Dicionário Oxford pode deixar de ser impresso

E por falar no fim do papel, o mais completo e tradicional dicionário em inglês do mundo, o Oxford English Dictionary, também poderá deixar de ser impresso. Segundo a sua editora a Oxford University Press, a quantidade de pessoas que consultam a versão on-line do dicionário é muito grande, o que pode definir o fim da edição impressa do produto.

A última edição impressa é de 1989 e é composta de 20 volumes que totalizam mais de 60 quilos e custa US$ 1.165,00, vendendo desde seu lançamento cerca de 30 mil pacotes. A edição digital custa atualmente US$ 295,00, tendo em média dois milhões de acessos por mês. A decisão de manter ou não a edição impressa será tomada após a revisão da terceira edição. Os editores afirmam considerar publicação da versão em papel desde que haja demanda.

Eu apoio totalmente a substituição do papel pelas versões digitais, pois além da questão do meio ambiente, temos um grande desperdício de espaço e peso para carregar nas mochilas, que poderiam ser facilmente substituídos pelas versões digitais. Não seria excelente poder trocar todos os livros e cadernos por um iPad ou um Kindle? Garanto que o custo dos livros e cadernos de 1 ou 2 anos poderia pagar o custo do equipamento sem problemas!

Via Jovem Nerd.

3 comentários em “Dicionário Oxford pode deixar de ser impresso

  1. Eu particularmente gosto muito de ler, e o objeto livro com todas as suas sensações táteis e praticidade para mim é insubstituível. Mas muito do que existe em livros hoje em dia – como didáticos, enciclopédias, sem falar de outras médias como revistas e jornais, se dão muito bem em gadgets digitais. Já faz bastante tempo que leio livros nos meus celulares usando um programa de ebooks em java que me atende muito bem, e estou planejando comprar um tablet chinês baratinho para aumentar as possibilidades.

  2. Eles poderiam fazer a versão impressa print-on-demand. Talvez fosse um meio-termo interessante. Não é todo mundo que gosta ou está acostumado a fazer tudo pelo computador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.