Apenas 18% dos usuários compram aplicativos: Será que uma boa loja de aplicativos para o celular é tão importante para o usuário comum?

Hoje um dos principais fatores para a avaliação do sistema operacional dos smartpnones é uma boa loja de aplicativos, repleta de opções e sempre cheia de novidades, entretanto, de acordo com um estudo publicado pela Deloitte a disponibilidade de aplicativos não está dentre os principais motivos que levam as pessoas a compram seus smartphones.

Segundo a pesquisa, apenas 18% dos usuários dos EUA que possuem ou pretendem comprar um smartphone indicaram que a presença de aplicativos tem uma influência sobre sua decisão de compra, sendo que cerca de 58% dos usuários dizem que o preço do aparelho e recursos em geral (incluindo a qualidade, estilo, teclado e câmera) são os pontos que tem maior influência na decisão de compra.

Outros dados interessantes foram descobertos na pesquisa da Deloitte:

  • 42% por cento dos usuários “reduziram ou eliminaram completamente o uso de MP3 players em favor dos smartphones”
  • 38% dos usuários “cortaram ou reduziram o uso do tradicional rádio AM / FM”
  • 30% “estão se afastando dos seus consoles portáteis de vídeo game”
  • 28% “estão se distanciando dos seus dispositivos de GPS”

Você pode ler mais detalhes neste comunicado à imprensa. Com um exercício simples de pesquisa com seus amigos e familiares é possível constatar que a pesquisa está certa, pois a a maioria esmagadora dos usuários não utiliza nem 10% do que os aparelhos podem oferecer, e apesar de comprarem muitas vezes os modelos mais caros e sofisticados, não conseguem trabalhar nem com as funções mais básicas do aparelho.

Agora fica a dúvida, será que uma boa loja de aplicativos é tão importante assim para o usuário comum? Deixe sua opinião nos comentários!!

Com informações da Unwiredview.

23 comentários em “Apenas 18% dos usuários compram aplicativos: Será que uma boa loja de aplicativos para o celular é tão importante para o usuário comum?

  1. Até me surpreendeu esse número. Achei que um número bem menor de usuários comprassem aplicativos. E de fato se for fazer uma análise rápida, a maioria esmagadora utiliza apenas as funções mais básicas de seus aparelhos. Acredito que em grande parte pelos preços exorbitantes dos planos de voz e dados, principalmente dados. E a compra de aparelhos mais sofisticados, embora subutilizados, explica-se pelo fato do status que eles proporcionam. Por outro lado quem utiliza mais intensamente e se preocupa com loja de aplicativos e funções dos aparelhos são mais nós, hard users, lembrando que somos um número bem reduzido do universo de quase 190 milhões de aparelhos presentes no Brasil.

  2. A complexidade de um aparelho compromete a usabilidade e objetividade. Acredito que qualidade e simplicidade é bem melhor do que qualidade e diversidade, que muitas vezes transforma as inúmeras possibilidades em complexidade. Eu sou um desses usuários citados que concentram atenções em apenas meia dúzia de funções entre tantas disponíveis.

  3. Tem consumidor que é tão Mané que leva o Android pra casa sem saber para que serve o ícone da sacolinha – e fica meses sem baixar absolutamente nada. Tem que ter mais divulgação. Um manual dos aplicativos na caixa do aparelho já ajudaria.

    Esses 18% não são lá grande coisa(deve ser nos EUA), mas tendem a crescer. No Brasil, ainda estamos no 0% e sem data para a chegada dos apps pagos.

  4. Desculpe se estou enganado.
    Mas tem muita gente que quer comprar um Smartphone Top de Linha e usar Aplicativos e jogos Grátis ou Crackeado.
    E ainda finca a bandeira que os Fabricantes tem que ter uma Loja de Aplicativos com Muuuitas Opções (0800 rsrsrsrs).

  5. Bem, as funções principais de um bom celular (câmera, gps, internet) são independentes dos apps, então não tem oque ser discutido, ao menos que você subutilize um aparelho de 2000 conto instalando um app de peido.

  6. A maioria dos usuários compra os Smartphones pelo status que ele proporciona e não pela necessidade de uso ou mesmo curiosidade. Nós que lemos blogs de tecnologia, discutimos prós e contras, compramos aplicativos e “viramos o aparelho do avesso” somos um número ridículo de usuários desses smartphones.

  7. Dei um Nokia 5530 para minha namorada há algum tempo já. Até hoje ele tirou algumas fotos apenas, e logo quando dei para ela, tive que explicar como fazer/funciona muitas simples, no fim ela queria um iPhone, pq era de “tocar na tela” como ela disse, mas era muito grande, o 5530 tava sobrando e dei pra ela, mas vejo a historia se repetir em outros casos tambem com outras pessoas. O pior foi o cunhado umas vez pedindo o celular dela emprestado para mandar um sms: ” como é que funciona esse teu, ele é do mais moderno…”

  8. Uma loja eh importante para incrementar a utilidade do aparelho, atualizações do firmware e programas como mapas e mal-funcionamento são imprescindíveis para pelo ter o que foi comprado, já sofri muito com bugs no firmware que jamais puderam ser consertados simplesmente porque nao possuem atualizações dai a solução é a troca de modelo ou marca.

  9. Bem interessante este estudo, já que os analistas sempre colocam a loja de aplicativos como algo importante a ser considerado na hora de comprar um smartphone, sendo que a maioria nem sabe o que é Apps.

    Isto demonstra que os analistas são tendenciosos a companhias, principalmente os americanos que gostam de puxar sardinha pras suas indústrias.

  10. Na boa, assim como tenho concordado com os blogs que divulgam que o Ipad e semelhantes vão matar os notebooks e computadores porque a maioria das pessoas precisa apenas de poucas funções, o mesmo ocorre com smartphones. Não vai crescer, ninguém tem tempo nem saco de ficar horas fuçando programas e afins para resolver como instalar algo.
    Até hoje a Ovi não funciona no meu celular e mesmo sendo heavy user toquei um f* e não vou atrás. Tenho mais o que fazer. Depois vou para a maçã e a Nokia vai chorar na cama que é lugar quente.

  11. Bunas tarde! Francamente acho que os apps vem em último lugar na hora de comprar um smart phone ou nem conte para a maioria dos usuários!Primeiro porque nossos serviços de 3g e pacotes de dados são uma vergonha no preço e na qualidade! Segundo é que a maioria dos apps são realmente um lixo!

  12. A verdade é que a grande maioria de pessoas que compra smartphones top, compram apenas pela beleza ou status do aparelho.

    Mas uma loja de aplicativo fácil e focada em torno do aparelho ajuda bastante o consumo de aplicativos.

    Triste era no tempo do Symbian v1, v2, e v3, era preciso algum tempo para garimpar os aplicativos na net ou compra o jogo e esperar chegar (epoca da n-gage). Hj é possível achar tudo mais fácil e centralizado, graças as lojas de conteúdo. Acredito que com o tempo essa porcentagem irá aumentar.

  13. Por isso que nokia continua vendendo e vai continuar por um loooongo tempo! Ovi, android market, apple store? garanto que 90% das pessoas nem fazem idéia do que é isso! Usam só o básico mesmo: camera, mp3, mensagem de texto e essas coisinhas básicas!
    Pelo que vejo por aí a nokia ainda tem uma fama de durabilidade… e isso acho que ainda é um fator que pesa. Pra maioria das pessoas não vai fazer a mínima diferença se o symbian é ultrapassado ou se a nokia não disponibiliza atualização de firmware…

  14. Acho um número alto. Impossível ficar sem a App Store… Não vê quem não quer. Fica sem quem nunca teve. Uso bastante a minha App americana, compro aplicativos e jogos para o meu iPhone e gosto muito. Claro que a maioria das pessoas só usam o cel como telefone, Camera e mp3… Mas não tem como fechar os olhos para o que está por vir.

  15. Depois da matéria e tudo que eu li aqui, a melhor opção de OS no mercado é o BADA, uniu o melhor do iphone com o Android. rsrsrs

  16. Esqueci, a loja dele não tem nada… Mas isso não importa, pelos comentários.

    Minha opinião, as pessoas não tem o costume agora, porque é só pedir para um usuário comum pegar um Nokia e instalar um programa(Coloco Nokia não é para denigrir, mas por ser a maioria dos Smartphones comuns, e domina o mercado), qual vai ser a reação dele?! Pega o mesmo usuário e entregue um iPhone pra ver se ele consegue instalar um APP?!
    Fiz esse teste agora na hora do almoço com a minha esposa, que é usuária de um 5530. Nem colocar o Wifi ela conseguiu colocar para funcionar, mesmo lendo o manual. Dei pra ela esse aparelho a 45 dias.
    Depois entreguei meu 3GS, e para o espanto pegou o manual dele, e ativou o wifi, digitou a senha e fez funcionar a internet rapidinho, acesso o Apple Store e baixou um programa para grávidas que ela viu em um blog que conta as semanas de gestação. Tudo parte da necessidade e facilidade de uso. Está certo que lá já tinha minha conta da Store cadastrada, mas ela viu simplicidade no processo.
    Agora já esta de olho no meu 3GS, disse pra trocar ele por um iPhone 4 e passar pra ela o 3GS. kkkkkk (Eu aconselho nunca fazer testes em casa, e principalmente com mulher, e gravida.)
    Eu acho que a cultura de Hard User que instala APP que deixa os usuários comuns com esse resistência e a complicação de alguns SO.
    Muita coisa muda no futuro, se fosse assim ninguém seguiria a Apple, a loja do Android cresce a cada dia, Motorola cria sua loja e por aí vai…
    A partir do momento que alguém cria algo simples e acho que foi isso que a Apple fez, mesmo com a limitação, e tantos problemas que o iOS, as pessoas mudam seus conceitos, o maior problema do iOS, é a faixa que ele atende, eu tive que esperar até esse ano para poder comprar um iPhone, porque até então ele não ficava com um preço satisfatório no meu plano.
    Já o Android vai mudar isso, porque o Galaxy 5 atende os consumidores que compram Cookie e outros mais.

  17. No Brasil, tem um problema a mais: quase 100% dos apps estão em inglês e quem não tem pelo menos o inglês básico fica sem saber do que se trata e para que serve. As settings também sao todas em inglês.

  18. Essas estatísticas apenas comprovam o que suspeitavamos a grande maioria dos usuários utiliza funções básicas do seu celular ou smartphone, poucas pessoas exploram muitas possibilidades que os aparelhos oferecem, vemos isso acontecer com os computadores e notebooks já faz um tempo em que as configurações vão ficando cada vez mais robustas. Porém o que o usuário comum utiliza neles é office,mp3, videos, web. Assim também nos smartphones. Apenas quem gosta mesmo de explorar tudo que o aparelho pode oferecer, ou precisa por questões de trabalho, usa tudo quanto é tipo de função. Mas está longe de ser a maioria.
    Aliás a maioria mesmo utiliza dumbphones e nem sabe usar as poucas funções e apps nativos dos mesmos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.