Apple criou um sistema para identificar iPhones com Jailbreak

Os fãs da Apple que utilizam o Jailbreak no seus aparelhos podem enfrentar problemas no futuro, pois a Apple conseguiu aprovar uma patente que permite que a empresa da maçã identifique e inutilize aparelhos com jailbreak de forma remota e sem a intervenção do usuário. Sim, o iPhone seria transformado em um peso de papel pela Apple caso o mesmo tenha Jailbreak!!

Nem sempre uma patente aprovada chega ao mercado, mas esta ideia é totalmente absurda e com certeza acabaria gerando muitos processos contra a Apple no mundo todo. Se eu estou utilizando o Jailbreak somente para ter acesso ao Cydia para comprar aplicativos que eu necessito em meu aparelho mas a Apple não aprovou em sua loja, não existe motivos para a empresa inutilizar meu aparelho.

Espero que a Apple não coloque esta novidade no mercado tão cedo, pois ela acabaria perdendo uma boa parcela de seus usuários, pelo menos até alguém inventar uma forma de contornar este novo problema criado pela Apple.

27 comentários em “Apple criou um sistema para identificar iPhones com Jailbreak

  1. Pelo visto o jailbreak é um cracker pra poder instalar os programas não aprovados pela Apple. Nesse interim me lembra os casos de montadoras de micros e notes que ao comercializarem o hardware, cancelam a assistência técnica se o cliente mudou o SO(de windows para linux por exemplo). Diante dos fatos creio que a Apple não irá executar essa estratégia sob pena de cometer suicídio mercadológico.

  2. Essa merda dessa Apple, é só dar um pouco de poder para os caras que sobe para a cabeça, estavam sumidos, a beira da falência, até inventarem um telefone “bunitinho” mas que nem mandava uma mensagem… a Apple devia pagar royalties para o pessoal do cydia pois varias das funcionalidades do ios4 já estava disponível para quem tinha feito o Jailbrak… proponho a todos que tenham iphones, ipods e ipads da vida façam o jailbreak pois assim eles não poderão desativar todos de uma vez!!!

  3. Devemos sempre pensar como se estivessemos no lugar do outro nesta vida.
    E se VC fosse o CEO de uma empresa como a Apple.
    Honestamente, vc também não iria querer proteger o seu produto ?
    No qual investiu milhões de dólares de pesquisas e inovações em design e tecnologia?
    O cara tá certo. Eu apoio
    abçs
    A

  4. Tu defendes o jailbreak pois é consumidor, como qualquer outro. Porém para a empresa, e acionistas, que veem os aplicativos como maneira de renda, é caso de se pensar em inutilizar o aparelho. E convenhamos que quando se compra o Iphone, se sabe disso. A Apple n esconde. Vide xbox tmb..

  5. Essa mesma linha de pensamento da Apple se aplicada a todos os produtos que consumimos levaria-nos a imensas cadeias. Ao caos do consumo livre.

    Se você comprou o carro da Ford, só pode trocar os pneus pelos da Michelin (por exemplo), se você comprou um notebook da HP, só pode instalar sistema operacional e softwares Microsoft, se tem um Nokia N900, está restrito ao MAEMO, se comprou uma camisa Levis só pode lavar com OMO, se quer sucrilhos Y só com leite X e por ai vai.

    É um absurdo tão imenso que eu chego a ficar boquiaberto com defesas a esse tipo de pensamento e fico feliz que a justiça e o Estado ainda usam de bom senso para proibir esse tipo de atitude.

    Vivemos em um liberalismo, você compra seu DEVICE e ele é SEU!!! SEU!!! Você não está alugando da Apple, à partir do momento que está na sua mão, fora da loja, se você quiser – e for possível – você roda Windows mobile, android, programas que você mesmo fez, enfim, o que você achar interessante! Já não basta ao Jobs e a sua maçã podre o que eles lucram na venda dos devices??? Ele quer o quê dominar o mundo?

    A proibição da pornografia que ele faz é uma mostra de que Jobs trabalha por um mundo estranho, tão estranho quanto ele mesmo usando sempre as mesmas roupas – como se fosse um ET, tão estranho quanto seus atos pessoais. São essas atitudes que mostram que cada dia mais a Apple se torna uma empresa construtora não de tecnologia, mas de zumbis!

  6. @Rodrigo… Essa sua observação do Steve usando sempre a mesma roupa foi ótima, mostra que acima de tudo ele quer empurrar goela abaixo a marca dele… o estilo… o design… uma empresa que faz dois smart por ano com melhorias homeopáticas, realmente ela não quer construir tecnologia… mas sim ditar uma regra !!

  7. Dúvido muito que isso venha a acontecer… e essa historia é antiga, desde o primeiro iPhone que corre um boato que a Apple tem como controlar os iPhones remotamente, podendo desinstalar os aplicativos que quiser e até hj nada… se ela implementar esse recurso estará dando um verdadeiro tiro nos pés, uma vez que o congresso americano legalizou o jailbreak!

    Quanto aos famboys da Apple, não se esqueçam q nenhuma marca está isenta desse tipo de pessoa, conheço muito Nokia fanboy, muitos Sonystas e assim por diante, cabe a cada um ter bom senso!

  8. @Becker o que seria da Microsoft e da Sony (PS2) sem a pirataria? diga-me, sinceramente, você acredita que o Windows faria tanto sucesso? ou que o console da Sony venderia tanto até hoje? você realmente acredita que os acionistas não sabiam disto e permitiram propositalmente? Veja que eu era fã da Nokia, metia o pau na Apple, mas eles fizeram um bom hardware, tenho um ipod touch que com Jailbrak é animal, praticamente um netbook!! mas sem, não passa de um peso de papel, logo a Apple nem precisa patentear este aplicativo bloqueador 😀

  9. Realmente a Apple chama muita atenção, pois a Motorola já tem isto nos novos modelos com Android 2.2. Se vc trocar o bootloader e a assinatura não bater, ela não só bloqueia como tb queima algo no hardware, que o equipamento para de funcionar.
    Dúvido que este pedido de patente tenha sido motivado por algo que ela pretenda fazer, no iPhone. Acho que é mais uma guerra de patentes contra a motorola e outros.
    Se vc analisar a situação nos EUA e mesmo no Brasil, estes mecanismos, de softwares, que danificam o aparelho “propositalmente”, são ilegais.

  10. Rodrigo Ávila, vou verificar se a Motorola esta vendendo algum produto com o “queimador de fusível”. Mesmo se vc tiver razão, a Motorola tem no Milestone, um teste de assinatura de bootloalder, se não conferir não inicia. Ou seja não permite que vc instale um sistema operacional que não seja fornecido oficialmente pela Motorola.
    De qualquer maneira, no meu entendimento, tanto a patente da Apple (aplicada ao iPhone) quanto a “queima de fusível” da Motorola (aplicado a um smartphone) são ilegais, e quem for prejudicado pode recorrer à justiça.

  11. E não é só isso…. A partir do momento que vc comprou o aparelho, ele é seu e vc faz o que quiser com ele… Ideia imbecil essa da Apple.

  12. @Marcio Teixeira pesquisa ai e fala, eu só li que eles voltaram atrás quando a repercussão da notícia foi extremamente negativa… Mas essa do Milestone eu não sabia… Ridículo. Abraços.

  13. Matéria publicada na FSP desta terça-feira (24) diz que a ferramenta, além de “inutilizar iPhones desbloqueados ou que rodem aplicativos que não foram baixados oficialmente de sua loja virtual”, servirá para aumentar a segurança. Segundo a matéria, “caso o aparelho tenha sido roubado, a Apple apagará todos os dados do telefone à distância. Isso também acontecerá em caso de clonagem ou um ataque de hacker.” A conferir.

  14. @Edson… Pois é amigo a loja é tão GRANDEEEEEEEE que mesmo assim o Jail tem que ser usado…. fazer o que né…

  15. Ridícula esta proposta da Apple. Uma coisa é vc perder a garantia e o suporte, outra é inutilizar o aparelho.

    Isto não existe…só pode ser ideia de um megalomaníaco.

    E o pior, é que alguns apoiam esta atitude.

    É como se eu comprasse um carro FIAT, e se não usasse o óleo Selenia, o carro parasse de funcionar, ou seja, totalmente “no sense”.

  16. Não concordo nem um pouco com esta atitude da Apple. Como já foi exaustivamente comentado aqui, se eu comprei, é meu e faço o que quiser com ele. Sobre a Apple se recusar de dar assistência técnica para aparelhos “desbloqueados”, acho que ela só deve se negar se for algum problema causado pelo sistema alterado (lertidão, etc), e não deveria se negar a efetuar a manutenção, se for comprovado que é problema de hardware.
    Agora, dizer que o Iphone não é um bom produto ? Dizer que é lixo ? Acho que as pessoas que falam isso, ou não podem adquirir um ou então, nunca tiveram um aparelho em mãos.
    Não sou fun boy de nenhuma marca, tanto que possuo 3 celulares: um apple, um nokia e um blackberry da empresa.
    Confesso que o que mais uso é o Apple pois me facilita o dia a dia, permitindo que eu acesse máquinas remotas (pcs), gps, aplicativos os mais diversos. Sua tela grande e com multi-toque, permitem melhor visualização de filmes, internet, etc. Âgora, nem tudo são flores: não gosto nem um pouco, da câmera do iphone. Se sei que vou precisar fotografar algo e não estou afim de levar a câmera digital, levo o nokia ou então, um sony ericson que tenho e está encostado.
    Resumindo, existem aparelhos para todos os gostos, usos e bolsos. Adquira e seja feliz com o aparelho que te entregue a melhor relação custo-benefício.

  17. rsrsrs.. seria o maior ‘ban’ da história….

    mais … nos forums mundo a fora.. dizem que esta tecnologia será usada para proteger dados sigilosos… roubo ou perda de Iphone corporativo…

    veremos no que jedi …ops..jobs pensa…

    ps. ilovU iphone free… 😉

  18. Não creio que a Apple radicalize a ponto de “queimar” os Iphones com jailbreak, mas pode muito bem barrar acesso à App Store só àqueles aparelhos sem o crack, no estilo do que fez a Microsoft no XBox Live. Isso sim seria algo dentro da legalidade, pois não destruiria um bem que o usuário pagou para ter, mas vedaria o acesso dos “piratas” ao conteúdo legalizado. Pelo o que noto do perfil do usuário MÉDIO (não falo dos hard users) do Iphone o jailbreak não é algo imprescindível. Só o fato de ter um Iphone já é um valor agregado…

  19. Muito interessante, no começo todo mundo achava Bil Gates e seu Windows os grandes vilões da história, o criador e a criatura. A Apple, com seus comerciais chamativos e engraçados, fazia-nos pensar que eles eram os mocinhos e deviamos seguilos porque tudo era bonito, mas que na realidade quando alguem recebe o poder nas mãos, e que através dos seus atos, é que descobrimos realmente quem é o grande vilão, que quer dominar o planeta. Esse grande e verdadeiro vilão chama-se STIVE JOBS.

  20. Mais interessante é saber que a pirataria no IPAD é muito maior que no Iphone…

    “O fundador da desenvolvedora Qwiboo, Vladimir Roth, postou em seu Twitter um comentário sobre o alto índice de pirataria do seu jogo Aqua Globs HD no iPad, comparativamente à versão para iPhone. O site PocketGamer o convidou para uma entrevista, e você lê a seguir fatos e suposições sobre pirataria no iOS, baseado na experiência de Roth.

    Ele descobriu que a pirataria era tão alta no iPad quando notou que na rede social para games de iOS OpenFeint o número de pessoas que postavam suas melhores pontuações para o Aqua Globos HD correspondia ao dobro do número de cópias vendidas. Já no iPhone, Roth estima que o índice de pirataria não ultrapasse 5%. “Isso é puramente porque essa é a proporção de dispositivos com jailbreak, e a pirataria só é possível neles”, argumenta Roth.

    O por quê disso? Roth acredita que se deva principalmente ao preço dos jogos no iPad. Geralmente eles são muito mais caros no tablet, mesmo que não apresentem nada além de uma versão adaptada para uma tela maior. As pessoas que já pagaram pela versão de iPhone/iPod Touch não querem pagar novamente (e normalmente bem mais caro do que a versão original) apenas para ter o direito de jogar o game que já havia comprado em uma tela maior.”

    info: PocketGamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.