Reduzindo o ruído no home office


Há aproximadamente 4 anos eu troquei o escritório pelo Home Office, e tenho que dizer que fiquei muito satisfeito, pois consigo evitar boa parte do trânsito da cidade e trabalho na maior parte do dia sem nenhuma interrupção. Para não dizer que as coisas são perfeitas, por mais incrível que pareça, o nível de ruído em casa durante a semana costuma ser até um pouco maior do que no escritório, pois sempre existem crianças brincando, vizinhos ouvindo música, reformas nos apartamentos do prédio, além das máquinas utilizadas pelos jardineiros e funcionários do prédio.

Minha saída para evitar estas pequenas distrações é utilizar um bom fone de ouvido com cancelamento de ruído como o BH-905 da Nokia, mas não é possível ficar o dia todo utilizando um fone de ouvido, logo costumo deixar a TV ligada em alguns momentos do dia para disfarçar um pouco os ruídos do ambiente.

Hoje eu encontrei um post muito interessante no site Go Home com algumas ótimas dicas para reduzir o ruído no Home Office que valem a pena conhecer! Veja:

1. Estude o nível de ruído em diversas partes da casa antes de estabelecer o local para o escritório. Se a rua é barulhenta, monte o escritório na parte de trás da casa. Se o vizinho aparentemente corta a grama todo o dia, pule para o outro lado da casa. Lembre que sótãos e porões oferecem um bom isolamento acústico.

2. Pesquise a legislação da sua cidade com relação à ruídos. Se você acha que o vizinho pode estar ultrapassando o nível máximo de decibéis, talvez seja o caso de uma boa conversa, antes de acionar as autoridades. Muitas vezes, antes da sua reclamação, seu vizinho pode nem ter se dado conta do problema que ele está causando. Muita gente pode até te surpreender, baixando a música ou calando o cachorro uma vez que fique sabendo que o barulho está te incomodando.
3. Bloqueie o som. Janelas abertas são um convite para o barulho entrar. Instale um ar-condicionado (o zumbido do aparelho atenua o barulho) ou escute música suave enquanto trabalha.
4. Crie um isolamento acústico. O benefício vale o custo. Contrate um empreiteiro para isolar seu escritório com eucatex acústico e janelas duplas, ou outra solução que ele possa trazer. Uma solução improvisada é pendurar cobertores ou tecidos espessos nas paredes.

E você, tem alguma boa dica para ajudar a vencer o ruído no Home Office? Deixe algumas ideias nos comentários!!


3 comentários em “Reduzindo o ruído no home office

  1. Meu vizinho tinha mania de ouvir pagode e funk no último volume durante toda a tarde. Depois de pedir várias vezes e não ter efeito, liguei pra casa dele e disse: meu equipamento de som é mais potente que o seu. Tô avisando.

    Ele casoou.

    Virei todas as caixas de som pra janela que apontava pra casa dele, fechei todas as janelas e portas (excerto a supla citada), liguei tudo no último volume com o melhor do Metal e sai de casa por umas 2h… Quando voltei não tinha mais som alto vindo da casa dele e nós vivemos em harmonia até hoje.

  2. A opção 4 é a melhor, janelas duplas e isolamento acustico com o devido projeto é tudo de bom !! O BH-905 ainda é meu sonho de consumo… 😉 QQ horas dessas tomo coragem de torrar uma grana nele…

  3. Quando não dá pra resolver o problema de ruídos externos através de isolação acústica, a melhor maneira para conseguir trabalhar em ambientes com fontes de ruído próximas é deixar um ventilador ligado, próximo a você(não precisa estar voltado pra você).
    O barulho do ventilador é como “o barulho de mil vozes”, o que faz com que o cérebro humano não se atenha aos ruídos externos.
    Deixo o ventilador ligado quando tem algum vizinho fazendo festa e eu já estou querendo dormir. Sem o ventilador acabo prestando atenção no que se fala, na música, etc e não consigo dormir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.