Mercado: iPhone, Nokia (Symbian), Android e a Palm

O título pode parecer estranho, mas a ideia é falar um pouco do mercado dos dispositivos móveis, de um tempo não muito distante, mas que a maioria dos novos usuários e blogueiros que falam de mobilidade não viveu, um tempo onde a empresa Palm reinava soberana no mercado americano e mundial. Nesta época ainda não existiam smartphones como conhecemos hoje, mas os dispositivos móveis já faziam uma boa parte das tarefas executadas pelos aparelhos mais recentes, além de contarem com as telas touch.

Em um primeiro momento as telas eram verdes e as letras e imagens em tons de cinza e preto, mas com o tempo chegaram as telas coloridas, mas estes pequenos dispositivos chamados de forma genérica como Palms contavam com uma base de usuários proporcionalmente muito maior do que a de qualquer smartphone existente atualmente, e a disponibilidade e facilidade de instalação de aplicativos e games era gigantesca. Os aparelhos eram quase perfeitos, sendo que os últimos com grande sucesso em vandas tinham belas telas coloridas e um corpo feito em alumínio com acabamento impecável e uma excelente bateria.

A legião de adoradores da marca era enorme e tão radical quanto o mais fiel fã do iPhone, Android ou da Nokia, mas com o tempo novos competidores chegaram ao mercado, ameaçando a confortável posição de liderança absoluta da empresa Palm. Na minha opinião o primeiro competidor de respeito foi o Windows Mobile com o seu Pocket PC dos aparelhos da Compaq e, posteriormente da HP com o iPaq, com uma tela maior, excelente integração com o pacote Office da Microsoft e aplicativos e games com funcionalidades e visual muito superiores.

O pessoal que curtia Palm fazia eventos para a integração dos usuários, nos quais eu sempre comparecia quando era possível, sendo que no primeiro evento que compareci após trocar meu Palm por um iPaq senti os olhares de reprovação dos usuários da Palm, lembrando que este evento pretendia unir os usuários das duas plataformas. Com o tempo chegou o Symbian, e eu acabei trocando o iPaq 5500 pelo Nokia 6600, para poder ter nas mão um único aparelho para fazer todo o trabalho. Antigamente era comum andar com um celular com bluetooth e um Palm ou Pocket PC para fazer o trabalho, navegar na web e jogar.

Com a concorrência do Pocket PC e Symbian a Palm não conseguiu se reinventar para voltar a crescer, e em algum tempo perdeu todo o mercado que havia conquistado e acabou quase fechando as portas, sendo vendida para a empresa HP.

Hoje o cenário é outro, temos o Symbian com sua interface antiga mas hardware confiável na liderança das vendas mundiais, mas com o sinal de alerta ligado com o grande crescimento do iPhone, o avanço incontestável do Android apoiado por um grande grupo de fabricantes de aparelhos celulares e o retorno da Microsoft com o Windows Phone 7. Graças ao iPhone temos aparelhos com telas touch capacitivas, sistemas mais fáceis de usar e bonitos e ótimos lojas de aplicativos, além do aquecimento de um mercado que andava muito devagar.

Hoje quando publico textos ou vídeos com comparativos entre os aparelhos aqui no blog vejo comentários de fãs exaltados que me lembram os tempos dos Palms, mas a verdade é que hoje as coisas não estão mais tão fáceis quanto a época em que a Palm reinava absoluta no mercado ou quando a Apple lançou seu primeiro modelo do iPhone. A concorrência é forte, os aparelhos e sistemas operacionais estão cada vez mais parecidos, e os grandes aplicativos e games estão chegando em todos as plataformas cada vez mais cedo.

Acho muito divertido ver o pessoal defendendo com unhas e dentes diferenças praticamente imperceptíveis entre os vídeos gravados com o N8 e o iPhone 4, que diferem apenas em alguns pequenos detalhes que na vida real não fazem a menor diferença para ninguém. O pior é que o pessoal defende tanto a marca preferida que nem consegue identificar pequenas piadas ou sarcasmo nos textos das comparações de vídeos ou fotos praticamente iguais.

Como eu pude ver a Palm cair de uma liderança absoluta para uma situação lamentável, com uma parcela insignificante do mercado, acredito que isso pode acontecer com qualquer fabricante, e por este motivo eu prefiro sempre falar do maior número de plataformas que eu puder para conhecer melhor as vantagens e desvantagens de cada uma e acompanhar a evolução do mercado.

Quem acompanha este blog desde o início sabe que não sou um defensor radical de nenhuma marca e independente da marca ou sistema operacional gosto muito de mobilidade!! A grande sorte que tenho é que a maioria absoluta dos leitores entendem o meu ponto de vista e passam por aqui para conhecer novidades e um ponto de vista diferente, e não um conteúdo radical defendendo uma única marca, pois para isso já existem muitos blogs especializados que tem seu valor e o meu respeito, mas não gosto de acompanhar esta linha editorial.

Como sempre costumo dizer, não existem aparelhos ou sistemas operacionais melhores, pois cada usuário deve fazer sua escolha de acordo com suas necessidades e gostos específicos, sempre respeitando as escolhas dos outros, pois como a Palm nos ensinou, o que é sucesso absoluto hoje, pode virar pó amanhã!

21 comentários em “Mercado: iPhone, Nokia (Symbian), Android e a Palm

  1. Eu ri alto!

    “O pior é que o pessoal defende tanto a marca preferida que nem consegue identificar pequenas piadas ou sarcasmo nos textos das comparações de vídeos ou fotos praticamente iguais.”

  2. Rodrigo, Bom dia!
    Peço sua ajuda em uma dúvida, estou instalando o software Multiscanne no n95, e recebo uma mensagem, Erro do certificado – Entre em contato com o Fonecedor do Aplicativo.
    Outras vezes com outros aplicativos aconteceu o mesmo é possível voce me ajudar?

    Obrigado.

    Wagner

  3. Ótima materi rodrigo. Está de parabéns pelo excelente conteúdo como sempre foi e imparcil. Continue assim e tú irá longe.

  4. Rodrigo, este foi um dos melhores posts que já li sobre o assunto. Algumas pessoas acabam se esquecendo de que são apenas gadgets que estão no mercado para nos servir e não para serem idolatrados.

    Lembro da época dos encontros com saudade da alegria que as pessoas recebiam novos membros. Lembrava bastante os IRContros (nossa, entreguei a idade agora). Hoje não vejo isso acontecer mais.

    Usuário de Symbian não fala com os de iOS que por sua vez não quer nem ver a turma do Android. Quando estão juntos a única coisa que vejo é um tentar mostrar o que o outro não faz. Acho isso uma besteira tão grande. Cada sistema tem as suas qualidades, assim como seus defeitos (e são muitos em qualquer plataforma).

    Mas o pior de tudo são fanboys xiitas que só sabem criticar qualquer que seja a iniciativa ou lançamento das empresas ditas “concorrentes”. Já reparou que é sempre a mesma coisa? “A Nokia deveria adotar o Android…”, “A Apple é manipuladora…”, “A Motorola isso…”, “A Samsung aquilo…”, “Windows Phone não sei o que…”. Gente, cada um na sua, cada um usa o que mais lhe atende e pronto. Tem aparelho pra todo mundo e para todos os gostos….

    Diferente dos tempos em que só tínhamos Palm, hoje temos opções para todos os bolsos e para todos os fins. Basta cada um escolher o seu.

    Já testei tudo que é plataforma, brinquei com aparelhos de diversas marcas e digo com todas as letras: TODAS TÊM PROBLEMAS E TAMBÉM QUALIDADES. Nunca haverá um aparelho perfeito para todo mundo. Haverá sim o seu aparelho ideal, aquele que melhor atende o gosto de cada usuário.

    Voltando ao seu lembrete do que aconteceu com a Palm, apesar de eu ser grande fã da Nokia, infelizmente vejo que se ela não se mexer logo irá acabar da mesma forma. Assim como muitos, gosto dos produtos dela, mas ela não é a única empresa de gadgets bons. O iPad é ótimo, o Galaxy S igualmente, assim como BlackBerry, HTC, Motorola… E todas essas estão correndo pela sua fatia de mercado (que aliás esta cada vez maior).

    Uma empresa achar que será eterna só porque hoje tem a maior fatia deste mercado é pecar da mesma forma que a Palm fez no passado.

  5. Ótimo post e ótimos comentários. Nessa área, são poucos os blogs onde encontramos matérias isentas e imparciais, contrariando fanatismo irritante que tem se tornado cada vez mais comum.

  6. Rodrigo, lembrei do meu Palm M130 colorido em perfeito funcionamento. Li em um blog a respeito do aproveitamento destes aparelhos que ainda funcionam para algumas atividades. No blog a autora cita especificamente este modelo que aceita a instalação do mobi para leitura de e-books. É isso, para quê jogar fora um aparelho ainda em funcionamento? Vamos usá-los!

  7. Isso aí Rodrigo, quebrou as pernas de muitos idiotas que ficam se matando em discussoes imbecis sobre quem é melhor ou pior!

  8. Ótimo tópico, gostei mesmo.

    Já usei o Windows Mobile 6.5 e atualmente tenho um Milestone com Android 2.1. Mas estou refletindo muito sobre que próximo aparelho devo comprar. Ocorre que costumo viajar para o exterior e quero um smartphone que tenho um soft de navegação com mapas offline que seja bom. Não estou me referindo àqueles programas de GPS automotivos que só mostram o local onde se está. Preciso de algo como o Google Maps, onde eu possa abrir o mapa todo, ver os pontos de interesse, etc. Estou pensando seriamente no HTC Desire HD, em que se poderá fazer o download de mapas para usar offline, e no Nokia E7 com os Ovi maps. Qual vc me aconselha?

  9. meu caro alessandro me desculpe, mas a nokia com seu péssimo symbian só tem problema, tenha um iphone ou qualquer android que você verá que a nokia não chega aos pés destes aparelhos.

  10. Giovane, cada um tem sua personalidade. Vc não conseguirá mudar a cabeça ninguem falando que Iphone é melhor do que Nokia. Eu uso um Android e gostei muito dele, porem não consigo esquecer do Symbian, que pra mim a usabilidade e facilidade estão distantes do Android (pra mim). Onde ja se viu vc ter que instalar um aplicativo pra vc poder ver os arquivos? Cada um na sua e o Alessandro ele gosta da Nokia apesar de ser o velho symbian e eu tb gosto, ja utilizei Iphone (que deixa as pessoas fanaticas e cegas) Android (eu tenho um X10) e Symbian com um N97 que só troquei ele num Xperia por causa de jogos, mas no final acabei fazendo besteira…..

    Existe Giovane muitas pessoas que gostam de Symbian e ninguem poderá tirar a opnião das pessoas…Abraços!!!!!

  11. Veja bem, se Android é tão bom assim, porque que no Symbian eu consigo instalar aplicativos e jogos no cartão de memoria e no Android eu não consigo fazer isso? não estou defendendo plataforma e marca nenhuma, mas o Android ja não devia ter essa função desde da primeira versão? já que celulares que nem smartphones são, já faziam isso?

  12. Giovani, me desculpe, mas era exatamente sobre isso que estava falando em meu comentário. Xiitas. Não existe isso de “use o sistema tal que é melhor”. Cada um usa o que mais lhe atende e pronto.

    Sim, gosto do Symbian mesmo com seus problemas. Ele tem vantagens que para mim são primordiais. Ele me atende bem no que espero dele e não pretendo trocá-lo. Enquanto ele me atender, é ele que irei usar. No dia que ele não conseguir suprir minhas necessidades eu troco. Simples assim.

    O iPhone é um bom aparelho? Sim, com toda a certeza é, mas não faz o que preciso. O que o iOS tem de melhor, para mim, está no iPad e é esse que uso. É assim que as coisas deveriam ser. Use o que é melhor para suas necessidades, independente de que aparelho ou sistema seja.

  13. Os xiitas, são um pé no saco, na canela e no nosso cérebro… Eles são tão obtusos que não percebem que o post fala exatamente da postura deles e eles continuam brigando…
    Rodrigo parabéns, pela sua posição isenta e independente!

  14. Acompanho blogs especializados em iPhone/iOS (meu atual aparelho é um 3GS), blogs especializados em Nokia/Symbiam (meus 9 aparelhos anteriores) e esse para ter um resumão e ficar a par de tudo!
    Não pretendo deixar de usar iPhone, quero o 4 e tenho planos tbm de comprar um N8 e manter as duas plataformas usando k máximo da qualidade de cada uma.

    Parabéns Rodrigo pelo excelente trabalho e obrigado por nos manter por dentro de todas as novidades do mundo mobile!
    🙂

  15. Parabéns Rodrigo,

    Leio seus posts todos os dias por e-mail, mais hoje depois de ler este, fui obrigado a vir aqui comentar e te parabenizar.

    abraço

  16. Quando crescer quero aprender escrever igual a você Rodrigo. Tudo que posso dizer(escrever) agora é Parabéns pelo trabalho que tem feito! E viva a concorrência!

  17. quando forem falar do android, iphone e forem se referir a nokia nao conte com os antiggos nokia symbian s60v1,2,3,4 e sim com os novos s60v5 ,symbian 2,3 belle que sao melhores que que qualquer android ou iphone.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.