Nokia e Android crescem no mercado brasileiro de smartphones

Hoje eu encontrei no Gizmodo um post sobre o último relatório do Gartner sobre o mercado de smartphones no Brasil, que  revelou que o market share de smartphones com sistema operacional Symbian – que em sua maioria são produzidos pela Nokia – pulou de 38,1% para 54,9%.

O Android chegou aos 8% do mercado e a Apple perdeu metade de seu tamanho de mercado nos últimos 12 meses, sendo que as  vendas do iPhone no Brasil caíram 17% no último trimestre. No segundo trimestre de 2009 o iOS da Apple, tinha 17,2% do mercado brasileiro de smartphones, e no segundo trimestre deste ano, a fatia foi de apenas 8,5%.

É muito interessante ver que ao que tudo indica o Android e a Nokia aparentemente levaram o mercado do iPhone, que apesar do grande barulho que costuma fazer nos sites e blogs especializados, não está conseguindo ter um bom desempenho no país. A concorrência está cada dia mais forte, e o Symbiam, apesar de não contar com o mesmo apoio e grande número de fãs dos tempos do N95, não está morto!!

Veja os números:

17 comentários em “Nokia e Android crescem no mercado brasileiro de smartphones

  1. Esse gráfico so vem a mostrar que nem a Nokia nem o Symbian estão mortos… alias a Nokia ta enchendo o bolso de grana, isso sim… mérito da Nokia que lança desde aparelhos básicos a aparelhos com as melhores configurações de mercado.

  2. Se a Nokia esta ganhando um bom dinheiro no Brasil, deveria respeitar mais o nosso país, trazendo lançamentos mundiais para ca. O problema é que, no mercado mundial a Nokia esta perdendo rapidamente sua posição de lider. Principalmente no segmento TOP, que é mais lucrativo.

  3. Concordo com o Marcio,acho que a Nokia está lucrando mais com os smartphones de entrada,além de ser uma marca tradicional,com mais de uma década de visibilidade no mercado brasileiro.O crescimento do Android é natural,aos poucos seus aparelhos estão se tornando mais populares.A Apple ainda não lançou o Iphone 4 por aqui,e ainda conta contra ela o antennagate e o fato dele ser muito caro,atingindo um nicho mais específico de consumidores.

  4. Ocorreu o já esperado.

    Com a evidente preocupação da Nokia ( Symbian ) em não perder sua liderança ela foi obrigada a melhorar a qualidade do hardware e do pacote de aplicativos que acompanha este.

    Devido a plataforma do Android ser nova ela está apenas tomando sua fatia no mercado, veremos esses números saltarem em cada novo relatório durante algum tempo depois se estabiza.

    Com isso o IOS ( iphone) aos poucos deixa de ser a bola dá vez e tudo toma seu curso natural, enfim ele é um sistema muito fechado/restrito isso vai de encontro ao estilo de negócios da Maçã.

    Um abraço a todos.

  5. Ocorreu o já esperado.

    Com a evidente preocupação da Nokia ( Symbian ) em não perder sua liderança ela foi obrigada a melhorar a qualidade do hardware e do pacote de aplicativos que acompanha este.

    Devido a plataforma do Android ser nova ela está apenas tomando sua fatia no mercado, veremos esses números saltarem em cada novo relatório durante algum tempo depois se estabiza.

    Com isso o IOS ( iphone) aos poucos deixa de ser a bola dá vez e tudo toma seu curso natural, enfim ele é um sistema muito fechado/restrito isso vai de encontro ao estilo de negócios dá Maçã.

    Um abraço a todos.

  6. Não trocos meus smartphones Nokia por nenhum outro.

    Nokia ainda é a melhor fabricante de celulares do mercado.

    E a Apple é a que tem o melhor marketing. Simples assim!

  7. Estou muito impressionado com esta noticia. Uso intensivamente meu Nokia 5800, tanto é que q tudo na Nokia esta melhorando, e esse comentario eu postei por ele msm.

  8. Também queria o q? com os preços “módicos” dos Iphones aqui no Brasil… pra ter uma ideia a diferença de preço entre um iPhone 3gs e um ipod touch 3G (mesmo hardware)é de “apenas” 1.600 reais…

  9. Interessante a notícia mas… O Gizmodo e a apple nao andam se bicando tem uns meses.. Concordo com o colega qe falou do crescimento constante do android até tomar sua fatia de mercado… Agora.. Na boa, a cada dia tenho visto menos Nokia nas maos dos meus amigos…

  10. Detalhe, não sei se é na mesma matéria ou se li em outro blog, mesmo a Nokia vendendo mais o lucro da Apple é maior. Comparação tem que ser feita com celulares TOP, aí a história vai ser outra. Agora smartphone de entrada quem vai dar trabalho é a samsumg com androids galaxy 5 por 699 vida nova no mercado com a possibilidade de cair ainda mais esse preço. Detalhe tela capacitiva não as resistivas dos Nokia. Final do ano promete.

  11. O engraçado é que ninguém fala que a RIM é a segunda colocada no mercado brasileiro de smartphones com vendas superiores às do Iphone e do Android juntos! Deve ser porque o BlackBerry é destinado aos profissionais, que precisam do aparelho para ganhar dinheiro e não ficam perdendo tempo com disputas ridículas em blogs e fóruns…

  12. Olá, Alessandro.

    Concordo, realmente não houve comentários sobre os BlackBerry, talvez seja como você mencionou pelo nicho de usuários a que se destina.

    Nele é 100% trabalho e 0% lazer a NEXTEL fez o sucesso da RIM no Brasil.

    Esses aparelhos da RIM vendem como água, tem empresas que chegam a comprar mais de 1.000 (hum mil) desses aparelhos.

    Em 2009 o Brasil era o sexto maior mercado de telefonia celular, veja link http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_celular , em 2010 deve galgar mais uma posição e os aparelhos continuão caros.

    Com isso qualquer empresa adota o combinado NEXTEL+BlackBerry, tenha essa empresa 6 ou 60.000 funcionários seja ela Estatal, Governamental ou Privada.

    Um abraço a todos.

  13. Eu li essa matéria no gizmodo Paulo! Só que não podemos comparar uma empresa que só vende celulares com uma que vende not, desk, ipod, ipad e iphone, simples assim!!!

  14. Alex, você está enganado. a Nokia não vende só celulares. Ela também vende netbooks e notebooks, dispositivos GPS, receptores de TV, palmtops e muito mais.

  15. Estou com uma duvida cruel, tenho o nokia 5800 faz um ano, e recebi uma carta da TIM que me ofereceu pra trocar o aparelho, tem 2 opçoes interessantes: sony xperia x10 ou o motorola A853(milestone)!

    uso muito a internet, tanto pelo plano de dados quanto pelo wifi, tambem uso para fotos e jogos.

    As vezes sinto falta de um teclado fisico no nokia 5800, mas pesquisando um pouco na net, vi que o motorola da muito problema, quero saber a opiniao do rodrigo pois ele ja teve os 2 aparelhos e tambem quem conhecer os aparelhos e quiser ajudar dando algum comentario.
    meu email é nivaldocostacunha@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.