Segundo o relatório, 48 por cento dos entrevistados classificam a qualidade da internet móvel brasileira como “boa”; já 12 por cento a consideram “ótima”. 39% dos pesquisados consideram o serviço “regular” e 1% acham o serviço “ruim”. A pesquisa foi feita com 750 usuários nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os três municípios, juntos, concentram 26 por cento dos celulares no Brasil, sendo que os dados apurados têm margem de erro de 6,3 por cento para mais ou menos.
“Esse índice de aprovação foi um dos fatores mais surpreendentes da pesquisa”, declarou Rafael Steinhauser, presidente da Acision para América Latina. “A banda larga móvel no Brasil sempre foi muito criticada e esperávamos um número de reclamações muito maior por parte do público”.
O estudo ainda mostrou que as duas principais razões para que afastam os consumidores da Internet móvel são o fato dos mesmos não verem necessidade de ter o serviço (61%) e o preço cobrado pelo acesso, apontado como caro demais (42%), e os problemas mais frequentes apontados pela pesquisa foram velocidades baixas (36%) e permanecer conectado (22%). Para 40% dos usuários de internet móvel, assinar um pacote de dados é a melhor forma de pagar pela conexão, 14% dos entrevistados acham que a opção mais viável seria pagar conforme a quantidade de dados obtidos, e 15% preferem pagar de acordo com o tempo de uso da Internet.
Para acabar com o congestionamento das redes, o relatório apontou que 25% dos entrevistados querem que sejam colocadas restrições de serviço para os usuários pesados (ou heavy users), 40% preferem que a banda seja dividida igualmente entre todos os usuários durante os períodos, e 35% dos pesquisados não souberam responder.
Eu gostaria de ver uma pesquisa um pouco mais ampla, com um universo de consumidores um pouco maior, para ver se este número de consumidores satisfeitos é realmente verdadeiro. Vocês está satisfeito com a qualidade da internet móvel da rede 3G da sua operadora? Deixe sua opinião nos comentários!!
3G é piada né?
Hehehe.. só pode ser piada mesmo.
Não reclamo nem da velocidade da conexão, mas eu não consigo andar na Zona Sul do Rio, conectado, sem que a conexão caia por mais de 10 mins.
São vários buracos, chega a dar raiva.
eles fizeram essas pesquisas onde? Nas casas ao pé das antenas!…kkkk…isso é uma piada de mal gosto.
Ridículo, pesquisa falsa, totalmente mentirosa. Uso 3G da Vivo e, nem de longe, a velocidade é o que deveria ser. Como uso no celular, apenas para consultas eventuais à internet e no Google Maps, não chega a ser um problema. Mas daí a dizer que é “ótima” ou “boa”, é um absurdo. No Brasil é assim, vendem m**da a preço de ouro e ainda haverá que elogie….. Basta ver o governo… mas isso é outra história.
Conectado a 3g, edge, 3g, edge, edge, edge, 3g, 3g, edge, edge, caiu, 3g, edge, 3g, edge… Vamos rir juntos?
É verdade, pode até ser real a pesquisa, mas experimente andar pro interior pra ver a qualidade do 2,5G(EDGE), isso sim que é velocidadfe de conexão, aqui no MT(interior) as operadoras(todas sem exceção) vendem a internet como 3G(mesmo não existindo 3G a menos de 200km) e o máximo que consigo de down/up é 80kbps/20kbps. Em picos de velocidade consigo fazer download de arquivos a 15KBps, daí dou um pulo de alegria!! Eheehe
è péssimo, é lastimável, é uma vergonha, trabalho num agente autorizado e são mais de 10 clientes por dia reclamando de velocidade baixa e qualidade da conexão. é claro que se eu perguntar pra quem mora debaixo de uma ERB se a internet esta boa, ele vai dizer que sim.
“1% acham o serviço “ruim”.”
é pra rir?
Quem financiou a pesquisa ?
Bem,desculpem falar um pouco sobre política…mas aqui no Rio de Janeiro as pesquisas apontam Sérgio Cabral,o pior e mais corrupto governador em anos da história recente do estado, praticamente reeleito no primeiro turno.Das duas uma,ou o povo não tem discernimento sobre o que é bom ou ruim ou as pesquisas estão sendo manipuladas.Acho que o mesmo vale pra este caso.
Neste blog, até o momento, 100% de reprovação.
Pesquisaram três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alege) e extrapolaram o resultado para todo o País. Ridículo.
Não disseram quem bancou a pesquisa (operadoras?).
A ‘turma do contra’ é só 1%!!! Então o 3G só perde para o Lula, já que apenas 4% desaprovam seu governo. Piada, né? E nos dois casos.
Pesquisa encomedada pelo Instituto de Pesquisas Científicas de Nazaré das Farinhas hahaha…