Para que serve um iPad?

Após pouco mais de 15 dias com um iPad da Apple com 32 GB, me sinto mais confortável para responder a pergunta do título deste post. Em um primeiro momento, o iPad deixa a impressão inicial de ser uma espécie de iPod Touch tamanho família, repetindo as mesmas funções de seu irmão menor, e que em pouco tempo será encostado em casa por conta de seu grande tamanho, mas no final das contas as coisas não são bem assim.

O primeiro uso que imaginei para o iPad foi nos eventos e coletivas de imprensa, pois necessito de um aparelho compacto, fácil de usar e com uma bateria com boa autonomia, e o aparelho da Apple me pareceu uma escolha interessante. Depois de comprar o iPad e fazer o necessário Jailbreak eu comecei uma verdadeira maratona para encontrar os melhores aplicativos para o trabalho e para a diversão, e acabei encontrando uma quantidade enorme de opções excelentes, que adicionaram muito mais valor ao equipamento.

Para responder a pergunta do post vou dividir a questão em duas partes, em casa e fora dela. Vamos lá!!

iPad em casa:

Eu passo os meus dias totalmente conectado à internet por mais de 14 horas por dia, e leio uma quantidade muito grande de blogs e sites, o que acaba sendo muito cansativo, principalmente para a mão do mouse. Com o iPad eu passei a ler os meus feeds rss no sofá, de forma muito confortável, cortando na metade o tempo de uso do mouse com aplicativos muitos melhores do que os encontrados nos smartphones e com uma bela e ampla tela.

A leitura de livros e revistas como a Wired, a Marvel e a Época também ficou bem melhor, e hoje também estou consumindo muito mais livros digitais. A utilização do Twitter e acesso às outras redes sociais ficou bem mais confortável com esta grande tela.

Os aplicativos de música merecem um comentário especial, pois levaram para a grande tela do iPad recursos suficientes para iniciar algumas composições em qualquer hora ou local de forma simples, rápida e com uma ótima qualidade. Para ouvir música eu ainda prefiro aparelhos com um tamanho mais reduzido, mas para filmes o iPad é uma escolha muito boa!!

Os games também estão com uma aparência muito melhor, mas quando são controlados pelos movimentos do jogador acabam cansando em pouco tempo, pois o iPad não é muito leve, mas de uma forma geral a qualidade dos gráficos e tamanho da tela compensam!

Ipad na estrada:

Tenho utilizado o iPad em eventos e coletivas de imprensa e tenho que dizer que nestas ocasiões o aparelho é imbatível!! O primeiro ponto positivo está na longa duração de sua bateria, seguido do tamanho e peso reduzidos e na facilidade de utilização. Além de ler os feeds rss e acessar o Facebook e Twitter, posso publicar os posts no blog tranquilamente com o aplicativo do WordPress e conversar com os meus contatos com o aplicativo Nimbuzz.

A mochila ficou muito mais leve e o aparelho pode ser utilizado somente após um toque, sem precisar carregar o sistema operacional ou qualquer tipo de apoio ou mesa. No trabalho posso usar o WordPress, arquivos do pacote Office, FTP, aplicativo para edição de imagens, entre muitas outras tarefas. O multitarefa pode ser ativado com aplicativos do Cydia, o deixa o aparelho mais funcional, e alguns aplicativos conseguem melhorar a navegação na Web, abrindo praticamente qualquer página sem nenhum problema, ou criar um ambiente Linux com o Firefox e o Open Office.

O teclado bluetooth pode ser utilizado sem nenhum grande problema, mas a tela me parece mais fácil e rápida de usar.

Para trabalhar fora durante as férias eu ainda prefiro um Notebook, mas em passeios mais curtos o iPad acaba sendo uma alternativa realmente muito mais interessante!! No final das contas, os tablets de uma maneira geral são uma excelente opção, tanto para consumo quanto para a eventual produção de conteúdo.

19 comentários em “Para que serve um iPad?

  1. Cara, você comentou da MultiTarefa com aplicativos do Cydia, você instalou o backGrounder?
    Porque eu tentei instalar esses dias e depois de quase 3 meses consegui um crash no bichinho a ponto de ter que restaurar tudo.
    O meu é um de 64Gb somente Wifi, estou com o Firmware 3.2.1 e fiz o Jailbreak com o jailbreakme.com que aliás funcionou perfeitamente, mesmo após a atualização para o 3.2.1
    Com que versão de firmware você está?
    Abraços,

  2. Rodrigo respeito sua opinião mas ainda prefiro um bom e velho notebook, alias ler um livro em tela ainda está longe de minha preferencia, prefiro o bom e velho livre sem o brilho excessivo das telas… abs !!

  3. Tudo o que você falou eu faço perfeitamente com o meu milestone que cabe na palma da minha mão.

    Mas para ler e-books prefiro o Kindle do que o Ipad.

  4. Também concordo com o Victor, nada melhor que um “BOM” notebook, pois se queremos instalar programas fica bem mais fácil, e gastar uma grana destas com um IPAD ….e depois ficar limitado é roça.

  5. Isso que eu ia perguntar, sobre a leitura… o fato da tela ser lcd (e ter uma luzona na sua cara) não atrapalha ? Por isso ainda acho o Kindle melhor alternativa se o principal foco do aparelho for leitura.

  6. Rodrigo, quero uma opinião sincera a respeito da leitura no Ipad… como fica a leitura de livros? mas digo MUITO tempo de leitura… é cansativa? Pois na tela de um computador é cansativa. Estou muito querendo um aparelho pra ler, estou muito tentado no Kindle, mas acho que minha esposa se divitiria com o Ipad, por isso cogitei a hipótese do Ipad.

    1. A leitura de livros fica melhor com a tela em Sepia, que deixa um tom meio bege, como um livro antigo e fica bem confortável para ler. Não fica tão bom quanto um Kindle, mas acaba compensando pelo número de funções e aplicativos extras! Um abraço!

  7. Realmente é um bom ponto o do iPad, haja vista que grande parte da população usa um notebook basicamente pra acessar a web (segundo pesquisa do próprio google, durante o lançamento do Chrome OS)

    E Notebook realmente é muito inadequado de se manusear com as mãos, seja em pé ou sentado em um sofá, só serve mesmo em cima de uma mesa.

    Contudo, o preço do iPad ainda é um problema, tem que custar o mesmo que um netbook.

  8. Cara, como todo aparelho que tem muitas funções, ele não vai ser tão bom quanto um específico, é como um celular que tira fotos contra uma maquina fotográfica…
    A questão é exatamente essa, o ipad não serve só pra isso…
    No geral o aparelho é muito bom e faz muito bem tudo a que ele se propõe e pelo preço que custa.
    Eu acredito que esse é só o começo da era dos tablets e que nesse sentido a Apple saiu na frente com m aparelho que vale a pena.
    Com relação a leitura em sí, ela é muito boa no ipad, muito melhor que em um notebook… A tela cança menos a vista do que no computador, posso te dar certeza quanto a isso…
    Além disso eu não fico restrito aos livros do kindle, tenho o nook, o books da apple e etc… Além de várias outras opções ded livros… E os pdfs aqui abrem perfeitamente… 🙂

  9. Rodrigo,
    Belo post, pois passo pelas mesmas coisas com o meu… e, apesar de comprar como uma “central de entretenimento” para videos e jogos, me surpreendi muito com o aparelho, fazendo inclusive uma apresentação para um grande cliente na semana passada toda pelo iPad.
    Fica minha pergunta, porque fazer o jailbreak no iPad? Quais os programas fora da App Store está usando?
    PS> Meu tão defendido N97 (acho que sou um dos poucos que defendiam tanto esse aparelho) perdeu sua credibilidade (travamentos e reiniciando com muita frequência)recentemente e foi trocado, com relutância, por um 3GS 32gb com jailbreak que fiz para destravar (aparelho americano) e para fazer o tether com o iPad. Off topic, agora o N97 é um computador de bordo do carro, músicas, GPS e de vez em quando um grande modem para tether com meu chip 3G…

    Abs,

    Fred Motta

  10. Uma dúvida, apenas, em relação ao multitarefa.
    Dá realmente para trabalhar com três programas, por exemplo, abertos ao mesmo tempo, e ir saltando de um para o outro?

  11. Boa tarde rodrigo, vc conhece algum programa para o ipad que eu possa salvar os arquivos que recebo por email,obrigado e parabens pelo blog.

  12. É só para status. Depois que a onda passa vai parar na mesma caixa de coisas inúteis no funco do armário onde estão o Palm, agenda eletrônica etc…

  13. olá, li os comentários sobre o IPAD e achei muito interessante, e por isso quero pedir a ajuda de voc|~es que são conhecedores do assunto.
    Como posso fazer para baixoar um leitor de livros no ipad?

    Meu ipad é um 16 giga, wi fi, mas não consegui baixar o iboocks no itunes.

    poderiam me ajudar.

    obrigado

    abraços, zeca

  14. Olha gostei muito de ter achado mais especificações sobre o aparelho. Estou pensando seriamente em adquirir um . Mas o preço ainda não está muito favorável .
    mas parabéns pelo blog !

  15. Pessoal, gosto muito do meu mac mini e esse negocinho de ipad é pra quem quer gastar dinheiro mesmo, não perco nada em não ter um… 😛 Ainda mais pelo custo $$ que é bem salgado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.