Mercado Global de Smartphones

Conheça a situação do mercado mundial de Smartphones publicada no site afterdawn.com. Muito interessante e com algumas surpresas com o desempenho da Nokia e a queda da Apple.

32 comentários em “Mercado Global de Smartphones

  1. Fala Rodrigo, tudo bem?

    Muito interessante esse post.

    O que mais me surpreendeu foi o crescimento da HTC.

    O Android está revolucionando a cara desse mercado, por ter mais escalabilidade que o iOS.

    Eu espero que a Nokia recupere a posição que tinha na época do N95.

    Parabéns pelo blog, sempre.

    Abs!

    Pedrosorren

  2. Interessante notar que a participação da Nokia, tanto em vendas quanto em mercado, é quase igual a da 2ª, 3.ª e 4.ª colocadas SOMADAS (RIM, Apple e HTC).

    O porcentual de crescimento seqüencial entre os dois quadrimestres, embora seja uma informação importante, deve ser devidamente contextualizado. Vejamos o caso da HTC, por exemplo. Para que ela crescesse “espantosos” 63,1%, vendeu 1,9 milhão a mais de aparelhos; a Nokia, para crescer “apenas” 11,6%, precisou vender 2,5 milhões a mais do que vendeu no quadrimestre anterior.

    Mas de estranhar mesmo foi o desempenho da Apple. Como pode ela “não estar dando conta de produzir iPhones 4 em número suficientes para atender a demanda” e, mesmo assim, ter queda de participação e de número de aparelhos vendidos?

  3. Rodrigo,

    Poderia citar o valor lucratividade e mais detalhes. Engraçado, como você força as coisas para a Nokia e sempre tendencioso contra a Apple. O mundo sabe que Android e iPhone estão em crescimento e no fator lucratividade que é o que vale ninguém bate a Apple. Mas o blog pelo jeito não faz parte do mundo.

    1. Robert, boa tarde. Antes de falar qualquer coisa, veja que eu não fiz a pesquisa. Ela reflete as vendas de smartphones no mundo todo e fala em fatia de mercado e não lucratividade, que são coisas completamente diferentes. Se parar para avaliar a pesquisa antes de defender a Apple com todo o seu coração verá que o crescimento do Android aparece claramente com o aumento da fatia do mercado de fabricantes como a Motorola e a Samsung.

      Não tenho motivos para defender nenhuma marca, pago minhas contas com o meu trabalho como Consultor, Advogado da Área Contratual e com os banners deste blog, que não estão vinculados a nenhuma marca. Uso um iMac, um Macbook Pro, um iPad e um iPhone 3GS, logo, como qualquer um pode ver, não tenho motivos para criticar a Apple, pois também uso seus aparelhos, até mais do que muita gente que mantém blogs exclusivos sobre o iPhone.

      Se tiver dúvidas, acho que o melhor caminho é entrar no site da empresa que publicou a pesquisa para saber como ela foi feita, e se for o caso contestar os seus métodos, desde que você tenha argumentos válidos para criticar o trabalho. Depois conte o que você conseguiu por lá!!

      Um abraço!

  4. A Nokia, RIM, HTC, tem varios modelos em varias faixas de preço. Já a Apple tem um modelo (o 3GS ainda existe, mas só para constar). E este único modelo da Apple é TOP. Ou seja os números da Apple continuam impressionantes, pois são gerados basicamente por iPhones 4 que ainda estavam no começo da venda em poucos paises (os dados são de Q1 e Q2). Lembrando que houve uma queda de vendas, na Apple, um pouco antes do lançamento do iPhone 4. De qualquer maneira, a Apple quer ter um dos celulares mais utilizados e não ser uma das marcas que mais vende celulares.

  5. poxa robert… se vc esta tao insatisfeito com o blog do rodrigo vai embora!!!!!!
    o cara faz td com o maior carinho e cuidado… isso sem falar que o site deles eh um dos melhores do brasil( se nao for o melhor)…
    isso sem falar que ele só passou o resultado da pesquisa, nao foi ele que a fez….
    é isso aí rodrigo.. continue com o ótimo trabalho!!!!!! =D

  6. No Q1 e Q2 do ano, o aparelho da apple a venda era o 3GS, que já estava há bastante tempo no mercado, e as vendas já começavam a saturar. É razoável que as vendas da apple proporcionalmente tivessem queda, além do mais com celulares android da htc e da samsung sendo lançados o tempo todo. Com o lançamento do iphone 4 no Q3 e Q4 em diante desse ano (ainda está lançando em alguns lugares), é claro que essas figuras vão mudar.
    O rodrigo decidiu comprar um samsung em vez do iphone 4, por isso agora as matérias tem um viez contra a apple rsrs. Ano que vem será outra marca e a coisa muda de novo rsrs.

  7. Números, números, eu não acredito muito em pesquisa, quer uma pesquisa mais furadas de todas?? Os números que apontavam a Dilma no primeiro turno kkk…

    Mas, voltando aos números da pesquisa, varios fatores tem que ser analisados, a Nokia vende muuuito nos celulares de médio a baixo custo, os celulares top de linha não emplacam muito, nessa esfera a concorrência é feroz entre a Apple, HTC e Samsung… a queda nas vendas da Apple devem ser por causa do vazamento do prototipo do iPhone 4, como todo mundo já sabia que ele ia mudar bastante, resolveram esperar para comprar o iPhone 4, tanto que não precisa de pesquisa para saber q a Apple não está dando conta da demanda… vejo que futuramente essa pesquisa vai mudar bastante, sendo que o número de aparelhos com Android vai passar rapidamente o numero de aparelhos com Symbian, o Android cresce igual capim…

  8. Na verdade eu cometi um erro, o iPhone 4 foi lançado no final de junho (ou seja no fim do Q2). Ou seja as vendas da Apple cairam na espera do produto. Como ele foi vendido só durante uma semana de Q2 e só em alguns paises…
    De qualquer maneira, minha analise é valida, a Apple só tem celular para uma faixa de publico e é a faixa que menos vende. Se forma, dificilmente ela sera uma grande vendedora de celulares, mas seu produto é um dos mais vendidos em sua faixa.

  9. Putz…
    Como tem fanboy da apple por aqui! Caracas, neguinho fica louco quando alguem fala que a apple não é a melhor, ou não é a que vende mais, etc! Chega a ser ridículo a galera ficar justificando, criticando, e não aceitando os fatos. Poxa, o iphone é um excelente aparelho… isso não basta?
    Mas é legal ver que a nokia não está morta como todos falam! E olha que a pesquisa é sobre smartphone, e a nokia é forte na venda de aparelhos básicos!

  10. @joão

    Cara só a título de informação um ano só tem 3 quadrimestres. E eu não vejo nenhum comentário do rodrigo ser tendencioso. Vejo ele um cara muito profissional que usa várias plataformas e sem dúvida entende bem mais que você pois ele trabalha com essas informações. Ele critica Nokia, Android e Apple muitas vezes e mostra quais os pontos bons e ruins de cada um. O problema é que se o cara cita algo de bom do symbian ele é um fanático pela NOKIA. se ele cita algo de ruim da apple ele quer “explodir” a empresa do Jobs. A galera que lê o blog, sim é muito tendenciosa e mente fechada. Tanto os Fanboys idiotas da APPLE como da NOKIA e da GOOGLE. O que importa é o que nós ganhamos e não essas empresas bilionárias. Cresçam um pouco por favor.

    Rodrigo, está cada dia mais chato ler os comentários do seu blog porque parece que os Hard Users estão deixando de comentar e apenas uma molecada sem noção fica de guerrinha pra ver quem tem o smartphone mais capaz de substituir sua impotência sexual. É muito lamentável ver isso. É como diz o seu Omar: “Trágico, Trágico”

  11. Já pensou se a Fiat vendesse só Uno, a Volks vendesse só Gol. Viva a diversidade! O mercado produz pra todo mundo e pra qualquer gosto. E mesmo a Nokia ou Apple vendendo muito vcs irão ter que pagar do mesmo jeito pelo produto, ninguém sendo fã ou não irá ganhar qualquer coisa. Sou fã da Nokia e comprei um N8 mas tenho que assumir que tanto a Apple como a Htc tem produtos melhores. Porém daí vai do gosto e necessidade de cada um. Uma marca lança, outra aperfeiçoa e todos nós saímos ganhando….. um abraço a todos os frequentadores desse otimo blog…

  12. Wellington, de onde vc tirou que Q=quadrimestres??? O Q vem do ingles Quarter=trimestre. Este dado não é novo, este mesmo blog já tinha postado (a muito tempo atrás) sobre esta queda da Apple nos EUA. Segundo alguns analistas, devido ao vazamento do iPhone 4.
    De qualquer maneira, estes graficos nos dão algumas informações.
    1) A Nokia não esta norta, ainda é a maior fabricante de celulares do mundo, ela tem tido alguns fracassos no segmento mais caro de smartphones ( como N97, fracasso tecnico e N900 fracasso comercial).
    2) Android vem em um crescemento continuo, tudo indica que será o OS mais popular, no futuro.
    3) A Apple faz um sucesso muito grande para um fabricante dedicado a uma só faixa do mercado.

  13. É uma questão simples, a Apple tem um ou dois modelos disponíveis pra venda, enquanto Nokia e cia tem de 5 a mais, dos mais variados preços e modelos, para todos os públicos. Nem todo mundo tem como pagar 2000,00R$ em celular, muito menos pagar, pois acha isso besteira, dai que as empresas de celular vendem, pois elas tem um leque de opções enorme no mercado.
    O iminente crescimento do Android não atingiu só a Nokia, atingiu a Apple também, muitos usuários que buscavam uma alternativa a Nokia só tinham a Apple. Hoje eles tem o Android, além de ter um preço menor. Fazendo de forma inevitável o mercado da Apple cair.

    A Nokia tem muita força e pra derrubar essa a concorrência vai ter que se esforça mais.

  14. É muito chato quando não se gosta da notícia e se mata o mensageiro… Subscrevo totalmente o que disse o Marcio Teixeira. Adiciono ainda que aqui não se fala em celulares em geral, só Smartphones. S´assim se explicam os baixos números da Samsung e LG que concentram suas vendas no segmento mais baixo. Fazendo uma comparação com indústria automobilística podemos dizer que a Nokia é como o grupo Volskwagen, que tem linhas que vão da Skoda e Seat até a Audi, Lamborghini e Bentley. A Apple e a HTC estão mais para BMW e Mercedes (apostam quase totalmente no segmento de topo). A Samsung é uma Toyota que é do segmento médio-baixo, mas tenta entrar tb no luxo (através do Galaxy e da Lexus, respectivamente).

  15. @Rodrigostoledo, gostaria de dizer que eu considero o seu blog o mais abrangente do mundo mobile para nós brasileiros. Continue com esse trabalho soberbo, rico em informacões, o que para aqueles que buscam SE INFORMAR, ele é uma ferramenta imprescindível. Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de acrescentar que quando a RAZÃO teima em não funcionar, aí já é caso para a Psicologia, Parapsicologia…

  16. Wellington,
    Você tentou sair por cima na argumentação e acabou falando uma bela m@rda. Q é de QUARTO e não de quadrimestre. O que foi dito que é tão tendencioso? O android está crescendo, a Nokia mantém vendas altas às custas de mid-end e a Apple sofreu com o vazamento do iPhone 4 e por só ter um modelo high-end no mercado. Isso é fato, análise, o que tem de tão xiita nisso? Você que tá vendo coisa onde não existe. Fiz uma brincadeira com o Rodrigo e o cara já vem falando besteira, meu deus.

  17. luis falar que a nokia vai bem , mesmo com números nao adianta , e quase o dobro sobre a segunda posição , ser xiita é pouco , o que vale é o aparelho que você tem mas mãos no momento , espere o N8 com seu preço baixo que esse gráfico ainda vai mostrar cada vez mais o fôlego da nokia . Assim como você também sou xiita

  18. Pra mim não é supresa nenhuma em relação a Nokia. A líder sempre continuará a ser líder.
    O que estraga são pessoas que não tem um smartphone e ficam lendo blogs e sites falando contra e ainda concordam!
    Se a Nokia em um público fiel, não é a toa. Ter um Android ou Iphone para muitos é Sinal de Status e modismo. Multimidia mesmo só a Nokia tem, e isso ela sabe proporcionar muito bem!

  19. Ah, e não preciso nem citar os lançamentos, basta voltar lá em 2007 e ver aqueles Menu Multimidia do N95, a galeria de imagens, transição de slides com som, edição de videos, TV out,games, camera 5 megapixels etc…

    Vc já viu isso em outro aparelho? Ah sim claro, só na Nokia.
    E agora ela revoluciona com Camera 12 megapixels, leitor de Pendrive, TV out via HDMI.
    É a concorrência perdendo o sono com o lançamento do Nokia N8!

  20. Doente por apple? Bebeu amigo? Se você tem alguma raiva contra a apple, procure um terapeuta. Você que é cego pela nokia: ‘a concorrência perdendo o sono pelo lançamento do N8’. Nossa, quem está perdendo o sono pelo N8? Nem a nokia, que sabe que é um aparelho bom mas não foi feito para competir com galaxy s ou iphone 4 (dá uma lida na review do gsmarena antes de falar besteira). O n95 não foi o primeiro aparelho com 5mp, assim como o N8 não é o primeiro com 12. HDMI out é bacana mas não é exclusividade da nokia é video-out já existe há anos. Edição de video? Difícil achar algo melhor que o imovie hoje. Música? Tanto a série walkman como o iphone tem excelentes media players também, nada demais. Games??? Você realmente citou games como uma característica superior que a nokia tem? Depois ainda vem dizer que eu sou fanático. Seja feliz com seu nokia, é um ótimo aparelho, mas também não venha falar fantasias.

  21. Caro Rodrigo Toledo,
    Agora é oficial! O MeeGo vai mesmo para o N900! De acordo com a Nokia, os testes já foram terminados e será apenas uma questão de dias até que o MeeGo conheça finalmente a luz do dia. A actualização ficará disponível no site do MeeGo e deverá permitir aos donos de um N900 criarem um ambiente dual boot com o Meemo. Aí em embaixo vai a íntegra do comunicado do site do MeeGo.
    (http://meego.com/community/blogs/harrihakulinen/2010/meego-calling-n900)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.