Chegou a hora de dizer adeus aos meus CDs!!

Durante toda a minha vida eu acumulei uma coleção de aproximadamente 300 CDs, que ocuparam um grande espaço em minha casa durante muitos anos, mas com a chegada do meu primeiro MP3 Player as coisas começaram a mudar. Na época os aparelhos não contavam com uma grande capacidade, assim como os HDs, logo eu procurei converter todo o conteúdo dos CDs em uma qualidade mediana.

O tempo passou, os HDs e player aumentaram muito de tamanho e os meus CDs foram ficando encostados no fundo do armário, ocupando espaço sem nunca serem utilizados, sendo que há mais de 4 anos eu não chegava nem perto destas mídias físicas. Nesta semana ao ler este artigo eu resolvi colocar a casa em ordem, transformando todos os meus CDs e livros em arquivos digitais com uma qualidade bem mais alta do que a utilizada há alguns anos.

Para minha surpresa, apesar de ter armazenado as mídias dentro de uma pasta de couro, longe do sol, calor e umidade, alguns CDs perderam a camada de tinta da parte superior e não funcionaram mais, entretanto, por sorte estas músicas estava salvas no HD, mesmo que com uma qualidade inferior. O trabalho já está praticamente na metade, e provavelmente chegará ao fim após pouco menos de um dia de trabalho, e os CDs serão doados para alguns amigos, para que fiquem por perto em caso de alguma emergência, o que dificilmente acontecerá, pois sempre salvo meus arquivos em 3 HDs para evitar problemas.

Depois de terminar este trabalho, provavelmente vou converter uma boa parte dos meus DVDs de filmes que não costumam sair da caixa muitas vezes durante o ano, deixando somente os desenhos e filmes da minha filha e séries nas mídias físicas. É impressionante como é possível ganhar espaço em casa e ainda facilitar a utilização dos arquivos mantendo todas as músicas, livros e filmes no HD!!

E você, ainda prefere as mídias físicas ou também transformou tudo em digital?

22 comentários em “Chegou a hora de dizer adeus aos meus CDs!!

  1. Estamos trocando de armário aqui em casa, e o destino de muitos CDs encontrados lá no fundo vai ser a conversão mesmo. Porém, ainda guardaremos os discos por um tempo, porque não há aparelhos com funções suficientes para eliminar o uso deles. Por exemplo, sinto falta de um micro system que leia arquivos na rede, por UPNP ou navegação de pastas mesmo.

  2. Faz algum tempo já que comecei a dar fim nas minhas mídias. só restaram umas poucas. Liberei um bom espaço na estante!!
    As dezenas de CDs/DVDs agora estão em dois HDs de 1.5TB.

  3. Saudações, velho amigo!

    Há anos penso como voce. Meu desejo sempre foi de centralizar tudo em um pequeno PC, algo nao maior que uma caixa de sapatos. Com o advento dos Tera-HD´s e das mobos mini-ITX, isto finalmente se tornou possível e está a um passo de sair do papel.

    Estava com certo receio em fazê-lo, mas quando vi este (http://www.willudesign.com/BlackDwarfTop.html) projeto, tomei coragem e dei início as compras do necessário para o meu.

    A idéia é montar um home server que funcionará como servidor de impressao, servidor e repositório de arquivos (áudio, vídeo, drivers, programas, etc), central de downloads, que conectado diretamente à TV, funciona tb como um mídia center.

    Acho que assim como serviu pra mim, vai servir também como inspiração pra muitos dos seus leitores.

    Abraços!

  4. Aqui tudo que compro de cd já ganha uma cópia digital no iTunes.. converto o CD físico para ALAC (Apple Lossless Codec – “o FLAC da Apple”) com programas próprios para isso. Assim, não perco qualidade e posso ouvir onde quer que eu esteja com somente uma caixinha no bolso (iPod). =D
    Aí me perguntam porque eu ainda tenho o iPod Classic… respondo: ALAC ocupa muito espaço, em média 30mb/música.

  5. Pra mim nada supera o prazer de tirar a midia do estojo e colocar no player e dar o play. Gosto de curtir a arte, a capa, o encarte. Tenho mais de 500 CDs e 400 DVDs, mas nem pensar em converter tudo isso. Uma bela utopia!

  6. Fala Rodrigo!
    Tudo Bem?!
    Gostei da idéia de digitalizar CDs de músicas e DVDs de filmes!
    Só quero pedir ajuda a todos aqui, para que me indiquem programas para converter CDs e filmes sem perda de qualidade no áudio e na imagem!

    Abraço,
    Pablo

  7. Rapaz, eu já estou para fazer o mesmo desde o ano passado. Devo ter mais de 500 CDs ocupando espaço nos guarda-roupas e há muito tempo nos os ouço, acho que mídia física hoje é só para os tarados sensoriais mesmo hehehe. Até já converti um percentual dos meus CDs para MP3, mas ainda tem muitos a converter. Como é um processo trabalhoso, acabando deixando sempre pra depois e não consigo concluir a tarefa. Mas um dia chego lá 🙂

  8. Na internet tem tudo..
    Já joguei fora ou fiz uns rolos há tempos com os meus mais de 500 cds e sei lá quantos DVDs e bolachões lasers….

    Com net de 20 megas se consegue qualquer coisa em um estalar de dedos rsrsr Meus HDs só uso mesmo para raridade 8)

  9. Realmente
    Filmes, musicas, series e fotos devemos armazenar no PC.
    Agora os livros e revistas eu prefiro a física mesmo!
    Ai Rodrigo parabens pelo blog sempre eu to aqui!

  10. Você está jogando fora no mínimo metade do valor que pagou por cada CD, a não ser que esteja convertendo para um formato lossless, Porém não sei até aonde essas duas qualidades se aproximam.
    Porém apenas em um sistema de som realmente bom, hi-fi ou high-end será notável até para o mais leigo a diferença entre um MP3(Putz!) e um CD original, e mais ainda entre um CD e um vinil. Mas se não quiser tanta qualidade assim, então não tem pq se preocupar.
    Só sei que não troco meus cds por um hd de músicas nem a pau.

  11. Toda a minha coleção de cds e dvds já foi digitalizada com um só propósito.. mobilidade (leia-se Ipod), mas em casa nada substitui o reciever, a pickup, o leitor de cd o tuner e duas belas caixas Bose. Acabar com esse prazer… nem pensar. Abs.

  12. Realmente meus cds estão encostados a anos mas da dó se desfazer.Meus discos aí nem se fala guardo até a morte rsrs.

  13. Tenho quase 100.000 músicas baixadas do Nokia Music Store, todos álbuns completos e de todos os artistas que eu pude baixar. Totalizando 90 DVD’s, com bitrate de 192 KBPs. Meu HD ainda sobrevive, ainda tem uns 80 GB de música para gravar, mas quem sabe mais pra frente eu compre um storage de 1 ou 2 TB para armazenar outras coisas que tenho como filmes, etc. Minha esposa já está chiando pela quantidade de mídias que compro. Acho melhor do que salvar no hd do micro, sei lá.
    Vai de cada um!

  14. O dia em que a Terra sofrer uma descarga eletromagnética do Sol ou os pólos se inverterem vocês tão ferrados… Cuidado que 2012 tá chegando 😀
    Eu que num abandono meus CDzinhos e minha capinhas, hehehe
    Abs!

  15. Ou Rodrigo

    Muitos me chamaram de louco quando me desfiz de minha coleção de vinil para iniciar una coleção de CD’s há 20 anos.
    Agora tenho 400 CD’s e já iniciei a conversão para MP3 de 320KBPs pra ficar com qualidade boa.
    Me desculpem os saudosistas e as Gravadoras, mas o futuro é a mídia digital.

  16. Ola Rodrigo, Ha muito a fiz a conversão de meus CDs, todos em MP3 com qualidade média, assim ganhei espaço e tempo.

    Mas os DVD ainda não consegui um programa bom e que converta com pouco espaço, estou a procura,alguem e indica um..

    Sei que muitos vão falar da qualidade do Cd e de como e bom pegar um CD, a cada, e ter o prazer de ouvir, mas infelizmente agora su a favor de espaço, senão não tenho como ter minha coleçao, inclusive organizada digitalmente.

  17. Estou querendo converter os meus CDs, mas tem que ser para um formato sem perda de áudio, um FLAC da vida, caso contrário não rola. Não aguento mais o MP3, quero qualidade!

    PS: Pena que o iTunes não suporta o FLAC. Estou com dificuldades para achar um programa que converta as músicas em FLAC para o Apple Lossless.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.