50% dos usuários de smartphones não baixaram nenhum aplicativo no último mês

Apesar da grande febre das lojas de aplicativos para celulares e smartphones, segundo uma pesquisa encomendada pela OpenCloud os softwares não são tão importantes para uma grande parcela dos usuários. A empresa consultou 1.000 consumidores do Reino Unido e descobriu que dos usuários que tinham a capacidade de baixar aplicativos, apenas 39% fazem downloads regularmente.

Outro dado interessante, 50% dos usuários de smartphones admitiram não terem baixado nenhum aplicativo no último mês, e 43% dizem que não estão planejando baixar nada, sendo que 38% dos usuários de smartphones dizem que só baixam aplicativos gratuitos. Os downloads são mais comuns no período indicado como “lua de mel”com o aparelho, quando ele acabou de ser comprado, mas aparentemente, após conseguir ampliar as funcionalidades do aparelho para além do básico “de fábrica” as pessoas perdem o interesse nos aplicativos.

Uma grande loja pode fazer um bom barulho na web, mas a maior parte dos aplicativos e games são muito semelhantes, e uma vez instalados nos aparelhos, realmente não há motivos para o usuário comum ficar perdendo tempo com “novidades” que fazem exatamente as mesmas tarefas que ele já consegue executar no aparelho. Será que não existe uma valorização exagerada da necessidade de uma loja gigante de aplicativos criada pela Apple, onde mais de 70% do conteúdo é composto por aplicativos e games repetidos ou inúteis?

E o Android, querendo seguir o mesmo caminho da Apple, não estaria criando uma loja cada vez mais cheia de inutilidades somente para apresentar um número total agressivo?

Via Mobile-ent.

14 comentários em “50% dos usuários de smartphones não baixaram nenhum aplicativo no último mês

  1. eu penso assim: usuário comum os aplicativos não fazem diferença mesmo, alias a maioria do pessoal q conheço e tem iPhone ou Android nem sabe q tem loja de aplicativos.

    Mas, os usuários mais avançados ou Hardusers, a loja faz toda a diferença, lá no PDABR que acredito eu é uma das comunidades com maior numero de hardusers o pessoal sempre tá baixando e dando dica de aplicativos que valem a pena comprar…

    Eu vejo como vantagem uma loja cheia de aplicações, pq vc pode encontrar aplicativos especificos para a sua profissão, por exemplo sou admin de rede e no meu iPhone tenho varios aplicativos que me auxiliam muito, que nunca encontrei para Symbian, o mesmo na parte musical, nunca encontrei tantos sequencers e baterias eletronicas em nenhuma outra plataforma, mas, acredito eu, existem publicos e nichos diferentes, eu não consigo me imaginar usando um aparelho que não tenho a variedade de programas que possuo…

  2. eu nao poderia falar melhor gil….. TODOS os meus amigos que tem iphone nem sabem mexer direito ( nao tenho nenhum amigo com android)e os que tem symbian.. bom estes nao tem o que baixar quase kkkkk( soh pra constar, eu sou dono de um symbian[nokia5800] e o amo mto.. entaum nao vem reclamar!!! =D)

    muitas poucas pessoas usam essas lojas.. mas TODOS os meus amigos se gabam da loja da apple.. sendo que eles nem usam… acho isso impressionante!!!!

    concluindo… apesar de grande parte do pessoal nao usar nem baixar muitos aplicativos para o celular.. eles acham importante ter a possibilidade de fazer isso.. o q na MINHA OPINIAO é meio idiota.. mas enfim , o dinheiro é deles e podem fazer o que quiserem, entaum….

  3. Eu acho que a pesquisa foi tendenciosa. Digo isso pois a maioria dos usuários, especialmente na europa (reino unido, onde foi feita a pesquisa), tem celulares com symbian. Eles não baixam muita coisa simplesmente pois não tem muita coisa para baixar e o próprio symbian foi pensado com o ovi store como parte extra do sistema e não uma peça fundamental como no iphone ou no android. Deveriam fazer uma pesquisa com os usuários de iphone e android para ver quantos baixam programas, sem dúvida, o resultado seria outro. Como já foi dito, a variedade de programas e os diferentes nichos que eles alcançam fazem toda a diferença.

  4. Já eu digo o contrário do comentário do joão: Nenhum usuáriod e iPhone que eu conheço, baixa aplicativos, alias sequer deve saber o que é um aplicativo, nem sabem direito o que é jailbreak e tudo mais…. Eles usam como um dumbphone MESSSSMO, só tem iPhone por causa da modinha…

    O pessoal com Android e Symbian parece se interessar mais por apps…. (Isso falando do pessoal q conheço)

    bjs

  5. Todos os aplicativos eu baixo diretamente na Internet, nos fóruns. Só usei a OVI Store para o aplicativo de TV.

    Loja de aplicativos é pra leigos.

  6. Sidney, engano seu, pelo visto vc não conhece as outras plataformas, já fui usuário symbiam e realmente tinha que sair a caça de programas, pois na loja da Nokia não tem quase nada, mas se um dia puder entrar na app store e no market vc vai entender como é pratico encontrar tudo a mão, lógico que se for do tipo que so quer saber de pirataria não vai gostar… Mas, o valor de 0,99 na maioria dos aplicativos valem muito a pena…

  7. Pro meu symbian nunca comprei nada, só conteúdo gratuito que tinha que ir no site do desenvolvedor. No iPhone compro um ou 2 app por mês. (depende do valor, mas destino uns 10 reais por mês só p aplicativos)

  8. @joao
    Não existem mais usuários do Symbian só na Europa, mas em todo o mundo, visto ser um SO mais antigo e que tem o maior número de vendas. Dito isso, mesmo entre os usuários de Iphones e Androids, o uso de aplicativos é feito mais pelos hard users, como disse o Gil, pois são justamente aquelas pessoas que melhor utilizam os aparelhos. Entre as inúmeras coisas boas que a Apple trouxe para o mundo dos smartphones, a App Store foi uma das mais importantes, que embora tenha uma boa porcentagem de inutilidades, tem também excelentes aplicativos, que ajudam muito aqueles que tiram partido das qualidades do telefone. Para aqueles que compram só pela modinha como disse a Priscila, isso pouco interessa, mas ainda bem que as empresas não estão focando nesses “soft users”

  9. Na minha epoca de Symbian eu saia caçando aplicativos, as vezes mostrava algum para os amigos e compartilhava com eles, hoje no Android, é a mesma coisa, o Market é uma zona vamos combinar, ta melhorando, quando voce não sabe o que quer é ruim achar algo, porem agora são meus amigos, tambem com Android, que ficam caçando, e volta e meia um vem falando “olha o que eu achei” dai pesquiso o nome no market e pronto, antes passava por bluetooth. Acho que não mudou muita coisa, pelo menos ao meu uso, mas tem mais coisas pelo menos no Android, isso é fato.

  10. Caramba, qual o circulo de amigos que vocês tem? TODOS os usuários de iPhones que vocês conhecem nunca baixaram aplicativos? Putz, faz uma enquete informal aí pra ver o que tem de errado..

    Quanto ao post em sí, comigo funciona assim: Eu baixo tudo o que pode complementar a experiência com o telefone, e, apartir do momento que tá okay, fico nakilo por muito tempo. MAS, volta e meia, você pensa: poxa, seria legal se tivesse um app onde eu pudesse marcar onde deixei o carro e ele me indicasse na volta, ou, seria bom se tivesse um app indicasse onde o celular está, se ele fosse roubado… nessas horas, faz uma diferença sim.

    Mas é aquilo, tem gente que muda para se adaptar ao que existe e tem gente que muda o que existe pra se adaptar ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.