Trabalhar em casa é realmente sustentável?

O @andersoncosta, colega, jornalista e editor do Movebla levantou esta interessante questão e chamou alguns conhecidos que trabalham em casa para um debate no post. Veja:

“Nós sempre temos a impressão que o home office é uma alternativa extremamente sustentável. Afinal de contas, trabalhando em casa eliminamos o uso de carros, usamos menos papel, ocupação inteligente do espaço, etc. Mas isso é questionável, e agora com embasamento científico.
Estudo recente do Instituto de Engenharia e Tecnologia da Universidade de Newcastle (Inglaterra) constatou que há “efeitos reversos” nessas atividades. Por exemplo, trabalhar em casa aumenta o seu consumo de energia elétrica em até 30%. E também pode levar a pessoa a morar mais perto do trabalho, o que causa concentração urbana e aumenta a poluição. Os dados levaram em conta o cotidiano dos ingleses.
E você, o que acha? É mais sustentável sair de casa para trabalhar ou ficar no aconchego do lar? E o que você faz para contribuir com a sustentabilidade nesse sentido e diminuir as emissões de carbono?”

Após trabalhar durante muitos anos em empresas e bancos na Área Jurídica de contratos, comecei uma nova carreira com blogs e mídias sociais, optando por trabalhar em Home Office e gostei muito de trabalhar neste esquema.

De uma forma geral, meus custos com telefonia e energia elétrica aumentaram aproximadamente 15%, e o consumo de combustível sofreu uma redução de mais de 50%, sem contar os gastos com estacionamento e manutenção do veículo. Procuro sair de casa sempre fora dos horários de pico, e acabo ficando bem menos tempo parado no trânsito, o que também ajuda a deixar a opção do Home Office ainda mais sustentável.

Como moro perto de alguns locais como o Frans Café da Fnac Pinheiros, ainda tenho a opção de marcar pequenas reuniões neste local, ou em escritórios nas proximidades, o que deixa as coisas ainda mais fáceis. Com o Home Office a qualidade de vida também melhorou muito, e hoje tenho mais tempo para cuidar da minha filha e ficar com a minha esposa, o que é excelente.

O único problema de trabalhar em casa está na organização e separação do tempo para o trabalho, para que a rotina da casa não interfira no trabalho, mas após mais de 3 anos trabalho acho que já aprendi a acertar estes detalhes para que tudo funcione perfeitamente. Eu gosto muito de trabalhar em casa, e recomendo para todos que conseguem manter uma vida organizada, de forma com que cada hora do dia seja utilizada da forma mais produtiva possível!!

Hoje como estou passando boa parte do dia fora de casa os posts estão sendo publicados com poucas imagens para otimizar o uso da terrível bateria do Notebook HP DM3, que com muito sufoco e luminosidade da tela no mínimo o tempo todo se arrasta para pouco mais de 2:45 de uso com o WiFi ligado!!

9 comentários em “Trabalhar em casa é realmente sustentável?

  1. Devido a um problema de saúde tive de renegociar o contrato na empresa em que trabalho e, a partir daí, passei a trabalhar em casa. Com o problema de saúde sanado, o trabalho continuou em casa e não tenho nada a reclamar. Meu home office, composto de notebook, tela de 32″, smartphone e câmera digital dão conta do recado e, apesar do leve aumento de energia, todas as outras contas ligadas a deslocamento diminuíram ou desapareceram.
    E a diferença do que o estudo aponta, moro longe do centro justamente porque não preciso mais me deslocar para o mesmo sempre, morando assim em um lugar com muito mais qualidade de vida.
    Enfim, minha opinião, se o serviço que o empregado presta pode ser feito de casa, acho que as empresas deveriam começar a analisar a opção.

    Abraço

  2. Tenho o sonho (!) de trabalhar em casa. Embora more em uma cidade média para os padrões europeus, ainda demoro uns bons 10 minutos para chegar ao meu consultório. Como almoço em casa, são 40 minutos de deslocamento que poderia suprimir se pudesse trabalhar em casa. Também pouparia um carro (sem falar em combustível, manutenção e seguro), visto que minha esposa tem que se deslocar todos os dias para o trabalho dela. Também poderia poupar em Internet(visto que poderia usar no consultório a conexão de casa, via wireless), telefone (poderia usar o mesmo número fixo para 2 fins) e televisão (poderia ter todos os canais do cabo na tv do consultório). Enfim, seria ótimo para mim. Só me falta convencer o dono do prédio a me vender o andar de cima!

  3. Se soubesse que era tão bom , teria vindo a mais tempo, e não a 12 meses.
    Acordo cedo, passeio canino, clube, faço meu almoço rapidinho, soneca, trabalho e depois estudo até às 19hs.
    Short e chinelo no trabalho. MSN, Skype e Gtalk abertos, mas sem webcam, se não vão me ver de camiseta rsrsrsr
    Não quero mais nada. Nada de chegar deprimido por ficar 1 h 30 no trânsito da volta.

  4. Eu estou trabalhando em casa faz uns 2 meses depois de a empresa perceber que estava muito complicado sair da Zona Norte e ir pra Interlagos todos os dias. Eu já tinha feito a sugestão e depois de um tempo os chefes compraram a idéia e está funcionando muito bem. A minha comunicação é perfeita, pois tenho internet rápida (Mais rápida que no trabalho por sinal) telefones, msn, skype, etc. Pra mim é muito sustentável, de fato o consumo de energia aumentou, mas o gasto com restaurante, combustível, tempo perdido no trânsito, paciência, emissão de poluentes, manutenção do carro, caíram drasticamente. Com relação a mudança, não faz sentido, as pessoas não mudam só para ficar perto das empresa, pelo menos não aqui em São Paulo, a cidade já é super populada em todos os lados! rsrsrs
    O que sinto um pouco de falta é da interessam com as pessoas, pois como moro sozinho, fico mais tempo sozinho, então acabo sentindo um pouco de falta de conversar com os colegas na hora do café por exemplo, mas acho que isso se compensa pois posso fazer isso com meus amigos fora da hora de trabalho pois como estou em casa gasto muito menos tempo no trânsito me estressando e sendo assim chego antes nos happy-hours. rsrs.

  5. Eu trabalho em casa há cerca de seis meses. Pra mim, é ótimo, pois moro numa cidade de interior, no litoral do RS e além de ter meu próprio blog de tecnologia, ainda trabalho para uma empresa de Curitiba.

    No momento tenho alguns problemas com custos, pois a minha internet é muito cara, mas tenho certeza de que aos poucos a coisa vai evoluindo.

    Outro problema é o horário. Trabalhando em casa acabo trabalhando muito mais.

  6. Que romântico cara:
    “tenho mais tempo para cuidar da minha filha
    e ficar com a minha esposa, que é excelente”

    Eu se trabalhar em casa acho que minha esposa me expulsa
    da graças a Deus acho. ….
    é piada ok? (Espero)

  7. Trabalho como web designer e uso minha casa como escritório também. Acredito que seeja o método mais sustentável, mas minnha famillia é pertubadora… mãe, pai e vira e mexe minha irmã vem com os filhos… sente só.

  8. eu tenho só 12 anos sou blogueiro do blog o exótico-http://oexotico.blogspot.com/ trabalho em casa com um pc de 1gb monitor de tudo e uma tv de 29 polegadas e daqui 4 anos eu transformar o meu hoffice hein tecnology hoffice e claro eu uso também um iphone 3g 16gb branco mais vou comprar em dezembro um hp dv5 !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.