Nokia N8 chega em outubro ao Brasil. Pré-venda começa amanhã

Depois de passar por um período sem muitas novidades após o lançamento do N97, a Nokia ainda precisou passar pelo problema do grande atraso do N900, que chegou oficialmente no Brasil quase com o lançamento do sistema MeeGo, e com foco apenas em Geeks e entusiastas, a Nokia resolveu correr um pouco mais e vai lançar o N8 no Brasil em outubro “deste ano”!!! Excelente notícia para os fãs da Nokia e do sistema operacional Symbian!!

Veja o press release:

“São Paulo, 05 de outubro de 2010 – A Nokia, líder mundial em mobilidade, traz ao Brasil um dos aparelhos mais aguardados dos últimos tempos: o Nokia N8. O novo smartphone da Nokia é o primeiro a rodar o sistema operacional Symbian^3 e traz uma série de funcionalidades avançadas, especialmente na área de entretenimento.

Produzido na fábrica da Nokia em Manaus, o Nokia N8 tem preço sugerido de R$ 1.499. O aparelho entra em pré-venda nos canais próprios da Nokia amanhã e estará disponível para venda – nas lojas da Nokia, varejo, operadoras e em nokia.com.br/loja – a partir da segunda quinzena de outubro.

“Sabemos que a tecnologia caminha cada vez mais rapidamente. Os produtos passam a ser concebidos para se manterem conectados e oferecerem uma interface completa, mas ao mesmo tempo simplificada. O Nokia N8 combina a interface amigável do Symbian, sistema operacional mais usado no mundo, com a rapidez e conectividade de um smartphone ágil e poderoso”, explica Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia do Brasil.

“Mais importante do que desfiar uma lista de siglas pra explicar o quanto o N8 é poderoso, vamos comunicar o que mais as pessoas podem fazer com ele: tirar fotos tão boas quanto câmeras digitais de ponta, compartilhar fotos e vídeos diretamente em TV de alta definição, postar rapidamente seu status e localização no Facebook e Twitter” , comenta Gabriela Portugal, diretora de Marketing da Nokia do Brasil. “Porque o que importa é o quanto a tecnologia está à serviço de trazer mais facilidade, diversão, proximidade com quem a gente gosta.”

O novo smartphone da Nokia tem design moderno e sofisticado com corpo em alumínio e tela AMOLED de 3,5” recursos sofisticados de imagem, como câmera de 12 megapixels com lente Carl Zeiss e flash Xenon, capacidade de gravação de vídeo em alta definição e a exclusiva saída HDMI (que permite a ligação do aparelho diretamente a um televisor HD). O produto traz ainda conectividade WLAN 802.11n, Bluetooth 3.0, memória interna de 16 GB (expansível a 48 GB por meio de cartão microSD), processador de 680 MHz e o inovador recurso USB On-the-go, que possibilita a leitura de pen drives diretamente pelo telefone.

Além disso, o Nokia N8 inaugura oficialmente o Symbian^3, nova versão do sistema operacional mais popular do mercado. A nova plataforma aproveita todo o legado de interface amigável, personalizável e já conhecida dos consumidores e o leva para um novo patamar. Como resultado, o consumidor tem um sistema operacional extremamente rápido, com desempenho surpreendente, mas ainda assim muito fácil de usar. Entre as novidades, está a tela capacitiva compatível com toques múltiplos e as diversas telas iniciais, que podem ser aprimoradas e personalizadas com dezenas de widgets.

A nova arquitetura gráfica do Nokia N8 aproveita-se bastante da capacidade de hardware e processamento do aparelho para oferecer uma resposta mais rápida e intuitiva ao usuário. O Symbian^3 também eleva o padrão de multitarefa. Agora, é possível rodar ainda mais aplicativos simultaneamente, sem impacto no desempenho.

Câmera e vídeo

A Nokia foi pioneira ao embarcar câmeras em celulares e é reconhecida pela qualidade superior das fotos de seus smartphones. O Nokia N8 dá continuidade à reputação fotográfica da companhia – e traz uma série de avanços. A câmera de 12 megapixels do Nokia N8 aproveita-se da superioridade das lentes Carl Zeiss com abertura de 28mm e a combina ao flash Xenon para capturar imagens com mais qualidade e nitidez. O resultado pode ser visto em fotos que surpreendem mesmo quando comparadas a câmeras digitais dedicadas.

A gravação de vídeos é outro destaque do aparelho. É possível captar imagens com alta definição de imagem (720p) e de som, graças aos dois microfones embutidos, que garantem som muito acima da média de outros telefones. Uma ferramenta para edição incluída no aparelho torna simples e divertida a criação de vídeos complexos, combinando imagens congeladas e em movimento e trilha sonora. Os vídeos feitos (ou salvos) no Nokia N8 podem ser vistos em TVs HD sem perda de qualidade por meio do adaptador HDMI que vem na embalagem. Se plugado a um sistema de home theater, o Nokia N8 transforma-se em uma verdadeira base de entretenimento móvel, já que, além da reprodução de vídeos em HD, o sistema oferece também som em Dolby Digital Plus Surround, com altíssima qualidade.

Perfeito para redes sociais

A conectividade do Nokia N8 também aparece para as redes sociais. As atualizações das timelines do Facebook e Twitter, por exemplo, podem ser acompanhadas pela tela inicial do aparelho. Um aplicativo embarcado no aparelho também permite postar comentários e fotos em ambas as redes, de forma simples e intuitiva. Da mesma maneira, calendários de redes sociais podem ser integrados ao smartphone, tornando o gerenciamento de compromissos muito mais fácil.

O Nokia N8 inclui em sua extensa lista de atrações a Web TV. Com ela, é possível assistir a conteúdos fornecidos pelo Terra TV, agência EFE e National Geographic Channel. Posteriormente, mais conteúdos locais para Web TV estarão disponíveis na Ovi Loja.

Finalmente, o Nokia N8 inclui acesso à Ovi Loja, a loja de aplicativos da Nokia. Nela, milhares de itens, entre jogos, apps, temas, utilitários, vídeos e áudios estão disponíveis para baixar e customizar ainda mais o aparelho.

Serviços OVI

A navegação GPS do Nokia N8 é feita pelo Ovi Mapas, com orientação por voz, para veículos e pedestres. Além disso, inclui recursos premium como o novo serviço de informações de trânsito, os guias turísticos premiados Lonely Planet e Michelin, além de oferecer acesso a conteúdos locais, como o do Apontador. Os mapas do Ovi Mapas ficam instalados na memória do telefone, o que permite que a navegação seja feita com baixíssimo uso de dados – ou seja, sem sustos na conta telefônica. Mapas adicionais de mais de 70 países podem ser baixados gratuitamente no site da Nokia.

O Nokia N8 traz ainda acesso ao Ovi Musica Ilimitada (versão do Comes With Music para o Ovi Música, a nova plataforma de música da Nokia), que oferece seis meses de licença para baixar músicas do acervo de mais de sete milhões de faixas disponíveis na Ovi Musica, a loja de música da Nokia.

O Nokia N8 virá ao Brasil em todas as cores anunciadas globalmente (preto, prata, azul, verde e laranja).

85 comentários em “Nokia N8 chega em outubro ao Brasil. Pré-venda começa amanhã

  1. Incrível como peguei raiva de Nokia desde os meus últimos dois que não paravam de reiniciar e por fim morreram.

    Sinto que ela está 3 anos atrasada com relação à touchscreen, que aposto que não é tão precisa quanto à do iPhone, e 1 ano atrasada quanto a processador (teremos no final do ano um dual core, fora os processadores de 1,5 GHz. Ah.. sim, câmera mto boa, USB on-the-go é muito legal mesmo, e óbviamente é bem legal.

    Mas um celular que já chegou ultrapassado em Hardware, feito por uma empresa que mal faz update em software (e quando faz, é correção de bug apenas, ou o mínimos de minoria).

    Sei lá.. vale a pena trocar um X10/iPhone 3GS (mesmo preço) por ele?

  2. Amanhã já faço a minha pré compra…a dúvida será a cor preto ou prata…acho que vou de prata, pois os detalhes devem ficar mais visíveis.

  3. Quero ver a opinião do Rodrigo se o N8 chega mesmo para bater de frente com o iPhone 4 e o Samsung Galaxy S ou não?

  4. Estive na Nokia Store RJ hoje,testei o N8, adorei e comprei (pré-venda começou hoje na loja). Tenho N97 (sempre funcionou muito bem, diferente do que muitos dizem) ainda tenho N95 e tive N80,todos perfeitos!Meu marido e filha já tiveram outros aparelhos de outros fabricantes,iphone,Lg,htc,blackberry e fora o Lg todos deram problemas… Se tive sorte ou não com meus Nokias, não sei, mas o N8 tem funções que me agradam e muito, é só uma pena que o azul que quero vai chegar só depois do prata e chumbo.

  5. Lilian, vou amanhã na loja para testá-lo, pois estão sendo divulgados alguns reviews na internet para queimar o N8, informação que li no site gsmarena e ramalhoblog, logo prefiro pessoalmente testar o aparelho e ler o review do rodrigo toledo e outros blogueiros responsáveis, pois depois do que li pude observar que tem muito site internacional conhecido fazendo pilantragem nos reviews.

  6. Pre venda no loja Nokia Store RJ leva na hora um fone bh 505, um tripe e um gift card para retirar o aparelho em outubro

  7. A nokia vai pagar caro o erro ter andado meses a promover um produto que finalmente quando chega ao consumidor já não é novidade e tecnologicamente já está ultrapassado tanto em HW como SW.

  8. Tive aparelhos da nokia (incluindo um dos primeiros com symbian). Acabei de trocar o N97 pelo Galaxy S. Nunca tive nenhum problema grave com o N97, pensei até em esperar o N8 sair, mas não resisti quando brinquei com o Galaxy. Symbian já deu o que tinha que dar e celular smart com proc de 600Mhz é palhaçada.

  9. Acho o N8 um bom aparelho, em teoria, mas na minha opinião ele deve ser comprado para ser um smart secundário ou então por quem não se importa em queimar 1500 reais sem pensar no futuro. A própria nokia tá abandonando o symbian para os celulares high-end e além disso, tirando a câmera e o hdmi, em termos de chip e memória, esse N8 está quase um ano atrasado. Em termos de apps também está muito atrás do iphone e do android, não tem comparação. O N8 só será comprado pelos fãs da nokia. A nokia provavelmente está tentando segurar seus fãs antes de lançar sua nova plataforma de verdade para competir com iOS e Android (o Meego). Eu acho que não vai adiantar. Tenho amigos que estão migrando para o iphone e para celulares android direto, sem nem olhar mais para a nokia. A nokia tá vivendo numa época em que as pessoas compravam um smart por causa da câmera, e essa época já acabou há muito tempo.

  10. A fila pode andar novamente, qual o próximo iPhone Killer? O N8 vem com processador de 680 MHZ e com o sensacional Symbian, qualquer pessoa com o menor nivel de conhecimento sabe que o Symbian é um moribundo no leito de morte e a Nokia teima em deixar ele com os aparelhos ligados. A Nokia lança Meego, Symbian, inúmeros celulares e nada, só caindo e este N8 vai ser outra paulada ladeira abaixo. Basta ler a Exame deste mês. Eu gosto da nokia, mas não sou cego nem burro para ver que a empresa esta perdendo o bonde da história para iPHone, Android e o windows phone vem ai. Ou seja a Nokia não consegue se reinventar.
    Espero que eles acordem um dia, pois este N8 vai ser outro fracasso épico como N900, N97.

  11. Galera cuidado com o site de compras da nokia. Entrei agora a noite, e o site tinha o layout totalmente diferente, pra checarem e so entrarem em http://www.nokia.com.br, e de lá clique em compre agora, dai vai abrir uma pagina:
    https://www.lojaonlinenokia.com.br/ , nessa pagina vem informando a pré-venda do nokia n8, mas ao clicar em comprar o site nao pede pra fazer login, coisa que quando eu compro no site da nokia sempre pedia. Cuidado pessoal!!!

    Outra coisa que esta diferente é o telefone do callcenter nokia, o numero que consta neste suposto site é (11)3078-8350, sendo que o telefone real é 4003-9009. Cuidado pessoal!!!

    Eis o site da loja nokia real:
    http://nokia.submarino.com.br/home/index.site , Rodrigo confira essa informaçao, posso estar errado. mas estou desconfiado deste suposto site.

  12. Acho engraçado esse pessoal que detona com um telefone antes mesmo do lançamento, e sem saber como o mesmo funciona na vida real. Um aviso para os desatentos: O Nokia N8 vai vender mais do que o Iphone, X10, Milestone Galaxy juntos. Por que? Porque é um Nokia (garantia de fiabilidade), porque é mais barato que os concorrentes, porque tem saída HDMI, USB On-the-go, GPS com navegação gratuita, entre outros. Para os que não acreditam, deixo aqui a como foi o mercado de smartphones em 2009 (já publicada aqui no blog pelo Rodrigo Toledo):
    1 – Nokia . . . . 68 Milhões 39%
    2 – RIM . . . . . 35 MMilhões 20%
    3 – Apple . . . . 25 Milhões 15%
    4 – HTC . . . . . 8 Milhões 5%

    Como se vê a Nokia concorre com a RIM…

    Para quem fala que o Symbian é um sistema morto:

    Smartphones OS:
    1 – Symbian . . . ….. . . . 45%
    2 – RIM . . . . . . ….. . . . . 20%
    3 – Apple . . . .. . …. . . . 15%
    4 – Windows Mobile . . . 6%
    5 – Google Android . . . . 4%

    Novamente a RIM é a concorrente. Se informem bem antes de falarem bobagens. Ninguém aqui duvida que o Iphone, o Galaxy e o X10 são ótimos aparelhos. Quem gosta, compra. Mas não é possível impor sua opinião na compra dos outros.

  13. Pessoal por favor entendam, não devemos analisar um aparelho por especificações técnicas somente. Ter um bom processador e memória conta muito, mas isso não diz nada quando o quesito é funcionalidade. O N8 tem muitas funções superiores a esses telefonizinhos ANDROID e o povo que usa essas coisas quer detonar pelo fato de ser symbian e ter processador fraco. Prefiro em muito a funcionalidade dele do que a que muitos ANDROIDs podem me dar.

    Pra mim o único Smartphone capaz de rivalizar com o N8 (além do blackberry) é o Iphone 4. E sinceramente eu ainda prefiro hoje o N8 do que o IPHONE. Eu uso o IOS e gosto muito, mas ainda prefiro esperar um ano e pegar um Iphone mais completo do que trocar o meu agora. Enquanto isso posso brincar com um symbian muito “arretado” com ÓTIMO preço e AS MELHORES FUNÇÕES DO MERCADO.

    Lembrem, não julguem o Smartphone como um PC porque por mais que se aproxime o foco é outro totalmente diferente. Essa estratégia da google e essa popularização do ANDROID com suas constantes mudanças vão acabar mau. Só espero que nenhum de vocês se endivide demais trocando de celular todo mês porque saiu um ANDROID novo. Isso não é só consumismo, é fanatismo e compulsão.

  14. Alessandro concordo com vc, ja tive celulares de todas as marcas e de varios modelos, e cada um me serviram na sua época, hoje estou de Milestone e ainda tenho meu N95 e 5530 e a bomba do MOTO Q1, e todos os nokia q já tive foram otimos, são intuitivos e não presisam fazer um cursinho pra mexer neles. Nunca sequer mexi num iphone e nem tenho vontade, android é bom mas ainda deixa a desejar em algumas coisas, EX; gravar APPS na memoria do aparelho. Com o Nokia vc tem escolha. Nao estou falando mau de nenhum SO, cada um com suas preferencias.

  15. O Nokia N8 já aparece na loja online da Nokia! Com o preço que ja havia sido publicado aqui no blog: R$ 1.499,00. Flw.

  16. Conforme disse o Harry Stéfano, realmente o link que postei remete para uma loja chamada Vtex, sendo que a loja oficial da Nokia era no Submarino, exatamente como o Harry disse.

    Será golpe desta tal de Vtex ? Ná dúvida, é melhor esperar!

    William.

  17. eu mesmo nao falo nada pra mim a nokia votla so com meego e o symbian e bom so o nokia n97 q e rui o nokia n95 ainda e muito bom eu acho mais eu quero mesmo e samsung e espera por meego pq sei q esse meego vai deixa todos ai d boca abreda ate as outra marcas vai quere o meego

  18. Peguei não faz muito um milestone, e confesso que por ligar e desligar o wi-fi e o 3G para poupar bateria, seguido tenho que reiniciar o aparelho. Também não entendo muito bem esse gerenciador capenga que ele tem dos aplicativos. Não vejo a hora de ver reviews sérios do N8. Tem potencial pra ser meu próximo smart.

  19. @Harry Stéfano

    Essa loja que você viu é a nova loja on line da Nokia anunciada no Ovi Expedition II. A Nokia está reformulando todos os seus canais de vendas no Brasil.

    Não se preocupe. A nova loja será o canal de vendas oficial da nokia. Ao que tudo indica, a antiga loja vinculada ao submarino não deve durar muito tempo no ar.

    Veja que tem o cadeado de segurança no alto da nova loja Nokia.

    https://www.lojaonlinenokia.com.br/

    Se você ainda tiver dúvidas o telefone de atendimento deles é: (11) 3078-8350

    E o N8 está a venda também no Magazine Luiza
    modelo cinza

    http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=2015917&linha=TE&Setor=TECE&modelo=00

  20. Para aqueles que são fãs cegos da nokia e ficam citando a fatia de mercado como exemplo de sucesso de empresa, saibam que o symbian já correspondeu há quase 60 por cento do mercado de smarts e hoje está na casa dos 30. A nokia está indo MUITO mal no mercado high-end de smartphones. Ela consegue vender no mercado mid e low mas no high (onde o lucro é maior) está muito mal. Não é a toa que o CEO da empresa foi demitido e mudaram o chefe de desenvolvimento do meego. Alguma coisa precisa ser feita e rápido. Mesmo com as milhões de aparelhos vendidos pela nokia, a fatia de lucro dela no mercado está MUITO menor que antigamente. A apple por exemplo está tomando a fatia de lucro cada vez mais e já está com muito mais que a nokia.

  21. @wellington

    Creio que o único que de fato rivalizará com o N8 será o N9 com Meego.

    N8 terá a melhor câmera e conjunto de funções, quando se pensa em custo x benefício.

    N9 terá o novo OS Meego e com recursos de computação móvel. A navegação na internet nele deve ser semelhante a realizada em um PC ou netbook. Alguns sites dizem que ele terá hd de 64G, entre outras. Leia o próprio post do Rodrigo Toledo repercutindo as especulações das características do N9 num fórum chinês

    http://www.rodrigostoledo.com/2010/08/rumor-especificacoes-tecnicas-do-nokia-n9/

    O N8 já está a venda; o N9 deve chegar ao mercado no fim do primeiro trimestre do ano que vem, mesmo que seja anúnciado em novembro no evento da Nokia sobre o Meego.

  22. @joao
    Apresente números comprovando:
    1º)”A nokia está indo MUITO mal no mercado high-end de smartphones”
    2º)”A apple por exemplo está tomando a fatia de lucro cada vez mais e já está com muito mais que a nokia”
    Não sou fã cego da Nokia, apenas não gosto de injustiças. Não “torço” para nenhuma empresa, pois não estou comprando um filho e sim um pedaço de metal. Não caio no marketing das empresas que lucram em cima de idiotas que compram o que a sua marca favorita lança. Posso comprar um N8, um Iphone 4 ou um Galaxy, mas comprarei baseado em fatos. Acordem! Vamos discutir o que é melhor para nós e não o que é melhor para Nokia, apple ou Google. apenas vamos faze-lo de maneira certa, com reviews e estatísticas, e não pelo “o meu é melhor do que o seu…”

  23. Que saco vamos parar com essas brigar estúpidas gente seria melhor falar só quem já tem o aparelho em mãos e quem tem dúvidas em comprar.

  24. Ola Rodrigo,
    Bom dia, voce tem idéia de quanto irá ficar o preço do N8 através das operadoras?
    Acho que o N8, é um aparelho com um ótimo custo beneficio. e ele atende as minhas necessidades,. que para mim é o que importa. e não se o telefone X ou Y, tem maior processador ou carinha mais bonitinha.
    Um abraço a todos.

  25. Quem tiver o prazer de fazer a pré-compra agora na Nokia Store do RJ leva na HORA um fone BH 505 + Tripe para tirar fotos maravilhosas, fica ai a dica ! O aparelho será entreque em Outubro.

  26. Alessandro,

    Ou você mora fora da terra, ou você é funcionário da Nokia ou você não acessa os meios de comunicação. Ninguém disse que a Nokia é ruim, antes que você tenha o seu chilique eu tenho um Nokia E71 também, mas que a Nokia anda ladeira abaixo isto é notorio, esta anos atras de Android, iPhone e RIM em relação aos quesito smartphone. Seus sistemas operacionais são uma aberração, o Symbian já teve um pedaço bem maior e esta em franca decadência. O N8 não vai vender metade do que o iPhone4 vendeu, isto é outro fato, pode falar que ele te m pegada da morte e outros defeitos, mas isto é fato. O android tem incomodado muito a Nokia, ela não consegue se acertar, até trocou o seu CEO recentemente por causa das estrategias erradas e o fracasso do N97 e N900. Você pode dizer que foram aparelhos bons, mas para você porque para Nokia foi um fracasso financeiro. Então se acalme e leia antes de jogar pedras. A Nokia esta descendo ladeira abaixo e se não se reinventar vai perder a supremacia, porque hoje ela é lider de “telefone celular” em celulares inteligentes, smartphones ela esta cada vez pior. E o N8 é defasado sim em relação ao que tem no mercado e o Symbian, você gostando ou não esta nas portas da morte e ponto final. Cada um compra o que quer, mas os fatos não mudam.
    Ponto final.

  27. teve um cara ai de cima que disse que o n900 foi um fracasso queria que ele respondesse o porque pois acredito que até a chegada do n8 ele seria o melhor smartphone não fosse o valor absurdo cobrado por ele eu tbm uso symbian dede o nokia 6681 do que adiantaria ter um smart com um processador muito rápido muita memória se o os fosse muito “pesado” a ponto de consumir todo o desempenho do aparelho em contra partida o symbian é bem levinho realmente devemos ter o que nos atende sem nos preocupar com especulaçõe alheias de fãnboys eu por exemplo tenho um n78 é muito limitado mas me atende ainda quero pegar ou o htc desire ou x10 ou o n900 pois numeros de vendas pra mim é irrelevante infelizmente um fator que me preocupa muito nos smart é a bateria de que adianta ter um pc de bolso se na hora que for usar ta descarregado ou descarregando sem poder usufruir de todos os serviços?

  28. Ja chega ultrapassado ao mercado. Symbian eh um sistema operacional morto. Nokia fail!
    iPhone4 eh muito melhor. Tela de 640 x 960 pixels contra 360 x 640 pixels (Tah de sacanagem neh?).
    Engraçado o desespero da Nokia depois de despencar no mercado. Quando lançaram o N95, GPS com navegação era pago e muito caro, agora a OVI oferece o sistema gratuito??
    Repito, Nokia fail again e enquanto nao assumir seus erros vai continuar caindo no mercado.

  29. A Nokia, devia saber, porque foi lider durante muitos anos.
    1º – Para se ser lider é preciso estar na frente da inovação e tecnologia.
    2º – Ser lider é mostrar aos outros o caminho a pecorrer.

    3º Ser lider é antever as jogodas dos concorrentes e antecipar-se.
    4º Ser lider é não dormir na forma.

    Só a Nokia se pode culpar a ela própria por estar na situção em que está.

    Fico doente só de pensar que sempre fui cliente da marca e que sempre me identifiquei com a marca e que agora tenho de dar o braço a torcer porque a concorrência é melhor.
    A nokia defraudou todos os seus clientes de forma abusiva.

  30. @Alessandro

    Corroborando com o Robert, até a matemática comprova que a Nokia está indo para o saco: http://macmagazine.com.br/2010/10/05/asymco-mostra-antes-e-depois-do-mercado-de-celulares-usando-matematica-nokia-senta-e-chora/. Já tive um 6120c, N95 e por último o 5800XM. Este último nunca deveria ter existido, e sim o N8 deveria ser o Symbian com tela de toque a 2 anos atrás! A Nokia continua líder com a maior fatia de mercado, porém sua margem de lucro caiu violentamente desde 2007, pois desde então ela simplesmente não evolui. Enquanto isso empresas como Apple e RIM vem sempre crescendo, seguidas lentemente até por Motorola e Samsung – que pelo visto abandonou o Symbian de vez! Quem em sã consciência que saiu do mundo Symbian para o iOS ou Android teria coragem de voltar? Pra mim nunca mais!
    Obs.: Hoje sou um consumidor deveras satisfeito com um iPhone 4.
    Obs.2: Até hoje não consegui vender o 5800 que está encalhado! Tinha um 3GS e vendi no mesmo dia que anunciei para pegar o 4.

  31. @Rodrigo

    Cara eu acho que o MEEGO tem muito a evoluir para disputar mercado. O N8 é uma ótima aposta devido o multimídia pesado que ele tem e compensa as debilidades do symbian como por exemplo a falta de apps.

    Eu gostaria que as pessoas definissem pra mim DEFASADO porque elas falam tanto isso e não entendo porque. O symbian vai morrer na próxima versão ok? O ANDROID morre daqui a 3 meses…

    Eu sinceramente quero ter o conceito de vocês sobre defasado. Ninguém sabe ainda como vai ser a estrutura do MEEGO mas se os apps do symbian rodarem nele, mesmo que por emulador ele já vai entrar com muita força no mercado e é possível que os desenvolvedores usem o symbian por muito tempo ainda pois eles será utilizado em aparelhos mais baratos que venderão muito para as classes mais baixas.

    Em suma o symbian vai voltar a liderar mercado se essa estratégia da NOKIA funcionar. Imagine, um n95 custava
    R$ 2.400,00 e o N8 R$ 1.500,00… é uma queda de R$ 900,00 em um High-End, isso é uma mudança brusca de foco e público-alvo. Critiquem quem quiser, mas eu acho que a NOKIA vai derrubar muita gente que está apostando no ANDROID. Quanto ao IPHONE ele é ótimo e tem um público literalmente VICIADO e por isso duvido que ele perca mercado, a tendência é ganhar mais.

    Agora vocês que gostam do IPHONE geralmente o usam por STATUS (eu mesmo já fiz isso) pensem bem, vocês querem mesmo que todo mundo tenha um IPHONE e ele vire povão? Eu não quero. Nem a APPLE quer. O público-alvo dela deseja coisas exclusivas por isso o aparelho não é feito para alcançar as massas, mas um público de alto nível.

    Fato é que a maioria da galera que usa IPHONE no BRASIL tem que usar de artifícios ilegais para conseguir deixar o aparelho utilizável. Tenha santa paciência. Espero que a APPLE crie um pouco mais de respeito pelos consumidores externos a terra do tio SAM. E quanto ao comentário acima eu creio que a o N8 tem potencial pra vender o dobro do que vendeu o IPHONE 4.

  32. Eu queria saber o que vocês usam no IPHONE e no ANDROID que não dá pra usar no symbian. Eu sei o que eu uso e não, mas eu duvido que a metade aqui tenha condições de responder essa pergunta. Me digam:

    O que de interessante pra você usuário brasileiro de 3g e funcionalidades internas de smartphones, o ANDROID e o IOS tem que o SYMBIAN não fornece para você?

  33. Eu tenho um Iphone e acho o máximo. Mesmo sendo pré pago e nunca tendo crédito, as meninas acham que eu sou rico e pagam um pau. Também não tenho plano de dados, isso deve ser caro pra caramba. Tenho um joguinho do peido que é muito engraçado, smartphone bacana é isso mesmo, tem que ter o joguinho do peido. Tem uns amigos burros que tem NOKIA. São uns babacas, pois eles falam que tem um SO consagrado, mas ninguém nem sabe o que é SO. Também falam que tem multitask de verdade, uma bela câmera, USB on the go, saída HDMI, vídeo conferência e outras coisas que não prestam pra nada. Meu pai (que me deu o Iphone) falou que o meu é melhor que o de todo mundo. E pronto. A NOKIA, meu pai falou, que é uma firminha de fundo de quintal, que está a beira da falência e só vende porcaria. Minha empregada mesmo, tem um lanterninha de 70 reais. Como que a galera rica e moderna fala mesmo??? Ah, lembrei, Nokia Fail, mais do mesmo, parou no tempo, está a três anos atrás… não fez mais nada que preste depois do N95. Bom, perai que eu vou fazer um FACE TIME. O quê? Só dá pra fazer pra outro Iphone? Não é que nem o Nokia N95 do porteiro? Dane-se, vou falar que não presta do mesmo jeito. Falou galera. Vou ver se eu instalo agora o programinha da Vuvuzela.

  34. @Steve Jobs Kisser Ass

    Lembre de instalar aquele programinha pra ele virar pen drive porque se não ele não serve pra carregar arquivos e cuidado pro ITUNES não te pegar, ATUALIZAR e detonar o teu JAILBROKEN já que você é um fugitivo que saiu “de trás das grades”. rsrs.

    Calma pessoal eu amo o IPHONE viu, mas tem MUITO O QUE MELHORAR PRA SIMPLIFICAR A VIDA DA GENTE.

  35. o problema não é o que vc pode fazer o que não pode e sim como se faz no android e no symbian

    um exemplo básico quando vc vai digitar uma msg

    symbian: aperte em msg>>nova msg>>aperte um espaço em branco

    android aperte em msg>>nova msg

    isso é somente um exemplo, ai vc diz po mas um clique a mais isso não faz diferença, eu apenas dei um exemplo básico.

    para não dizer que é somente esse vou da mas 02 exemplos:

    1 o n8 continua impossibilitado de enviar emails via mail2exchange.

    2 o navegador nokia é o pior de todos que existem (nativamente) se vc digitar um endereço nos aprelhos nokias (qualquer um) e num iphone e android vc vai perceber a diferença no auto completa (dica do que vc esta digitando).

    claro não irei esquecer da interface feia e quadrada do symbian apesar de isso pode ser considerado como frescura porém influencia e muita na escolha de um aparelho .

  36. wellington hj a minha maior preocupaçao ao comprar um smart é atualização, e a nokia anda pisando na bola nesse ponto… os android da google então nem se fala, já no iphone da primeira geração a 4 todos podem usar o mesmo SO.
    Outra coisa que o povo esquece é que os programadores pra simbyan sumiram prova disso é vc ir por orkut e dar uma olhada nas comunidades de telefones nokia e procurar um programa novo pra usar no seu telefone… não tem nada de novo. já pro android e pro iphone todo dia tem alguma novidade nem que seja programa pra emular flatulencias kkkk.
    Sempre gostei da nokia até descobrir que a assistencia dela éé precaria que condena qualquer telefone, tive um E71 ccondenado por “oxidação” sem nunca ter visto água nem por foto.
    hoje trabalho pra tim no setor de qualidade de sinal, ano passado a nokia “presenteou” os funcionarios da TIM

  37. ***wellington:

    Acredito que atualmente o maior deficit da nokia fica por conta dos aplicativos e jogos, nesse quesito Android e IOS definitivamente estão muito à frente da nokia.

    Sempre defendi com voracidade a nokia, mas realmente ela parou no tempo, e não foi só o Hardware que parou, o software tbm parou.

    Acredito sim que o Symbian 3 deve estar muito melhor que o S60 V5, mas como atual usuário de um milestone com Android 2.2 (Froyo) não tem como comparar um N97 por exemplo com o Miles ou um Iphone 3g que seja, software e Hardware muito mais maduros.

    Pelos últimos vídeos do N8, mostrando alguns jogos do IOS e Android rodando nele acredito que a Nokia acordou e viu que nem só de Hardware e Câmera vive um smartphone, os usuários amadureceram e querem um all in one.

    Tenho certeza que o N8 nãoserá um fracasso total, pois além dos seguidores fiéis da empresa sem dúvida alguma o N8 é o “câmera phone” dos últimos tempos, a tendência é que todo smart que se preze tenha sim uma câmera descente, e não um lixo como a do meu atual milestone, isso sim eu sinto falta, uma câmera decente, saudades até do meu N95/N85.

    Nunca uma fabricante conseguirá agradar todos os usuários, pois com a rápida evolução da tecnologia sempre existirá um aparelho recém lançado com “algo mais”, sendo assim,
    como o Rodrigo sempre diz, tudo depende das necessidades de cada tipo de usuário.

    Abraços

  38. wellington hj a minha maior preocupaçao ao comprar um smart é atualização, e a nokia anda pisando na bola nesse ponto… os android da google então nem se fala, já no iphone da primeira geração a 4 todos podem usar o mesmo SO.
    Outra coisa que o povo esquece é que os programadores pra simbyan sumiram prova disso é vc ir por orkut e dar uma olhada nas comunidades de telefones nokia e procurar um programa novo pra usar no seu telefone… não tem nada de novo. já pro android e pro iphone todo dia tem alguma novidade nem que seja programa pra emular flatulencias kkkk.
    Sempre gostei da nokia até descobrir que a assistencia dela éé precaria que condena qualquer telefone, tive um E71 ccondenado por “oxidação” sem nunca ter visto água nem por foto.
    hoje trabalho pra tim no setor de qualidade de sinal, ano passado a nokia “presenteou” os funcionarios da TIM com o E63… na sede da TIM norte que é aonde eu trabalho todos que pegaram o E63 aposentaram a criança com 3 meses de uso por travar muito e os que levaram a assistencia perderam a grantia por suposta “oxidação” …
    Não sou mais fanboy de marca alguma pois quando se trata de pegar a sua grana todos prometem maravilhas… depois que vc passou o cartão… já era vc passa a fazer parte das estatistica dos que compraram e estão devendo.
    Por isso meu amigo não dá pra dar credito a Nokia, por falta de programas… por ter um telefone defasado… com algumas coisas interessantes mas que no conjunto todo da obra acaba deixando a desejar… pq lembre-se a maioria que vem escrever aqui não é usuario de liga e desliga chamada… todos querem um smart que asovie e chupe cana…
    Agora pra descontrair eu digo…
    Para comprar um celular hj eu pergunto pra fabricante…
    Quando vc PHODE… vc bj na boca ?
    Se for a nokia e ela responder sim… eu respondo…
    Pois é só que até agora vc só me PHODEU…. 😛

  39. @wellington

    Bem, no meu caso acredito que a questão maior não seja apenas o que dá para usar, mas como usar, e o desempenho do que utilizo. Meus maiores problemas com o Symbian com tela de toque eram relativos à oferta de aplicativos, à performance geral do sistema, e aos bugs inacreditáveis (ou erros de projeto sei lá) – o alarme do 5800 tocava na hora que tinha vontade, e não na hora que eu programava. Travementos, interface arcaica, e por aí vai. O Android para mim não serve, pois não utilizo redes sociais. O iOS melhorou bastante com a vinda do iOS 4. Resolvi experimentar e gostei. Anos-luz a frente do Symbian, só isso.

    @Steve Jobs Kisser Ass
    Hehehe!

  40. @Steve Jobs Kisser
    Excelente teu post.
    afinal como é que vivi até hoje sem o Jogo do peido e a vuvuzela no meu cel.
    huahuahua

  41. O pessoal tá comparando o preço do N95, com o N8, pra dizer que a Nokia barateou o preço do high-end, mas a história não é bem essa.

    A verdade é que o N8 não vem pra competir com nenhum celular high-end. O Symbian não tem fôlego pra isso, e a Nokia sabe disso.

    O N8 tem preço de mid-end, por que tirando a câmera fotográfica, as características dele são de mid-end: processador com menos de 1GHz, metade da memória dos outros (256mb contra 512mb), sem contar o sistema que perde fácil pra iOS, BlackBerry e Android.

    O pessoal que ama a Nokia pode discutir o quanto quiser, acredito que vão aparecer com vários argumentos legais pra dizer o quanto o Symbian é bom, mas a verdade é que se ele realmente tivesse condições de bater de frente com o iOS e o Android, a própria Nokia não teria vindo a público várias vezes dizer que o MeeGo vai substituir o Symbian nos aparelhos high-ends.

    Quando um telefone esperto com MeeGo for lançado, vai dar pra fazer essa comparação. Até lá, dá pra dizer que o N8 é um excelente mid-end, com um preço justo para o que ele oferece.

  42. Ainda nao usei o ios 4, mas sei o q o Android tem a mais q o symbian: muito mais travamentos e a ausência de multitarefa. Android 2.1 é piada. Por isso vou passar meu milestone com 3 meses de uso a preço de banana e correr pro abraço com o n8. To pensando em vender por uns 500 contos. Alguém de habilita? Hehe. E pensar q paguei o mesmo preço do n8. Deveria ter esperado…

  43. ô fãboizada da apple mala. Haja paciência pra aguentar vocês… Steve Jobs kisser, muito bom seu post. Não gostou do N8? ótimo, pegue seu dinheiro, compre um iphone e seja feliz. Simples assim!

  44. Aqui em casa, tenho o Xperia X10 ,Iphone 4, posso dizer que em questao de SO , o iOS roda liso,rapido e prático, ao contrario do android no X10 constantemente trava,reinicia sozinho,o touch nao é bom, a bateria na metade do dia acaba,e sem contar a demora da sony ericsson em atualizar o SO,que ainda vai ser pro 2.1 e mesmo assim nao vai ter muita diferença.(digo que ja vou vender meu X10)
    O SO do iphone pra mim hj, é o melhor ,muito facil de se usar,
    mas como sempre aquelas limitaçoes da apple que chegam a irritar, ai que ta a diferença em relaçao ao N8 ,como entrada HDMI, USB-on-the-go( que acho massa demais),bluetooth 3.0(liberado,ao contrario da apple),uma bela camera,GPS gratuito com comando voz tanto veicular como a pe, video-chamada pra qualquer celular,é por mais que o symbian esteje um pouco para tras,ainda acho um belo SO, bastante customizavel,da pra se fazer muita coisa com ele,e a real diferençaa entre o iphone 4 e o N8 ,é a questao de jogos onde o iphone tem uma gama infinitamente maior ,pq de resto nao vejo tanta diferença.

  45. Vocês ficam falando de aplicativos de peido e que o iPhone é para ter status, pena que o mundo não pensa assim, basta ver os números e o mercado. Quem fala mal do iPhone nunca usou um de verdade e os aparelhos com androids são excelentes em sua maioria. Agora os cegos de plantão que ficam presos ao passado pagando caro por hardware e um Symbian doente e a beira da morte. Basta ver as empresas que fabricam softwares para iPhone e Android. E quem disse que a Apple é um jardim murado, tem razão, mas é um belo jardim murado onde tem inumeros softwares e aplicações, tem coisa ruim também, mas onde não tem? E tem outro detalhe ela não inventou a videoconferencia, mas fez ser algo util e usado. Ela não era lider de mercado como a nokia, mas fez um celular como deveria ser feito que as empresas normais não enxergaram. A Nokia não é pequena, ainda é uma gigante, mas o problema é que Novell foi gigante, COMPAQ foi gigante, Palm foi gigante e ficaram no passado. A Nokia esta indo para o passado, porque não consegue se reinventar. Para o colega que perguntou porque o N900 foi um fracasso, simplesmente porque não deu lucro para a nokia e uma empresa vive de lucros e não de sonhos.
    Simples assim. tenho Nokia, gosto da Nokia, mas não sou burro para não enxergar o quanto ela esta ficando para trás.

  46. @wellington

    Concordo com seus argumentos. Ninguém sabe ainda como será o Meego na prática. A única coisa que sabemos é que ele herdará muito do Maemo na sua estrutura.
    De qualquer forma, a Nokia projeta o Meego como o seu sistema de ponta e o Symbian como um sistema para smartphones com ótimo custo x benefício. O preço do N8 é um bom exemplo disso, a um ano a Nokia lançou o N97 por 2399,00 e o 5800 por 1800,00. Lembro-me que o Rodrigo Toledo foi na antiga Nokia Store SP comprar o 5800 por esse preço. Hoje o N8 é fabricado no Brasil e custa bem mais barato.

    Eu também tenho muito interesse no N8 e não preocupo tanto com a questão do Symbian. Sei usar bem ele graças ao N95 8GB. Quanto aos apps, de fato o Symbian deve se aproveitar de muitos aplicativos gerados também para Meego com a consolidação do QT e a redução em 70% nas linhas de código. Dessa forma, a oferta de apps deve crescer muito em 2011. A Ovi loja no Brasil terá apps pago até dezembro de 2010 e creio que nós usuários Symbian não sentiremos muita diferença em termos de qualidade de apps quando comparadas as lojas dos outros SOs. Afinal, ninguém compra 600 mil apps ou 100 mil apps … hehehe

    Quanto a capacidade do Meego, saiu hoje um novo comentário do Murtazim dizendo que ele é uma peça quase perfeita de hardware.

    http://www.tudocelular.com/Novos-Produtos/noticias/n23338/nokia-n9-hardware-perfeito.html

    Mas com a saída do chefe da equipe do Meego e o atraso no lançamento do N8 acho bem provável que ele só chegue as lojas em março do ano que vem. E certamente não terá uma câmera igual ou superior a do N8 para não competir com ele.

    Quem gosta de Nokia e quer um bom smartphone certamente irá de N8. Prefiro as várias funcionalidades dele, aos chips de 1ghz do Android ou a interface bonita e tela retina do iPhone.

  47. foda-se todos a nokia é como a coca cola as outras são como mate couro delrey barés etc dão até pros gastos mas não se igualam agora os otários de cima compraram o smart pora jogar um joguinho de peido vai a merda comprem o n900 bando e joguem emuladores de n64 psx snes etc descentemente bando de pobretada cismada a ser rica “até minha empregada tem um de lanterninha” aff concordo que a nokia como todas as outras passam por dificuldades e erros o meu smarphone não precisa de case nem bandaid na antena concordo tbm que as aplicações symbian são bem escassas mas as que temos pelo menos as minhas são indispensáveis ainda acho que o melhor smartphone é o n900

  48. @Steve Jobs Kisser Ass

    Seu texto é ótimo em humor!!! hahahaha

    E tem gente que compra iPhone no Brasil pensando desse jeito mesmo que você descreveu. Muitos compram por status, o que é pura bobagem.

    Empresas fabricam e vendem para ter lucro e ganhar escala no mercado e não para vender só para meia dúvida bens de consumo semi-duráveis, como é o caso de um telefone.

    Nos EUA a Apple já vendeu milhões de unidades e na China só na pré-venda foram 400 mil encomendas. Não me parece que esses dados indicam que o iPhone é artigo de luxo.

    Telefone de luxo são aqueles lançados com diamantes, ouro, etc. A própria Nokia tem uma marca de luxo chamada Vertu. Vendem poucos aparelhos para pessoas ricas. Esses aparelhos representam pequena fração do lucro da empresa. Lucro mesmo ela tem com os seus N8, 5800, N95, N900 e outros.

    Então quem compra iPhone para pagar de riquinho e pegar mulher tire o cavalinho da chuva…hehehhe
    Não adianta nada comprar o iPhone com esse objetivo se não tiver o carro de luxo para levar a mulher num bom restaurante ou motel… hahahaha

    Quer parecer rico de verdade, compra um telefone exclusivo da Vertu… hahahahaha

  49. @Rafael Menezes,

    Concordo com você. As funcionalidades oferecidas pela Nokia deixam o iPhone para trás. Todas essas restrições impostas pela Apple são desestimulantes a compra para quem está acostumado a liberdade oferecida pelos aparelhos da Nokia.

    Quanto ao jogos, eu se tivesse que comprar algo da Apple para ter bons jogos partiria para o iPod Touch 4G. Ele é mais barato que o iPhone, mais fino e leve e deve ter um rendimento melhor da bateria quando comparado ao iPhone já que não realiza chamadas telefônicas nem tem 3G.

  50. @Rodrigo,
    então,otimo conselho que deu em relaçao a jogos,o ipod touch cobre direitinho isso,diga-se de passagem eu tenho um ipod touch 3g,e tenho tudo que é jogo, e nao senti tanta diferença em relaçao ao iphone 4,poucos segundos de diferença em relaçao a carregamento de jogos, a tela retina que deixa um pouco mais clara as imagens e só.
    A diferença, do meu itouch3g pro iphone 4 ,pra mim que deu pra perceber, é a tela., de resto nao vejo diferença,o pessoal pode perguntar: “e o processador? facetime?gps?”,e eu digo,as vezes nao é preciso ter um processador de tantos Ghz,se o produto nao vai precisar daquilo tudo, facetime é uma palavra ,que a apple criou pra chamar a atençao, mas nao é nada mais nada menos que a video-chamada,que ja é bem antiga, desde o meu bom é velho N95,e que nao tem essa frescura, de se fazer so para o mesmo celular,.
    Digo,que o N8 é um smartphone é muito voltado para o trabalho,pra mim universitario ,é uma otima pedida,como por exemplo, eu for apresentar um trabalho,em vez de levar meu notebook,boto o conteudo no meu celular,e atraves dele,ja passo direto pro datashow,ou pro pen-drive da profº,usar a entrada HDMI,nossa sao tantas formas, que faz deixar o meu iphone nessa hora, quietinho na dele,sem poder fazer nada,pq nem o bluetooth eu posso usar.

  51. Smartphone para o trabalho, isto é um bla bla, este lance de smartphone para trabalho é bla bla para criar profissao nova, haja vista o monte de consultores que tem por ai. Ler e-mail, navegar na internet e pronto. Alguem pode enumerar 10 utilidades de um smartphone para o trabalho? Nao vale citar ler e-mail e navegar.
    Pronto, o desafio esta lançado. Este lance de smartphone no trabalho é querendo tirar onda de riquinho, tanto quanto quem usa o iPhone.
    Entao trabalhadores, relatem as suas experiencias de trabalho.
    MAs lembre-se, 10

  52. Então robert. Existem inúmeros tipos de profissionais. É muito restrito se pensar apenas em consultores ou profissionais de escritórios que apenas lêem email e navegam.

    Eu por exemplo sou DJ, gerencio uma empresa de eventos e além de utilizar o aparelho para ler emails, navegar, tirar fotos de alguns eventos e gravar vídeos de outros, incontáveis vezes utilizei o celular para testes de audio ligando-o no mixer/mesa de som; outras incontáveis vezes utilizei o celular como reprodutor de audio em situações onde não era possível ou não existia uma conexão a internet para fazer download de alguma faixa de audio específica para ser executada no evento. Incontáveis vezes também foram as que eu utilizei o celular como moden conectado a um notebook tanto durante o evento quanto durante alguma reunião com o cliente para demonstrar alguma mídia via internet. Cada evento é realizado e um local diferente, logo estou sempre em movimento e se não fosse o GPS do celular, com certeza eu perderia agilidade para chegar em alguns locais. Em eventos onde há utilização de projetor (telão), também costumo utilizar o celular para gerar as imagens para teste e ajustes de foco, tamanho e alinhamento do telão. Para testes ao invés de levar um aparelho de DVD ou um notebook levo apenas o celular que já está comigo sempre. Me lembro bem de uma situação em que um cliente trouxe um notebook da Apple que possui uma saída de vídeo proprietária e que obriga a utilização de um adaptador para a conexão ao padrão VGA. Por algum motivo o note da apple do cliente não estava liberando a imagem ao projetor e eu utilizei o celular para provar a ele que não havia nada de errado com o projetor e sim com o sistema maravilhoso da apple que ele utilizava. Em uma outra situação para agilizar o envio de material comprado pela empresa, efetuei o depósito e fotografei o recibo enviando-o imediatamente para a empresa por email através do celular. Estas experiências são as que me lembro agora, mas há muitas outras, fora as que outros profissionais de outro tipo de trabalho possuem.

  53. Estou indo ao RJ neste fim de semana e espero poder conferir ao vivo na loja da Nokia se tem preço melhor, visto que no lançamento do N900, fizeram promoção. Se tiver p/ pronta entrega e com preço bom, comprarei um.

  54. @tbrreal

    Por favor não julguem o N8 como tendo travamentos e sendo defasado se vocês não usaram o aparelho ainda. O IOS é sem dúvida o melhor sistema do mercado. A zebra é toda a frescura de política da apple.

    @DOCTOR.WHO

    Quanto a resistência de aparelhos, sinceramente eu tive vários e pra mim os siemens e NOKIA sempre foram os mais resistentes. Ou você deu um azar miserável ou fizeram uma experiencia com vcs dando aparelhos ruins rsrs…

    Como já disse o symbian tem debilidades e uma delas é a falta de apps (e jogos principalmente), mas se o IPHONE tem 1.000.000 de apps e só 1.000 deles servem pra algo é bobagem mostrar esses números. Sim eu posso fazer praticamente tudo com um symbian “defasado”. Uso calculadora financeira, office, previsão do tempo, o ópera pra navegar na 3g e jogos bacaninhas. Quanto a qualidade de jogos uso meu IPOD TOUCH. Isso pra mim é super útil.

    Sou um fã da NOKIA sim, mas não sou louco pra insistir em algo que EU VEJO que não é bom. Eu sei q o n97 é um lixo e nunca vou querer um, mas não é por isso que eu vou destruir a NOKIA pra sempre.

    Ainda acho o IPHONE o melhor Smartphone do mercado, mas troquei o meu 3g porque aquela porcaria de câmera dele me fez perder a chance de registrar com qualidade alguns dos melhores momentos da minha vida. Fiquei com um ITouch muito feliz da vida e com o bom e guerreiro n95 que nunca me deixou na mão mesmo quando o display queimou.

    Anotem o que estou dizendo a NOKIA vai ganhar um mercado grande com o symbian e os desenvolvedores vão começar a se interessar pelo QT que vai fazer com que MEEGO e Symbian rodem o mesmo aplicativo. Ou seja O symbian vai parar de evoluir, mas não vai parar de receber programas de qualidade e isso pro público mid-end será perfeito.

    Pra gente que faz do symbian um servidor de linux é claro que a realidade é outra, mas mesmo para nós as funcionalidades de um cel. tem de influenciar na compra. Comprar um aparelho com diferenciais é a escolha certa e vejo isso no N8. Ele não é mais do mesmo. Pra mim ele é inovador sim. Ele inovou no sentido “qualidade multimídia” tanto interna como externa. E pra mim isso faz toda diferença.

    Eu já vislumbro escutar músicas que peguei de “graça” na OVI editando um vídeo com fotos e vídeos que tirei com a ótima câmera e atendendo um telefonema dos meus amigos marcando pra sair. Tudo com o multitarefa sem perder nada nem a planilha do EXCEL que deixei aberta pra prova de estatítica.

    É isso. Pra mim função e mobilidade é tudo. Mas ninguém respondeu o que eu faço com o ANDROID que não faço com o SYMBIAN igual ou melhor? Só porque vou ter que dar um toq a mais pra enviar uma mensagem não é motivo pra comprar um Smartphone que fica obsoleto em 3 meses e que tem um monte igual no mercado. E isso digo porque até hoje quando vêem meu n95 muita gente diz:”esse celular é show” e é mesmo.

  55. Só lembrando que a realidade mostra claramente que a maior parte das pessoas que usam Smartphones nem tem plano de dados e alguns nem tem internet em casa. Dá pra entender? Você vai ter um IPHONE ou SAMSUNG GALAXY S pra usar no PRÉ-PAGO? Desculpem o termo mas vai se catar!!!

    Você não usa 1% do seu celular e acha que tem condições de criticar empresas sérias que estão disputando mercado? Os posts do N8 são sempre os mais comentados porque a galera quer saber. Pois por mais que a NOKIA tenha caído ela ainda é a gigante a maior do mercado e ela pode lançar uma tendência nova e um aparelho revolucionário a qualquer momento. Todo mundo espera o novo NOKIA e o novo IPHONE todos os anos pois eles são os BENCHMARKS de todo SMARTPHONE.

  56. Sou consultor financeiro e estudante de Administração.
    1° Uso Office no Smartphone para fazer textos e planilhas simples.
    2° Uso ele como GPS.
    3º Uso ele como MODEM.
    4º Uso pra analisar a cotação da bolsa minuto a minuto.
    5º Uso a calculadora financeira HP12C.
    6º Uso como PEN-DRIVE.
    7º Uso para navegar na internet.
    8º Uso para ler e-mails.
    9º Uso para TELEFONAR que é o mais importante.
    10º Uso para projetar imagens (TV ou projetor).
    11º Uso como peso de papel rsrs…
    12º Uso pra ter STATUS em reuniões com executivos.
    13º Uso como câmera pra captar boas idéias ou momento inesperados.
    14º Uso como gravador de voz para gravar conversas e reuniões.
    15º Uso para gravar vídeos “base” para estratégias do marketing corporativo da minha empresa.

    Normalmente é isso, mas tem mais coisa só não consigo lembrar. Ah…

    16º Jogo no finado N GAGE o CRASH KART, Space Impactum e R.E Degeneration. Apesar de que isso não é trabalho.

  57. @wellington

    Não fiz pré-julgamento, só questionei o Paulo Victor pois ele deu a entender que o N8 é livre de travamentos, contrastando com o Motorola Milestone.

  58. @tbrreal não digo que o n8 seja livre de travamentos, até pq o meu deve chegar só no final do mês. Mas diante das experiências que já tive com a nokia no 6600, 6680, n80, n95, n95 8GB e N900; e com a infelicidade do Milestone, posso dizer que este último é campeão.

    Comprei o milestone depois de ler relatos maravilhosos sobre o aparelho e, a despeito dos travamentos que de fato podem ocorrer em qualquer OS, chego a conclusão de que as pessoas gostam de Android por não conhecer outro sistema.

    O que é fundamental pra mim, num gadget, é a funcionalidade. Quase não uso o aparelho pra jogar, portanto, jogos pra mim são irrelevantes.
    Mas uso muito para navegar na internet, acessar redes sociais, executar tarefas em ferramentas de edição de texto, tirar fotos (depois do n95, nunca mais tive câmera digital), me localizar com gps, telefonar… E pra todas essas funções o Android (especificamente o Milestone) peca muito.

    E, o principal: quero que meu smartphone me permita andar só com ele, sem precisar carregar por aí notebook ou outros apetrechos. Quero poder passar uma apresentação em TV ou datashow, quero acessar dados de pendrives para copiar arquivos, quero assistir filmes com o aparelho conectado à TV, quero transferir e receber arquivos via bluetooth… E quero fazer tudo ao mesmo tempo!

    Pode ser querer demais, mas a NOKIA, sobretudo o N900, nos acostuma mal e nos faz ver que a gente poder querer demais, pq o dispositivo te possibilita fazer isso tudo.

    Multitarefa, pra mim, é fundamental. E chamar o q o Android faz de multitasking é piada. É horrível vc ter que permanecer numa página da web, ou numa tela do youtube, enquanto o conteúdo carrega, sem poder fazer mais nada.

    No N900 vc pode deixar 10 vídeos carregando ao mesmo tempo em que vc joga um joguinho, ou manda um sms, ou faz uma pesquisa na net, ou checa seus e-mails… depois é só ir lá e assistir aos filmes q finalizaram seu carregamento. E se quiser vê-los na TV, é só ter o cabo à mão.

    O multitasking do symbian de fato não é, até onde eu conheço, nem perto do Maemo. Mas quero ver como a funcionalidade vai se comportar no N8. Pelo que tenho experiência com a Nokia, sei que não vai me deixar na mão.

  59. @Paulo Victor

    Entendo, então por que não permanecer com o N900 (que pra mim também é claramente superior ao Symbian)?

  60. Pq eu ferrei meu aparelho, instalando um firmware pirata que apareceu da net. Pifei q gestão de bateria dele, q agora só reconhece a porta usb como cabo de dados. A bateria começa a carregar e para. Tava esperando ele chegar ao Brasil para levar na autorizada e consertar o aparelho, q tá morto na gaveta.

    Mas, ainda assim, quero testar o symbian^3 e ver de qual é. Daí escolho com qual fico.

  61. Nokia=Teias de Aranha.

    Não tarda nada estão a vender Nokia N8 em Africa, porque aqui já não enganam ninguém.

    Já ouvi dizer que a Apple está a pensar em comprar a Nokia, para poder atacar o mercado dos smartphones low cost.

  62. Estou impressionado com o nivel daqui.

    Não sei o que a Nokia, a Aple, esta fazendo para não ver os talentos que temos aqui mesmo.

    Temos especialistas em mercado, marketeiros do mais alto nível de conhecimento, não sei o que fazem estes talentos aqui, mas acredito que deveriam estar em uma grande multi do ramo, isto é, se já não forem estes danadinhos…

    ahh, esqueci de dizer, santa injustiça, temos também adivinhos ou futurologos… vou anotar cada dica e vou embarcar no mercado de ações, tenho certeza que ficarei rico com tanta preciosidade…

  63. Manoel Andradas

    “Estou impressionado com o nivel daqui.

    Não sei o que a Nokia, a Aple, esta fazendo para não ver os talentos que temos aqui mesmo.

    Temos especialistas em mercado, marketeiros do mais alto nível de conhecimento, não sei o que fazem estes talentos aqui, mas acredito que deveriam estar em uma grande multi do ramo, isto é, se já não forem estes danadinhos…

    ahh, esqueci de dizer, santa injustiça, temos também adivinhos ou futurologos… vou anotar cada dica e vou embarcar no mercado de ações, tenho certeza que ficarei rico com tanta preciosidade…”

    Não somos experts no que vc diz … temos apenas consciencia de que uma empresa que lança algo já dizendo olha quem comprar que se vire se der problema pq não vamos mais atualizar é no minimo uma empresa que vai cair na retalhação prova disso foi oque os usuarios da motorola fizeram em relação ao milestone.
    Mas na boa dizer que a nokia é hoje a melhor empresa fabricante de smartfone é o mesmo que dizer que a Dilma ou o Serra serão bons presidentes para o pais… mas todos no brasil mandaram essas duas figuras pro segundo turno… também dizer que a nokia não fez nada d bom é burrice assim como dizer que os dois citados não fizeram nada pra mudar o pais também e falar bobagens …
    Por fim se queremos un telefone razoavelmente bom … por um preço razoavel … vinda de uma empresa relativamente boa… assim como um governo razoavel … bom está tudo se ecaminhando pra dar certo …

  64. cara todo mundo mete o pau no symbian eu nunca entendi pq mas vamos lá, hoje eu tenho um iPhone 3GS e nunca mas nunca mesmo o iOS se compara com o symbian do n95 isso mesmo Aquele antigo, o iPhone pode ter uma iOS muito envolvente etc etc ótima de se navegar, e acaba por aí, no n95 eu podiA criar pAsta copiar fotos para essas pastas copiar arquivos baixado do pc para essas pastas usando o cel como um pen drive copiar música de qualquer pc para o cel com facilidade usar as notas e separar por categorias não precisava de ter um programa como onitunes para poder copiar arquivos música etc nas notas podiA tirar foto colar nas notas e escrever nas notas.

    isso são apenas algumas das coisas que eu fazia e realmente precisava pois preciso de um controle de os , transferência de dados copiar arquivos e fotos com facilidade, e hj no iPhone já comprei vários programas e ainda eles não fazem nem metade do que o symbian fazia não sei porque meter o pau no symbian hj só estou com o iPhone por falta de um touchscreen realmente bom pela a Nokia mas depois de ver vários videos da pra ver que agora sim acertou.

  65. sim… e eu dou meu iPhone pra quem provar que o iOS sem baixar nenhum app tem mais funcionalidade do que o symbian tou falando de agora não quero saber de ser facil para navegar etc etc não mas sim de ultilidades reais do dia a dia pra quem trabalha em escritório o precisa copiar arquivos no dia. dia quem provar isso leva meu iPhone 3GS.

  66. Não devemos diminuir a contribuição do GamiPhone na forma como interagimos com nossos telefones atualmente…
    Mas, de forma alguma podemos esquecer o objeto de vanguarda que foi o N95!!! Ele é o ‘maior culpado’ do Symbian hj parecer ultrapassado… Em 2006, já se fazia tudo com ele kkkk
    Realmente, estar à frente de seu tempo cobra um preço demasiado alto…

  67. rodrigo voce ja sabe quando vão começar a entregar os nokias n8 que foram comprados pela pre venda?
    Pois ja pedi o meu e estou muito ansioso tou sofrendo umpouco com meu iphone 3gs na falta de umas funçoes. ficaria muito grato pois ja rodei na net e nao tive nenhuma informação. obrigado.

  68. Os Nokias N8 comprados em pré venda, começaram a ser entregues na data de seu lançamento que será dia 05 de novembro de 2010. Também aguardo ansioso a entrega do meu, e tenho certeza que vai ser um sucesso mundial, mais uma vez como foi o N95 (imbatível!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.