Segundo pesquisa, 60% dos brasileiros aprovam qualidade da Internet móvel

Hoje foi publicado um post muito interessante no IDG sobre um relatório Monitor Acision de VAS Móvel (MAVAM), que analisa e monitora os principais indicadores do uso de serviços de dados móveis no Brasil, que indicou em seus resultados que 60% dos entrevistados aprovam a qualidade do serviço em território nacional, apesar da velocidade baixa ainda ser apontada como um problema.

Segundo o relatório, 48 por cento dos entrevistados classificam a qualidade da internet móvel brasileira como “boa”; já 12 por cento a consideram “ótima”. 39% dos pesquisados consideram o serviço “regular” e 1% acham o serviço “ruim”. A pesquisa foi feita com 750 usuários nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.  Os três municípios, juntos, concentram 26 por cento dos celulares no Brasil, sendo que os dados apurados têm margem de erro de 6,3 por cento para mais ou menos.

“Esse índice de aprovação foi um dos fatores mais surpreendentes da pesquisa”, declarou Rafael Steinhauser, presidente da Acision para América Latina. “A banda larga móvel no Brasil sempre foi muito criticada e esperávamos um número de reclamações muito maior por parte do público”.

O estudo ainda mostrou que as duas principais razões para que afastam os consumidores da  Internet móvel são o fato dos mesmos não verem necessidade de ter o serviço (61%) e o preço cobrado pelo acesso, apontado como caro demais (42%), e os problemas mais frequentes apontados pela pesquisa foram velocidades baixas (36%) e permanecer conectado (22%). Para 40% dos usuários de internet móvel, assinar um pacote de dados é a melhor forma de pagar pela conexão, 14% dos entrevistados acham que a opção mais viável seria pagar conforme a quantidade de dados obtidos,  e 15% preferem pagar de acordo com o tempo de uso da Internet.

Para acabar com o congestionamento das redes, o relatório apontou que 25% dos entrevistados querem que sejam colocadas restrições de serviço para os usuários pesados (ou heavy users), 40% preferem que a banda seja dividida igualmente entre todos os usuários durante os períodos, e 35% dos pesquisados não souberam responder.

Eu gostaria de ver uma pesquisa um pouco mais ampla, com um universo de consumidores um pouco maior, para ver se este número de consumidores satisfeitos é realmente verdadeiro. Vocês está satisfeito com a qualidade da internet móvel da rede 3G da sua operadora? Deixe sua opinião nos comentários!!

13 comentários em “Segundo pesquisa, 60% dos brasileiros aprovam qualidade da Internet móvel

  1. Hehehe.. só pode ser piada mesmo.

    Não reclamo nem da velocidade da conexão, mas eu não consigo andar na Zona Sul do Rio, conectado, sem que a conexão caia por mais de 10 mins.

    São vários buracos, chega a dar raiva.

  2. Ridículo, pesquisa falsa, totalmente mentirosa. Uso 3G da Vivo e, nem de longe, a velocidade é o que deveria ser. Como uso no celular, apenas para consultas eventuais à internet e no Google Maps, não chega a ser um problema. Mas daí a dizer que é “ótima” ou “boa”, é um absurdo. No Brasil é assim, vendem m**da a preço de ouro e ainda haverá que elogie….. Basta ver o governo… mas isso é outra história.

  3. É verdade, pode até ser real a pesquisa, mas experimente andar pro interior pra ver a qualidade do 2,5G(EDGE), isso sim que é velocidadfe de conexão, aqui no MT(interior) as operadoras(todas sem exceção) vendem a internet como 3G(mesmo não existindo 3G a menos de 200km) e o máximo que consigo de down/up é 80kbps/20kbps. Em picos de velocidade consigo fazer download de arquivos a 15KBps, daí dou um pulo de alegria!! Eheehe

  4. è péssimo, é lastimável, é uma vergonha, trabalho num agente autorizado e são mais de 10 clientes por dia reclamando de velocidade baixa e qualidade da conexão. é claro que se eu perguntar pra quem mora debaixo de uma ERB se a internet esta boa, ele vai dizer que sim.

  5. Bem,desculpem falar um pouco sobre política…mas aqui no Rio de Janeiro as pesquisas apontam Sérgio Cabral,o pior e mais corrupto governador em anos da história recente do estado, praticamente reeleito no primeiro turno.Das duas uma,ou o povo não tem discernimento sobre o que é bom ou ruim ou as pesquisas estão sendo manipuladas.Acho que o mesmo vale pra este caso.

  6. Pesquisaram três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alege) e extrapolaram o resultado para todo o País. Ridículo.

    Não disseram quem bancou a pesquisa (operadoras?).

    A ‘turma do contra’ é só 1%!!! Então o 3G só perde para o Lula, já que apenas 4% desaprovam seu governo. Piada, né? E nos dois casos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.