Troca de celular com defeito: A briga continua!

Uma nota muito interessante do IDG Now, que que vale muito a pena conhecer!!

"Nesta semana o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça rejeitou a proposta feita pelas empresas Nokia, Motorola, LG, Samsung e Sony Ericsson ao órgão para sistematizar o processo de troca de aparelhos defeituosos, em atendimento ao que determina o Código de Defesa do Consumidor.

Em cumprimento à notificação enviada à Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) pelo Procon-SP, solicitando esclarecimentos de como as fabricantes cumpririam a determinação expressa no CDC de que a substituição do produto, a devolução do preço ou ainda o seu abatimento, seja sempre imediata, por se tratar de produto essencial defeituoso, segundo entendimento de nota do próprio DPDC, as empresas, acompanhadas de um representante da associação, estiveram em Brasília apresentando seu posicionamento.

O Ministério afastou a proposta dos fabricantes por considerar que ela contraria o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Diz a nota do Ministério:


“Embora o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor esteja sempre aberto ao diálogo e ao recebimento de novas iniciativas dos fabricantes que sinalizem o respeito à regra prevista no CDC, entende que os consumidores devem ser respeitados e as trocas devem ocorrer imediatamente, conforme inclusive reafirmaram setores importantes do varejo e operadoras de telefonia.”

Será que ainda enfrentaremos as mesmas dificuldades para efetuar a troca de aparelhos defeituosos nas lojas das operadoras, com direito ao desrespeito dos gerentes (inclusive os Regionais) e a longos períodos de espera? Espero que finalmente a lei seja cumprida! Vamos esperar para ver!!

Em minha última visita na loja de minha operadora eu recebi um recado do Gerente Regional responsável pela loja indicando que seria a última vez que ele autorizaria uma troca de aparelho por conta de defeito no aparelho. Acho que ele terá que rever sua posição caso o aparelho apresente algum defeito nos próximos 12 meses!!

5 comentários em “Troca de celular com defeito: A briga continua!

  1. A minha operadora pode me ligar AGORA me oferecendo um celular de graça !!!!! EU NÃO ACEITO !!! não quero ficar atrelado a nenhum contrato, alem do que não que passar pelo o que o Rodrigo passou tendo que trocar de celular por um que ele não coomo objetivo principal de compra.

  2. Rodrigo, sabe me dizer qual é o prazo aceitavel que posso fazer a troca do aparelho na loja aonde comprei?
    A pouco tempo comprei um Dext, e o vibra parou de funcionar.

    Abraços

  3. Acho que essa questão do DNPC está fadada ao fracasso, o CDC é claro ao conferir ao fornecedor, um prazo para que o mesmo tente reparar o defeito, outrossim, é inviável para as operadoras manter em cada loja alguém com qualificação técnica para atestar que o aparelho realmente se encontra defeituoso.

    Acredito que a chance de algo assim ter sucesso é muito maior se a iniciativa parti-se de uma operadora, como forma de campanha publicitária, o que seria curisoso não é, pois daria a entender que a própria operadora já está esperando que o celular que vendeu vá dar defeito.

  4. Minha mulher comprou um X10 mini há uma semana e ele já apresentou defeitos.

    Várias vezes surgiu uma mensagem informando que o cartão de memória estaria com defeito e precisaria ser formatado. Além disse, a qualidade da chamada entre o X10 mini e o meu, um miles, ambos da mesma operadora, é terrível. Escuto aquele som metálico estranho.

    Nós vamos lá trocar o aparelho hoje. Vamos ver o que vai dar.

  5. Olá Rodrigo. Meu nokia 6210 Navigator já deu problema com 4 meses de uso. Levei para s assistência daqui três vezes antes de resolver o problema, só que daí ele voltou com uma folga no teclado que vai precisar ser trocado. Quatro reparos e a Nokia ainda tem a cara de pau de falar que não é procedimento da empresa trocar o aparelho com defeito! Tô com tudo gravado, pelo próprio aparelho e se ele voltar com defeito (só daqui a 15 dias) vou levar direto pro Procon ou Juizado especial. E não adianta reclamar nem pelo 0800 da Nokia e nem mandar e-mail, porque por e-mail me mandam reclamar no 0800! Me decepcionei com a Nokia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.