iPhone, Nokia, Android ou Windows Mobile / 7? Quem ganha esta briga?

Eu sempre costumo dizer que não existe um aparelho celular melhor do que o outro, pois o que realmente vale a pena considerar são as necessidades específicas de cada usuário. É curioso acompanhar as discussões acaloradas dos defensores do iPhone, Nokia, Android ou Windows Mobile e perceber que no final das contas com um ou dois cliques a mais e uma interface um pouco mais antiga ou totalmente renovada, a maior parte dos usuários utiliza os seus celulares para fazer as mesmas coisas!!

Fotos, vídeos, games casuais (quer jogar “de verdade” use o Xbox 360 ou Play 3), GPS, navegação na Web, Twitter, Facebook, Orkut, e-mail, fazer e receber ligações, mandar SMS, tudo pode ser feito no iPhone, Nokia, Android ou Windows Mobile!! Eu tenho o hábito de trocar de plataforma a cada 2 ou 3 meses para poder ficar por dentro das vantagens e desvantagens de cada uma delas, e nos últimos tempos utilizei o Symbian e o Maemo da Nokia, o iPhone e o Android, e consegui utilizar os aparelhos para as mesmas tarefas sem nenhum problema.

Claro que precisamos nos acostumar com alguns detalhes ou aplicativos específicos de cada plataforma, mas de uma maneira geral todas atendem muito bem até os usuários mais avançados, necessitando somente de um pouco mais de esforço na busca de soluções em alguns casos específicos. É muito legal ter uma loja de aplicativos gigante para testar novidades todos os dias, mas no final das contas acabamos com um monte de lixo inútil entupindo o aparelho para nada. Eu tenho uma média de 100 aplicativos e games instalados em cada aparelho, seja no iPhone, Android ou Nokia, mas sempre uso as mesmas coisas, e raramente encontro alguma novidade realmente matadora que faça com que determinado celular destrua totalmente os outros.

No começo do blog eu tinha um Nokia N80 e falava muito mais da marca Finlandesa, mas com o passar do tempo eu comecei a utilizar outras plataforma e notei que todos os aparelhos possuem suas vantagens, e a decisão acaba ficando nos pequenos detalhes, e nas necessidades específicas de cada um. Deixando o coração e a paixão pela marca favorita de lado, percebemos que a maior parte dos aparelhos são muito semelhantes, e que independente da quantidade de megapixels das câmeras ou velocidade do processador, hoje vivemos um momento em que todos os aparelhos estão muito mais próximos e igualmente avançados.

Hoje ao ler um comentário aqui no blog eu consegui encontrar um bom exemplo do que sempre comento por aqui. Um leitor que é usuário de Mac e utiliza um Nokia N8 e um iPhone 4,  e que encontrou um melhor custo-benefício e confiabilidade no N8 pelo fato deste aparelho utilizar SIM card normal, ter entrada para cartões SDHC de 32 GB classe 4, ser fabricado no Brasil, rodar vídeos em 720p na TV widescreen ou em um projetor via HDMI.

Veja que neste caso específico as necessidades do usuário nem passaram perto da câmera com flash Xenon, mas o que fez a diferença para o usuário foi o SIM card normal e a saída HDMI, o que ilustra muito bem o meu comentário sobre as necessidades específicas de cada usuário. Para terminar, independente de megapixels, memória RAM, processadores, marcas ou sistemas operacionais, escolham suas marcas preferidas e sejam feilizes, sempre respeitando as opiniões e gostos dos outros!!

Ninguém ganha nada para defender as marcas de forma tão radical, sendo que mesmo durante o período de pouco mais de um ano no qual fui contratado para ser editor dos blogs da empresa Nokia, este espaço sempre foi respeitado pela marca, sendo que nunca deixei de criticar os aparelhos quando era necessário. Independente da posição em que estamos escrevendo nossas opiniões, seja como editor do blog ou como leitor, devemos sempre buscar ajudar os usuários com dúvidas, contribuir com conteúdo e evitar ao máximo as críticas radicais, para manter um bom ambiente para que até no futuro muitos possam escolher novas plataformas.

Para finalizar, eu acho que quem ganha a briga entre o iPhone, Nokia e Android são os próprios usuários, que podem comprar aparelhos cada vez mais completos e com o preço mais baixo!! Viva a concorrência!!

29 comentários em “iPhone, Nokia, Android ou Windows Mobile / 7? Quem ganha esta briga?

  1. Viva a concorrência saudável! 🙂
    E tomara que os outros leitores deste blog parem de brigar por questões fúteis.

  2. Olá Rodrigo,

    fugindo um pouco do assunto, fui hj na Claro aqui no Piauí saber o preço do iPhone 4.

    Aqui no Piauí o aparelho só pode ser vendido, segundo o vendedor, da seguinte forma:
    849 (preço do aparelho) + 12*146 (plano de voz) + 12*126 (plano de dados)

    Lindo né, se for isso mesmo o aparelho não sai por menos de 4 mil reais…

    e ae será q vale a pena… ¬¬

  3. Rodrigo, post perfeito!

    Acho que essa defesa toda na verdade é relativa a escolha pessoal de algumas pessoas que muitas vezes é do tipo “O que eu escolhi é o melhor e não venha me falar ao contrário” rsrs Tenho alguns amigos assim.

    Viva a concorrência que faz as coisas ficarem melhor para o consumidor!

    []s

  4. Bom pra mim quem ganha são todos menos o iphone. Nada contra mas aqui no Brasil, tratam o iphone como um diamante, vc vai no loja, tem o plano iphone, tem não sei o que do iphone e por ai vai, de resto todos são iguais, não tem essa frescura de valores como no iphone. E vamos falar a verdade, o preço do iphone é muito alto e não tem nada de superior que os Androids, por isso sempre falo para o pessoal dar uma mexida nos aparelhos com android antes de comprar o iphone por causa de seu preço.

  5. Como sempre costumo falar: usos e gostos diferentes… com o N8 a Nokia parece estar se redimindo do N97, em grande parte do texto concordo com o Rodrigo, mas ainda acho que cada aparelho em particular tem vantagens e desvantagens, nao costumo acreditar em relatos do tipo: “tenhos os dois e o melhor é tal” primeiro pq, quem garante que tenha os dois, e segundo que tudo é muito pessoal, o que pode ser melhor para um pode nao ser o melhor para outro, a saida HDMI é um diferencial para intusiastas dizer q seu celular tem saida HDMI, pois para isso tenho um PS3 q roda tudo em FullHD nada de limite de 720p, mas, deixando essa caracteristica de fora, o n8 nao seria o mais indicado para o meu uso por exemplo, pq o navegador da Nokia nunca foi dos melhores (execao ao N900 q é Maemo), e vendo os videos pude ver que melhorou se comparado com o n97 mas, continua sendo muito lento e travado, fora que a loja da Nokia ainda tem muito a melhorar, mas, para quem nao use muito navegar no celular talvez nem faça muita diferenca… mas, enfim… viva a concorrencia, logico q cada um vai ter a tendencia de defender o que é seu, e nao vejo nada de mal nisso, afinal é isso que movimenta o mercado, a concorrencia… e viva as diferenças!!

  6. Ótimo post Rodrigo!!

    Assim como vc, no inicio era um fã da Nokia, hj vejo as coisas de modo diferente, estou atrás do aparelho que seja realmente util para minhas necessidades diárias, independente da marca.

    Grande abraço e parabéns!

  7. Rodrigo, concorso inteiramente com o post.

    Também troco constantemente de smartphne, no último ano foram Nokia 5800, N97, Xperia X10 e Galaxy S, cada um deles tem suas peculiaridades e havia alguma função ou hardware que funcionava em um melhor que nos outros. Por exemplo o Galaxy S é ótimo, mas se a qualidade das fotos for o quesito número 1 o X10 ganha com larga vantagem.

    As pessoas do trabalho sempre me pedem opinião sobre qual smartphone comprar e normalmente não aponto um como sendo o melhor. Faço perguntas para saber que uso a pessoa quer dar ao smartphone, se a pessoa se preocupa com design, se ela tem facilidade com aparelhos eletrônicos ou não. Após essas perguntas, procuro dar mais de uma opção, enumerando os pontos positivos e negativos de cada aparelho, deixando que ela mesma faça sua escolha.

  8. Ola Dario

    Lembrando que o valor de 4 mil reais nao e o valor do aparelho (ja que ele pode ser adiquirido pelo valor de 1800 reais em ate 10 vezes) . Mas o valor se refere a um plano de 300sms + 1500 minutos mensais + internet ilimitada no Iphone entao nesse caso acho que vale a pena sim..

    Ou vc poderia compra-lo por 1800 e nao ter nenhum minuto e nada de internet. Mas ainda acho que ja e para ter os beneficios vale a pena sim.

  9. Saí do n95 que era perfeito para o uso da época (foto, som, gps e um pouco de internet) agora tenho x10 que me fez desencanar da compra do note alem de não ligar mais o pc. Para mim foi perfeito mesmo com o criticado droid 1.6. Compra pelo uso.

  10. Dario, foi em qual operadora?? Aqui na Vivo eu comprei o meu iPhone 4 no meu plano q pago 120 reais com 100 min e 500mb de pacote, o iPhone saiu por apenas 1149,00 reais…

  11. Rodrigo, vc foi muito feliz ao escrever esse post.

    Fico impressionado quando começo a ler, no seu e em outros blogues, os “mobile-fundamentalistas” querendo impor suas idéias sobre a plataforma X, Y, W ou Z, esquecendo que, cada pessoa tem um gosto, um motivo e às vezes, nem um nem outro, para usar determinada plataforma.
    No meu caso, minhas escolhas são movidas pelo meu foco em produtividade.
    Meu primeiro smartphone foi um E51 e no meio desse ano migrei para o E63. Não uso games no aparelho, não fico fuçando a Ovi Store em busca de aplicativos que não vou usar, acesso Twitter e Facebook pelo browser do aparelho mesmo, configurei o Gmail pelo aplicativo proprietário do aparelho e digo: tudo funciona muito bem e me serve da maneira que preciso. E acho que isso é o que importa, como vc mesmo disse!

    Minha expectativa em torno do Windows Phone 7 é grande. Talvez, para meu uso, seja melhor do que o Symbian, mas não serei early-adopter…vou aguardar para ver quais fabricantes vão entrar com esse sistema no mercado e analisar com cuidado as configurações que melhor vão me servir.

    E viva a concorrência e diversidade tecnológica!

  12. Eu vou comprar o Nokia N8 por causa da sua magnífica câmera. Essa é a minha necessidade: a convergência do celular com uma excelente câmera fotográfica.
    Parabéns pelo site Rodrigo!

  13. O problema é que tem gente que vai em tópico só pra falar mal de uma determinada marca, na maioria das vezes, com criticas infundadas, sem provas ou testes, apenas falar mal por falar.
    Gosto muito do seu blog, leio ele a muito tempo, nunca fui de comentar, mas esse dias tive que parar pra comentar pois vê coisas absurdas sendo postadas por leitores do blog.
    Isso tem acontecido com destaque nos tópicos da Nokia, você pode ir em qualquer um deles que você vai ver coisas sem sentidos ditas por usuários, e claro sempre negativas e infantis, que acabam levando a discussão e a briga, fiquei semanas sem ler comentários pois eu já sabia onde ia parar.
    Tem hora que a gente que parar e falar alguma coisa, pois chega a ser ridículo certas coisas ditas.

  14. Julio Cesar

    Tomo a parte para dizer que acredito que cada um tem direito a expor seu ponto de vista, claro, sem atacar ninguém…

    Uma discussão saudável só quem ganha é o leitor do blog/site/forum em questão, pois acredito que assim como eu, muita gente acessa em busca de informações e opiniões.

    Sim a discussão saudável, não a trollagem!

  15. Rodrigo,

    Esse foi um dos melhores post que você já escreveu. Há um exagero nesse debate acalorado. Falar que o Symbian morreu, que a Nokia vai fechar e tantas outras coisas do iPhone e Android é fundamentalismo bobo.

  16. Rodrigo, sera que esse debate acalorado nao é culpa da propria Nokia??? Afinal deixou varios fãs da marca P da vida depois dos mais variados bugs do N97, prometi não comprar mais celulares da Nokia depois do desrespeito dos ultimos lancamentos, camera q risca lente, moldura que descasca, celular que desliga sozinho, lerdeza e mais lerdeza!!! Parece que só agora eles estão correndo atras do preju, e mesmo assim com processador inferior e metade de ram, eu acho que a Nokia pensa que todos somos otários, eu não, Nokia tô fora!! Não aguento desculpa de fanboy, ah o Symbian é leve, não precisa de muita ram, não sei quem querem enganar, a si mesmos????

  17. armando
    Concorda em relação ao n97, um fracasso ele foi o erro da Nokia.

    Discordo da parte que você fala que symbian precisa muita ram ou um mega processador, tanto que os últimos posto do Ramalho demonstra a potência do N8 com a que as pessoas falam de pouca ram e processador. Uma imagem vale mais que mil palavras.

  18. Braz, tive um n95 e um n97, não era raro dar memoria cheia, não tem formula mágica, pouca ram é pouca ram, se em um celular com 512 de ram eu consigo abrir o dobro de paginas da web e aplicativos sem pestanejar em um com 256 eu abrirei metade, isso em qualquer sistema computacional é assim, como sou formado em TI sei bastante como os SOs funcionam, o unico modo de driblar a falta de ram é paginar swap que o N900 faz com muita eficiência, que não é o caso do Symbian que não tem como paginar memoria ram na flash ram.
    Quanto ao processador, por favor, não vá cegamente em blog de adoradores da Nokia, toda pessoa com um grau a mais de conhecimento está cansado de saber que o ARM 11 é bem inferior ao Cortex de mesmo clock, o que permite o N8 executar conteúdo HD é a GPU, pelo que vejo nos videos colocados pelo Toledo, a interface não roda tão bem assim, dá para ver o cara arrastando o dedo e depois de um segundo o n8 respondendo ao comendo, a mesma coisa com o Opera o cara aberta para voltar e depois ele responde, tudo bem, vai ver sou eu que sou muito exigente e mal acostumado com os processadores de 1ghz.

  19. Tive traumas seríssimos com os travamentos do Symbian do meu N95, que uso até hoje, mas restrito a chamadas e fotos somente. Dos vários celulares que tive, mais da metade foram da nokia, e nunca levei um deles à assistência técnica. Boa parte está guardada e funciona até hoje, quanto aos das outras, não posso dizer o mesmo. Do Windows Mobile quero distância, o ipaq da HP que eu tive foi dinheiro jogado no lixo. Lento e travava sucessivamente. Quero experimentar o Android, por enquanto o iOS foi quem me deixou mais tranquilo. Queria experimentar um Symbian que não o do Nokia E63, foi o mais recente que pude usar, e ele tem uns bugs tristes. Experimente gravar o mesmo contato duas vezes na agenda, quando a pessoa te liga o nome não aparece, só o número…

  20. belo post …jaba Nokia 8 .. rsrs

    quanto qual o melhor… é o que vc. tem ou pode pagar..hehe…

    o resto é consumismo/egocentrismo mesmo.. com desculpas variadas…

  21. Pessoal, não estamos falando de super computadores, 256MB, 512, 1GB, claro que faz diferença, mas pra quem é a pergunta, você precisa usar tudo? Muito legal a explicação do Armando, também sou formado em Computação, é assim mesmo que ocorre com os sistemas operacionais, mas não é raro ver em computação um sistema com processador mais simples rodar mais rápido que outro com processador melhor. Aqui em casa mesmo tenho um note Core 2 Duo e um PC DualCore que dá um banho no note pelo conjunto completo. rsrs
    Não fiquem olhando só para a especificação, mexam no aparelho e vejam se gostam dele. Eu mexi no N8 e achei que teve uma ótima evolução em relação ao N97, vale a pena comprar o aparelho e foi o que fiz. Como já disse anteriormente, to mexendo a umas 2 semanas no Galaxy S e to gostando dele, mas a bateria detona, ontem fui dormir com 60% de carga, hoje acordei tinha 9% (Deixei tudo ativo). Isso não acontece com o N97, dura bem mais a bateria e com tudo ligado também. Só estou falando isso para comparar e estou tentando achar uma solução boa para ter a mesma coisas no Galaxy S sem gastar tanto. Vamos ver como o N8 vai se sair quando chegar aqui.

    []s

  22. armando
    Estou me formando em SI, sei como funciona um OS, como você também deve saber, um OS bem feito faz milagres.
    Também sei que Cortex é muito superior ao arm11, que pessoalmente acho ele um processador basicão.
    O o vídeo da travada deve ser o da estação de trabalho, não me assustaria que desse trava no bixo do jeito que estava, como um monte de conexão e web.
    N97 tem explodir, n95 nunca vê da memória cheia, meu pai tem um, esse dias ele me disse que a bateria estava acabando rápido, quando eu fui dar uma olhada tinha 17 aplicativos abertos nele, entre ele quake uma das coisas mais pesadas que já vi no n95. Não sei qual n95 era esse que você teve, talvez não estivesse atualizado, mas n95 é um celular que depois das 2 primeira atualizações se mostrou bem eficiente.

  23. Braz o meu N95 era o N95-3 o de 128mb de ram, o classic era triste demais, mesmo com demand paging ativado, o meu N95 eu atualizava sempre que saia uma nova firmware, o aviso de memoria cheia dava sempre quando eu usava o navegador da Nokia, era eu usar por um bom tempo e já dava memoria cheia, eu sei q na parte de aplicativos aberto ao mesmo tempo ele aguentava bastante coisa mesmo, mas os aplicativos para N95 eram bem pequenos e diga-se de passagem com pouco requinte de interface gráfica, por isso eram bastante leves…

    Fernando, verdade… um SO bem implementado faz milagres, quem usa Linux e Unix sabe bem o que se pode tirar desses SOs com pouco requisito de hardware, mas, a minha critica aqui fica na economia da Nokia, ela capricha em algumas coisas e economiza em coisas muito importantes para o sistema, tá certo que para a maioria os 256 ja são suficientes, mas para os mais exigentes como eu que abro varias e varias abas no navegador quanto mais memoria melhor… no Processador por exemplo, pq não por um de 1ghz com gerenciamento de energia eficiente, te garanto que se fosse um cortex de 1ghz o n8 conseguiria filmar em 30fps com sobra, os jogos abririam mais rapidos a interface decolaria, eu não me importaria em pagar mais por isso, mas… vamos ver os proximos lancamentos, to esperando um Meego com Cortex a9, quem sabe a Nokia resolve colocar um desses, pq parece q o Meego vai ser bastante guloso por hardware, ou quem sabe um processador projetado em parceira com a Intel… só o tempo para dizer… abraços

  24. Rodrigo, realmente concordo com você: quem ganha é o usuário, com toda essa diversidade e concorrência tecnológica. Eu também gosto de trocar de smartphone e testar as novidades. No momento estou com um iPhone4 e não troco por nenhum outro. Também tenho um Omnia2 (troquei meu antigo iPhone 3G por esse, devido a lentidão com o iOS4 nesse modelo… até esperar chegar o iPhone4). Esse usa Windows Mobile 6.5. Ele foi meu celular nr 1 por 3 meses, e decidi por essa plataforma para conhecer e testar, pois eu não conhecia o WM. Até que o Omnia 2 é bastante completo, tem muitos programas. Mas dá aquelas travadas básicas do Windows… Agora esse é meu segundo celular, mas por pouco tempo, pois estou prestes a comprar um Galaxy 5, com Android 2.1, também para conhecer e testar a plataforma.

    O iPhone4 será meu celular nr 1 por muito tempo, pois me atende perfeitamente, principalmente agora com a câmera excepcinal que veio nele, além dos diversos aplicativos gratuitos para fotografia que podemos baixar da App Store.

    Já tive alguns celulares Nokia (N80, 5800), mas não consigo me adaptar ao sistema Symbiam. Acho muito complexo e trabalhoso chegar ao que eu quero nele. Com o iPhone é tudo fácil, intuitivo e bem feito. Não recrimino quem gosta de Nokia. É um excelente aparelho, mas o sitema não me agrada.

    Eu gostaria de ter um N8 nas mãos para testar por umas horas. Gosto de conhecer o que aparece de novidade nessa área.

    Mas tenho certeza que não troco meu iPhone4 por muito tempo…
    Resisti muito para comprar meu primeiro iPhone. Mas depois me surpreendi com o sistema dele e com o hardware tb. Agora não largo dele não… O mesmo aconteceu com o Mac. Estou abandonando o Windows e migrando para o Mac.
    Mas é uma questão de gosto pessoal. Quem conhece e tem um Mac ou iPhone sabe como é… difícil de abandonar depois…

    Mas cada um com seu cada um. Respeito todos os gostos. E estou feliz com minha escolha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.