Hands-on: Nokia N8

As coisas demoram muito para chegar oficialmente ao Brasil, como foi o caso do Nokia N900, mas em algumas oportunidades os brasileiros acabam conhecendo os novos aparelhos fora do país, como podemos ver no pequeno vídeo abaixo publicado pelo amigo Henrique do Zumo. O novo Nokia conta com um design bem melhor do que os últimos lançamentos da empresa Finlandesa, mas será que o velho Symbian ainda tem força para lutar contra o Android e o IOS 4 do iPhone? Vamos esperar para ver!

39 comentários em “Hands-on: Nokia N8

  1. Infelizmente a mesma cara do symbian, seco e duro, pouca inovação no visual do SO, de hardware o aparelho está ótimo, o problema é se a nokia demorar 1 ano pra lançar no Brasil e vier com preco de novidade.

  2. É, o ^3 é um ^1 com uma roupinha nova e um pouco mais rápido.
    No geral eu gostei, poderia ser bugado, meio N97 da vida…
    Nada que um Tema “colorido” não resolva!.

  3. Até esse n8 com symbian “novo” parece um celular da idade da pedra para mim, ainda mais que o symbian é horrível em qualidade e quantidade de software, eu não volto mais para Nokia enquanto eles insistirem nesse sistema ultrapassado sem nenhum interesse dos desenvolvedores de softwares…quem usa iPhone ou Android sabe da diferença de qualidade dos Apps feitos para essas plataformas, que são muito superiores aos apps feitos para symbian!

  4. Acho que nem precisa ‘esperar pra ver’… com certeza não está no nível nem do Android nem do Iphone. Achei as transições de tela muito lentas, o pinch to zoom lento também… Em geral, o aparelho não tem a velocidade de um Android de um ano de vida, como um Milestone ou um Xperia. Sem falar que esse Symbian chapeuzinho 3 tem exatamente a mesma cara do Symbian de 5 anos atrás. Infelizmente acho que ainda não foi dessa vez que voltarei pra Nokia.

  5. Tirando a camera eu achei mais do mesmo Symbian… a resposta da tela capacitiva é o pior que eu ja vi, da para se ver na hora que ele vai fechar o aplicativo q ele precisa clicar varias vezes para conseguir… o multitouch nas fotos é lagado e falhou em alguns momentos, quem tem iphone ou um android sabe a diferenca que é…

  6. Certissimo.O sistema symbian está decadente e em fim de vida, a Samsung já veio anunciar que os seus smartphones vão passar a sair com Android ou Bada, deixando assim cair o Symbian.
    Agora quem comprar o Nokia N8, dentro de muito pouco tempo vai-se debater com a falta de apps de qualidade e com a forte perspectiva de a propria Nokia abandonar ela propria o Symbian e passar apostar no MeeGo.
    Agora pergunto quem é que quer comprar o smartphone flagship
    com um processador miseravel e uma OS decadente????
    E como diz o Scolari, e o burro sou eu????

  7. Achei bem lentinho também. Mas olhando outros vídeos, percebi que ele não é tão responsivo às operações. Se clica para fechar um aplicativo, por exemplo, e deve-se esperar uns instantes, que ele fecha. Mas como as pessoas sempre tem pressa, clicam várias vezes, deixando o sistema mais travado. Acho que vai ser um bom recomeço pra Nokia. Vou ficar de olho nesse, esperando claro pelo tão comentado N9.

  8. @SaCaiER, então somos dois. Assim que o N8 chegar, eu vou me livrar do “bonitinho mas ordinário”, ou seja, Xperia X10 com o seu badaladíssimo OS “Equus asinus”; até porque eu anteriormente já havia me livrado de outro “ordinário” só que “feio”: Milestone com “Equus asinus” 2.1

  9. O Nokia N8 é caro, possui uma OS decadente que já ninguem quer o processador já está ultrapassado e a própria Samsung já desistiu do Symbian.Vai ser lançado depois de ter sido anunciado á 6 meses, e já é obsoleto ainda antes de ser lançado.

  10. Eu acho que o N8 não vai padecer do mesmo mal do N97. Dito isso, apesar do hardware mais robusto, da câmera de xpto megapixels, o aparelho parece velho. Telinha pequena, carinha de antiguinho (não que seja feio), demora em ser lançado, resenhas detonando, vídeos feito esse aqui, com um aparelho meia-boca, mexido por todo mundo que passa na loja. A Nokia ainda não resolveu os problemas que a atormentam desde o lançamento do N97. Não é só ter um aparelho bom, ninguém quer isso apenas. As pessoas querem aparelhos que pareçam ser o estado da arte, não só funcionais, mas bonitos. O iphone – capinha ou não – é lindo de morrer. E a tal da Ovi Store?
    Alguém disse que o X10 é bonitinho, mas ordinário. A usabilidade dele é, para mim, muito maior do que a minha experiência com o N97 ou N82 (um que, apesar de feio, talvez tenha sido meu melhor Nokia). Talvez o X10 não faça as milhares de coisas de um Nokia, mas o que faz, apesar do Android 1.6, faz bem. Além de ser lindo, ter um telão e, mais importante, conta com bons aplicativos pelo Market Place. Tenho programas no X10 que nem se quisesse poderia ter num Nokia. E isso faz a diferença para a maioria dos usuários.

  11. Ele é uma nova aposta do mercado, assim como os netbooks atuais, processador mais lento compensado pela placa de vídeo para assistir e filmar em HD, quem ganha? o cliente com um smartphone a preço competitivo.

    Agora tão de brincadeira, o cara pega o celular todo torto, aperta puxando pro lado a mão e querem que o celular entenda o que ele quer fazer?

  12. Taí um aparelho que nasce com a cara do Benjamin Button… Fica a ansiedade agora de aguardar um Nokia com MeeGo puro sangue.

  13. Ele é uma nova aposta do mercado, assim como os netbooks atuais, processador mais lento compensado pela placa de vídeo para assistir e filmar em HD, quem ganha? o cliente com um smartphone a preço competitivo.

    Agora tão de brincadeira, o cara pega o celular todo torto, aperta puxando pro lado a mão e querem que o celular entenda o que ele quer fazer?

    Também não gosto desta cara do symbiam, a mesma há muitos anos, isso é um problema de um OS há muito tempo no mercado.

    Espero que a Nokia lançe agora o N9 com o Meego

  14. Se o N8 for mesmo assim, desisti dele… Estava com muita esperança em trocar o meu 5800 por um N8, mas creio qque minha escolha recairá em um Iphone 4 ou um Galaxy, qdo estes estiverem mais rodados e sem bugs. Já o preço aqui na Europa vai ficar cerca da metade de um Iphone 4 32 Gb ou Galaxy. Mas esse Symbian é sem condições. O HDMI, a câmera de 12 Mp, o vídeo HD e o fato de funcionar como um media center não são suficientes para me convencer. Tenho muita pena, pois não gosto muito de mudar de SO, mas não dá mesmo.

  15. O meu X10 continua “bonitinho, mas ordinário”(royalties para Nelson Rodrigues) e seu inconfundível OS “Equus asinus”.

  16. Pois é jayro! Como é que dizem que esse aparelho é obsoleto em relação a outros se esses tais outros aparelhos é que agora começaram a ter itens tanto no hardware como no software que a nokia com seu symbian já trazia desde 2006! Mas fazer o que né se as pessoas preferem ser cegas só por causa de uma interface bonita!

  17. Exatamente márcio! O cara fica querendo usar o aparelho meio de lado passando a unha, como é que ele quer que a tela capacitiva responda! A fluidez das homes estão igual ao milestone! Vamos esperar lançar o aparelho para podermos tirar melhores conclusões!

  18. o kra bagunça o aparelho todo fala serio..concordo q a interface ta na mesma..outro dia vi um video recente dele e o sistema estava mt rapido e estavel..cada hora tem um video dele lento e outro rapido..so vou saber mesmo quando começarem a vender..agora é so esperar…

  19. O jeito com essa penca de vídeos, é mesmo esperar o lançamento e os reviews, para sabermos o real valor, ou não, desse N8. Espero que lancem logo. E espero mais ainda o comentadíssimo N9.

  20. A Nokia ta de brincadeira com o consumidor, pensam que câmera é tudo… Deveriam ter vergonha de colocar apenas 256mb de RAM e um processador fraco, acorda Nokia a concorrência ta bem na frente tanto no SO quanto no hardware…

  21. Sempre fui cliente fiel da Nokia, desde o tempo do Nokia 9210, revolucionário na época e mais tarde do N95, produtos sempre na frente no seu tempo e que davam à Nokia imagem de inovação e liderança a Nokia caminhava a frente e os outros tentavam seguir-lhe os passos.
    Hoje sinto-me revoltado, ao ver a Nokia a lançar produtos sem identidade fracos em HW e SW, e a caminhar a passos largos para o suicidio é pena uma empresa pioneira e lider incontestável acabar assim vulgarizada e ridicularizada.

  22. Em games, coitado do symbian, não sabe nem oq significa essa palavra, apps compare o Facebook, messenger, twitter e por aí vai do symbian com os do ios e android para vc ver a diferença de qualidade!

  23. Quem tem, ou teve, um Omnia HD, Satio ou Vivaz sabe que o Symbian poderia ter jogos tao bom quanto os para iPhone e Android, na minha opinião o maior problema do Symbian e ter sido abandonado pelos desenvolvedores. Ja fucei um X10 de um amigo, e esses dias tava instalando apps no meu ex N85, agora do meu irmao, e tem coisas que funcionam de maneira simples, mesmo que com softwares de terceiros, e isso nao é por causa da versao do Android do X10, ja que tenho o Desire com Froyo, nunca vai existir SO perfeito muito menos aparelho prefeito.

  24. Olá Rodrigo Gostaria De Saber Qual o Melhor o Sistema Android Ou o symbian 3? Pois Estou Em duvida Entre o Samsung galaxy S I9000 e o Nokia N8, Vc Pode Clarea a Minha Mente sobre Esses Dois Aparelhos Amigo? Obg

  25. Quem gosta de simplicidade em acessar configurações, Pushs, esse não é o aparelho.
    Concordo com um amigo aí que diz, não existe SO nem Smartphone perfeito, mas o Symbian esta longe de ser algo amigável com todos os tipos de usuários.
    O que acho engraçado é que já lança um modelo que não vai ter evolução, “Ultimo da serie N com Symbian”. Eu acho até o Bada melhor que Symbian, comparando simplicidade de uso, quanto Apps não tem nada, mas é simples de usar. A Nokia não deu conta de acertar com SO até hoje, Meego vai ser bom, mas para quando?
    Tudo relacionado a Nokia é para daqui um tempo, sempre atrás dos concorrentes.
    Meu ponto de vista.

  26. Um Design OK com camera que enche os olhos, mas um “coração”morto…

    terá poucos se nào raros desenvolvedores que se interessem para dar um lango vida… INFELIZMENTE..

    Ainda vislumbro um dia em que uma grande marca viabilizará ao usuário “bootar”seu smart no SO que quiser de forma simples quiça em uma simples instalação via compra online etc e tal…
    aí a guerra será exclusivamente de Hardware.

    Hj nos HTC é o mais fácil para ser flexivel por meio de gambiarras… e o Hardware aí sim anos luz à frente 8)

  27. Para quem defende IPhone só porque é bonito: O Iphone não
    tem suporte a flash, e muitos sites usam, a memória interna é
    travada, não serve cartão de memória, não tem saída HDMI, não tem
    câmera de 12MP com flash Xenon, não tem Bluetooth, a vídeo chamada
    funciona apenas com outro Iphone, os aplicativos bons são apenas os
    pagos… O Nokia N8 tem suporte ao adobe flash, tem memória interna
    de 16 GB expansível com cartão de memória, tem HDMI, já que filma e
    tira fotos em HD é obrigação ter uma saída HDMI, câmera excelente
    para um smartphone, conexão USB para pendrive e HDs externos,
    Bluetooth vídeo chamada com qualquer celular que tem suporte a
    vídeo chamada, o processador é inferior, mas é o conjunto que faz o
    desempenho, e o Symbian é muito mais leve que IOS e Android e até
    mais fácil de ser utilizado… Depende tudo do ponto de
    vista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.