen, eu aperto e em certos lugares da tela ele não funciona, e em outros lugares ele aceita o toque mas em outra região, não na que eu apertei.

    Agora estou pensando se vale a pena gastar R$200,00 pra arrumar, ou compro outro.

    Estou pensando em um Android.
    Qual vc me recomenda?, tendo em vista que eu faço o uso de GPS, Camera para gravação de videos, e fotos.
    Escuto musicas,
    Gravo audio de aulas na faculdade.
    E gosto de uns jogos no smartphone.

    E preso pela qualidade do material usado na fabricação do Smart.

    Estava olhando o Xperia X10, que vc tem. O que me diz dele?

    A camera dele é boa?
    A qualidade do acabamento e material usado nele tbm é boa?
    A qualidade do som dele tbm é boa?

    Estou disposto a gastar uns R$1.400,00 em suaves prestações.

  22. Rodrigo D. OLiveira não sei o quanto ao X10 mas não compre o miles até sair a proxima atualização pois pra vc que quer uma câmera boa o miles seria a última recomendação!

  23. Alex

    Motorola e Apple estão fora de cogitação mesmo.
    Motorola, eu já tive e prometi nunca mais usar um.
    Apple pela arrogância com os usuarios. Falta de assistência, e Pelo fato de ser muito restritiva.

    O X10 me agradou em varios quesitos. Só fiquei desapontado pelo fato de ele não ter multitouch o que impossibilita de desfrutar plenamente os jogos.

    E o fato de ele não ter lentes Carls Zeis ou Video em HD720p

    Mas o mais agravante mesmo é o Multitouch, se não tiver eu não comprarei ele.

    Então sobra o Desire que tem configuração semelhante, só que com bateria mais fraca 1400 contra 1500 do X10, e camera de 5 Mpxl contra os 8Mpxl do X10. E ele ainda é mais caro.

  24. ” O arquivo PDF disponível no jailbreakme.com contém código que provoca o chamado stack overflow, ou estouro de memória. Com isso, é possível ganhar acesso à memória Flash do aparelho, não só para instalar o jailbreak mas também para acessar qualquer dado disponível.
    Ironicamente, até o momento de publicação desse post, a única maneira de não deixar seu iPhone, iPod Touch ou iPad ser comprometido através dessa falha é não abrir nenhum arquivo PDF ou fazer o jailbreak. Só com ele é possível instalar um aplicativo chamado iFile, que vai pedir autorização ao usuário antes que um arquivo PDF seja aberto no Safari. A Apple não liberou uma correção ainda.”
    Imaginem o que mais essa falha pode provocar ? será que um hacker pode ter acesso a TODOS os dados de um Iphone, tais como fotos, senhas em geral que estejam armazenadas no aparelho, lista de contatos entre outras coisas mais, isso é uma falha grave e ninguem fala disso…”

  25. Olha …

    Esse link que o Alex postou aí ‘youtube’ é muito bacana, poder trasferir dados etc.

    Vou comprar o N8 mesmo.Tenho certeza que depois eles vão misturar o N8 com o N900 e pronto… nascerá um baita celularzinho rodando Linux que estará colocando a Nokia no topo de volta.

    Parabéns por esse site, pois, a discussão foi igual aos sites de outros países que visitei nos último dias.
    Um alerta ao pessoal (Não comprem de forma alguma celular na CHINA, principalmente no alibaba ‘comprei e fooled me’ haha.)

    msn:elitegurilino@pop.com.br

  26. Rodrigo me ajude Amigo estou enteresado em dois celulares um é o nokia n8 maravilhoso celular o outro é o samsung galaxy s I9000 com tv digital qual vc me recomenda? é qual o melhor Android do Samsung galaxy ou Symbian 3 Do Nokia N8 Abraços e grato pela atenção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.