Nokia E7 com Symbian^3: Especificações técnicas e mais um vídeo

Agora vamos dar uma olhada nas especificações técnicas do Nokia E7, que na minha opinião é o melhor aparelho lançado hoje pela empresa Finlandesa. Será que vai faltar potência para o processador ou o Symbian é capaz de trabalhar melhor com processadores com menos de 1GHz? Vamos esperar pelos primeiros reviews para ver a resposta desta pergunta!!

Será que o E7 é um N97 bem feito? Só faltou a lente Carl Zeiss e uma resolução de tela um pouco maior para ficar um Symbian perfeito!

Nokia E7 specifications

  • OS: Symbian^3
  • CPU: ARMM 11 680MHz, 2D/3D Graphics HW Accelerator with OpenVG1.1 and OpenGL ES 2.0 support
  • Build: 4? AMOLED capacitive touch screen on Nokia ClearBlack display, gorilla glass, 360 x 640 resolution, supports multitouch, plus slide-out 4 rows QWERTY keyboard
  • Construction: 176 g,123.7 x 62.4 x 13.6 mm
  • Sensors: Accelerometer, Proximity, Ambient Light Sensor, Compass (Magnetometer Sensor)
  • Camera:  8 MP, Dual LED flash for video and photos, front facing VGA camera, 720p video recording and supports editor in the phone, geotagging, face detection
  • Memory: 256 MB RAM, 1GB ROM and up to 350MB user, 16GB storage
  • Connectivity: Quadband, 3G up to 10.2Mbs download, 2Mbps upload, Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 3.0
  • Multimedia: TV-out via HDMI connection plus Dolby Surround Sound, DivX playback (to be confirmed), USB On-the-go
  • Maps and Navigation: GPS with Ovi Maps installed free for lifetime with voice guide and turn-by-turn navigation
  • Battery: 1200mAh BL-4D, 18 days stand by, 9h talk time
  • Colors: Dark Grey, Orange, Silver, Blue, Green
  • Price: €495 before taxes and subsidies
  • Avaibility: Q4 2010

50 comentários em “Nokia E7 com Symbian^3: Especificações técnicas e mais um vídeo

  1. “Será que vai faltar potência para o processador ou o Symbian é capaz de trabalhar melhor com processadores com menos de 1GHz?”… Você está tocando no X da questão Rodrigo…

  2. Esse aparelho consegue fazer isso tudo com um “velho” ARM 11 680MHz ? rodando um “velho”, “decadente” e com “cheiro de mofo” Symbian ? Como pode ? Será que tem algo de errado ?

  3. @Snake… é o que eu CANSO de falar aqui.. JÁ EXISTE TECNOLOGIA PARA EMBARCAR EM UM CELULAR UM CHIP COM ATÉ 3GHz ou mais… !!!! simplesmente não se utiliza pela questão da bateria (não temos hoje em dia bateria com tecnologia suficiente para embarcar em celular chips de consumo alto), dissipação de calor (calor = energia jogada no lixo), etc..etc..

  4. Podemos comparar celulares com android de hoje em dia saindo com processadores com 1Ghz com os bons e velhos carros que bebem pra caramba e tbm andam muito.

    Mais que atrapalha ter de ficar com o celular carregando o tempo todo.. isso atrapalha.

    Muito bom esse celular ai. Uma pena que não é para o meu padrão financeiro. Quem dera.

    Ah 680 mhz bem usados fazem muita diferenca.. Acho que o iphone ate pouco tempo tinha processador assim. O que conta mais ai eu acho que é a placa aceleradora de video..

  5. Realmente é uma pena terem descontinuado a plataforma Maemo, que nesse celular viria bem a calhar…
    A opinião do Rodrigo só vem atestar o comprometimento dessa linha de smartphones diferenciada dentro da própria Nokia:
    ESeries: Aqui, o Symbian funciona…

  6. Rodrigo,

    Show de bola esse celular, mas, no site da Nokia europa, quando vc compara ele com o N8 muitos desses dados do E7 mudam.
    Por que será?

  7. Pena que a Nokia só mostra, faz propaganda, fala, fala, e vai acabar lançando isso aí la por julho ou agosto do ano que vem, quando todos os concorrentes já tiverem aparelhos melhores, pra variar.. A Nokia nao sabe divulgar seus smartphones..
    Tem que fazer como a Samsung, mostra o celular, e poe pra vender 2 ou 3 semanas depois, nao 6 meses como a nokia faz!

  8. Pois é, Victor.. sobre essa duração, só posso falar uma coisa: mentira pura.

    É muito semelhante a especificação da duração da bateria do 5800, quando foi lançada, e mesmo em stand-by, tenho que carregar meu celular todo santo dia (infelizmente tenho um Nokia).

    É a mesma duração dos aparelhos com Android dos meus amigos, que contam com um processador de 1GHz. Isso tudo é desculpa pra querer justificar um hardware ultrapassado (isso sem falar na memória, que é metade dos outros celulares).

    E ah.. o navegador continua a mesma bosta. Não suporta várias coisas de HTML 5, CSS3, ES5 nem nada que um navegador WebKit decente suporta – e como se não bastasse, é bem mais lento. Como o navegador é baseado em WebKit, somente uma coisa explica isso: preguiça de fazer algo decente.

    Os caras tão caindo, mas continuam arrogantes, achando que empurrando qualquer produto, vão vender fácil e continuar no topo. Infelizmente pro nosso país, isso vai continuar sendo verdade por muito tempo…

  9. Desde que vi as especificações do N8 achei parecido com os novos Netbooks, processador fraco com boa placa de vídeo, que resulta em uma uso mediano com vídeo em full hd, sendo mais baratos que os notebooks.

    Se bem que poderia ser um de 800MHz no mínimo!!!

  10. @Então Thales.. a sugestão que dou para vc é deixe de ser infeliz com a Nokia e busque sua felicidade em um Droid.. seja feliz.. a vida é curta !! Ah.. so não vale clonar meu nome né..

    Eu não disse isso..
    Comentário por Victor em setembro 14, 2010 @ 3:58 pm
    Pena que a Nokia só mostra, faz propaganda, fala, fala, e vai acabar lançando isso aí la por julho ou agosto do ano que vem, quando todos os concorrentes já tiverem aparelhos melhores, pra variar.. A Nokia nao sabe divulgar seus smartphones..
    Tem que fazer como a Samsung, mostra o celular, e poe pra vender 2 ou 3 semanas depois, nao 6 meses como a nokia faz!”

  11. Victor, este é o problema. A Nokia esta se especializando em vender sonhos. Já cheguei a sonhar com N8, demorou tanto que já não o quero mais. E pior, tem gente que o quer, mas poderá mudar o sonho do N8 para E7 ou N9, ai não compram o N8. A area de smartphones tops e diferente, quem compra esta atras de satisfação de usar algo novo e cheio de recursos a serem descobertos. Existe um lado emocional nesta compra. Se já conheço todas as limitações e vantagens de um produto, e vejo melhores no mercado, só vende se o preço for sgnificantemente barato, neste caso já não será um smartphone top.

  12. @Victor, não precisa ficar com mania de perseguição não. Existem outras pessoas com nome igual ao seu, e eu não preciso comentar usando nome de outra pessoa. Também não precisa levar as críticas como ofensa pessoal.

    Se você trabalhar na Nokia, ou conhecer alguém de lá, saiba que eu torço pra Nokia voltar aos velhos tempos do N95, com aparelhos top de linha, com um sistema excelente e recursos interessantes.

    Infelizmente, pra mim, esses aparelhos Symbian ^ 3 não são isso. E daqui a uns meses vai sair o Symbian ^ 4 e tornar esses aparelhos todos obsoletos denovo, já que a Nokia não atualiza os aparelhos.

    E bem.. se fosse só um criticando, talvez até você pudesse dizer que é um maluco falando algo que não tem nada a ver. Não tem só uma pessoa criticando a Nokia.. e bem.. todo mundo já viu essa história antes: deixa o aparelho chegar as lojas, o pessoal comprar e o efeito N97 se repetir…

  13. @Nela…A Nokia sabe vamos nos aprimorar… da uma olhada no que postei no tópico [Nokia World 2010] Vídeo de apresentação do Nokia E7 aqui mesmo no Rodrigo.. vamos elevar o nível dos debates aqui.. fundamentar o que postamos…

  14. @Marcio Teixeira.. Amigo nem sonhar com o N8 eu não sonho te digo aqui que não compraria, nem irei recomendar, não sou lunático não… sei que é uma aparelho de “vida muito curta” o N8 é um passo para o N9 com o Meego… vai ser lançado apenas para preencher uma lacuna…

  15. @Thales é a vida (curta) dos OS de hoje.
    Infelizmente Aparelhos Android, iOS e principalmente o Symbian.. …daqui a uns meses saem novas Atualizações e tornam esses Aparelhos todos Obsoletos, como dizem.
    Quais os Aparelhos 1.6, 2.0 e 2.01 vão suportar o froyo ???
    ..o 3GS está aguentando o iOS4 e depois ??
    Symbian, Meego.. ..decide Nokia !! Estão misturando os Top de linha com os dois Sistemas, a base de Clock !!!
    Esse acordo com a Intel que me intriga.

  16. Alias para quem é sedento por processador.. vou postar uma boa noticia aqui !! Está na capa do site da ARM !! LANÇAMENTO PARA MEADOS DE 2012 CORTEX A15 !! Ele vai ter versões de até 4 núcleos… vai chegar a freqüência de 2.5 GHz (tudo que existe de mais moderno hoje vai ficar 5X mais lento quando esse processador entrar no mercado, pensem bem antes de gastar seu dinheiro hoje!!) As versões que serão oferecidas para smartphones terão 1 ou 2 núcleos, não se desesperem vai ter compatibilidade com todos os aplicativos produzidos para a linha cortex-A. Sendo assim uma noticia que daqui a 2 anos nossos “poderosos” smartphones estarão 5X mais lento…

  17. Ei! o outro Victor sou eu! vou começar a assinar as mensagens pra nao dar confusao! uahuahuahuha

    Fui eu quem reclamei de a Nokia sempre prometer, enrolar, enrolar, e levar qusae 1 ano pra lançar os aparelhos novos!

    Victor Carlotto

  18. Seria interessante se aqui tivéssemos o recurso de cadastrar uma imagem, outro recurso como contagem de post entre outras melhorias, ai não ia restar duvidas sobre a origem do post..desse jeito qq uma usa qq nome.. e pode ficar por ai tirando sarro com os outros..

  19. Acho “triste” a forma com que muitas pessoas falam mal do Symbian^3 sem NUNCA ter colocado as mãos (ou os dedos, se preferir) nele.
    Sempre ri dos iPhones fãs.. mas os “fãs” do Android chegam a ser piores….
    Está certo que o nome “Symbian” tras uma certa (leia “MUITA”) desconfiança, mas para que falar tão mal dos “celulares” antes mesmo que você os tenha?… Inveja?..

  20. @Eu tb Paulo.. a única salvação para o N8 é se anunciarem que ele seja compatível com o MEEGO, caso contrario, quem é GEEK não vai comprar…

  21. Adorei, será que até sexta está disponível em qualquer loja ou na virtual a nokia?

    Pois sexta o iPhone4 está aí, os Galaxy S também e muitos outros… onde está a Nokia?? Ah, esqueci, vai lançar aqui no Brasil daqui um ano, em Português de portugal e por 2 mil reais…

    Acorda Nokia, acorda…. ainda mantenho meu 5800 firme e forte, mas devido a total falta de atenção da Nokia com o Brasil, estou mudando em breve de marca…

  22. @Vitor, não vou olhar o que você postou, não me interesso.

    @Vitor minha opinião se baseia no mundo móvel atual. Quando você se refere a falta de informação de minha parte, educadamente entendo que haja um excesso de conservadorismo de sua. De modo menos elegante quero dizer que se você se trancar num mundo muito pequeno não passará de um repetidor de opiniões e conclusões lidos e relidos em sites ou blogs.

    Agora claramente a Nokia está fora de compasso com a realidade. Vejamos, porquê:

    . touch screen tecnologia implantada em aparelhos móveis pela Palm na década de 90 teve início nos celulares pela Apple/Iphone enquanto todos usavam screens capacitivas a Nokia insistia em resistiva;

    .Acelerometro tecnologia implantada pela própria Nokia no N95, contudo o início do seu uso se deu no Iphone. Evoluiu para o giroscópio atualmente utilizado pela Apple;

    .Bibliotecas de aplicativos qualquer um sabe que o domínio esta na mão do Iphone/Android

    .Processadores, essa ladainha de que não colocam processadores potentes em função da bateria não cola mais basta implantar um aplicativo nativo que avalie a necessidade de mais ou menos clock de um ou de outro aplicativo ou fazer como Droid e outros que são poderosos e todos sobrevivem com a bateria que tem.
    Sem contar que o que mais consome bateria é a tela.
    Iphone uma tela enorme (desde seu lançamento) consumindo energia e o aparelho Top da Nokia era o N95 com uma tela com menos da metade do tamanho do Iphone todos falavam o Iphone bebe energia esse gadget não terá sucesso, o gadget no seu nicho é o mais vendido no mundo desde aquela época até agora.

    @Vitor não vejo porque a Nokia não pode acompanhar a evolução. A não ser que seja por compatibilidade, daí então ela estará morta se não correr atras.

  23. @NEla… Talvez vc seja auto-suficiente e não necessite consultar opiniões de terceiros, no meu caso eu necessito consultar opinões de quem freqüenta congressos, quem escreve livros, quem vive e respira tecnologia, eu me interesso sim e nem por isso sou mero repetidor de opiniões, não tenho acesso a todos aparelhos nem tenho como testa-los um por um por isso vou continuar consultado esse blog e outros mais para me informar e me atualizar.
    A Nokia está fora do compasso da realidade em aparelhos “high-end” nos “low-end” continua se saindo razoavelmente bem com seu velho symbian e seus economicos ARM 11. A insistência da Nokia não e na tela capacitiva que é industrialmente mais cara que a resistiva, o buraco é mais embaixo, a insistência é nos mercado low-end, esquecendo de dar a devida atenção aos aparelhos high-end se perdeu entre TANTOS E TANTOS MODELOS…
    Os Droid´s precisam de clocks altos pelo fato de usarem um sistema baseado na >>máquina virtual java(Davilk)<>código interpretado<>código nativo<>5X<< mais lento que um celular equipado com esse processador… o seu, o meu, o nosso celular, já está obsoleto… desde já…

  24. Já nasceu morto….
    QUe processador capenga é esse??? Dane-se bateria. Ninguém fica longe de qualquer tomada ou um carregador veicular hoje mais do que 3 horas…
    Pena um design tão bacana desses…

    E só para título de aviso olha só o desespero da Nokia rsrs Cada vez mais mais perdidos que cego em tiroteio

    Executivo da área de smartphones
    da Nokia renuncia

    E CHAMARAM QUEM??? Um ex-Microsoft hahahahha

    Pois éee foram-se as épocas aúreas…. mas se até a Motoenrola conseguiu respirar pq não a Nokia …

    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/executivo-da-area-de-smartphones-da-nokia-renuncia.html

  25. Voçês falam, falam, falam do processador com clock baixo, no entanto tem alguma capacidade de falar se é ruim ou não? Se é lento ou não? Se o Symbian é otimizado para um Snapdragon como vocês tanto querem? Ok, a maioria dos smartphones que rodam Android possuem 1GHz, não é atoa que ele está lá, e sim porque o SO exige mais. Nokia, maior fabricante de celulares, com inúmeros funcionários capacitados iria por alguma coisa que não fosse boa? Pera lá, não me esqueci do fiasco que foi o N97, erros acontecem.

    Eu acredito ainda que a Nokia possa reverter o cenário. Esperança é a última que morre.

  26. Pra mim é um n8 pior com teclado qwerty. Ou seja é bom mas o n8 é muito superior principalmente no quesito camera e expansão.

  27. Mais uma vez a Nokia continua atrasada…ainda bem que eu não me deixo mais enganar por ela, como muitos que comentaram aqui.

  28. Eu acho que como sendo o novo CEO da Nokia um cara ex-Microsoft começa ai UMA PREPARAÇÃO PARA UMA FUSÃO OU AQUISIÇÃO DA NOKIA PELA MICROSOFT.

    Ai sim nao havera mais esperanças de android nos cacarecos da Nokia MAS SIM OS NOVOS SO WINDOWS MOBILE HAHAHAHA

    alguem tem a MANHA DE APOSTAR COMIGO
    EU sou o cara Hahah

    Voltem em um fururo breve nesse post e me paguem uma “wiskada” rsrsr

    Escrevam ai 8)

  29. Uso celulares symbian a mais de 5 anos e não tenho oque reclamar.O pessoal vive comemorando certos programas para android e companhia que existem a anos pra Symbian.Sobre o processador não vejo o porque de tanta choradeira já que ele não leva sozinho todo o celular vai depender do hardware como um todo.

  30. só não gostei da fal de slot para cartão de memoria, mas com o usb-on-the-go basta vc tem um pen drive com todas as series e filmes e por apenas musicas e fotos no cel…
    Mas com certeza esse seria o Smatphone que gostaria pra mim, acho que vcs reclamam demais e sinceramente não quero que um smrtphone faça o que um notebook faz.

  31. @jivago, anos atrás, ninguém imaginaria que a gente estaria hoje usando celulares sensíveis a toque em quase todos os modelos (tanto os baratos, quanto os caros).

    A Apple veio, mostrou que dava pra fazer algo de qualidade, elevou o nível dos aparelhos da época, puxando os limites. Hoje em dia TODAS as fabricantes de celular tem modelos de toque.

    A Nokia já puxou os limites da telefonia em outras épocas (o próprio N95 foi feito por algum visionário lá dentro, tanto que até hoje ele vende nas lojas), mas agora parece se contentar em fazer algo “na média”. O único diferenciai do E7 é o USB on-the-go, já que aparelhos com HDMI já existem vários (Motorola e HTC, por exemplo). E pra não ser injusto o N8 teria como diferencial também a câmera.

    Mas se a gente usar essa justificativa de “não quero que um smartphone faça o que um notebook faz”, pra justificar mediocridade, a gente nunca vai ver aparelhos melhores. Felizmente existe competição e a Nokia, que é uma empresa arrogante (durante muito tempo achou que não precisaria se esforçar pra continuar no topo), está tendo que reconhecer que está comendo poeira (vários executivos da Nokia reconheceram isso, inclusive ontem o Anssi, na última 😥 apresentação dele).

    Sinceramente, se os caras passaram meses desenvolvendo esse projeto e o melhor que conseguiram foi isso, é uma pena. Até por que, a gente está discutindo isso aqui, e os aparelhos ainda nem caíram na estrada. A HTC está pra lançar novos modelos (lá fora, pq infelizmente HTC bom não chega no Brasil), até lá a Motorola deve lançar novos modelos (pelo menos esses chegam aqui) e o iPhone 4 sexta agora já está sendo vendido.

    @Victor:

    “Os Droid´s precisam de clocks altos pelo fato de usarem um sistema baseado na >>máquina virtual java(Davilk)< >código interpretado< >código nativo< < (pulo do gato que a GOOGLE deu para difundir o sistema, o preço dessa decisão ?? reflete diretamente no desempenho do sistema e diretamente na eficiência energética), É FATO OS APARELHOS DROID´S PRECISAM DE MAIS ENERGIA PARA EXECUTAREM AS MESMAS FUNÇÕES."

    Isso tudo que você falou, não vale para a versão 2.2, que ativou a compilação JIT. O que essa tecnologia faz, é compilar os bytecodes interpretados diretamente para código nativo, e logo em seguida executar (quem quiser saber mais: bit.ly/8ZwRJO). Com o JIT, você executa diretamente código nativo. Isso não só fez os programas rodarem muito mais rápidos (tiveram várias notícias sobre na época do lançamento do 2.2), mas também invalida isso que você falou que de "aparelhos com Android precisam de mais energia pra executarem a mesma função".

  32. So nao gostei da resolução da tela, e to curioso pra ver a navegação na internet. No resto, ia me salvar de algumas brigas com a patroa, saida de tv + usb = nao preciso mais ficar gravando filmes pra assistir na casa dela. Como nao vai lançar agora aqui no Brasil, eu espero, para ver como irão andar as coisas, e ver testes reais, da versão final do aparelho/sistema.

  33. ah! e dizer q o Nexus nao emplacou é ridiculo! foi um dos aparelhos com Android mais vendidos até hoje! Não é pq nao se ve aqui no Brasil, que o resto do mundo nao está usando!
    Só pra se ter idéia, vi dados sobre o Milestone a alguns meses atraz, e haviam sido vendidas 22 mil unidades no Brasil..
    Nos EUA estavam sendo ativados cerca de 160 mil smartphones com Android POR DIA, sendo que boa porcentagem desses eram os Motorola Droid (o milestone de lá)

  34. Está de brincadeira a Nokia, continuar produzindo processadores ARM de 600MHZ???? A Nokia parou no tempo, estamos num ano em que os celulares possui processadores de no minimo 1ghz, que se rodasse symbian ou o maemoo não daria lag e nem bugs, principalmente se rodasse flash.
    Se a Nokia não mudar os seus processadores, principalmente o Nokia E7 que ainda da tempo, ela vai perder muitos clientes e pode ir a falência, já é se não me engano o 6 smartphone moderno com processador ARM 600MHZ.
    Vamos Nokia, aonda da tempo de colocar um processador, pode ser um dualcore 1GHZ, neste E7 que é lindo de matar, poderia até desbancar o iPhone, e até imagino o E7 ou quaisquer smartphones da Nokia com o Windows Phone 7 ou o Symbian^5.

  35. Olá Rodrigo axei esse celular otimo
    e quero muito ele
    porem não estou encontrando ele em nenhuma lojas
    aqui no centro de Sp
    você pode me informa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.